Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a interdisciplinariedade como forma de organizar os conteúdos, Piaget destaca a importância da pesquisa interdisciplinar, que tem por finalidade:
tentar uma reorganização dos âmbitos do saber, através de intercâmbios, recombinações construtivas que conduzam ao avanço científico.
encaminhar uma justaposição de conteúdos construtivistas, através de disciplinas que se interpõem ao programa.
elaborar interfaces dos conteúdos programáticos, conduzindo a um conhecimento único e atemporal.
solucionar os problemas dos programas das disciplinas de ensino fundamental e ensino médio.
mesclar conteúdos de matemática, português, entre outros estabelecendo várias unidades de programáticas de conhecimento educacional e transversais.
No que se refere à concepção integrada de currículo, é correto afirmar que é um elemento:
inocente e neutro de transmissão desinteressada do conhecimento social.
transcendente e atemporal, que tem vínculo com a sociedade.
transmissor de visões sociais particulares e interessadas. Produz identidades individuais e sociais particulares.
desvinculado das formas específicas e contingentes de organização da sociedade.
desconectado com as relações de poder e pautado no projeto político-social.
Na perspectiva de planejamento educacional nos paradigmas atuais, podemos afirmar que o projeto pedagógico da escola não é:
uma filosofia de educação que se discute e se vive na escola.
um plano de ação, com calendários e cronograma de atividades, dentro dos moldes das exigências técnico-administrativas.
a aproximação entre o que se pensa sobre a educação, o ensino, os conteúdos de ensino e o aluno com a prática pedagógica que se realiza nas escolas.
a aproximação, cada vez maior, entre o que se pensa ser a tarefa da instituição/escola e o trabalho que se desenvolve na escola.
o confronto entre as intenções e os resultados escolares.
Planejamento educacional comprometido com a democratização das relações sociais na sociedade brasileira impõe a necessidade de definição de alguns pressupostos. Assinale a alternativa incompatível com essa dimensão:
o planejamento deve estabelecer um novo estilo de diagnóstico com novas formas de leitura e de articulação com a realidade, que possibilite a tomada de decisões políticas educacionais.
o planejamento deve ultrapassar o caráter autoritário, centralizador e tecnocrático, através de um processo com a participação dos diversos sistemas de ensino e a sociedade civil organizada.
o planejamento deve visar à transformação e deve se caracterizar pela integração, articulação e continuidade.
o planejamento deve considerar como características a competência, a racionalidade e a eficiência.
o planejamento, numa sociedade democrática, impõe a necessidade da participação dos diversos setores organizados da sociedade civil e exige uma nova racionalidade.
Não faz(em) parte dos mecanismos desenvolvidos para concretizar as políticas educacionais:
a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nº 9.394/1996, a Emenda Constitucional nº 14 e a Reforma do Ensino Médio e Profissional.
o repasse de recursos para manutenção da escola - PMDE e a descentralização e extensão da merenda escolar.
o Plano Decenal de Educação para Todos e o Plano Nacional de Educação.
os Parâmetros Curriculares Nacionais, o Programa de Avaliação, o Programa de Informática Educativa e o Programa Nacional do Livro Didático.
o Programa de concurso, contratação e equiparação salarial para a categoria profissional.
As atuais políticas públicas de educação têm como eixo norteador a qualidade do ensino. Das alternativas abaixo relacionadas, assinale a que é incompatível com esse enunciado.
Valorização do educador e da escola pública.
Descentralização, flexibilização e autonomia.
Priorização da educação básica.
Organização de um sistema de avaliação.
Priorização do ensino fundamental.
O planejamento é um ato filosófico, político-social, científico e técnico, que estabelece os fins de uma determinada ação. Esses podem ocupar um lugar tanto no nível macro como no nível micro da sociedade. Situando o planejamento da educação nesse contexto, pode-se afirmar que o ato de planejar:
caracteriza-se por definir a aplicação de técnicas efetivas para obtenção de resultados.
como todos os outros atos humanos, implica escolha e, por isso, está assentado numa ação axiológica.
caracteriza-se pela elaboração de tópicos, divisões, delimitação de recursos, fluxos e cronogramas.
caracteriza-se pela definições de meios eficientes para se obter resultados, como uma atividade neutra.
caracteriza-se por ser um ato simplesmente técnico.
Diante do quadro contextual de reestruturação produtiva, o pedagogo deve atuar observando o pressuposto que permite perceber que o avanço na democratização real da escola e da educação, principalmente quanto à profissionalização do cidadão, só é possível mediante o avanço inicial na democratização no plano das:
relações sociais de produção, relações políticas e relações culturais no seu conjunto.
relações econômicas, relações conjunturais e relações interpessoais.
relações produtivas, relações de poder e relações emocionais.
relações educativas, relações cognitivas e relações democráticas.
relações de políticas públicas, relações educacionais e relações multidiferenciais.
Com a reestruturação produtiva do setor secundário e terciário, a Secretaria de Formação e Desenvolvimento Profissional – SEFOR/ MTB – redefine o conceito de trabalho e qualificação, para os desempregados e excluídos, propondo linhas de cursos profissionalizantes que possam desenvolver as seguintes habilidades:
habilidades gerais – conhecimentos das generalidades; habilidades dimensionais – quanto à dimensão social; habilidades gerenciais – gestão pública.
habilidades emocionais – quanto à inteligência emocional; habilidades profissionais – conhecimento das técnicas do trabalho.
habilidades direcionais – conhecimentos sobre a direção profissional; habilidades cognitivas – conhecimentos interiores; habilidades interpessoais – saber lidar com o público.
habilidades associativas – saber trabalhar em sociedade; habilidades profissionais – conhecimentos das técnicas; habilidades interrelacionais – conhecimentos das relações entre as pessoas.
habilidades básicas – leitura, cálculo, raciocínio, abstração; habilidades específicas – conhecimentos técnicos e competências; habilidades de gestão – autogestão e empreendimento.
A educação profissional no Brasil, na década de 60, foi pensada a partir da diferenciação e do desenvolvimento dos vários ramos profissionais, em decorrência do desenvolvimento crescente dos setores secundário e terciário, que acabaram por viabilizar o reconhecimento da legitimidade de outros saberes. Nesse sentido, a essência do princípio educativo tradicional é a existência de:
dois projetos pedagógicos distintos que atendam às necessidades definidas pela divisão técnica e social do trabalho de formar trabalhadores instrumentais e trabalhadores intelectuais através de sistemas distintos de ensino.
um projeto pedagógico que atenda às necessidades definidas pela divisão técnica e social do trabalho de formar trabalhadores instrumentais e trabalhadores intelectuais através de um sistema de ensino.
vários projetos pedagógicos distintos que atendam às necessidades definidas pela divisão técnica e social do trabalho de formar trabalhadores analfabetos, semi-analfabetos, instrumentais e trabalhadores intelectuais através de sistemas distintos.
muitos projetos pedagógicos que atendam às necessidades definidas pela divisão técnica e social do trabalho de formar trabalhadores desqualificados, instrumentais, multiqualificados e trabalhadores intelectuais através de um sistema de ensino.
três projetos pedagógicos distintos que atendam às necessidades definidas pela divisão técnica e social do trabalho de formar trabalhadores da classe baixa, média e alta através de três sistemas distintos de ensino.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...