Questões de Pedagogia do ano 2003

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O documento Referencial Curricular para as Escolas Indígenas foi escrito na expectativa de que

  • a.

    a comunidade indígena possa se integrar melhor na sociedade não indígena.

  • b.

    todos os professores brasileiros conheçam e possam trabalhar com a educação indígena.

  • c.

    o conteúdo desenvolvido seja dado de forma semelhante ao das escolas não indígenas.

  • d.

    possa contribuir para diminuir a distância entre o discurso legal e as ações efetivamente postas em prática nas escolas indígenas.

  • e.

    os sistemas de ensino construam escolas nas sedes dos municípios.

A construção e implementação de propostas curriculares política e culturalmente relevantes para os povos indígenas requer da parte dos professores dessas escolas:

I. uma análise constante e crítica das práticas curriculares em andamento.

II. uma análise informada das práticas curriculares em andamento.

III. uma reavaliação contínua da atuação pedagógica.

É correto o que se afirma em

  • a.

    I, apenas.

  • b.

    II, apenas.

  • c.

    III, apenas.

  • d.

    I e II, apenas.

  • e.

    I, II e III.

Ser intercultural, uma característica da escola indígena, significa que:

  • a.

    deve ser dirigida a todas as culturas do mundo, inclusive a não indígena.

  • b.

    deve reconhecer e manter a diversidade cultural e lingüística dos povos indígenas.

  • c.

    é concebida e planejada como reflexo das aspirações particulares de cada povo não indígena.

  • d.

    deve dar atenção especial à pouca variedade lingüística das nações indígenas.

  • e.

    não deve contemplar costumes das diferentes nações e povos indígenas.

São características da escola indígena:

  • a.

    comunitária, intercultural, unilíngüe, específica e diferenciada.

  • b.

    individualista, intercultural, unilíngüe, específica e diferenciada.

  • c.

    comunitária, intercultural, bilíngüe, multilíngüe, específica e diferenciada.

  • d.

    comunitária, intercultural, bilíngüe, multilíngüe, simples e igual.

  • e.

    socializadora, semi-profissional e competitiva em relação às não indígenas.

O artigo 78 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/96) define como objetivos da educação indígena:

I. proporcionar às comunidades indígenas a reafirmação da sua identidade étnico-cultural.

II. proporcionar às comunidades indígenas a recuperação de suas memórias históricas.

III. proporcionar às comunidades indígenas a valorização de suas línguas e ciências.

IV. garantir às comunidades indígenas o acesso às informações, conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional.

É correto o que se afirma em

  • a.

    I, II e III, apenas.

  • b.

    I, III e IV, apenas.

  • c.

    II, III e IV, apenas.

  • d.

    III e IV, apenas.

  • e.

    I, II, III e IV.

Com relação à educação indígena, o artigo 78 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/96) determina que cabe à União:

  • a.

    prover transporte a todas as tribos que desejarem enviar seus filhos às escolas não- indígenas.

  • b.

    discutir sobre a possibilidade de uma escola unificada para os povos indígenas e não indígenas.

  • c.

    fomentar a integração das tribos indígenas aos povos civilizados.

  • d.

    desenvolver programas integrados de ensino e pesquisa para a oferta da educação escolar bilíngüe e intercultural.

  • e.

    normatizar e exigir unificação de todo o trabalho desenvolvido pelos estados e municípios.

A transmissão de conhecimentos e pedagogias nos grupos indígenas brasileiros privilegia a observação e a conversação. Neste sentido, pode-se afirmar que:

I. É impossível conciliar a transmissão dos saberes tradicionais dos índios com os da sociedade "nacional".

II. Já existem materiais de alto valor estético e cultural que podem enriquecer o currículo das escolas indígenas.

III. É difícil o trabalho pedagógico nas escolas indígenas porque existem poucos materiais e experiências referenciadoras.

IV. Sendo os valores e procedimentos das sociedades indígenas exclusivamente orais é desaconselhável o emprego de novos métodos pedagógicos nas suas escolas.

É correto o que se afirma APENAS em:

  • a.

    I

  • b.

    II

  • c.

    III

  • d.

    IV

  • e.

    I e II

Considere as afirmações sobre as escolas indígenas.

I. A escola não deve ser vista como o único lugar de aprendizado dos povos indígenas.

II. Todo projeto escolar só será indígena se for pensado, planejado, construído e mantido pelo Estado.

III. As formas tradicionais de educação dos povos indígenas são incompatíveis com os conhecimentos da escola moderna.

IV. A escola indígena deve ser comunitária, intercultural, bilíngüe/multilíngüe, específica e diferenciada.

V. Entre os povos indígenas, a educação se assenta em valores e procedimentos próprios de sociedade originalmente orais.

É correto o que se afirma APENAS em

  • a.

    III, IV e V

  • b.

    II, IV e V

  • c.

    II, III e V

  • d.

    I, IV e V

  • e.

    I, II e III

Apesar dos modernos meios de comunicação mostrarem as lutas indígenas no presente, o imaginário brasileiro continua associando o índio ao passado. Para superar esse problema torna-se necessário:

  • a.

    continuar comemorando o dia do índio em 19 de abril.

  • b.

    implementar a educação escolar indígena com o apoio da sociedade em geral.

  • c.

    atualizar o material didático-pedagógico e adotar outros meios de divulgação da realidade dos índios.

  • d.

    investir recursos públicos e privados na educação indígena.

  • e.

    incentivar a participação dos índios em encontros folclóricos.

Sendo o Brasil uma nação pluriétnica e pluricultural, os professores devem mostrar o país como:

  • a.

    nação construída como resultado do encontro de povos que devem preservar inalteradas suas culturas de origem.

  • b.

    nação habitada por povos com culturas distintas e que devem interagir entre si.

  • c.

    nação que, tendo naturezas geográficas distintas, pode sofrer homogeneização de valores culturais.

  • d.

    nação onde inexistem diferenças raciais e culturais.

  • e.

    nação que deve respeitar a hegemonia do grupo portador de uma cultura superior.

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