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Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Qual das alternativas abaixo não corresponde, segundo Paulo Freire a uma das exigências necessárias à prática educativa?
Ensinar exige a corporeificação das palavras pelo exemplo.
Ensinar exige risco.
Ensinar exige aceitação do novo.
Ensinar exige que a rigorosidade metódica seja deixada de lado.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando a educação nas organizações e a aprendizagem organizacional, assinale a opção correta.
A educação corporativa é um componente importante da gestão do conhecimento que atua com o fim de que todos os envolvidos no processo adquiram qualificação que assegure os objetivos empresariais.
Uma proposta de modelo de educação corporativa não pode ter como objetivo dar suporte às estratégias empresariais de uma organização.
Não há relação entre o modelo de gestão da organização e a educação corporativa, uma vez que esta leva em conta somente os conhecimentos individuais e as habilidades demandadas por unidades da organização.
A educação corporativa não abrange os clientes da organização, já que suas fronteiras são limitadas à estrutura organizacional e seus empregados.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
De acordo com Oliveira in Ferreira e Aguiar (2001), a discussão sobre a importância da gestão democrática na Escola Pública surgiu a partir da década de 80, no contexto da reforma do Estado. Analise as afirmativas a seguir.
I. Visando atender as pressões populares, o Estado implementa reformas educacionais de forma gradativa, baseando-se nos conceitos de produtividade, eficácia, excelência e eficiência, importados das teorias administrativas, transpondo-os para as teorias pedagógicas.
II. A Educação Básica é constituída pela Educação Infantil, pelos Ensinos Fundamental e Médio, sendo direito público e subjetivo.
III. A luta pela democratização da educação básica assume aspecto de ampla defesa do direito à escolarização para todos, à universalização do ensino e à defesa de maior participação da comunidade na gestão da Escola.
Assinale a alternativa que contém a resposta correta.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com relação ao planejamento participativo, assinale a opção incorreta.
O planejamento educacional participativo permite articular as diferenças presentes no coletivo da instituição em prol de um projeto comum, de forma que a participação e o envolvimento de todos produza compromissos com as decisões tomadas.
O planejamento participativo, pela sua natureza democrática, dispensa a definição prévia do espaço e dos aspectos sobre os quais se deseja intervir.
Um sistema de comunicação bilateral com consultas para elaboração do planejamento não deve ser denominado planejamento participativo.
O planejamento participativo é contrário ao princípio da meritocracia, segundo o qual há especialistas detentores de informações qualificadas e técnicas mais adequadas a cada situação em que o planejamento é requerido.
Aos candidatos aprovados no concurso para o cargo de Pedagogo, será aplicado um questionário, com o objetivo de conhecer suas expectativas, as estratégias de trabalho que gostariam de conhecer melhor e suas necessidades. A aplicação deste instrumento está relacionada à modalidade de avaliação
somativa.
formativa.
prognóstica.
diagnóstica.
quantitativa.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
"A Avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente, que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Através dela, os resultados que vão sendo obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos são comparados com os objetivos propostos, a fim de constatar progressos, dificuldades, e reorientar o trabalho para as correções necessárias. A avaliação é uma reflexão sobre o nível de qualidade do trabalho escolar tanto do professor como dos alunos."
Libâneo,1994. A partir do texto e de seus conhecimentos sobre o assunto, o processo avaliativo deve ser visto como:
instrumento indispensável a constituição de uma prática pedagógica e educacional verdadeiramente comprometida com o desenvolvimento das crianças.
momento final do trabalho que culmina com a realização de provas e atribuição de notas visando a classificação dos alunos.
tarefa permanente do professor e deve cumprir a função de controle, mediante a qual se faz uma classificação quantitativa dos alunos relativa às notas que obtiveram nas provas.
processo que cumpre uma função pedagógico-didática de certificação.
