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A escola que se dispõe a elaborar e implementar seu próprio Projeto Político-Pedagógico reforça um dos princípios fundamentais da educação na atualidade, que é a:
hierarquia.
gestão democrática.
centralização de decisões.
liberdade individual.
integração social.
Considere as afirmações abaixo.
I. A gestão democrática deve ser um instrumento de transformação das práticas escolares.
II. A ação dos professores é fundamental para que se tenha uma gestão democrática.
III. A gestão democrática depende da boa vontade e das intenções da direção da escola.
IV. A gestão democrática da escola se apresenta como mais um caminho para a construção de novas relações sociais.
É correto o que se afirma APENAS em
I e II
I, II e IV
II, III e IV
II e IV
III e IV
A efetiva defesa da participação popular no interior da unidade escolar, depende de pressupostos.
I. o caráter público da atividade educativa que é mantida pelo Estado;
II. das diretrizes traçadas pelo MEC;
III. o caráter propriamente dito da participação da comunidade escolar.
São corretos APENAS
I
II
III
I e III
II e III
Em seu livro "Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro", Morin se refere a ensinar a identidade terrena. Para ele, isso significa que
a ética não é ensinada por meio de lições de moral.
seria preciso ensinar princípios e estratégias que permitam enfrentar imprevistos.
a educação deveria incluir o ensino das incertezas.
a compreensão é, a um só tempo, meio e fim da convivência humana.
convém ensinar a história da era planetária em que todos partilham de um destino comum.
Dos temas relacionados abaixo, NÃO se constitui um tema transversal para a escola nas comunidades indígenas:
religiões ocidentais.
terra e conservação da biodiversidade.
direitos, lutas e movimento.
ética.
auto-sustentação.
O professor índio tem diante de si inúmeros desafios frente às tensões que podem surgir com a introdução do ensino escolar.São eles:
I. Choques de lideranças.
II. Valorização de novos conhecimentos em detrimento das práticas e ciências indígenas.
III. O cuidado para que a educação seja o espaço possível da interculturalidade.
IV. Supervalorização da escrita em detrimento da oralidade.
É correto o que se afirma em
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Enquanto referencial para um país de sociedades indígenas tão diversas e tendo como meta e fundamento o respeito à pluralidade e à diversidade, o RCNE/Indígena NÃO é um documento
que subsidia os professores na tarefa de invenção contínua de suas práticas escolares.
que oferece referências para a prática pedagógica dos professores.
que incentiva a construção de programações curriculares distintas.
curricular pronto para ser aplicado em sala de aula.
que incentiva a construção de projetos históricos e étnicos específicos.
O Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas está dividido em duas partes:
I. denominadas "Aprendendo na Aldeia" e "Ensinando aos Professores", elaboradas pelo MEC para atender aos professores.
II. a primeira parte denomina-se "Começo de Conversa" e reúne fundamentos de uma proposta para os agentes que atuam nos sistemas de ensino.
III. a segunda parte intitula-se "Ajudando a construir Currículos das Escolas Indígenas" e fornece referências para a prática pedagógica dos professores.
É correto o que se afirma APENAS em
I e II
II e III
I
II
III
Com relação aos conteúdos curriculares, o Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas NÃO preconiza a
importância da realização da interculturalidade.
importância de conhecer a sede do município onde a aldeia se encontra.
importância de oferecer aos índios o acervo cultural dos brancos.
elaboração do currículo seguindo os conhecimentos tradicionais das comunidades.
a importância de fazer a síntese entre os conhecimentos indígenas e a ciência.
O Referencial Curricular Nacional para as escolas indígenas oferece subsídios para:
I. a confecção de material didático apropriado ao meio indígena.
II. a elaboração de programas de educação escolar que melhor atendam aos anseios e interesses das escolas indígenas.
III. a homogeneização da educação escolar indígena e não indígena.
IV. a formação de educadores aptos a apoiar os professores indígenas e viabilizar seu trabalho.
É correto o que se afirma APENAS em
I, II e IV
III e IV
II e III
I e IV
I e II
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