Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"A Profª Marilda não tem muita intimidade com a literatura. Assim, encontra dificuldades para utilizar como recurso pedagógico os diferentes suportes de escrita. Ela trabalha com uma turma de Ensino Fundamental que está em fase inicial de aquisição do processo da língua escrita. A sua Coordenadora Pedagógica está um tanto quanto preocupada pois tem percebido que os alunos não estão avançando como esperado. Ela tem chegado a conclusão de que a Profª Marilda, sem perceber, pode estar constituindo uma barreira para que os alunos aprendam a ter o prazer da leitura, a curiosidade pela literatura e o gosto pelo aprendizado através dos textos literários." Considerando o caso acima e os seus conhecimentos sobre o assunto, pode-se afirmar que:

  • A.

    os hábitos de "não-leitura" do professor não interferem na sua prática pedagógica.

  • B.

    a desinformação do professor em relação à função social e pedagógica do texto literário, não pode ser responsabilizada pelo insucesso do processo de letramento dos alunos, considerando que existem "analfabetos" que possuem um "certo grau de letramento".

  • C.

    a desinformação do professor, decorrente dos seus próprios hábitos " não ler, ou ler pouco " é uma possível explicação para a dificuldade que têm os professores de utilizar em sua práxis pedagógica diferentes suportes de textos.

  • D.

    o sucesso do processo de alfabetização / letramento das crianças independe do ambiente alfabetizador criado em sala de aula e dos vários suportes de escrita utilizados pelo professor.

Um conceito que tem sido bastante discutido pelos educadores é aquele de "transposição didática" (Chevallard). Este conceito se refere:

  • A.

    ao modo de transmitir uma matéria pelo professor que pode ter "didática" ou não.

  • B.

    às críticas à Escola Nova que centra todo o processo pedagógico no aluno e esquece que educar é transmitir.

  • C.

    às cinco etapas do processo didático: rememoração, apresentação, problematização, aplicação e fixação.

  • D.

    à forma como os livros didáticos estão estruturados, partindo do "simples" para o "complexo".

  • E.

    à trajetória cumprida pelo saber, desde a sua produção, na comunidade científica, até a sua inserção na sala de aula.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Para a maioria dos jovens e adultos que iniciam sua escolarização, a principal motivação é, certamente, aprender a ler e escrever. Entretanto, muitos jovens e adultos que já viveram essa experiência referem-se a outras conquistas a ela relacionadas, igualmente importantes: ganhar autoconfiança, entender melhor as coisas, falar sem constrangimento e conhecer gente nova. Para que isto aconteça, é correto afirmar que:

I- o professor-alfabetizador deve trabalhar o processo de aprendizagem da leitura e escrita a partir de unidades significativas, para o aluno ter mais oportunidades de realizar outras aprendizagens.

II- o professor-alfabetizador deve trabalhar o processo de aprendizagem da leitura e escrita somente por meio da cópia e estudos de sílabas, palavras e frases.

III- o professor-alfabetizador deve trabalhar o processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita a partir de temas geradores, extraídos do meio cultural dos alunos.

IV- a produção de textos, na alfabetização de jovens e adultos, deve ser realizada somente após os alunos identificarem as sílabas nas palavras.

O correto está somente em:

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I e III.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    II e IV.

Uma das competências atuais exigidas do professor é a de que ele saiba administrar a heterogeneidade dos alunos. A esse respeito, os educadores estão minimamente de acordo sobre o ponto seguinte:

  • A.

    Trata-se apenas de respeitar as diferenças individuais, mas garantindo um conteúdo único e uma avaliação classificatória.

  • B.

    Esse é um dos grandes problemas da escola: a matéria- prima com que ela trabalha –os alunos- não é homogênea, daí a desigualdade de resultados ser inevitável.

  • C.

    Essa heterogeneidade implica um trabalho individual com cada aluno, evitando o trabalho em equipe, que esconde as deficiências pessoais.

  • D.

    Trata-se de respeitar os ritmos de aprendizagem de cada um, aliando o trabalho individual com o trabalho coletivo, aumentando, assim, as chances de uma construção significativa do conhecimento.

  • E.