Observe as indagações que foram relacionadas por um pedagogo em uma discussão com seus professores sobre o tema AVALIAÇÃO: Que condições reprovariam um aluno? O que utilizar para a avaliação: notas ou conceitos? Como elaborar instrumentos precisos para avaliar nossos alunos? Um parecer descritivo sobre meus alunos substituiria uma prova? O que deve ser preponderante: resultados do bimestre ou da recuperação? Estas preocupações retratam a visão de avaliação como um instrumento principal de
ação / reflexão
construção / diálogo.
constatação / registro.
investigação / dinamização.
mensuração / diagnóstico.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O trabalho com as Artes Visuais na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental deve ser concebido como uma linguagem que tem estrutura e características próprias, cuja aprendizagem, no âmbito prático e reflexivo, se dá por meio da articulação dos seguintes aspectos:
Fazer artístico, centrado na exploração, expressão e comunicação de produção de trabalhos de arte por meio de praticas artísticas; apreciação, compreendida como a capacidade de analisar e identificar obras de artes e seus produtores; reflexão, considerado tanto no fazer artístico como na apreciação um pensar sobre todos os conteúdos do objeto artístico.
Fazer artístico, compreendido como as práticas de colorir imagens feitas pelos adultos em folhas mimeografadas; apreciação, compreendida como a capacidade do professor de organizar as produções dos alunos para que possam ser apreciadas por outros; reflexão, considerado tanto no fazer artístico como na apreciação a capacidade de julgar o objeto artístico.
Fazer artístico, compreendido como exercícios de coordenação motora para fixação e memorização de letras e números; apreciação, capacidade de observação de obras de artes; fruição, emoção e sensação da criança diante do objeto artístico.
Fazer artístico, compreendido como o ensino de práticas que visam formar artistas; apreciação, capacidade de reconhecer que os objetos existem, independentes de sua presença física; reflexão e ou fruição, considerado como a capacidade de ler imagens.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Já há alguns anos, a noção de avaliação começou a se transformar, tomando um sentido bem diferente do modelo anterior. Essa transformação se deu, sobretudo:
no sentido de eliminar a avaliação subjetiva ("questão aberta") pela avaliação objetiva ('múltipla escolha").
no sentido de adotar a avaliação pontual e terminal, onde a "prova" tem uma função legitimamente eliminatória e classificatória.
no sentido de suprimir integralmente a avaliação, considerada como ultrapassada, meritocrática e baseada numa concepção "bancária" de educação.
no sentido da avaliação processual e contínua, sem a perspectiva classificatória e normativa e partindo de uma nova relação com o saber
no sentido de aceitar apenas as representações que o aluno faz do "saber", independentemente do "certo" ou "errado", conceitos vazios e relativos.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Sobre a gestão democrática da escola, analise as afirmativas abaixo, indicando V(verdadeira) ou F(falsa).
( ) Democratizar a educação, também, implica considerar que novas modalidades de tecnicismo começam a se configurar, facilitadas pela presença do computador na vida de um grande contingente de crianças, mas não de todas, o que pode vir a constituir-se como um mecanismo adicional de exclusão social. A gestão tecnológica deve ser incluída no processo de gestão democrática da escola.
( ) A discussão sobre autonomia da Escola e gestão democrática passa pela definição de responsabilidades do poder público: Municipal, Estadual e Federal e dos atores envolvidos no processo educativo: gestores, professores, famílias, alunos e comunidade.
( ) O debate nacional e o internacional sobre a democratização da educação têm colocado o foco sobre o vínculo sistêmico entre educação, conhecimento e desenvolvimento e a ênfase no ensino fundamental e médio, no profissional e no desenvolvimento tecnológico.
( ) Os novos padrões de gestão educacional fortalecem a gestão e ampliam a autonomia através do compromisso na elaboração e implementação do Projeto Político-Pedagógico da escola.
( ) O foco na escola leva o estado a definir ações de políticas educacionais voltadas à gestão democrática, autonomia escolar, ao financiamento da educação e melhoria da qualidade do ensino, relacionando a aprendizagem de certas habilidades e conteúdos com vistas à inclusão social.
Assinale a alternativa que contém a seqüência correta.
VVFFV.
VVVVV.
FVFVV.
VFVFF.
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