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Santos (1995) cita: "... é preciso que tenhamos o direito de sermos diferentes quando a igualdade nos descaracteriza e o direito de sermos iguais quando a diferença nos inferioriza". Nesta frase o autor levanta que:
O aluno não tem uma identidade fixada em modelos ideais, permanente. Possui sua subjetividade. No entanto, sua diferença não pode estabelecer marcos de inferioridade diante do outro, apenas estabelece uma característica fundamental do ser humano, como ser único.
Somos todos iguais considerando a espécie humana.
A diferença deve ser sempre marcada. É necessário salientar a diferença para conquistar espaços. Em outras situações deve-se negar a deficiência para garantir direitos.
O indivíduo deve salientar a deficiência para lutar por seus direitos.
Os dois vocábulos "integração" e "inclusão" se fundamentam em posicionamentos teórico-metodológicos divergentes, quais sejam:
O processo de integração ocorre dentro de uma estrutura educacional que oferece ao aluno a oportunidade de transitar no sistema escolar da classe escolar ao ensino especial. Na perspectiva inclusiva suprime-se a subdivisão dos sistemas escolares em modalidades de ensino especial e ensino regular.
A escola integradora atende às diferenças sem discriminar, sem trabalhar à parte com alguns alunos. A escola inclusiva apóia-se em currículos adaptados.
Na inclusão escolar ocorre uma justaposição do ensino especial em relação ao regular. Na integração supõe-se a abolição completa dos serviços segregados de educação especial.
A escola inclusiva tem como princípio fundamental a normalização, já a integração supõe uma mudança de perspectiva educacional, uma reestruturação da escola.
A escola inclusiva, segundo Mantoan (2003), supõe:
Que o aluno tenha acesso às escolas por meio de um leque de possibilidades educacionais, que vai da inserção às salas de aula do ensino regular ao ensino em escolas especiais.
Uma seleção prévia dos alunos que estão aptos à inserção no ensino regular.
A inserção escolar de forma radical, completa e sistemática. Todos os alunos, sem exceção, devem freqüentar as salas de aula do ensino regular.
A individualização dos programas escolares, currículos adaptados e avaliações especiais.
Não é papel do pedagogo na organização pedagógica da prática educativa escolar:
a definição dos objetivos educativos, considerando o contexto histórico.
o gerenciamento e controle das atividades desenvolvidas pelo professor no processo ensino-aprendizagem.
a detecção de problemas de aprendizagem entre alunos.
a coordenação do plano pedagógico e planos de ensino da articulação horizontal e vertical dos conteúdos.
a avaliação e uso de técnicas e recursos referentes à prática educativa escolar.
Qual a alternativa que apresenta elementos característicos da avaliação do processo ensinoaprendizagem, numa função diagnóstica?
Mecanismo disciplinador de condutas sociais.
Instrumento do reconhecimento dos caminhos percorridos e da identificação dos caminhos a serem perseguidos.
Instrumento disciplinador das condutas congnitivas e sociais no contexto da escola.
Ajuizamento da qualidade do objeto avaliado.
Julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade, tendo em vista uma tomada de decisão.
Na estrutura Curricular da escola, encontra-se em discussão um conceito de organização dos conteúdos que tem como prioridade a transcendência dos conteúdos, pois é uma nova modalidade de relação entre as disciplinas para a sua superação. Este conceito diz respeito à:
pluridisciplinariedade.
interdisciplinariedade.
transdisciplinariedade.
multidisciplinariedade.
disciplinariedade cruzada.
Não faz parte das diretrizes do planejamento de ensino:
segregar o trabalho pedagógico, através de atividades competitivas, específicas e neutras.
planejar ações com a participação de todos os elementos envolvidos no processo de ensino.
priorizar a busca da unidade entre teoria e prática.
partir da realidade concreta de alunos, comunidade dentro do contexto econômico-social.
buscar uma relação educador-educando pautado em ações cooperativas.
É freqüente ouvir-se dizer: "Eu transcrevo o planejamento do ano anterior, acrescento algumas coisas, entrego e pronto. Cumpri minha obrigação". Esse discurso é remanescente de uma fase político-social que, no âmbito educacional, ficou conhecida como:
pedagogia crítica.
pedagogia tradicional.
pedagogia escola-novista.
pedagogia tecnicista.
pedagogia reprodutivista.
O projeto é a operacionalização dos cursos de ação a serem desenvolvidos durante o planejamento e envolve a realização das seguintes operações, na ordem correta:
objetivos, diagnóstico, metodologia de trabalho, processo, tempo e recursos.
diagnóstico, objetivos, metodologia de trabalho, processo, tempo e recursos.
apresentação, justificativa, corpo teórico, objetivos, metodologia, análise e conclusão.
procedimentos iniciais, diagnóstico, metodologia de trabalho, objetivos, análise e conclusão.
apresentação, justificativa, corpo teórico e conclusão e anexos.
Dentre as alternativas abaixo relacionadas, assinale a que traz elementos que caracterizam o planejamento de ensino numa dimensão político-social.
Previsão das situações específicas do professor com a classe.
Previsão inteligente e articulada das etapas do trabalho escolar envolvendo as atividades docentes e discentes, de modo a tornar o ensino seguro, econômico e inteligente.
Processo de tomada de decisões que visam à racionalização das atividades do professor e do aluno no processo ensino-aprendizagem, possibilitando melhor resultado e maior produtividade.
Processo que estabelece as técnicas e os recursos tecnológicos como meios, tendo em vista os fins e os valores que devem orientar a prática educativa.
Previsão de todas as atividades que o docente realiza para atingir os fins da educação.
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