Questões de Pedagogia do ano 2004

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As questões de números 12 e 13 referem-se ao texto abaixo.

Para Danilo Gandin e Luís Armando Gandin, um planejamento participativo distingue a

  • A.

    realidade de sala e a realidade da Unidade Educacional.

  • B.

    forma de pensar dos pais (senso comum) e a forma intelectual de pensar do professor.

  • C.

    forma como a comunidade organiza um trabalho e a forma como os professores e técnicos conseguem organizar esse mesmo trabalho.

  • D.

    realidade do aluno atuante, participativo e os alunos que são obrigados a ir para a escola e estudar sem interesse e motivação.

  • E.

    realidade global e a realidade específica da instituição e, também, o agir em dois momentos: o do ideal do agir e o concreto do agir.

As questões de números 12 e 13 referem-se ao texto abaixo.

A temática participação aqui considerada refere-se a como

  • A.

    os professores se relacionam com os pais em reuniões de conselhos de classe.

  • B.

    os diretores, equipe técnica e professores discutem a organização curricular.

  • C.

    a gestão democrática pode gerar projetos pedagógicos criativos e ousados.

  • D.

    são e estão sendo construídas as relações de poder dentro de cada instância do sistema público.

  • E.

    estão sendo construídos os currículos: com participação de professores junto à equipe técnica ou apenas pelos especialistas.

... continuo pensando que para falar de mudanças na educação é necessário, primeiro, um profundo silêncio, uma longa espera, uma estética não tão pulcra, uma ética mais desalinhada (...) abandonar a homodidática para heterorrelacionar-se.

Segundo Carlos Skliar, para falar de mudanças na educação também é necessário

  • A.

    abrir mão de nossas idéias e aceitar as idéias do outro.

  • B.

    querer ensinar o outro para que ele aprenda a conviver em grupo.

  • C.

    deixar-se vibrar pelo outro mais do que pretender multiculturalizá-lo.

  • D.

    educar o outro para que o processo de aprendizado possa acontecer.

  • E.

    utilizar a didática para ensinar ao outro o significado da verdadeira educação.

Os textos acima fazem referência ao significado da

  • A.

    diversidade.

  • B.

    alteridade

  • C.

    uniformidade.

  • D.

    responsabilidade.

  • E.

    comunicabilidade

Conhecer é captar e interpretar a realidade (...) se conhecer é captar e interpretar a realidade, nós podemos tanto captar errado como entender errado, o que significa que faz parte da idéia de conhecer duas outras noções. O conhecer correto/certo, ter a certeza e o erro fazem parte do processo de conhecimento, não existe processo de conhecimento sem incertezas e erros.

Segundo Mario Sergio Cortella, fazem parte do processo de conhecimento o

  • A.

    acerto e o erro.

  • B.

    método certo a ser ensinado.

  • C.

    trabalho do professor em escolher certo os conteúdos.

  • D.

    entender certo e a certeza do significado do conhecimento adquirido.

  • E.

    modo como o aluno abstrai o conhecimento e as dificuldades encontradas.

Vários autores evidenciam a inevitável flexibilidade das fronteiras entre os dois campos de conhecimentos e práticas: o currículo e a formação do professor.

Antônio Flávio Moreira afirma que o currículo só se materializa no ensino, no momento em que

  • A.

    os professores ensinam, a partir dos parâmetros curriculares nacionais.

  • B.

    os professores colocam em prática seu planejamento do início de curso.

  • C.

    alunos e professores vivenciam experiências nas quais constroem e reconstroem conhecimentos e saberes.

  • D.

    a proposta de conteúdos é colocada em prática e, posteriormente, avaliada.

  • E.

    os alunos são avaliados como pré-diagnóstico para o planejamento de trabalho do professor e preparação de material didático.

Paulo Freire afirma que a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra e a leitura desta implica a continuidade da leitura daquele e, também, que a leitura da palavra não é apenas precedida pela leitura do mundo mas por uma

  • A.

    leitura séria que exige disciplina nos estudos.

  • B.

    forma de tornar o educando um leitor atencioso.

  • C.

    forma consciente da importância de se tornar um leitor aplicado, para melhor entender o mundo.

  • D.

    concepção de leitura que exige uma experiência de vida primeiramente, para depois poder se dar a compreensão da palavra.

  • E.

    certa forma de "escrevê-lo" ou de "reescrevê-lo", quer dizer, de transformá-lo através de nossa prática consciente.

Considere as indagações a seguir:

Avalia-se para aprovar e promover?

Avalia-se para favorecer processos de aprendizagem?

Avalia-se o desenvolvimento do aluno?

Para Jussara Hoffmann, essas polêmicas sobre avaliação fazem parte de uma excessiva preocupação, de educadores e leigos, em relação a questões de caráter burocrático, como:

  • A.

    definição de conteúdos e metodologias.

  • B.

    a incorporação das experiências do aluno no currículo escolar.

  • C.

    demonstração que o professor sempre sabe mais que o aluno.

  • D.

    definição de critérios, registros finais e apresentação de resultados.

  • E.

    obtenção de novos conhecimentos e correção de conhecimentos errados.

Estudos sobre Escola e Violência evidenciaram que a problemática das diferentes manifestações da violência no cotidiano escolar é complexa e multidimensional.

Segundo Vera Maria Candau, os professores, em geral,

  • A.

    vêem na indisciplina a principal causa da violência na escola.

  • B.

    controlam com facilidade as várias formas de violência na escola.

  • C.

    têm dificuldade de identificar formas de violência geradas pela própria escola.

  • D.

    reconhecem que a avaliação é a maior violência praticada contra os alunos na escola.

  • E.

    não percebem formas de violência presentes dentro da escola, apenas fora dela.

A escola que nos foi legada pela sociedade ocidental moderna começou por separar adultos de crianças, católicos de protestantes. Ela também se fez diferente para os ricos e pobres e ela imediatamente separou os meninos das meninas.

Sobre a construção escolar das diferenças, Guacira Lopes Louro nos afirma que a escola

  • A.

    procura sempre trabalhar com respeito à diversidade.

  • B.

    produz diferenças, distinções, desigualdades.

  • C.

    já sabe lidar com as diferenças existentes entre os alunos.

  • D.

    organiza seu currículo a partir da diferença que ela mesma criou.

  • E.

    atualmente não é produtora de diferenças, mas trabalha a partir da diferença.

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