Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
No livro "Afetividade", o artigo de Ulisses F. Araújo lista três aspectos que, segundo ele, caracterizam bem a escola tradicional. Não é um deles:
Conteúdos dissociados da realidade e das necessidades dos alunos, voltados apenas para o desenvolvimento cognitivo.
Abordagem fragmentada do conhecimento.
Processo amplo de construção do conhecimento tendo o aluno como agente ativo no processo ensino aprendizagem.
Metodologias transmissivas e passividade do aluno / sujeito de aprendizagem.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Considerando as contribuições de alguns educadores sobre escrita, alfabetização e letramento, entre eles Emília Ferreiro e Magda Soares, é correto afirmar que:
I- alfabetização e letramento são processos que se complementam por toda a vida.
II- o professor que valoriza o contexto sócio-cultural onde o aluno está inserido por ocasião de sua prática pedagógica, enriquece o nível de letramento de seus alunos.
III- alfabetização e letramento são processos independentes na vida escolar do aluno.
IV- na hipótese alfabética, a criança já compreende o mecanismo da escrita e expressa, graficamente, o que pensa e fala.
O correto está somente em:
II, III e IV
I e II
I, II e III
III e IV
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em relação à pedagogia liberal e à progressista, julgue os itens a seguir.
I Segundo a pedagogia liberal, a função da escola é preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais.
II A pedagogia progressista parte da análise crítica das realidades sociais e trabalha com as finalidades sociopolíticas da educação.
III A pedagogia liberal considera relevante a igualdade de oportunidades e desconsidera a desigualdade de condições.
IV A pedagogia progressista procura minimizar as diferenças de classes, dando ênfase ao aspecto cultural da sociedade.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Organizar o currículo por área de conhecimento significa:
exigir a dedicação integral dos professores.
exigir a dedicação total dos alunos.
integrar mais especialistas das diferentes áreas do conhecimento ao currículo escolar.
superar a concepção tradicional de currículo.
modificar a estrutura organizacional da escola.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Podemos definir afetividade ou dimensão afetiva como:
Uma das dimensões constituintes do psiquismo humano.
As paixões, ou seja, como Kant afirma: "A enfermidade da alma".
Algo negativo que submete o ser humano às contingências do corpo.
Fator de distorção da percepção da realidade.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A crescente complexidade de nossas sociedades faz surgir maiores e mais variadas práticas de uso da língua escrita. Tão fortes são os apelos do mundo letrado sobre as pessoas, que já não lhes basta ser alfabetizado no sentido restrito, é preciso letrar-se. Nessa perspectiva, é correto afirmar que:
I- o letramento é função e obrigação de todos os professores porque em cada área de conhecimento a escrita tem peculiaridades.
II- para alfabetizar letrando, o professor precisa conhecer os seus alunos, trabalhar todo o conteúdo da cartilha e finalmente produzir textos individuais e coletivos.
III- o processo de construção da leitura e escrita independem da interação social.
IV- letramento é o estado em que vive o individuo que não só sabe ler e escrever, mas, exerce as práticas sociais de leitura e escrita que circulam na sociedade em que vive.
O correto está somente em:
II, III e IV.
I e IV.
II e III.
I, II e II.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca das diversas tendências pedagógicas, assinale a opção correta.
A pedagogia libertária tem como princípio instrumentalizar o indivíduo para a participação organizada e ativa na democratização da sociedade, por meio de conteúdos com forte significação humana e social.
A pedagogia progressista libertadora é caracterizada por considerar a realidade como mediadora do processo de aprendizagem, que é significativa apenas se for resultado de uma aproximação crítica dessa realidade.
A pedagogia liberal renovada progressivista afirma que o papel da escola é formar atitudes e mudar internamente o indivíduo. A educação é vista então como um ato interno.
A pedagogia liberal tecnicista valoriza a idéia de aprender fazendo, por meio de atividades experimentais, de pesquisa e de solução de problemas, garantindo, dessa forma, o controle do comportamento individual em relação a objetivos preestabelecidos.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Organizar o currículo a partir das disciplinas significa
dar preferência ao trabalho de cada professor, pois este detém o saber específico segundo sua formação docente
favorecer o saber específico de cada disciplina, pois permite o aprofundamento em cada área do conhecimento
não confundir as diferentes disciplinas, respeitando suas especificidades.
respeitar o ritmo do aluno que só consegue assimilar os conteúdos que são apresentados seqüencialmente.
privilegiar os conteúdos específicos a fim de favorecer a aprendizagem do aluno, pois ele não assimila todos os conteúdos necessários ao mesmo tempo.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Considerando a teoria de Vygotsky, é correto afirmar:
A aprendizagem escolar orienta e estimula processos de desenvolvimento nos indivíduos.
Aprendizagem e desenvolvimento são processos completamente separados.
O curso do desenvolvimento precede sempre ao curso da aprendizagem.
As relações entre aprendizagem e desenvolvimento não foram discutidas por Vygotsky.
As intervenções do professor exercem maiores transformações quando atuam na consolidação de conhecimentos já adquiridos
Em cada uma das questões abaixo, marque a única alternativa correta de acordo com o enunciado.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Com base no pensamento de Selma Garrido Pimenta(1988), analise a afirmação abaixo.
Ao criticar a formação do Pedagogo no contexto atual, a autora destaca que os cursos de Pedagogia apresentam uma organização curricular apoiada em
correlação de matérias.
especialização dos conteúdos.
organicidade dos conhecimentos
complementaridade de metodologias.
concepção interdisciplinar de formação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...