Questões de Pedagogia

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Qual das alternativas abaixo não corresponde, segundo Paulo Freire a uma das exigências necessárias à prática educativa?

  • A.

    Ensinar exige a corporeificação das palavras pelo exemplo.

  • B.

    Ensinar exige risco.

  • C.

    Ensinar exige aceitação do novo.

  • D.

    Ensinar exige que a rigorosidade metódica seja deixada de lado.

Considerando a educação nas organizações e a aprendizagem organizacional, assinale a opção correta.

  • A.

    A educação corporativa é um componente importante da gestão do conhecimento que atua com o fim de que todos os envolvidos no processo adquiram qualificação que assegure os objetivos empresariais.

  • B.

    Uma proposta de modelo de educação corporativa não pode ter como objetivo dar suporte às estratégias empresariais de uma organização.

  • C.

    Não há relação entre o modelo de gestão da organização e a educação corporativa, uma vez que esta leva em conta somente os conhecimentos individuais e as habilidades demandadas por unidades da organização.

  • D.

    A educação corporativa não abrange os clientes da organização, já que suas fronteiras são limitadas à estrutura organizacional e seus empregados.

De acordo com Oliveira in Ferreira e Aguiar (2001), a discussão sobre a importância da gestão democrática na Escola Pública surgiu a partir da década de 80, no contexto da reforma do Estado. Analise as afirmativas a seguir.

I. Visando atender as pressões populares, o Estado implementa reformas educacionais de forma gradativa, baseando-se nos conceitos de produtividade, eficácia, excelência e eficiência, importados das teorias administrativas, transpondo-os para as teorias pedagógicas.

II. A Educação Básica é constituída pela Educação Infantil, pelos Ensinos Fundamental e Médio, sendo direito público e subjetivo.

 III. A luta pela democratização da educação básica assume aspecto de ampla defesa do direito à escolarização para todos, à universalização do ensino e à defesa de maior participação da comunidade na gestão da Escola.

Assinale a alternativa que contém a resposta correta.

  • A. Apenas a I está correta.
  • B. Apenas a II está correta.
  • C. Apenas a III está correta.
  • D. II e III estão corretas.
  • E. I, II e III estão corretas.

Com relação ao planejamento participativo, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O planejamento educacional participativo permite articular as diferenças presentes no coletivo da instituição em prol de um projeto comum, de forma que a participação e o envolvimento de todos produza compromissos com as decisões tomadas.

  • B.

    O planejamento participativo, pela sua natureza democrática, dispensa a definição prévia do espaço e dos aspectos sobre os quais se deseja intervir.

  • C.

    Um sistema de comunicação bilateral com consultas para elaboração do planejamento não deve ser denominado planejamento participativo.

  • D.

    O planejamento participativo é contrário ao princípio da meritocracia, segundo o qual há especialistas detentores de informações qualificadas e técnicas mais adequadas a cada situação em que o planejamento é requerido.

Aos candidatos aprovados no concurso para o cargo de Pedagogo, será aplicado um questionário, com o objetivo de conhecer suas expectativas, as estratégias de trabalho que gostariam de conhecer melhor e suas necessidades. A aplicação deste instrumento está relacionada à modalidade de avaliação

  • A.

    somativa.

  • B.

    formativa.

  • C.

    prognóstica.

  • D.

    diagnóstica.

  • E.

    quantitativa.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"A Avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente, que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Através dela, os resultados que vão sendo obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos são comparados com os objetivos propostos, a fim de constatar progressos, dificuldades, e reorientar o trabalho para as correções necessárias. A avaliação é uma reflexão sobre o nível de qualidade do trabalho escolar tanto do professor como dos alunos."

Libâneo,1994. A partir do texto e de seus conhecimentos sobre o assunto, o processo avaliativo deve ser visto como:

  • A.

    instrumento indispensável a constituição de uma prática pedagógica e educacional verdadeiramente comprometida com o desenvolvimento das crianças.

  • B.

    momento final do trabalho que culmina com a realização de provas e atribuição de notas visando a classificação dos alunos.

  • C.

    tarefa permanente do professor e deve cumprir a função de controle, mediante a qual se faz uma classificação quantitativa dos alunos relativa às notas que obtiveram nas provas.

  • D.

    processo que cumpre uma função pedagógico-didática de certificação.