    Essa competência é exigida apenas nas escolas privadas, que dispõem de auxiliares de ensino e professores exclusivamente dedicados e bem remunerados.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Um modelo de currículo segue uma orientação a partir de quatro (4) elementos básicos: Objetivos, Conteúdos, Experiências de Aprendizagem e Avaliação. Considerando a integração desses elementos, qual das afirmações a seguir corresponde ao Modelo Técnico-Linear?

  • A.

    Trata os elementos básicos de forma menos hierárquica e apresenta resquícios do paradigma linear.

  • B.

    Apresenta uma forma de tomada de decisão para o planejamento curricular com a intenção de garantir o controle e a maximização do rendimento.

  • C.

    Amplia a visão do currículo e exige, ao mesmo tempo, uma maior abrangência e mais detalhamento para a organização.

  • D.

    Apresenta uma postura mais democrática, crítica, acentuando um interesse emancipatório.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

 Considere o texto abaixo para responder às questões 12 a 14

Para que o ensino seja bem sucedido, os professores precisam considerar alguns pontos fundamentais. Quais dos itens abaixo são corretos?

I- Toda atividade da criança deve ser sempre elogiada.

II- Elogios e recompensas devem ser específicos para cada aluno.

III- A crítica é o melhor motivador para a aprendizagem.

IV- Acertos devem ser sempre elogiados.

V- O esforço do aluno deve ser constantemente valorizado.

O correto está somente em:

 

  • A.

    I e III.

  • B.

    II, IV e V.

  • C.

    I, II e V.

  • D.

    I, III e IV.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Considere o texto abaixo para responder às questões 12 a 14

Depois de concluído o estudo do tema selecionado, os professores avaliaram que a aprendizagem foi realizada com sucesso, além de ter havido interesse e participação entusiasmada dos seus alunos, entre outras razões, pelo fato de que esteve presente na situação descrita, o aspecto:

  • A.

    sociorganizacional, ou seja, a aprendizagem foi facilitada pelos critérios de organização das turmas, que consideravam o desempenho escolar.

  • B.

    sociocomunicacional, isto é, o entrosamento entre alunos e funcionários favoreceu uma relação harmoniosa em sala de aula.

  • C.

    socioemocional, referente às relações interpessoais entre professores e alunos e às normas disciplinares indispensáveis ao trabalho docente.

  • D.

    sociocognitivo, relativo à boa forma de construção dos conhecimentos escolares por professores e alunos.

Assinale a alternativa que indica corretamente em qual das abordagens o jogo possui papel de destaque, assumindo características peculiares.

  • A.

    Desenvolvimentista, enfatizando a tradição do jogo na relação com o desenvolvimento do homem.

  • B.

    Crítico-superadora, estruturando-o como construção psicogenética

  • C.

    Sociológica, reconhecendo-o como possibilidade da aprendizagem do, pelo e para o movimento

  • D.

    Construtivista-interacionista, considerando que, enquanto a criança joga e brinca, ela aprende e se utiliza de ambientes lúdicos e prazerosos.

  • E.

    Promoção da saúde, enfatizando a aptidão física e objetivando informar, promover, mudar sobre um novo estilo de vida.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Considere o texto abaixo para responder às questões 12 a 14

Se os professores querem desenvolver uma prática pedagógica que estimule, de forma adequada, a curiosidade e a investigação, qual procedimento didático deve ser inicialmente adotado?

  • A.

    Exposição oral do tema principal pelo professor.

  • B.

    Leitura dos conceitos básicos no livro didático.

  • C.

    Levantamento de conhecimentos prévios dos alunos.

  • D.

    Registro e catalogação de dados fundamentais sobre o tema.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Pesquisas na área da linguagem tendem a reconhecer que o processo de letramento está associado apenas à construção do discurso oral. Principalmente nos meios urbanos.

  • B.

    Pesquisas na área da linguagem tendem a reconhecer que o processo de letramento está associado apenas à construção do discurso escrito. Principalmente nos meios rurais.

  • C.

    Pesquisas na área da linguagem tendem a reconhecer que o processo de letramento está associado tanto à construção do discurso oral como do discurso escrito, e principalmente nos meios urbanos.

  • D.

    Pesquisas na área da linguagem tendem a reconhecer que o processo de letramento, nos meios rurais e nos subúrbios, não está associado a nenhum discurso.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...