Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Qual das alternativas abaixo traduz a concepção do processo pedagógico para Paulo Freire?

  • A.

    Quem forma se forma e re-forma ao formar e quem é formado forma-se e forma ao ser formado.

  • B.

    Quem forma não se forma, mas re-forma ao formar e quem é formado não se forma, mas forma ao ser formado.

  • C.

    Quem forma não se forma ou re-forma ao formar, mas quem é formado forma-se e forma.

  • D.

    Quem forma se forma e re-forma ao formar e quem é formado forma-se, mas não forma ao ser formado.

Nas estruturas organizacionais autônomas a tomada de decisão é feita de forma compartilhada, pode-se destacar como principais características do projeto político-pedagógico:

  • A.

    A melhoria administrativa e financeira da escola.

  • B.

    O processo concluso.

  • C.

    A participação coletiva e efetiva de vários segmentos da comunidade escolar.

  • D.

    A avaliação ao final do processo.

Analise as afirmativas a seguir referentes à avaliação formativa.

1) A avaliação formativa objetiva informar o docente e o aprendiz sobre os progressos obtidos e a localização de equívocos no processo de ensino-aprendizagem, na perspectiva de sua correção.

2) A avaliação formativa visa, sobretudo, de forma sintética, a atribuição de uma nota ao aprendiz, levando à aprovação ou reprovação.

3) Sendo classificatória, a avaliação formativa é uma operação de síntese, sua conclusão deverá ser sempre bimestral ou semestral.

Está (ão) correta (as):

  • A.

    1, apenas.

  • B.

    1 e 2, apenas.

  • C.

    1 e 3, apenas

  • D.

    2 e 3, apenas

  • E.

    1,2 e 3.

A discussão sobre gestão da educação abrange diversos aspectos, dentre eles, a questão da democracia, autonomia e participação. O Conselho Escolar é uma das instâncias de gestão democrática nas escolas. Sobre o conceito de conselho, em seu sentido mais amplo, analise as afirmativas a seguir.

 I. Conselho vem do latim "conselium" que, por sua vez, origina-se de "consulo-consulere", tanto ouvir alguém quanto submeter algo a uma deliberação de alguém após uma ponderação refletida, prudente e de bom senso que implica ouvir e ser ouvido.

II. Conselho também é lugar onde se delibera. Deliberar implica tomada de decisão, precedida de uma análise e um debate que, por sua vez, implica publicidade dos atos da audiência e visibilidade destes.

III. Os conselhos são órgãos colegiados cabendo-lhes fazer a articulação entre sociedade e o estado no campo educacional, sendo plural, dialógico e zeloso da aprendizagem de qualidade.

Indique a alternativa que contém os itens corretos.

  • A.

    Apenas a I está correta.

  • B.

    Apenas a II está correta.

  • C.

    Apenas a III está correta.

  • D.

    Apenas a II e a III estão corretas.

  • E.

    I, II e III estão corretas.

Assinale a opção incorreta no que tange à gestão educacional.

  • A.

    A gestão educacional fundamentada nos princípios e proposições da administração científica de Taylor e gerencial de Fayol materializou-se na administração tecnicista da educação.

  • B.

    Um dos mecanismos de aplicação da gestão democrática da educação, é a implantação de conselhos escolares, dos quais participam, obrigatoriamente, as comunidades escolar e local.

  • C.

    O princípio constitucional da gestão democrática do ensino público foi regulado por lei federal que dispõe sobre a escolha de diretores das unidades escolares por concurso público ou por eleição.

  • D.

    A gestão democrática do ensino público se expressa, na escola, também pelos progressivos graus de autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira que devem ser assegurados pelos sistemas de ensino aos estabelecimentos que os integram.

 No livro, o Construtivismo na sala de aula, Solé e Coll enfocam os professores e a concepção construtivista. De acordo com os autores, sobre esta concepção, analise as afirmativas abaixo.

