Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Lidar com a prática de avaliação "certificativa" transformando-a em uma avaliação "formativa" significa adotar...
uma avaliação que ajuda o aluno a aprender.
um modelo avaliativo que considera que o processo de aprendizagem é linear.
a prática avaliativa concebida como problematização, questionamento, reflexão sobre a ação.
os processos avaliativos com função classificatória e de produto.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Leia as afirmativas abaixo, identificando se são verdadeiras ou falsas.
1. Na teoria de Piaget, a seqüência de estágios no desenvolvimento cognitivo é considerada invariável e universal.
2. Para Vygotsky, a fala tem um papel fundamental de organizadora da atividade prática e das funções humanas.
3. São conceitos importantes na teoria de Piaget: equilibração, adaptação, mediação, internalização, assimilação e acomodação.
Marque a alternativa que apresenta a ordem correta:
1-falsa, 2-verdadeira, 3-falsa
1-verdadeira, 2-falsa, 3-verdadeira
1-verdadeira, 2-falsa, 3-falsa
1-verdadeira, 2-verdadeira, 3-falsa
1-falsa, 2-falsa, 3-verdadeira
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
LIBÂNEO (in Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1998) destaca que a Pedagogia, na atualidade, vive um grande paradoxo.
Assinale a alternativa que expressa o paradoxo por ele abordado.
A sociedade muda e, somente mais tarde, muda a educação
Os profissionais do meio educacional não buscam respaldo junto à sociedade.
Os setores profissionais da sociedade fazem concorrência aos profissionais da educação.
A sociedade valoriza o pedagógico, embora deprecie os intelectuais do meio educacional.
Os pedagogos e a sociedade precisam ser valorizados.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Partindo-se do ponto de vista de que as estratégias de ensino são meios que operacionalizam o fazer pedagógico, no que concerne ao estudo de texto, é correto afirmar que:
estudar um texto é trabalhar nele de modo sintético, desvendando-lhe sua estrutura gramatical.
o estudo de texto esta relacionado à concepção tradicional de ensino, não se constituindo nos dias atuais em uma estratégia construtiva de ensino.
o estudo de texto apóia-se em atividade de leitura superficial, levando o aluno a uma atividade passiva e, conseqüentemente, a um desinteresse total pela mesma.
o estudo de textos deve-se basear na concepção de leitura como sendo um ato dinâmico, ativo e produtivo, em que o ato de ler e visto com uma atividade interativa entre leitor-autor-textocontexto.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
De acordo com a Psicologia do Desenvolvimento, é incorreto afirmar
Na concepção inatista acerca do desenvolvimento humano, a inteligência é vista como um dom que o aluno possui independentemente dos ensinamentos adquiridos na escola.
Na perspectiva ambientalista, o aluno é um receptor passivo das informações transmitidas pelo professor
A psicologia do desenvolvimento estuda o ser humano em todos os seus aspectos físico-motor, intelectual, afetivo- emocional e social, desde o nascimento até a vida adulta.
Na visão interacionista, o aluno é um ativo construtor do seu conhecimento.
A concepção ambientalista considera a hereditariedade como o único fator determinante do comportamento dos indivíduos.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
No desenvolvimento da práxis pedagógica, o professor está sempre se deparando com a necessidade de definir as estratégias de ensino que irá utilizar para desenvolver os conteúdos de seu programa de ensino. As tendências pedagógicas presentes na educação brasileira, influenciam a seleção e escolha destas estratégias. Assim, a partir de uma concepção dialética de educação, a aula expositiva como estratégia de ensino:
deve ser vista como uma comunicação verbal estruturada e utilizada pelos professores com o objetivo de transmitir determinados conteúdos aos alunos.
é recomendada apenas para transmissão de assuntos predominantemente teóricos.
objetiva economizar tempo quando há urgência em se apresentar um assunto, bem como possibilitar a transmissão de informações e experiências que ainda não tenham sido publicadas.
deve ser utilizada para introduzir um novo assunto do programa de ensino; permitir uma visão global e sintética de um assunto; apresentar e esclarecer conceitos básicos de determinada unidade de estudo; concluir estudos, podendo ser utilizada numa perspectiva dialógica.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Considerando os estágios piagetianos, associe uma coluna com a outra:
2,1,3,4
1,2,3,4
1,3,2,4
2,4,1,3
2,3,1,4
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Nas últimas décadas, os debates em nível nacional e internacional apontam para a necessidade de que as instituições de Educação Infantil incorporem de maneira integrada as funções de educar e cuidar. Assim, pode-se afirmar que:
as novas funções para a Educação Infantil devem estar associadas a padrões de qualidade. Essa qualidade advém de concepções assistencialistas que consideram as crianças como adultos em miniatura que precisam ser cuidadas.
educar significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação.
o cuidado na esfera da instituição da Educação Infantil não exige conhecimento especializado por aquele que cuida da criança.
o desenvolvimento integral da criança depende dos cuidados relacionais e dos cuidados com os aspectos biológicos do corpo, como a qualidade da alimentação e dos cuidados com a saúde.
Considerando, ainda, a situação colocada na questão 49 acima
1. Os alunos estão sendo considerados "tabulas-rasas".
2. As tarefas realizadas em pares dificultam a aprendizagem do aluno.
3. Traçar metas não ajuda a atingir objetivos.
4. As tarefas realizadas em pares podem favorecer atividades comunicativas.
5. Esse modelo é insignificante para a aprendizagem.
Está correta apenas a afirmativa
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Assinale a resposta correta.
a perspectiva sócio-construtivista vê a aprendizagem como um momento em que o educando se envolve plenamente no seu próprio processo de construção de um conhecimento significativo e é resultado de verdadeiros "choques cognitivos" que o levam a superar e elaborar novas hipóteses.
toda aprendizagem implica a existência de três polos: o saber, o professor e o aluno, sendo que o saber é inegociável, o professor o elemento de transmissão do primeiro para o segundo e, finalmente, o aluno, que é o polo passivo do processo.
o professor é o principal e único responsável pelo processo pedagógico, pois se ele não ensina não há aprendizagem.
a perspectiva não-diretivista em educação foi defendida, no século XX, sobretudo pela Escola Nova; já os diretivistas adotaram a posição da escola tradicional, centrada no diretor de estabelecimento.
na verdade não há distinção entre "pedagogia progressista" e "pedagogia tradicional": em qualquer das duas o único problema é o de saber se o aluno aprende ou não.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...