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Em 1971, com a Lei de Diretrizes e Bases do governo militar, a equivalência entre os ramos secundário e propedêutico foi substituída pela obrigatoriedade da habilitação profissional para todos os que cursassem o que passou a ser:
ensino médio.
ensino de 2º grau.
curso profissionalizante.
ensino técnico.
habilitação profissionalizante.
A qualidade do ensino, frente aos novos desafios da educação brasileira, está atrelada ao processo econômico que a sociedade vem sofrendo nos últimos anos. Palavras de ordem, como flexibilidade, autonomia, empreendedorismo, terceirização e qualidade total estão sendo inseridas nas discussões educacionais, e fazem parte de qual processo econômico?
Reestruturação produtiva.
Reformulação curricular.
Reordenação globalizante.
Segunda revolução industrial.
Movimento gestacional.
As teorias sobre o fracasso escolar na Escola Pública discutem a ideologia da Meritocracia, que tem a seguinte definição:
é um sistema pelo qual os lugares sociais seriam ocupados com base no mérito pessoal.
é um sistema público educacional elaborado a partir do mérito do aluno.
é um sistema de educação profissional pautado nas técnicas de mérito educacional.
é um sistema político-educacional que eleva os indivíduos com base nas técnicas de mérito transversais.
é um sistema político-pedagógico de educação que auxilia os alunos no campo do mérito interpessoal.
No que se refere à educação profissional, é correto afirmar que:
será desenvolvida desarticulada do ensino regular, em instituições especializadas ou no ambiente de trabalho.
os conhecimentos adquiridos nessa educação não poderão ser objeto de avaliação e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.
integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia, essa educação conduz ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva.
o acesso à educação profissional é restrito a aluno ou egresso do ensino fundamental, médio ou superior.
Das alternativas abaixo relacionadas, qual é a que se caracteriza como regra comum na organização da educação básica nos níveis fundamental e médio?
O controle da freqüência fica a cargo do sistema de ensino, conforme disposto no plano de educação, exigida a freqüência de 75% do total de horas letivas.
A carga horária anual será de 700 horas, distribuídas por duzentos dias de trabalho escolar, incluindo o tempo reservado aos exames finais.
A escola não poderá organizar classes, ou turmas, com alunos de séries distintas, com níveis equivalentes de adiantamento na matéria, para o ensino de línguas estrangeiras, artes, ou outros componentes curriculares.
Compete ao sistema de ensino expedir históricos escolares, declarações de conclusão de série e diplomas ou certificados de conclusão de cursos, com as especificações cabíveis.
Nos estabelecimentos que adotam progressão regular por série, o regimento escolar pode admitir formas de progressão parcial, desde que preservada a seqüência do currículo, observadas as normas do respectivo sistema de ensino.
O ensino fundamental tem por objetivo a formação básica do cidadão, que significa:
a compreensão dos fundamentos científicotecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.
o domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem à produção moderna.
o domínio dos conhecimentos de filosofia e de sociologia necessários ao exercício da cidadania.
o conhecimento das formas contemporâneas de linguagens.
a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
No que se refere à abordagem sócio-cultural, é incorreto afirmar que:
a ausência de uma reflexão sobre o homem implica a adoção de métodos educativos e diretrizes de trabalho que o conduzem à condição de objeto.
a educação problematizadora objetiva o desenvolvimento da consciência crítica e a liberdade como meios de superar as contradições da educação bancária.
a essência dessa abordagem é o diálogo, que é desenvolvido ao mesmo tempo em que são oportunizadas a cooperação, a união, a organização e solução em comum dos problemas.
a base da ação planificada do ser humano – inter-relação entre a consciência do objeto e o projeto empreendido para alcançá-lo, implica opções de valor, métodos e objetivos.
o ensino, nessa abordagem, deve levar ao desenvolvimento de operações, evitando a formação de hábitos, que constituem a fixação de uma forma de ação.
Assinale a alternativa que não é compatível com os elementos característicos da teoria humanística.
O objetivo da educação é uma aprendizagem que abrange conceitos e experiências, tendo como pressuposto um processo de aprendizagem pessoal.
Os conteúdos vindos de fora têm importância secundária, privilegiando-se a interação entre as pessoas envolvidas.
O aluno deve ser compreendido como um ser que se auto desenvolve e cujo processo de aprendizagem deve-se facilitar.
A ênfase atribuída a relação pedagógica deve favorecer um clima que possibilite liberdade para aprender.
A escola é considerada e aceita como uma agência educacional que deverá adotar forma de controle, de acordo com os comportamentos que pretendem instalar e manter.
Uma das estratégias da abordagem comportamentalista é o ensino baseado na competência. Dentre as características do ensino abaixo relacionadas, assinale a que é incompatível com esse enunciado.
Conhecimento público dos objetivos, critérios, forma e atividades.
Definição das especificações da avaliação, medida pela quantidade e exatidão dos resultados.
Especificação dos objetivos em termos comportamentais.
Especificação dos meios para se determinar se o desempenho está de acordo com os níveis indicados de critérios.
Fornecimento de uma ou mais formas de ensino pertinentes aos objetivos.
Durkheim (1858 %u2013 1917), um dos principais expoentes do pensamento pedagógico positivista, considerava que:
o homem é o que a educação faz dele através da disciplina, da didática, da formação moral e da cultura.
os sistemas educacionais objetivam mais acomodar a criança aos conhecimentos tradicionais do que formar inteligências inventivas e críticas.
o homem nasce bom e a sociedade o perverte.
o homem nasce egoísta e só a sociedade, através da educação, pode torná-lo solidário.
o homem é capaz de aprender e pode ser educado.
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