Questões de Pedagogia do ano 0000

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" O fator decisivo para significação do planejamento é a percepção por parte do sujeito da necessidade de mudança".

São finalidades do planejamento, EXCETO:

  • A.

    Despertar e fortalecer a esperança na história como possibilidade.

  • B.

    Garantir a previsão e superação de dificuldades para que o grupo não enfrente conflito e contradição.

  • C.

    Ser um instrumento de transformação da realidade.

  • D.

    Racionalizar os esforços, o tempo e os recursos (eficiência e eficácia); utilizados para atingir fins essenciais do processo educacional.

Em relação ao planejamento, Danilo Gandin apresenta diferenças entre o nível de planejamento operacional e planejamento estratégico.

Dentre as principais diferenças entre esses níveis, NÃO está correta a opção:

  • A.

    O nível operacional é sobretudo tarefa dos administradores, e o nível estratégico é tarefa de todos.

  • B.

    O nível operacional fixa-se no médio e curto prazo, e o nível estratégico trata do médio e longo prazo.

  • C.

    O nível operacional procura manter tudo funcionando, e o nível estratégico busca a transformação.

  • D.

    O nível estratégico está atento à execução, e o nível operacional está mais atento à elaboração.

São dimensões básicas do processo de elaboração do planejamento:

  • A.

    Realidade, finalidade, elaboração.

  • B.

    Realidade, elaboração, mediação.

  • C.

    Realidade, finalidade, plano de mediação.

  • D.

    Realidade, plano de mediação, elaboração.

O conceito de planejamento que estamos assumindo traz consigo a exigência da participação, uma vez que dessa forma:

  • A.

    a autêntica participação é uma estratégia que contribui exclusivamente para superar a dominação.

  • B.

    há um atendimento às necessidades dos sujeitos independentemente de haver motivação.

  • C.

    privilegia-se o plano escrito e não o processo desenvolvido.

  • D.

    a probabilidade de concretização é maior, dado que quem ajudou a construir está mais predisposto a realizar.

"Planejar é antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto, é buscar fazer algo incrível, essencialmente humano: o real ser comandado pelo ideal." ( Vasconcellos, 1995)".

Em relação ao ato de planejar, NÃO é correto afirmar que é:

  • A.

    apenas algo que se faz antes de agir.

  • B.

    agir em função daquilo que se pensou.

  • C.

    comprometer-se com a concretização daquilo que foi elaborado enquanto plano.

  • D.

    uma forma de intervir e interagir com as condições dadas para que determinadas coisas venham acontecer.

Em relação aos fundamentos histórico-antropológicos da atividade de planejar, é correto afirmar que, EXCETO:

  • A.

    O planejamento tem como um dos pilares básicos a ação.

  • B.

    A capacidade de pensar é anterior à ação tendo em vista a busca de meios.

  • C.

    O planejamento tem uma forte base na representação, tanto no que diz respeito à elaboração, quanto à realização.

  • D.

    Planejar é um elemento constituinte do processo de hominização: o homem se faz pelo projeto!

Segundo a finalidade da prática pedagógica, uma ação orientadora educativa só poderá ser avaliada a partir da reflexão sobre a quem interessa e a quem pretende servir.

Sendo assim, NÃO é correto afirmar que compete ao pedagogo:

 

  • A.

    determinar o como fazer a partir de suas atribuições específicas alheio à natureza da prática educativa .

  • B.

    mobilizar a comunidade escolar para a discussão política da qualidade da prática educativa articulada aos seus interesses.

  • C.

    ser participante efetivo do processo de construção de uma educação de qualidade.

  • D.

    analisar as defasagens e fracassos, repensando coletivamente as metodologias utilizadas no processo educativo.

A Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça é um documento orgânico que norteia a Educação Básica da Rede Municipal de Ensino e que fundamenta e ressignifica as práticas pedagógicas executadas nas unidades educacionais. Sobre este documento, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) A análise linguística/semiótica não faz parte do documento como componente curricular para os Anos Iniciais, que abrange do 10 ao 50 ano do Ensino Fundamental.

    B) No componente curricular Língua Portuguesa para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a oralidade figura como um dos elementos com a finalidade de trabalhar as interações discursivas, as estratégias de fala e escuta.

    C) O documento foi construído em uma perspectiva participativa e se insere na perspectiva vigotskiana.

    D) O documento é composto por eixos integradores, tópicos relativos à diversidade, inclusão e educação ambiental para sustentabilidade.

Sobre os conceitos e concepções sobre criança e infância, assinale a alternativa correta:

    A) Podemos afirmar que o termo criança é sinônimo de infância.

    B) A criança no Brasil sempre foi compreendida como sujeito de direito com ampla legislação e concessão de garantias por ser considerada vulnerável.

    C) Infância é um conceito estático que não mudou ao longo do tempo.

    D) O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foi elaborado dois anos após a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e enfatiza a condição da criança e do adolescente como titulares de direitos.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define práticas de linguagem para aprendizagem da Língua Portuguesa. Nos Anos Iniciais, mais especificamente dois primeiros anos do Ensino Fundamental, acontece o processo de alfabetização. Com relação à alfabetização neste contexto podemos afirmar que:
I. Escrever é uma forma de agir sobre o mundo e responder às demandas sociais, questão que reforça a relação entre alfabetização e letramento. II. A alfabetização e letramento são termos distintos, mas interdependentes. III. A oralidade é uma prática de linguagem, entretanto, não é utilizada no processo específico de alfabetização em que o foco recai sobre a leitura e a escrita.

    A) As afirmativas I, II e III estão corretas.

    B) Somente a afirmativa II e III estão corretas.

    C) Somente as afirmativas I e II estão corretas.

    D) Somente a afirmativa I está correta.

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