 
I.  No decorrer das situações de ensino, os referenciais e as teorias são a base que determinam a ação educativa de responsabilidade exclusiva do professor.
II.   Seja qual for o grau em que influem e são influenciados pela experiência prática e cotidiana, os professores ou qualquer profissional cujo desempenho deve contar com a reflexão sobre o que faz e por que se faz precisam recorrer a determinados referenciais que guiem, fundamentem e justifiquem sua atuação.
III.   A concepção construtivista considera aspectos sociais, econômicos e políticos, vinculados à metodologia e à avaliação que permitam aos professores tomar decisões sobre o ensino e a aprendizagem em contextos escolares e não escolares.
IV.   O Construtivismo ignora a dimensão mais individual do ensino para analisá-la num projeto mais amplo de escola, de sociedade e de educação.
V.   Uma escola de qualidade, na concepção construtivista, caracteriza-se por atender, exclusivamente, a três exigências do sistema educacional: nível elevado de compromisso dos professores; o trabalho coletivo e uma gestão democrática.


Analise a alternativa correta.

  • A.

    Apenas I e II estão corretas.

  • B.

    Apenas I, II e III estão corretas.

  • C.

    Apenas II, III e IV estão corretas.

  • D.

    Apenas III, IV e V estão corretas.

  • E.

    Todas estão corretas.

Assinale a alternativa correta. Para Paulo Freire:

  • A.

    O professor é o sujeito e o aluno é o objeto que é formado.

  • B.

    O professor é aquele que sabe e que transfere conhecimentos ao aluno, o único sujeito da relação.

  • C.

    O aluno é um paciente que recebe os conhecimentosconteúdos- acumulados pelo sujeito que sabe, o professor.

  • D.

    A docência e a discência se explicam mutuamente e seus sujeitos não se reduzem à condição de objeto um do outro.

Os modelos organizacionais autônomas compreendem princípios democráticos que privilegiam a tomada de decisão compartilhada. Autonomia de todos os indivíduos, gestão democrática, negociação durante o processo de gestão e formação continuada dos educadores são elementos integrantes do:

  • A.

    Planejamento curricular.

  • B.

    Plano de ensino.

  • C.

    Projeto político-pedagógico.

  • D.

    Regimento escolar.

Assinale a opção incorreta no que concerne às etapas de avaliação de um planejamento participativo.

  • A.

    A atribuição de sentido a um processo avaliativo vai além da explicitação da sua finalidade. Pelo seu caráter reflexivo e político, deve também explicitar que a avaliação pode ser utilizada para excluir ou punir.

  • B.

    Adotar procedimentos metodológicos interrelacionados é uma forma de assegurar a consistência interna e externa do processo de avaliação e a ampliação da sua qualidade.

  • C.

    Um dos pressupostos da avaliação é a transparência na comunicação. Por isso, os envolvidos no processo avaliativo devem ter acesso aos seus resultados, para se evitar o esvaziamento das ações a serem implementadas posteriormente.

  • D.

    O compromisso com a visão sistêmica da organização deve ser colocado em uma categoria inferior em relação a projetos ou programas cujo propósito específico seja criar a capacidade avaliativa institucional.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Em uma classe de Educação Infantil, duas crianças disputam um brinquedo e após discussão pela disputa deste, uma das crianças fica quieta, senta-se isolada e chora. A professora Maria Alice a observa sem intervir. Após alguns instantes, conversa com ela e depois a leva para que lave o rosto, a fim de retomarem as atividades pedagógicas, incentivando-a a participar. A professora considera o sentimento como uma construção social e se preocupa em observar, escutar e aprender com a criança. Entende também, que o choro pode ser considerado uma manifestação de medo, insegurança, raiva ou tristeza, sensações que:

I- exigem a intervenção da professora para acalmar a ansiedade da criança.

II- provocam a agressividade entre as crianças e, portanto, devem ser impedidas.

III- fazem sofrer e, por isso, devem ser evitadas ou reduzidas nas situações escolares.

IV- precisam ser estimuladas de modo a fortalecer a criança para enfrentar as situações de violência

V- necessitam ser vivenciadas pela criança da mesma forma que as relacionadas à alegria, à curiosidade e ao prazer.

O correto está somente em:

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    III, IV e V.

  • C.

    V.

  • D.

    III.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...