Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando o enunciado, escolha a alternativa certa. A escola pública, é um espaço/tempo de aprendizagem e de luta no campo do direito e da igualdade social. A perspectiva de construir, na escola, um projeto educativo voltado para esses interesses coletivos, está:
na dependência exclusiva da vontade política dos seus profissionais e do governo.
no interesse, na habilidade e nas condições sócio-econômicas do(a) aluno(a).
na sua função de produzir/socializar o conhecimento científico e no fato de ser pública.
Coloque (F) para Falso e (V) para Verdadeiro e assinale alternativa correta:
A seqüência correta é:
A mídia vem desafiando a escola a rever sua prática, especialmente no uso da linguagem, pois:
Exige que as salas de aula estejam equipadas com computador, TV, DVD e som, para veicular uma contra ideologia.
Indica que a escola tem que incorporar esta ideologia dos meios de comunicação para ficar atual.
Muda a função social da escola, já que com os recursos tecnológicos se pode dispensar os professores.
Utiliza recursos de som, imagens e hipertextos, produzindo uma nova forma de apropriação da realidade além da incorporação de conteúdos ideológicos.
O que faz uma palavra ou um conjunto delas se constituir num texto é:
Um contexto de escrita da língua em seu padrão culto, não admitindo variação lingüística.
Um contexto de escrita da língua em seu padrão culto, não admitindo variação lingüística.
Um contexto, onde se possa dizer o que se pensa de forma aleatória, sem interlocutor.
Um contexto de escrita com correção ortográfica, sem necessariamente a presença de um interlocutor.
A formação de leitores nas séries iniciais exige:
Que as crianças tenham muitos livros.
Que a professora seja leitora.
Que as famílias sejam alfabetizadas.
Que as crianças tenham freqüentado a pré-escola.
Ao avaliar a textualidade, são fatores preponderantes:
Coerência, estilo, paragrafação, informatividade, intertextualidade, ortografia.
Coerência, aceitabilidade e situacionalidade, informatividade, paragrafação.
Coerência, situacionalidade e aceitabilidade, coesão, informatividade, intertextualidade.
Coesão, situacionalidade, informatividade, estilo, intertextualidade, ortografia.
A alfabetização matemática deve permitir:
Ao aluno a apropriação dos conhecimentos matemáticos, para saber contar até 100, somar e diminuir.
Ao aluno a apropriação dos conhecimentos matemáticos, para saber resolver problemas com números.
Ao aluno a apropriação dos conhecimentos matemáticos, para saber calcular.
Ao aluno a apropriação dos conhecimentos matemáticos, para interpretar e transformar o mundo físico e social.
Quais são as três práticas que permitem uma alfabetização significativa?
Leitura, paragrafação, análise lingüística.
Leitura, ortografia, escrita.
Leitura, produção de textos, literatura.
Leitura, produção de textos e análise lingüística.
Quando o aluno escreve a mesma palavra com letras diferentes, como em casa / caza / kasa / kaza, significa que:
Está utilizando hipóteses, processo próprio de quem não está se alfabetizando.
Não está maduro, por isso basta oferecer contato com as palavras que ele construirá seu conhecimento.
Está utilizando hipóteses, processo próprio de quem está se alfabetizando.
Não aprendeu corretamente, por isso um bom exercício é reescrever a palavra corrigida várias vezes.
Trabalhar na Zona de Desenvolvimento Proximal pressupõe:
Identificar o que o aluno ainda não faz sozinho e registrar na ficha de avaliação.
Identificar o que o aluno ainda não faz só e mediar para que a resolução se efetive.
Identificar o que o aluno já sabe e propor conhecimentos mais complexos.
Identificar o que o aluno já sabe e propor vários exercícios de fixação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...