Questões de Pedagogia do ano 2004

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando o enunciado, escolha a alternativa certa. A escola pública, é um espaço/tempo de aprendizagem e de luta no campo do direito e da igualdade social. A perspectiva de construir, na escola, um projeto educativo voltado para esses interesses coletivos, está:

  • A.

    na dependência exclusiva da vontade política dos seus profissionais e do governo.

  • B.

    no interesse, na habilidade e nas condições sócio-econômicas do(a) aluno(a).

  • C.

    na sua função de produzir/socializar o conhecimento científico e no fato de ser pública.

  • D. na sua função de agência formadora de recursos humanos para o mercado de trabalho.

Coloque (F) para Falso e (V) para Verdadeiro e assinale alternativa correta:

A seqüência correta é:

  • A. F, F, V, V e V.
  • B. F, V, F, V e F.
  • C. V, F, V, V e V.
  • D. V, F, V, F e V.

A mídia vem desafiando a escola a rever sua prática, especialmente no uso da linguagem, pois:

  • A.

    Exige que as salas de aula estejam equipadas com computador, TV, DVD e som, para veicular uma contra ideologia.

  • B.

    Indica que a escola tem que incorporar esta ideologia dos meios de comunicação para ficar atual.

  • C.

    Muda a função social da escola, já que com os recursos tecnológicos se pode dispensar os professores.

  • D.

    Utiliza recursos de som, imagens e hipertextos, produzindo uma nova forma de apropriação da realidade além da incorporação de conteúdos ideológicos.

O que faz uma palavra ou um conjunto delas se constituir num texto é:

  • A.

    Um contexto de escrita da língua em seu padrão culto, não admitindo variação lingüística.

  • B.

    Um contexto de escrita da língua em seu padrão culto, não admitindo variação lingüística.

  • C.

    Um contexto, onde se possa dizer o que se pensa de forma aleatória, sem interlocutor.

  • D.

    Um contexto de escrita com correção ortográfica, sem necessariamente a presença de um interlocutor.

A formação de leitores nas séries iniciais exige:

  • A.

    Que as crianças tenham muitos livros.

  • B.

    Que a professora seja leitora.

  • C.

    Que as famílias sejam alfabetizadas.

  • D.

    Que as crianças tenham freqüentado a pré-escola.

Ao avaliar a textualidade, são fatores preponderantes:

  • A.

    Coerência, estilo, paragrafação, informatividade, intertextualidade, ortografia.

  • B.

    Coerência, aceitabilidade e situacionalidade, informatividade, paragrafação.

  • C.

    Coerência, situacionalidade e aceitabilidade, coesão, informatividade, intertextualidade.

  • D.

    Coesão, situacionalidade, informatividade, estilo, intertextualidade, ortografia.

A alfabetização matemática deve permitir:

  • A.

    Ao aluno a apropriação dos conhecimentos matemáticos, para saber contar até 100, somar e diminuir.

  • B.

    Ao aluno a apropriação dos conhecimentos matemáticos, para saber resolver problemas com números.

  • C.

    Ao aluno a apropriação dos conhecimentos matemáticos, para saber calcular.

  • D.

    Ao aluno a apropriação dos conhecimentos matemáticos, para interpretar e transformar o mundo físico e social.

Quais são as três práticas que permitem uma alfabetização significativa?

  • A.

    Leitura, paragrafação, análise lingüística.

  • B.

    Leitura, ortografia, escrita.

  • C.

    Leitura, produção de textos, literatura.

  • D.

    Leitura, produção de textos e análise lingüística.

Quando o aluno escreve a mesma palavra com letras diferentes, como em casa / caza / kasa / kaza, significa que:

  • A.

    Está utilizando hipóteses, processo próprio de quem não está se alfabetizando.

  • B.

    Não está maduro, por isso basta oferecer contato com as palavras que ele construirá seu conhecimento.

  • C.

    Está utilizando hipóteses, processo próprio de quem está se alfabetizando.

  • D.

    Não aprendeu corretamente, por isso um bom exercício é reescrever a palavra corrigida várias vezes.

Trabalhar na Zona de Desenvolvimento Proximal pressupõe:

  • A.

    Identificar o que o aluno ainda não faz sozinho e registrar na ficha de avaliação.

  • B.

    Identificar o que o aluno ainda não faz só e mediar para que a resolução se efetive.

  • C.

    Identificar o que o aluno já sabe e propor conhecimentos mais complexos.

  • D.

    Identificar o que o aluno já sabe e propor vários exercícios de fixação.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...