Questões de Pedagogia do ano 2004

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Sobre a interdisciplinariedade como forma de organizar os conteúdos, Piaget destaca a importância da pesquisa interdisciplinar, que tem por finalidade:

  • A.

    tentar uma reorganização dos âmbitos do saber, através de intercâmbios, recombinações construtivas que conduzam ao avanço científico.

  • B.

    encaminhar uma justaposição de conteúdos construtivistas, através de disciplinas que se interpõem ao programa.

  • C.

    elaborar interfaces dos conteúdos programáticos, conduzindo a um conhecimento único e atemporal.

  • D.

    solucionar os problemas dos programas das disciplinas de ensino fundamental e ensino médio.

  • E.

    mesclar conteúdos de matemática, português, entre outros estabelecendo várias unidades de programáticas de conhecimento educacional e transversais.

No que se refere à concepção integrada de currículo, é correto afirmar que é um elemento:

  • A.

    inocente e neutro de transmissão desinteressada do conhecimento social.

  • B.

    transcendente e atemporal, que tem vínculo com a sociedade.

  • C.

    transmissor de visões sociais particulares e interessadas. Produz identidades individuais e sociais particulares.

  • D.

    desvinculado das formas específicas e contingentes de organização da sociedade.

  • E.

    desconectado com as relações de poder e pautado no projeto político-social.

Na perspectiva de planejamento educacional nos paradigmas atuais, podemos afirmar que o projeto pedagógico da escola não é:

  • A.

    uma filosofia de educação que se discute e se vive na escola.

  • B.

    um plano de ação, com calendários e cronograma de atividades, dentro dos moldes das exigências técnico-administrativas.

  • C.

    a aproximação entre o que se pensa sobre a educação, o ensino, os conteúdos de ensino e o aluno com a prática pedagógica que se realiza nas escolas.

  • D.

    a aproximação, cada vez maior, entre o que se pensa ser a tarefa da instituição/escola e o trabalho que se desenvolve na escola.

  • E.

    o confronto entre as intenções e os resultados escolares.

Planejamento educacional comprometido com a democratização das relações sociais na sociedade brasileira impõe a necessidade de definição de alguns pressupostos. Assinale a alternativa incompatível com essa dimensão:

  • A.

    o planejamento deve estabelecer um novo estilo de diagnóstico com novas formas de leitura e de articulação com a realidade, que possibilite a tomada de decisões políticas educacionais.

  • B.

    o planejamento deve ultrapassar o caráter autoritário, centralizador e tecnocrático, através de um processo com a participação dos diversos sistemas de ensino e a sociedade civil organizada.

  • C.

    o planejamento deve visar à transformação e deve se caracterizar pela integração, articulação e continuidade.

  • D.

    o planejamento deve considerar como características a competência, a racionalidade e a eficiência.

  • E.

    o planejamento, numa sociedade democrática, impõe a necessidade da participação dos diversos setores organizados da sociedade civil e exige uma nova racionalidade.

Não faz(em) parte dos mecanismos desenvolvidos para concretizar as políticas educacionais:

  • A.

    a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nº 9.394/1996, a Emenda Constitucional nº 14 e a Reforma do Ensino Médio e Profissional.

  • B.

    o repasse de recursos para manutenção da escola - PMDE e a descentralização e extensão da merenda escolar.

  • C.

    o Plano Decenal de Educação para Todos e o Plano Nacional de Educação.

  • D.

    os Parâmetros Curriculares Nacionais, o Programa de Avaliação, o Programa de Informática Educativa e o Programa Nacional do Livro Didático.

  • E.

    o Programa de concurso, contratação e equiparação salarial para a categoria profissional.

As atuais políticas públicas de educação têm como eixo norteador a qualidade do ensino. Das alternativas abaixo relacionadas, assinale a que é incompatível com esse enunciado.

  • A.

    Valorização do educador e da escola pública.

  • B.

    Descentralização, flexibilização e autonomia.

  • C.

    Priorização da educação básica.

  • D.

    Organização de um sistema de avaliação.

  • E.

    Priorização do ensino fundamental.

