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Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Sobre a abordagem construtivista-interacionista que se fundamenta nos trabalhos de Jean Piaget, é correto afirmar:
Defende a idéia de que o movimento é o principal meio e fim da educação física.
Possibilita uma maior integração com uma proposta pedagógica ampla e integrada à educação física nos primeiros anos da educação formal
A seleção de conteúdos para as aulas de educação física leva em consideração a relevância social, a contemporaneidade e adequação as características sociocognitivas dos alunos
Preocupação em garantir a especificidade da educação física, a partir do binômio corpo/movimento como meio e fim da educação física.
Fundamenta-se em esquemas de assimilação e acomodação num processo de constante reorganização.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Existe nos adultos analfabetos uma convicção de que "papagaio velho não aprende a falar". Essa crença poderá dificultar a participação desses alfabetizandos, se não houver um cuidado por parte do professor. Um dos cuidados é:
promover discussões sobre os problemas pessoais dos alfabetizandos, favorece a autoconfiança.
o professor deverá assumir uma postura democrática na sala de aula, evitando ser visto como o único que sabe e vai ensinar os que não sabem.
valorizar a auto-estima dos que participam das discussões e corrigir o modo como falam, de modo que falem de acordo com a norma culta da língua.
o professor deverá realizar uma atividade lúdica para verificar quem sabe ler e corrigir o modo de falar dos alunos, obedecendo à norma culta da língua.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Os princípios básicos da andragogia incluem o(a)
respeito à dignidade e aos direitos da criança, consideradas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais e religiosas.
socialização dos educandos por meio da participação em diferentes práticas sociais, fazendo que se interessem pelo próprio corpo e executando ações relacionadas à saúde e higiene.
experimentação e utilização de recursos disponíveis para a satisfação de necessidades essenciais, a expressão de desejos e sentimentos e a ação com progressiva autonomia.
efetivação do processo educativo por meio de situações e não por disciplinas, a construção do currículo em função da necessidade do estudante, a experiência do aprendiz como fonte de maior valor.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
No início da década de 60 do século passado surgiram diversos movimentos de educação popular no Brasil, preocupados com a promoção do povo a partir da conscientização política. A ênfase desses grupos ora era colocada na alfabetização, ora na educação de base, mas sempre no sentido de difusão e preservação da cultura. Desses movimentos, nasceu uma teoria educacional de alfabetização, original e inovadora, que posteriormente teve repercussão mundial. Com o golpe militar de 1964, essas atividades foram extintas por serem acusadas de subversivas. O educador brasileiro que se destacou nesses movimentos foi
Anísio Teixeira.
Francisco Campos.
Paulo Freire.
Fernando Azevedo.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Dentre as características de um currículo elaborado a partir das competências estão:
aprendizagem centrada no aluno e adequação do fluxo escolar
adequação do fluxo escolar e aprendizagem por conceitos- chave.
aprendizagem por conceitos-chave e aprendizagem centrada no aluno.
aprendizagem centrada no aluno e resolução de problemas de aprendizagem.
resolução de problemas de aprendizagem e adequação do fluxo escolar.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Na perspectiva educacional humanista, o professor deve ter as seguintes características, exceto:
Estar interessado em conduzir o trabalho pedagógico levando em conta as necessidades humanas básicas.
Ser respeitador do estilo próprio do educando, sendo de preferência receptivo e compreensivo mais do que intrusivo e condicionador.
Buscar levar, antes de tudo, à descoberta da identidade e vocação, à busca do seu conhecimento e à autorealização.
Propiciar condições para uma aprendizagem "extrínseca", que subordina a satisfação dos objetivos do aprendiz aos interesses do grupo em que ele se insere.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Tomando por base fundamentos teóricos da alfabetização de jovens e adultos, o alfabetizador ao assumir uma turma de alfabetização deverá conhecer procedimentos metodológicos necessários à sua prática docente. Nessa perspectiva, é correto afirmar que:
I- alfabetizador e alfabetizando são sujeitos do processo de apropriação e construção do conhecimento.
II- a leitura de mundo precede a leitura da palavra.
III- o processo de alfabetização de jovens e adultos inicia na escola.
IV- o alfabetizador deverá conhecer o processo psicogenético de construção da escrita.
O correto está somente em:
II, III e IV.
I e II.
III e IV.
I, II e IV.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O controle da aprendizagem passa pelo controle das ações dos alunos. O trabalho docente deve considerar a ajuda aos alunos na realização das tarefas. Nesse contexto, assinale a opção correta.
Na maioria das vezes, o mais importante é controlar as ações dos alunos. Alunos bem doutrinados têm maior facilidade para absorção de conhecimento.
O mais importante é a inexistência de regras, uma vez que as crianças são capazes de se organizar de acordo com seus hábitos individuais. Por isso, o papel primordial do professor deve ser o de fornecer conhecimentos científicos.
O controle das ações dos alunos não compete à escola e sim, aos pais. O papel da escola é repassar aos alunos os conhecimentos acumulados pela humanidade.
Dosar as ações de ajuda e controle constitui uma boa medida para que a aprendizagem aconteça com sucesso. Normas claras e explícitas contribuem para a manutenção de um bom clima de trabalho.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Assinale a opção correta acerca das concepções de organização e de gestão educacional.
A concepção técnico-científica acentua a divisão técnica do trabalho escolar e a concepção democrático-participativa, a relação orgânica entre direção e participação nos processos de tomada de decisão.
A concepção autogestionária enfatiza o poder instituinte da instituição e a concepção técnico-científica, a relação orgânica entre direção e participação nos processos de tomada de decisão.
A concepção democrático-participativa ressalta o poder instituinte da instituição e a concepção autogestionária, a divisão técnica do trabalho escolar.
A concepção autogestionária destaca a relação orgânica entre direção e participação nos processos de tomada de decisão e a concepção técnico-científica, o poder instituinte da instituição.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O currículo por competência surge como "novo" paradigma, construindo a idéia de que a Escola deve estar sintonizada com as mudanças da sociedade. A complexa conjuntura que se apresenta tanto nos Referenciais (1999) como nas Diretrizes (2001) indica para a escola novas tarefas entre as quais a resignificação do ensino face aos desafios contemporâneos. Dias e Lopes (2003).
Assinale a alternativa incorreta em relação aos novos paradigmas curriculares:
Uma escola que visa apenas a atender às necessidades do mercado de trabalho, fortalecendo a vinculação entre educação e interesse do mercado
Uma escola mais voltada à comunidade, especialmente com o envolvimento maior dos pais e da própria comunidade
Uma escola que desenvolve as competências para inserção em diferentes contextos de trabalho, em sintonia com as demandas de uma sociedade constantemente em mudança
Uma escola comprometida com a construção das competências requeridas para a convivência e o trabalho em equipe
Uma escola comprometida com prática reflexiva, trabalho por projetos, autonomia e responsabilidades crescentes.
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