Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Alguns teóricos do pensamento pedagógico socialista são.
Gramisc, Freinet, Dewey e Lênin.
Montessori, Giroux, Marx e Rousseau
Makarenko, Marx, Gramisc e Lênin.
Makarenko, Lênin, Piaget e Marx.
Spencer, Claparede, Marx e Montessori.
Assinale a alternativa que caracteriza a abordagem tradicional do processo ensino-aprendizagem.
Concebe o processo como essencialmente reprodutor, e pressupõe a reelaboração crítica dos conhecimentos, pelo professor e pelo aluno.
A avaliação é realizada predominantemente numa dimensão diagnóstica.
O ensino se preocupa mais com a variedade e quantidade de noções/conceitos/informações do que com a formação do pensamento reflexivo.
A relação professor-aluno é horizontal. O papel do professor está ligado à transmissão do conteúdo predefinido e se constitui o fim da existência escolar.
O ponto fundamental dessa abordagem é a ênfase no processo. Trata-se, pois, da transmissão de idéias selecionadas e organizadas logicamente.
Escolha a alternativa correta. Para consolidar uma Pedagogia da Educação Infantil uma série de orientações teórico-práticas em instituições educativas para as crianças de zero a seis anos deve-se:
considerar práticas pedagógicas pautadas por uma perspectiva da criança como um vir a ser, universal, de tempo cronológico linear e homogêneo.
considerar práticas pedagógicas pautadas na estimulação precoce que visa atingir determinados comportamentos sociais e padrões cognitivos.
considerar e valorizar práticas pedagógicas pautadas por um modelo de criança padrão centrado na estimulação ou no desenvolvimento de habilidades.
considerar práticas que enfatizam as crianças como sujeitos da sua ação na relação pedagógica, entendendo-os como múltiplos sujeitos múltiplos no âmbito das determinações sócio-culturais.
Sobre a relação creche e as famílias escolha a alternativa INCORRETA
A qualidade da relação creche e família não interfere no bem estar da criança na instituição, pois a família é responsável pela socialização da criança.
Quebrar o "muro de isolamento" entre creche e as famílias significa iniciar um dialógo, de modo que a presença e a participação das famílias no contexto da instituição possa se concretizar.
Quanto mais se conhecer a família e o contexto de vida da criança, melhor será a relação do professor com ela.
A comunicação efetiva entre creche e as famílias é um princípio que rege a relação entre elas e o que assegura às crianças a continuidade e o enriquecimento de suas experiências sociais.
Considerando o enunciado, escolha a alternativa correta. Para que a prática pedagógica não se cristalize, é preciso repensar a forma de trabalho e a organização temporal e espacial para as crianças de 0 a 6 anos em instituições coletivas.
modelo pedagógico preconizado na educação infantil deve se assemelhar ao modelo do ensino fundamental, valorizando a aquisição de conhecimentos.
A organização dos espaços, dos brinquedos e da rotina na creche e pré-escola deve favorecer as ações e interações entre adultos e crianças e entre elas, num ambiente afetivo e acolhedor.
Todas as crianças devem realizar uma única proposta no mesmo tempo e no mesmo lugar.
A rotina rígida da creche valoriza as vivências simultâneas e plurais constitutivas das crianças pequenas.
Quais as finalidades da Documentação Pedagógica nas Instituições de Educação Infantil? Escolha a alternativa correta.
A documentação pedagógica deve ser usada como um instrumento para a criação de uma prática pedagógica reflexiva e democrática.
A documentação pedagógica deve ser um mecanismo de registro de professor, bem como de coleta de dados.
A documentação pedagógica deve ser usada com instrumento de observação da criança para avaliar o desenvolvimento psicológico infantil.
A documentação pedagógica auxilia na classificação e categorização da criança com relação aos níveis e estágios de desenvolvimento.
Escolha a alternativa INCORRETA. As Propostas Pedagógicas das Instituições de Educação Infantil devem respeitar os seguintes fundamentos norteadores:
Princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum.
Princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.
Princípios pedagógicos e curriculares articulados ao ensino e a aprendizagem.
Princípios políticos dos direitos e deveres de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.
Escolha a alternativa INCORRETA. Uma "prática educativa de qualidade" em instituições de educação infantil deve:
Considerar as crianças como seres abstratos, a-históricos e não situados historicamente, para os quais serão desenvolvidas práticas de educação e cuidado.
Considerar as múltiplas linguagens e as diferentes dimensões e competências humanas.
Considerar as crianças como sujeito de direitos, cidadãos em processo de desenvolvimento e alvo preferencial das políticas públicas.
Considerar as crianças como seres íntegros, que aprendem a ser e a conviver consigo próprios, com os demais e com o próprio ambiente de maneira articulada e gradual.
Escolha a alternativa correta. As interações sociais constituem um campo rico de significados para as crianças de 0 a 6 anos, nessa direção as creches e pré-escolas devem ser:
Um espaço onde o desenvolvimento infantil aconteça de forma harmônica e linear.
Um espaço privilegiado de interações não só de adultos e crianças, mas entre as próprias crianças, e das crianças com o mundo físico, social e cultural.
Um espaço que reafirme o modelo escolar de atendimento, enfatizando aspectos do desenvolvimento infantil.
Um espaço seguro e sem conflitos que possibilite o "desabrochar" da infância.
A Educação Infantil deve ser uma ação científica e sistematicamente pensada, elaborada e planejada que objetiva a formação das crianças enquanto ser social. Escolha a alternativa que NÃO é coerente com essa perspectiva de Educação Infantil.
A criança é considerada um ser social, cultural e histórico e, portanto participa ativamente do processo educativo.
As ações e intenções dos professores na educação infantil devem estar voltadas para os interesses e necessidades específicas das crianças pequenas.
A criança é um ser passivo de ações desencadeadas pelos adultos, sob a influência do meio.
A criança é um sujeito ativo que influencia, modifica e constrói o meio.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...