O planejamento é um ato filosófico, político-social, científico e técnico, que estabelece os fins de uma determinada ação. Esses podem ocupar um lugar tanto no nível macro como no nível micro da sociedade. Situando o planejamento da educação nesse contexto, pode-se afirmar que o ato de planejar:

  • A.

    caracteriza-se por definir a aplicação de técnicas efetivas para obtenção de resultados.

  • B.

    como todos os outros atos humanos, implica escolha e, por isso, está assentado numa ação axiológica.

  • C.

    caracteriza-se pela elaboração de tópicos, divisões, delimitação de recursos, fluxos e cronogramas.

  • D.

    caracteriza-se pela definições de meios eficientes para se obter resultados, como uma atividade neutra.

  • E.

    caracteriza-se por ser um ato simplesmente técnico.

Diante do quadro contextual de reestruturação produtiva, o pedagogo deve atuar observando o pressuposto que permite perceber que o avanço na democratização real da escola e da educação, principalmente quanto à profissionalização do cidadão, só é possível mediante o avanço inicial na democratização no plano das:

  • A.

    relações sociais de produção, relações políticas e relações culturais no seu conjunto.

  • B.

    relações econômicas, relações conjunturais e relações interpessoais.

  • C.

    relações produtivas, relações de poder e relações emocionais.

  • D.

    relações educativas, relações cognitivas e relações democráticas.

  • E.

    relações de políticas públicas, relações educacionais e relações multidiferenciais.

Com a reestruturação produtiva do setor secundário e terciário, a Secretaria de Formação e Desenvolvimento Profissional – SEFOR/ MTB – redefine o conceito de trabalho e qualificação, para os desempregados e excluídos, propondo linhas de cursos profissionalizantes que possam desenvolver as seguintes habilidades:

  • A.

    habilidades gerais – conhecimentos das generalidades; habilidades dimensionais – quanto à dimensão social; habilidades gerenciais – gestão pública.

  • B.

    habilidades emocionais – quanto à inteligência emocional; habilidades profissionais – conhecimento das técnicas do trabalho.

  • C.

    habilidades direcionais – conhecimentos sobre a direção profissional; habilidades cognitivas – conhecimentos interiores; habilidades interpessoais – saber lidar com o público.

  • D.

    habilidades associativas – saber trabalhar em sociedade; habilidades profissionais – conhecimentos das técnicas; habilidades interrelacionais – conhecimentos das relações entre as pessoas.

  • E.

    habilidades básicas – leitura, cálculo, raciocínio, abstração; habilidades específicas – conhecimentos técnicos e competências; habilidades de gestão – autogestão e empreendimento.

A educação profissional no Brasil, na década de 60, foi pensada a partir da diferenciação e do desenvolvimento dos vários ramos profissionais, em decorrência do desenvolvimento crescente dos setores secundário e terciário, que acabaram por viabilizar o reconhecimento da legitimidade de outros saberes. Nesse sentido, a essência do princípio educativo tradicional é a existência de:

  • A.

    dois projetos pedagógicos distintos que atendam às necessidades definidas pela divisão técnica e social do trabalho de formar trabalhadores instrumentais e trabalhadores intelectuais através de sistemas distintos de ensino.

  • B.

    um projeto pedagógico que atenda às necessidades definidas pela divisão técnica e social do trabalho de formar trabalhadores instrumentais e trabalhadores intelectuais através de um sistema de ensino.

  • C.

    vários projetos pedagógicos distintos que atendam às necessidades definidas pela divisão técnica e social do trabalho de formar trabalhadores analfabetos, semi-analfabetos, instrumentais e trabalhadores intelectuais através de sistemas distintos.

  • D.

    muitos projetos pedagógicos que atendam às necessidades definidas pela divisão técnica e social do trabalho de formar trabalhadores desqualificados, instrumentais, multiqualificados e trabalhadores intelectuais através de um sistema de ensino.

  • E.

    três projetos pedagógicos distintos que atendam às necessidades definidas pela divisão técnica e social do trabalho de formar trabalhadores da classe baixa, média e alta através de três sistemas distintos de ensino.

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