Questões de Pedagogia

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Sobre a abordagem construtivista-interacionista que se fundamenta nos trabalhos de Jean Piaget, é correto afirmar:

  • A.

    Defende a idéia de que o movimento é o principal meio e fim da educação física.

  • B.

    Possibilita uma maior integração com uma proposta pedagógica ampla e integrada à educação física nos primeiros anos da educação formal

  • C.

    A seleção de conteúdos para as aulas de educação física leva em consideração a relevância social, a contemporaneidade e adequação as características sociocognitivas dos alunos

  • D.

    Preocupação em garantir a especificidade da educação física, a partir do binômio corpo/movimento como meio e fim da educação física.

  • E.

    Fundamenta-se em esquemas de assimilação e acomodação num processo de constante reorganização.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Existe nos adultos analfabetos uma convicção de que "papagaio velho não aprende a falar". Essa crença poderá dificultar a participação desses alfabetizandos, se não houver um cuidado por parte do professor. Um dos cuidados é:

  • A.

    promover discussões sobre os problemas pessoais dos alfabetizandos, favorece a autoconfiança.

  • B.

    o professor deverá assumir uma postura democrática na sala de aula, evitando ser visto como o único que sabe e vai ensinar os que não sabem.

  • C.

    valorizar a auto-estima dos que participam das discussões e corrigir o modo como falam, de modo que falem de acordo com a norma culta da língua.

  • D.

    o professor deverá realizar uma atividade lúdica para verificar quem sabe ler e corrigir o modo de falar dos alunos, obedecendo à norma culta da língua.

Os princípios básicos da andragogia incluem o(a)

  • A.

    respeito à dignidade e aos direitos da criança, consideradas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais e religiosas.

  • B.

    socialização dos educandos por meio da participação em diferentes práticas sociais, fazendo que se interessem pelo próprio corpo e executando ações relacionadas à saúde e higiene.

  • C.

    experimentação e utilização de recursos disponíveis para a satisfação de necessidades essenciais, a expressão de desejos e sentimentos e a ação com progressiva autonomia.

  • D.

    efetivação do processo educativo por meio de situações e não por disciplinas, a construção do currículo em função da necessidade do estudante, a experiência do aprendiz como fonte de maior valor.

No início da década de 60 do século passado surgiram diversos movimentos de educação popular no Brasil, preocupados com a promoção do povo a partir da conscientização política. A ênfase desses grupos ora era colocada na alfabetização, ora na educação de base, mas sempre no sentido de difusão e preservação da cultura. Desses movimentos, nasceu uma teoria educacional de alfabetização, original e inovadora, que posteriormente teve repercussão mundial. Com o golpe militar de 1964, essas atividades foram extintas por serem acusadas de subversivas. O educador brasileiro que se destacou nesses movimentos foi

  • A.

    Anísio Teixeira.

  • B.

    Francisco Campos.

  • C.

    Paulo Freire.

  • D.

    Fernando Azevedo.

Dentre as características de um currículo elaborado a partir das competências estão:

  • A.

    aprendizagem centrada no aluno e adequação do fluxo escolar

  • B.

    adequação do fluxo escolar e aprendizagem por conceitos- chave.

  • C.

    aprendizagem por conceitos-chave e aprendizagem centrada no aluno.

  • D.

    aprendizagem centrada no aluno e resolução de problemas de aprendizagem.

  • E.

    resolução de problemas de aprendizagem e adequação do fluxo escolar.

Na perspectiva educacional humanista, o professor deve ter as seguintes características, exceto:

  • A.

    Estar interessado em conduzir o trabalho pedagógico levando em conta as necessidades humanas básicas.

  • B.

    Ser respeitador do estilo próprio do educando, sendo de preferência receptivo e compreensivo mais do que intrusivo e condicionador.

  • C.

    Buscar levar, antes de tudo, à descoberta da identidade e vocação, à busca do seu conhecimento e à autorealização.

  • D.

    Propiciar condições para uma aprendizagem "extrínseca", que subordina a satisfação dos objetivos do aprendiz aos interesses do grupo em que ele se insere.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Tomando por base fundamentos teóricos da alfabetização de jovens e adultos, o alfabetizador ao assumir uma turma de alfabetização deverá conhecer procedimentos metodológicos necessários à sua prática docente. Nessa perspectiva, é correto afirmar que:

I- alfabetizador e alfabetizando são sujeitos do processo de apropriação e construção do conhecimento.

II- a leitura de mundo precede a leitura da palavra.

III- o processo de alfabetização de jovens e adultos inicia na escola.

IV- o alfabetizador deverá conhecer o processo psicogenético de construção da escrita.

O correto está somente em:

  • A.

    II, III e IV.

  • B.

    I e II.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    I, II e IV.

O controle da aprendizagem passa pelo controle das ações dos alunos. O trabalho docente deve considerar a ajuda aos alunos na realização das tarefas. Nesse contexto, assinale a opção correta.

  • A.

    Na maioria das vezes, o mais importante é controlar as ações dos alunos. Alunos bem doutrinados têm maior facilidade para absorção de conhecimento.

  • B.

    O mais importante é a inexistência de regras, uma vez que as crianças são capazes de se organizar de acordo com seus hábitos individuais. Por isso, o papel primordial do professor deve ser o de fornecer conhecimentos científicos.

  • C.

    O controle das ações dos alunos não compete à escola e sim, aos pais. O papel da escola é repassar aos alunos os conhecimentos acumulados pela humanidade.

  • D.

    Dosar as ações de ajuda e controle constitui uma boa medida para que a aprendizagem aconteça com sucesso. Normas claras e explícitas contribuem para a manutenção de um bom clima de trabalho.

Assinale a opção correta acerca das concepções de organização e de gestão educacional.

  • A.

    A concepção técnico-científica acentua a divisão técnica do trabalho escolar e a concepção democrático-participativa, a relação orgânica entre direção e participação nos processos de tomada de decisão.

  • B.

    A concepção autogestionária enfatiza o poder instituinte da instituição e a concepção técnico-científica, a relação orgânica entre direção e participação nos processos de tomada de decisão.

  • C.

    A concepção democrático-participativa ressalta o poder instituinte da instituição e a concepção autogestionária, a divisão técnica do trabalho escolar.

  • D.

    A concepção autogestionária destaca a relação orgânica entre direção e participação nos processos de tomada de decisão e a concepção técnico-científica, o poder instituinte da instituição.

O currículo por competência surge como "novo" paradigma, construindo a idéia de que a Escola deve estar sintonizada com as mudanças da sociedade. A complexa conjuntura que se apresenta tanto nos Referenciais (1999) como nas Diretrizes (2001) indica para a escola novas tarefas entre as quais a resignificação do ensino face aos desafios contemporâneos. Dias e Lopes (2003).

 Assinale a alternativa incorreta em relação aos novos paradigmas curriculares:

  • A.

    Uma escola que visa apenas a atender às necessidades do mercado de trabalho, fortalecendo a vinculação entre educação e interesse do mercado

  • B.

    Uma escola mais voltada à comunidade, especialmente com o envolvimento maior dos pais e da própria comunidade

  • C.

    Uma escola que desenvolve as competências para inserção em diferentes contextos de trabalho, em sintonia com as demandas de uma sociedade constantemente em mudança

  • D.

    Uma escola comprometida com a construção das competências requeridas para a convivência e o trabalho em equipe

  • E.

    Uma escola comprometida com prática reflexiva, trabalho por projetos, autonomia e responsabilidades crescentes.

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