Questões de Pedagogia do ano 2003

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A escola que se dispõe a elaborar e implementar seu próprio Projeto Político-Pedagógico reforça um dos princípios fundamentais da educação na atualidade, que é a:

  • a.

    hierarquia.

  • b.

    gestão democrática.

  • c.

    centralização de decisões.

  • d.

    liberdade individual.

  • e.

    integração social.

Considere as afirmações abaixo.

I. A gestão democrática deve ser um instrumento de transformação das práticas escolares.

II. A ação dos professores é fundamental para que se tenha uma gestão democrática.

III. A gestão democrática depende da boa vontade e das intenções da direção da escola.

IV. A gestão democrática da escola se apresenta como mais um caminho para a construção de novas relações sociais.

É correto o que se afirma APENAS em

  • a.

    I e II

  • b.

    I, II e IV

  • c.

    II, III e IV

  • d.

    II e IV

  • e.

    III e IV

A efetiva defesa da participação popular no interior da unidade escolar, depende de pressupostos.

I. o caráter público da atividade educativa que é mantida pelo Estado;

II. das diretrizes traçadas pelo MEC;

III. o caráter propriamente dito da participação da comunidade escolar.

São corretos APENAS

  • a.

    I

  • b.

    II

  • c.

    III

  • d.

    I e III

  • e.

    II e III

Em seu livro "Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro", Morin se refere a ensinar a identidade terrena. Para ele, isso significa que

  • a.

    a ética não é ensinada por meio de lições de moral.

  • b.

    seria preciso ensinar princípios e estratégias que permitam enfrentar imprevistos.

  • c.

    a educação deveria incluir o ensino das incertezas.

  • d.

    a compreensão é, a um só tempo, meio e fim da convivência humana.

  • e.

    convém ensinar a história da era planetária em que todos partilham de um destino comum.

Dos temas relacionados abaixo, NÃO se constitui um tema transversal para a escola nas comunidades indígenas:

  • a.

    religiões ocidentais.

  • b.

    terra e conservação da biodiversidade.

  • c.

    direitos, lutas e movimento.

  • d.

    ética.

  • e.

    auto-sustentação.

O professor índio tem diante de si inúmeros desafios frente às tensões que podem surgir com a introdução do ensino escolar.São eles:

I. Choques de lideranças.

II. Valorização de novos conhecimentos em detrimento das práticas e ciências indígenas.

III. O cuidado para que a educação seja o espaço possível da interculturalidade.

IV. Supervalorização da escrita em detrimento da oralidade.

É correto o que se afirma em

  • a.

    I e II, apenas.

  • b.

    II e III, apenas.

  • c.

    III e IV, apenas.

  • d.

    II e IV, apenas.

  • e.

    I, II, III e IV.

Enquanto referencial para um país de sociedades indígenas tão diversas e tendo como meta e fundamento o respeito à pluralidade e à diversidade, o RCNE/Indígena NÃO é um documento

  • a.

    que subsidia os professores na tarefa de invenção contínua de suas práticas escolares.

  • b.

    que oferece referências para a prática pedagógica dos professores.

  • c.

    que incentiva a construção de programações curriculares distintas.

  • d.

    curricular pronto para ser aplicado em sala de aula.

  • e.

    que incentiva a construção de projetos históricos e étnicos específicos.

O Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas está dividido em duas partes:

I. denominadas "Aprendendo na Aldeia" e "Ensinando aos Professores", elaboradas pelo MEC para atender aos professores.

II. a primeira parte denomina-se "Começo de Conversa" e reúne fundamentos de uma proposta para os agentes que atuam nos sistemas de ensino.

III. a segunda parte intitula-se "Ajudando a construir Currículos das Escolas Indígenas" e fornece referências para a prática pedagógica dos professores.

É correto o que se afirma APENAS em

  • a.

    I e II

  • b.

    II e III

  • c.

    I

  • d.

    II

  • e.

    III

Com relação aos conteúdos curriculares, o Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas NÃO preconiza a

  • a.

    importância da realização da interculturalidade.

  • b.

    importância de conhecer a sede do município onde a aldeia se encontra.

  • c.

    importância de oferecer aos índios o acervo cultural dos brancos.

  • d.

    elaboração do currículo seguindo os conhecimentos tradicionais das comunidades.

  • e.

    a importância de fazer a síntese entre os conhecimentos indígenas e a ciência.

O Referencial Curricular Nacional para as escolas indígenas oferece subsídios para:

I. a confecção de material didático apropriado ao meio indígena.

II. a elaboração de programas de educação escolar que melhor atendam aos anseios e interesses das escolas indígenas.

III. a homogeneização da educação escolar indígena e não indígena.

IV. a formação de educadores aptos a apoiar os professores indígenas e viabilizar seu trabalho.

É correto o que se afirma APENAS em

  • a.

    I, II e IV

  • b.

    III e IV

  • c.

    II e III

  • d.

    I e IV

  • e.

    I e II

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