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O documento Referencial Curricular para as Escolas Indígenas foi escrito na expectativa de que
a comunidade indígena possa se integrar melhor na sociedade não indígena.
todos os professores brasileiros conheçam e possam trabalhar com a educação indígena.
o conteúdo desenvolvido seja dado de forma semelhante ao das escolas não indígenas.
possa contribuir para diminuir a distância entre o discurso legal e as ações efetivamente postas em prática nas escolas indígenas.
os sistemas de ensino construam escolas nas sedes dos municípios.
A construção e implementação de propostas curriculares política e culturalmente relevantes para os povos indígenas requer da parte dos professores dessas escolas:
I. uma análise constante e crítica das práticas curriculares em andamento.
II. uma análise informada das práticas curriculares em andamento.
III. uma reavaliação contínua da atuação pedagógica.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
Ser intercultural, uma característica da escola indígena, significa que:
deve ser dirigida a todas as culturas do mundo, inclusive a não indígena.
deve reconhecer e manter a diversidade cultural e lingüística dos povos indígenas.
é concebida e planejada como reflexo das aspirações particulares de cada povo não indígena.
deve dar atenção especial à pouca variedade lingüística das nações indígenas.
não deve contemplar costumes das diferentes nações e povos indígenas.
São características da escola indígena:
comunitária, intercultural, unilíngüe, específica e diferenciada.
individualista, intercultural, unilíngüe, específica e diferenciada.
comunitária, intercultural, bilíngüe, multilíngüe, específica e diferenciada.
comunitária, intercultural, bilíngüe, multilíngüe, simples e igual.
socializadora, semi-profissional e competitiva em relação às não indígenas.
O artigo 78 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/96) define como objetivos da educação indígena:
I. proporcionar às comunidades indígenas a reafirmação da sua identidade étnico-cultural.
II. proporcionar às comunidades indígenas a recuperação de suas memórias históricas.
III. proporcionar às comunidades indígenas a valorização de suas línguas e ciências.
IV. garantir às comunidades indígenas o acesso às informações, conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional.
É correto o que se afirma em
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Com relação à educação indígena, o artigo 78 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/96) determina que cabe à União:
prover transporte a todas as tribos que desejarem enviar seus filhos às escolas não- indígenas.
discutir sobre a possibilidade de uma escola unificada para os povos indígenas e não indígenas.
fomentar a integração das tribos indígenas aos povos civilizados.
desenvolver programas integrados de ensino e pesquisa para a oferta da educação escolar bilíngüe e intercultural.
normatizar e exigir unificação de todo o trabalho desenvolvido pelos estados e municípios.
A transmissão de conhecimentos e pedagogias nos grupos indígenas brasileiros privilegia a observação e a conversação. Neste sentido, pode-se afirmar que:
I. É impossível conciliar a transmissão dos saberes tradicionais dos índios com os da sociedade "nacional".
II. Já existem materiais de alto valor estético e cultural que podem enriquecer o currículo das escolas indígenas.
III. É difícil o trabalho pedagógico nas escolas indígenas porque existem poucos materiais e experiências referenciadoras.
IV. Sendo os valores e procedimentos das sociedades indígenas exclusivamente orais é desaconselhável o emprego de novos métodos pedagógicos nas suas escolas.
É correto o que se afirma APENAS em:
I
II
III
IV
I e II
Considere as afirmações sobre as escolas indígenas.
I. A escola não deve ser vista como o único lugar de aprendizado dos povos indígenas.
II. Todo projeto escolar só será indígena se for pensado, planejado, construído e mantido pelo Estado.
III. As formas tradicionais de educação dos povos indígenas são incompatíveis com os conhecimentos da escola moderna.
IV. A escola indígena deve ser comunitária, intercultural, bilíngüe/multilíngüe, específica e diferenciada.
V. Entre os povos indígenas, a educação se assenta em valores e procedimentos próprios de sociedade originalmente orais.
É correto o que se afirma APENAS em
III, IV e V
II, IV e V
II, III e V
I, IV e V
I, II e III
Apesar dos modernos meios de comunicação mostrarem as lutas indígenas no presente, o imaginário brasileiro continua associando o índio ao passado. Para superar esse problema torna-se necessário:
continuar comemorando o dia do índio em 19 de abril.
implementar a educação escolar indígena com o apoio da sociedade em geral.
atualizar o material didático-pedagógico e adotar outros meios de divulgação da realidade dos índios.
investir recursos públicos e privados na educação indígena.
incentivar a participação dos índios em encontros folclóricos.
Sendo o Brasil uma nação pluriétnica e pluricultural, os professores devem mostrar o país como:
nação construída como resultado do encontro de povos que devem preservar inalteradas suas culturas de origem.
nação habitada por povos com culturas distintas e que devem interagir entre si.
nação que, tendo naturezas geográficas distintas, pode sofrer homogeneização de valores culturais.
nação onde inexistem diferenças raciais e culturais.
nação que deve respeitar a hegemonia do grupo portador de uma cultura superior.
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