Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
" O fator decisivo para significação do planejamento é a percepção por parte do sujeito da necessidade de mudança".
São finalidades do planejamento, EXCETO:
Despertar e fortalecer a esperança na história como possibilidade.
Garantir a previsão e superação de dificuldades para que o grupo não enfrente conflito e contradição.
Ser um instrumento de transformação da realidade.
Racionalizar os esforços, o tempo e os recursos (eficiência e eficácia); utilizados para atingir fins essenciais do processo educacional.
Em relação ao planejamento, Danilo Gandin apresenta diferenças entre o nível de planejamento operacional e planejamento estratégico.
Dentre as principais diferenças entre esses níveis, NÃO está correta a opção:
O nível operacional é sobretudo tarefa dos administradores, e o nível estratégico é tarefa de todos.
O nível operacional fixa-se no médio e curto prazo, e o nível estratégico trata do médio e longo prazo.
O nível operacional procura manter tudo funcionando, e o nível estratégico busca a transformação.
O nível estratégico está atento à execução, e o nível operacional está mais atento à elaboração.
São dimensões básicas do processo de elaboração do planejamento:
Realidade, finalidade, elaboração.
Realidade, elaboração, mediação.
Realidade, finalidade, plano de mediação.
Realidade, plano de mediação, elaboração.
O conceito de planejamento que estamos assumindo traz consigo a exigência da participação, uma vez que dessa forma:
a autêntica participação é uma estratégia que contribui exclusivamente para superar a dominação.
há um atendimento às necessidades dos sujeitos independentemente de haver motivação.
privilegia-se o plano escrito e não o processo desenvolvido.
a probabilidade de concretização é maior, dado que quem ajudou a construir está mais predisposto a realizar.
"Planejar é antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto, é buscar fazer algo incrível, essencialmente humano: o real ser comandado pelo ideal." ( Vasconcellos, 1995)".
Em relação ao ato de planejar, NÃO é correto afirmar que é:
apenas algo que se faz antes de agir.
agir em função daquilo que se pensou.
comprometer-se com a concretização daquilo que foi elaborado enquanto plano.
uma forma de intervir e interagir com as condições dadas para que determinadas coisas venham acontecer.
Em relação aos fundamentos histórico-antropológicos da atividade de planejar, é correto afirmar que, EXCETO:
O planejamento tem como um dos pilares básicos a ação.
A capacidade de pensar é anterior à ação tendo em vista a busca de meios.
O planejamento tem uma forte base na representação, tanto no que diz respeito à elaboração, quanto à realização.
Planejar é um elemento constituinte do processo de hominização: o homem se faz pelo projeto!
Segundo a finalidade da prática pedagógica, uma ação orientadora educativa só poderá ser avaliada a partir da reflexão sobre a quem interessa e a quem pretende servir.
Sendo assim, NÃO é correto afirmar que compete ao pedagogo:
determinar o como fazer a partir de suas atribuições específicas alheio à natureza da prática educativa .
mobilizar a comunidade escolar para a discussão política da qualidade da prática educativa articulada aos seus interesses.
ser participante efetivo do processo de construção de uma educação de qualidade.
analisar as defasagens e fracassos, repensando coletivamente as metodologias utilizadas no processo educativo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...