Questões de Pedagogia do ano 2004

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Segundo Mazzotta (2001), "A inclusão da educação de deficientes, da educação dos excepcionais ou da educação especial na política educacional brasileira vem a ocorrer":

  • A.

    No final dos anos 20 e início da década de 30 do século XX.

  • B.

    No final dos anos 50 e início da década de 60 do século XX.

  • C.

    Somente com a Lei n.º 5.692/71.

  • D.

    Somente com a Lei n.º 4.024/61.

No Capítulo III – Da Educação, da Cultura e do Desporto –, a Constituição Federal (1988) prescreve em seu artigo 208, item III, prescreve que o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia: atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino. Segundo a concepção inclusiva o termo preferencialmente refere-se:

  • A.

    Ao atendimento educacional especializado, ou seja, por meio de instrumentos necessários à eliminação das barreiras que as pessoas com deficiência têm para relacionar-se com o ambiente externo. Devem estar disponíveis em todos os níveis de ensino escolar, de preferência nas escolas comuns da rede regular.

  • B.

    Ao atendimento educacional especializado, no entanto, não indica que este deverá ocorrer em princípio nas escolas comuns da rede regular.

  • C.

    Ao atendimento educacional especializado, cabendo à escola definir se atenderá ou não ao aluno.

  • D.

    Ao atendimento educacional especializado, afirmando que este deve ser realizado pelas instituições especiais nas escolas regulares.

Na perspectiva de um ensino para todos e aberto às diferenças, avalia-se:

  • A.

    A aprendizagem considerando o desenvolvimento do grupo.

  • B.

    A aprendizagem pelo percurso do aluno no decorrer de um curso. Leva-se em conta o que ele é capaz de fazer para ultrapassar suas dificuldades, construir os conhecimentos, tratar informações, organizar seu trabalho e participar ativamente da vida escolar.

  • C.

    A aprendizagem considerando os objetivos traçados e a capacidade do aluno responder ao esperado.

  • D.

    A aprendizagem do aluno, seu rendimento individual. No entanto, todo o investimento do processo educacional é feito na perspectiva de que o aluno com deficiência se iguale aos outros alunos.

É correto afirmar que:

  • A.

    Uma avaliação classificatória promove o diálogo entre os professores, entre professores e alunos e entre a escola e os pais, pela profundidade do acompanhamento.

  • B.

    A busca de objetividade e precisão em avaliação desvia o olhar do educador acerca do potencial do educando.

  • C.

    Notas e conceitos classificatórios não padronizam o que é diferente, personalizando as dificuldades e os avanços de cada aluno.

  • D.

    Uma análise qualitativa em avaliação não relativiza o certo e o errado.

A finalidade da avaliação pode ser concebida em duas dimensões diversas:

De controle como cerceamento, ou de controle enquanto acompanhamento. Das alternativas abaixo, em qual delas mais se encontra a dimensão de controle da avaliação enquanto acompanhamento?

  • A.

    Presença de parâmetros comparativos, verificando a caminhada do aluno através de fichas.

  • B.

    Garantir a neutralidade e objetividade do processo, estabelecendo uma série de regras, normas e fórmulas para estatisticamente verificar o desempenho do aluno.

  • C.

    Observar os trajetos percorridos por cada um, obedecendo os ritmos e interesses diversos.

  • D.

    Privilégio às tabelas de ponto, observando o alcance ou não de determinados padrões.

O que se entende por avaliação a serviço da ação?

  • A.

    Coloca o conhecimento obtido, pela observação ou investigação, a serviço da melhoria da situação avaliada.

  • B.

    Refere-se à intenção prognóstica, somativa, de explicação e apresentação de resultados finais.

  • C.

    Tem por objetivo a verificação e o registro de dados do desempenho escolar individual, definindo intervenções no processo.

  • D.

    Significa acentuar o caráter seletivo e burocrático da avaliação, entendendo que só dessa forma o aluno terá condições de auto avaliar seu desempenho.

Segundo Hoffmann (2002) vários estudiosos contemporâneos apontam a preocupação de superar o viés positivista e classificatório das práticas avaliativas escolares. Neste sentido buscam:

  • A.

    Retomar o caminho das verdades absolutas, dos critérios objetivos, das medidas padronizadas.

  • B.

    Retomar o papel do professor enquanto único responsável pelas práticas avaliativas escolares.

  • C.

    Retomar o sentido ético da avaliação, de juízo consciente de valor, de respeito às diferenças, de compromisso com a aprendizagem para todos e a formação da cidadania.

  • D.

    Retomar os parâmetros comparativos, de maturidade e normalidade.

É correto afirmar que:

  • A.

    O trabalho diversificado, onde são oferecidas diferentes atividades para diferentes alunos corresponde aos princípios inclusivos.

  • B.

    As adaptações curriculares e a facilitação das atividades correspondem aos princípios inclusivos.

  • C.

    A ênfase nos conteúdos programáticos da série e a adoção do livro didático como ferramenta exclusiva, corresponde à visão de escola dentro dos princípios inclusivos.

  • D.

    O ensino individualizado/diferenciado para os alunos que apresentam déficits intelectuais e problemas de aprendizagem é uma solução que não corresponde aos princípios inclusivos.

O lema "segregar para integrar" que defende a necessidade de os alunos com deficiência prepararem-se em instituições especiais, considerando sua deficiência, para o ingresso posterior em escolas regulares, fundamenta-se nos princípios de uma escola:

  • A.

    Segregadora e normalizadora.

  • B.

    Inclusiva e democrática.

  • C.

    Que valoriza a diversidade e o aprender com as diferenças.

  • D.

    Que respeita a individualidade do sujeito.

Os estudos de educação inclusiva trazem um novo pensar sobre a definição de deficiência. Surge o termo "situação de deficiência", que significa mais precisamente:

  • A.

    Qual é o nível de deficiência do sujeito.

  • B.

    Considerando o desenvolvimento individual do sujeito, sua deficiência sofre mudanças ao longo do tempo.

  • C.

    Qual a deficiência precisa do sujeito.

  • D.

    A condição que resulta da interação entre as características da pessoa e as dos ambientes em que ela está provisoriamente ou constantemente inserida.

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