Observe as indagações que foram relacionadas por um pedagogo em uma discussão com seus professores sobre o tema AVALIAÇÃO: Que condições reprovariam um aluno? O que utilizar para a avaliação: notas ou conceitos? Como elaborar instrumentos precisos para avaliar nossos alunos? Um parecer descritivo sobre meus alunos substituiria uma prova? O que deve ser preponderante: resultados do bimestre ou da recuperação? Estas preocupações retratam a visão de avaliação como um instrumento principal de

  • A.

    ação / reflexão

  • B.

    construção / diálogo.

  • C.

    constatação / registro.

  • D.

    investigação / dinamização.

  • E.

    mensuração / diagnóstico.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O trabalho com as Artes Visuais na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental deve ser concebido como uma linguagem que tem estrutura e características próprias, cuja aprendizagem, no âmbito prático e reflexivo, se dá por meio da articulação dos seguintes aspectos:

  • A.

    Fazer artístico, centrado na exploração, expressão e comunicação de produção de trabalhos de arte por meio de praticas artísticas; apreciação, compreendida como a capacidade de analisar e identificar obras de artes e seus produtores; reflexão, considerado tanto no fazer artístico como na apreciação um pensar sobre todos os conteúdos do objeto artístico.

  • B.

    Fazer artístico, compreendido como as práticas de colorir imagens feitas pelos adultos em folhas mimeografadas; apreciação, compreendida como a capacidade do professor de organizar as produções dos alunos para que possam ser apreciadas por outros; reflexão, considerado tanto no fazer artístico como na apreciação a capacidade de julgar o objeto artístico.

  • C.

    Fazer artístico, compreendido como exercícios de coordenação motora para fixação e memorização de letras e números; apreciação, capacidade de observação de obras de artes; fruição, emoção e sensação da criança diante do objeto artístico.

  • D.

    Fazer artístico, compreendido como o ensino de práticas que visam formar artistas; apreciação, capacidade de reconhecer que os objetos existem, independentes de sua presença física; reflexão e ou fruição, considerado como a capacidade de ler imagens.

Já há alguns anos, a noção de avaliação começou a se transformar, tomando um sentido bem diferente do modelo anterior. Essa transformação se deu, sobretudo:

  • A.

    no sentido de eliminar a avaliação subjetiva ("questão aberta") pela avaliação objetiva ('múltipla escolha").

  • B.

    no sentido de adotar a avaliação pontual e terminal, onde a "prova" tem uma função legitimamente eliminatória e classificatória.

  • C.

    no sentido de suprimir integralmente a avaliação, considerada como ultrapassada, meritocrática e baseada numa concepção "bancária" de educação.

  • D.

    no sentido da avaliação processual e contínua, sem a perspectiva classificatória e normativa e partindo de uma nova relação com o saber

  • E.

    no sentido de aceitar apenas as representações que o aluno faz do "saber", independentemente do "certo" ou "errado", conceitos vazios e relativos.

Sobre a gestão democrática da escola, analise as afirmativas abaixo, indicando V(verdadeira) ou F(falsa).

( ) Democratizar a educação, também, implica considerar que novas modalidades de tecnicismo começam a se configurar, facilitadas pela presença do computador na vida de um grande contingente de crianças, mas não de todas, o que pode vir a constituir-se como um mecanismo adicional de exclusão social. A gestão tecnológica deve ser incluída no processo de gestão democrática da escola.

( ) A discussão sobre autonomia da Escola e gestão democrática passa pela definição de responsabilidades do poder público: Municipal, Estadual e Federal e dos atores envolvidos no processo educativo: gestores, professores, famílias, alunos e comunidade.

( ) O debate nacional e o internacional sobre a democratização da educação têm colocado o foco sobre o vínculo sistêmico entre educação, conhecimento e desenvolvimento e a ênfase no ensino fundamental e médio, no profissional e no desenvolvimento tecnológico.

( ) Os novos padrões de gestão educacional fortalecem a gestão e ampliam a autonomia através do compromisso na elaboração e implementação do Projeto Político-Pedagógico da escola.

( ) O foco na escola leva o estado a definir ações de políticas educacionais voltadas à gestão democrática, autonomia escolar, ao financiamento da educação e melhoria da qualidade do ensino, relacionando a aprendizagem de certas habilidades e conteúdos com vistas à inclusão social.

Assinale a alternativa que contém a seqüência correta.

  • A.

    VVFFV.

  • B.

    VVVVV.

  • C.

    FVFVV.

  • D.

    VFVFF.

  • E.

    FVVFV

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