Questões de Pedagogia do ano 2004

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Alguns teóricos do pensamento pedagógico socialista são.

  • A.

    Gramisc, Freinet, Dewey e Lênin.

  • B.

    Montessori, Giroux, Marx e Rousseau

  • C.

    Makarenko, Marx, Gramisc e Lênin.

  • D.

    Makarenko, Lênin, Piaget e Marx.

  • E.

    Spencer, Claparede, Marx e Montessori.

Assinale a alternativa que caracteriza a abordagem tradicional do processo ensino-aprendizagem.

  • A.

    Concebe o processo como essencialmente reprodutor, e pressupõe a reelaboração crítica dos conhecimentos, pelo professor e pelo aluno.

  • B.

    A avaliação é realizada predominantemente numa dimensão diagnóstica.

  • C.

    O ensino se preocupa mais com a variedade e quantidade de noções/conceitos/informações do que com a formação do pensamento reflexivo.

  • D.

    A relação professor-aluno é horizontal. O papel do professor está ligado à transmissão do conteúdo predefinido e se constitui o fim da existência escolar.

  • E.

    O ponto fundamental dessa abordagem é a ênfase no processo. Trata-se, pois, da transmissão de idéias selecionadas e organizadas logicamente.

Escolha a alternativa correta. Para consolidar uma Pedagogia da Educação Infantil uma série de orientações teórico-práticas em instituições educativas para as crianças de zero a seis anos deve-se:

  • A.

    considerar práticas pedagógicas pautadas por uma perspectiva da criança como um vir a ser, universal, de tempo cronológico linear e homogêneo.

  • B.

    considerar práticas pedagógicas pautadas na estimulação precoce que visa atingir determinados comportamentos sociais e padrões cognitivos.

  • C.

    considerar e valorizar práticas pedagógicas pautadas por um modelo de criança padrão centrado na estimulação ou no desenvolvimento de habilidades.

  • D.

    considerar práticas que enfatizam as crianças como sujeitos da sua ação na relação pedagógica, entendendo-os como múltiplos sujeitos múltiplos no âmbito das determinações sócio-culturais.

Sobre a relação creche e as famílias escolha a alternativa INCORRETA

  • A.

    A qualidade da relação creche e família não interfere no bem estar da criança na instituição, pois a família é responsável pela socialização da criança.

  • B.

    Quebrar o "muro de isolamento" entre creche e as famílias significa iniciar um dialógo, de modo que a presença e a participação das famílias no contexto da instituição possa se concretizar.

  • C.

    Quanto mais se conhecer a família e o contexto de vida da criança, melhor será a relação do professor com ela.

  • D.

    A comunicação efetiva entre creche e as famílias é um princípio que rege a relação entre elas e o que assegura às crianças a continuidade e o enriquecimento de suas experiências sociais.

Considerando o enunciado, escolha a alternativa correta. Para que a prática pedagógica não se cristalize, é preciso repensar a forma de trabalho e a organização temporal e espacial para as crianças de 0 a 6 anos em instituições coletivas.

  • A.

    modelo pedagógico preconizado na educação infantil deve se assemelhar ao modelo do ensino fundamental, valorizando a aquisição de conhecimentos.

  • B.

    A organização dos espaços, dos brinquedos e da rotina na creche e pré-escola deve favorecer as ações e interações entre adultos e crianças e entre elas, num ambiente afetivo e acolhedor.

  • C.

    Todas as crianças devem realizar uma única proposta no mesmo tempo e no mesmo lugar.

  • D.

    A rotina rígida da creche valoriza as vivências simultâneas e plurais constitutivas das crianças pequenas.

Quais as finalidades da Documentação Pedagógica nas Instituições de Educação Infantil? Escolha a alternativa correta.

  • A.

    A documentação pedagógica deve ser usada como um instrumento para a criação de uma prática pedagógica reflexiva e democrática.

  • B.

    A documentação pedagógica deve ser um mecanismo de registro de professor, bem como de coleta de dados.

  • C.

    A documentação pedagógica deve ser usada com instrumento de observação da criança para avaliar o desenvolvimento psicológico infantil.

  • D.

    A documentação pedagógica auxilia na classificação e categorização da criança com relação aos níveis e estágios de desenvolvimento.

Escolha a alternativa INCORRETA. As Propostas Pedagógicas das Instituições de Educação Infantil devem respeitar os seguintes fundamentos norteadores:

  • A.

    Princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum.

  • B.

    Princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.

  • C.

    Princípios pedagógicos e curriculares articulados ao ensino e a aprendizagem.

  • D.

    Princípios políticos dos direitos e deveres de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.

Escolha a alternativa INCORRETA. Uma "prática educativa de qualidade" em instituições de educação infantil deve:

  • A.

    Considerar as crianças como seres abstratos, a-históricos e não situados historicamente, para os quais serão desenvolvidas práticas de educação e cuidado.

  • B.

    Considerar as múltiplas linguagens e as diferentes dimensões e competências humanas.

  • C.

    Considerar as crianças como sujeito de direitos, cidadãos em processo de desenvolvimento e alvo preferencial das políticas públicas.

  • D.

    Considerar as crianças como seres íntegros, que aprendem a ser e a conviver consigo próprios, com os demais e com o próprio ambiente de maneira articulada e gradual.

Escolha a alternativa correta. As interações sociais constituem um campo rico de significados para as crianças de 0 a 6 anos, nessa direção as creches e pré-escolas devem ser:

  • A.

    Um espaço onde o desenvolvimento infantil aconteça de forma harmônica e linear.

  • B.

    Um espaço privilegiado de interações não só de adultos e crianças, mas entre as próprias crianças, e das crianças com o mundo físico, social e cultural.

  • C.

    Um espaço que reafirme o modelo escolar de atendimento, enfatizando aspectos do desenvolvimento infantil.

  • D.

    Um espaço seguro e sem conflitos que possibilite o "desabrochar" da infância.

A Educação Infantil deve ser uma ação científica e sistematicamente pensada, elaborada e planejada que objetiva a formação das crianças enquanto ser social. Escolha a alternativa que NÃO é coerente com essa perspectiva de Educação Infantil.

  • A.

    A criança é considerada um ser social, cultural e histórico e, portanto participa ativamente do processo educativo.

  • B.

    As ações e intenções dos professores na educação infantil devem estar voltadas para os interesses e necessidades específicas das crianças pequenas.

  • C.

    A criança é um ser passivo de ações desencadeadas pelos adultos, sob a influência do meio.

  • D.

    A criança é um sujeito ativo que influencia, modifica e constrói o meio.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...