Questões de Pedagogia do ano 2004

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Em 1971, com a Lei de Diretrizes e Bases do governo militar, a equivalência entre os ramos secundário e propedêutico foi substituída pela obrigatoriedade da habilitação profissional para todos os que cursassem o que passou a ser:

  • A.

    ensino médio.

  • B.

    ensino de 2º grau.

  • C.

    curso profissionalizante.

  • D.

    ensino técnico.

  • E.

    habilitação profissionalizante.

A qualidade do ensino, frente aos novos desafios da educação brasileira, está atrelada ao processo econômico que a sociedade vem sofrendo nos últimos anos. Palavras de ordem, como flexibilidade, autonomia, empreendedorismo, terceirização e qualidade total estão sendo inseridas nas discussões educacionais, e fazem parte de qual processo econômico?

  • A.

    Reestruturação produtiva.

  • B.

    Reformulação curricular.

  • C.

    Reordenação globalizante.

  • D.

    Segunda revolução industrial.

  • E.

    Movimento gestacional.

As teorias sobre o fracasso escolar na Escola Pública discutem a ideologia da Meritocracia, que tem a seguinte definição:

  • A.

    é um sistema pelo qual os lugares sociais seriam ocupados com base no mérito pessoal.

  • B.

    é um sistema público educacional elaborado a partir do mérito do aluno.

  • C.

    é um sistema de educação profissional pautado nas técnicas de mérito educacional.

  • D.

    é um sistema político-educacional que eleva os indivíduos com base nas técnicas de mérito transversais.

  • E.

    é um sistema político-pedagógico de educação que auxilia os alunos no campo do mérito interpessoal.

No que se refere à educação profissional, é correto afirmar que:

  • A.

    será desenvolvida desarticulada do ensino regular, em instituições especializadas ou no ambiente de trabalho.

  • B.

    os conhecimentos adquiridos nessa educação não poderão ser objeto de avaliação e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.

  • C.

    integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia, essa educação conduz ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva.

  • D. os diplomas de cursos de educação profissional de nível médio, quando registrados, não terão validade nacional.
  • E.

    o acesso à educação profissional é restrito a aluno ou egresso do ensino fundamental, médio ou superior.

Das alternativas abaixo relacionadas, qual é a que se caracteriza como regra comum na organização da educação básica nos níveis fundamental e médio?

  • A.

    O controle da freqüência fica a cargo do sistema de ensino, conforme disposto no plano de educação, exigida a freqüência de 75% do total de horas letivas.

  • B.

    A carga horária anual será de 700 horas, distribuídas por duzentos dias de trabalho escolar, incluindo o tempo reservado aos exames finais.

  • C.

    A escola não poderá organizar classes, ou turmas, com alunos de séries distintas, com níveis equivalentes de adiantamento na matéria, para o ensino de línguas estrangeiras, artes, ou outros componentes curriculares.

  • D.

    Compete ao sistema de ensino expedir históricos escolares, declarações de conclusão de série e diplomas ou certificados de conclusão de cursos, com as especificações cabíveis.

  • E.

    Nos estabelecimentos que adotam progressão regular por série, o regimento escolar pode admitir formas de progressão parcial, desde que preservada a seqüência do currículo, observadas as normas do respectivo sistema de ensino.

O ensino fundamental tem por objetivo a formação básica do cidadão, que significa:

  • A.

    a compreensão dos fundamentos científicotecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

  • B.

    o domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem à produção moderna.

  • C.

    o domínio dos conhecimentos de filosofia e de sociologia necessários ao exercício da cidadania.

  • D.

    o conhecimento das formas contemporâneas de linguagens.

  • E.

    a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.

No que se refere à abordagem sócio-cultural, é incorreto afirmar que:

  • A.

    a ausência de uma reflexão sobre o homem implica a adoção de métodos educativos e diretrizes de trabalho que o conduzem à condição de objeto.

  • B.

    a educação problematizadora objetiva o desenvolvimento da consciência crítica e a liberdade como meios de superar as contradições da educação bancária.

  • C.

    a essência dessa abordagem é o diálogo, que é desenvolvido ao mesmo tempo em que são oportunizadas a cooperação, a união, a organização e solução em comum dos problemas.

  • D.

    a base da ação planificada do ser humano – inter-relação entre a consciência do objeto e o projeto empreendido para alcançá-lo, implica opções de valor, métodos e objetivos.

  • E.

    o ensino, nessa abordagem, deve levar ao desenvolvimento de operações, evitando a formação de hábitos, que constituem a fixação de uma forma de ação.

Assinale a alternativa que não é compatível com os elementos característicos da teoria humanística.

  • A.

    O objetivo da educação é uma aprendizagem que abrange conceitos e experiências, tendo como pressuposto um processo de aprendizagem pessoal.

  • B.

    Os conteúdos vindos de fora têm importância secundária, privilegiando-se a interação entre as pessoas envolvidas.

  • C.

    O aluno deve ser compreendido como um ser que se auto desenvolve e cujo processo de aprendizagem deve-se facilitar.

  • D.

    A ênfase atribuída a relação pedagógica deve favorecer um clima que possibilite liberdade para aprender.

  • E.

    A escola é considerada e aceita como uma agência educacional que deverá adotar forma de controle, de acordo com os comportamentos que pretendem instalar e manter.

Uma das estratégias da abordagem comportamentalista é o ensino baseado na competência. Dentre as características do ensino abaixo relacionadas, assinale a que é incompatível com esse enunciado.

  • A.

    Conhecimento público dos objetivos, critérios, forma e atividades.

  • B.

    Definição das especificações da avaliação, medida pela quantidade e exatidão dos resultados.

  • C.

    Especificação dos objetivos em termos comportamentais.

  • D.

    Especificação dos meios para se determinar se o desempenho está de acordo com os níveis indicados de critérios.

  • E.

    Fornecimento de uma ou mais formas de ensino pertinentes aos objetivos.

Durkheim (1858 %u2013 1917), um dos principais expoentes do pensamento pedagógico positivista, considerava que:

  • A.

    o homem é o que a educação faz dele através da disciplina, da didática, da formação moral e da cultura.

  • B.

    os sistemas educacionais objetivam mais acomodar a criança aos conhecimentos tradicionais do que formar inteligências inventivas e críticas.

  • C.

    o homem nasce bom e a sociedade o perverte.

  • D.

    o homem nasce egoísta e só a sociedade, através da educação, pode torná-lo solidário.

  • E.

    o homem é capaz de aprender e pode ser educado.

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