Questões de Pedagogia do ano 2004

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O ensino da escrita deve ser organizado para que se torne necessário às crianças; assim:

  • A.

    Deve ser sempre permeado por um sentido, um desejo, pressupondo um interlocutor.

  • B.

    Deve sempre utilizar brinquedos para ser entendido.

  • C.

    Constitui-se num objeto de conhecimento com fim em si mesmo.

  • D.

    Fazer cópias de texto dá sentido à aprendizagem.

A escrita é um simbolismo de segunda ordem, pois:

  • A.

    Inviabiliza a ampliação do desenvolvimento mental.

  • B.

    Está no Nível de Desenvolvimento Potencial.

  • C.

    Não representa diretamente o objeto a que se refere.

  • D.

    Está relacionada diretamente à fala.

Entende-se por letramento:

  • A.

    O uso da escrita e da leitura com função social.

  • B.

    A apropriação dos códigos.

  • C.

    Alfabetização de adultos.

  • D.

    Um método de alfabetização.

Considera-se adequado para o trabalho nas séries iniciais:

  • A.

    Fragmentos de textos científicos.

  • B.

    A maior diversidade textual possível.

  • C.

    Tão somente textos literários.

  • D.

    Poesias e músicas, apenas

A atual compreensão da alfabetização não utiliza a palavra e as silabas isoladamente, porque:

  • A.

    Os elementos isolados descaracterizam a língua e dificultam a significação do real.

  • B.

    As crianças aprendem mais rápido com o texto.

  • C.

    Os elementos isolados descaracterizam a língua, embora signifiquem melhor a realidade.

  • D.

    As crianças têm dificuldades matemáticas para juntar as partes.

Constitui em aspecto essencial para quem está sendo alfabetizado:

  • A.

    Ter passado por treinamento psicomotor

  • B.

    Ter, obrigatoriamente, freqüentado a pré-escola.

  • C.

    Saber somar para juntar as famílias silábicas.

  • D.

    A idéia de representação e a função dos símbolos.

São considerados aspectos importantes na análise lingüística:

  • A.

    Unidade temática, seqüência lógica, paragrafação, elementos coesivos, aspectos formais, outros códigos, análise no interior da palavra.

  • B.

    Unidade temática, seqüência lógica, paragrafação, elementos coesivos, aspectos formais, análise no interior da palavra, número.

  • C.

    Unidade temática, seqüência lógica, paragrafação, elementos coesivos, aspectos formais, outros códigos, rima.

  • D.

    Unidade temática, seqüência lógica, paragrafação, elementos coesivos, aspectos formais, outros códigos, páginas.

Os principais tipos de narrativa de ficção são:

  • A.

    Romance, texto informativo, novela.

  • B.

    Conto, romance e novela.

  • C.

    Novela, crônica, texto informativo.

  • D.

    Conto, texto científico, novela.

No processo de alfabetização, o convívio com a linguagem escrita deve ser real. Isto, metodologicamente, significa:

  • A.

    Só utilizar textos clássicos na sala de aula.

  • B.

    Intensificar, na sala de aula, os símbolos desconectados de sua função social.

  • C.

    Intensificar, na sala de aula, a interação com as produções gráficas utilizadas no meio cultural.

  • D.

    Trabalhar com cartilhas de famílias silábicas.

Atualmente, compreende-se o processo de alfabetização como:

  • A.

    Apropriação de conhecimento do alfabeto.

  • B.

    Apropriação de diferentes linguagens.

  • C.

    Apropriação da leitura.

  • D.

    Apropriação da escrita.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...