Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O ensino da escrita deve ser organizado para que se torne necessário às crianças; assim:
Deve ser sempre permeado por um sentido, um desejo, pressupondo um interlocutor.
Deve sempre utilizar brinquedos para ser entendido.
Constitui-se num objeto de conhecimento com fim em si mesmo.
Fazer cópias de texto dá sentido à aprendizagem.
A escrita é um simbolismo de segunda ordem, pois:
Inviabiliza a ampliação do desenvolvimento mental.
Está no Nível de Desenvolvimento Potencial.
Não representa diretamente o objeto a que se refere.
Está relacionada diretamente à fala.
Entende-se por letramento:
O uso da escrita e da leitura com função social.
A apropriação dos códigos.
Alfabetização de adultos.
Um método de alfabetização.
Considera-se adequado para o trabalho nas séries iniciais:
Fragmentos de textos científicos.
A maior diversidade textual possível.
Tão somente textos literários.
Poesias e músicas, apenas
A atual compreensão da alfabetização não utiliza a palavra e as silabas isoladamente, porque:
Os elementos isolados descaracterizam a língua e dificultam a significação do real.
As crianças aprendem mais rápido com o texto.
Os elementos isolados descaracterizam a língua, embora signifiquem melhor a realidade.
As crianças têm dificuldades matemáticas para juntar as partes.
Constitui em aspecto essencial para quem está sendo alfabetizado:
Ter passado por treinamento psicomotor
Ter, obrigatoriamente, freqüentado a pré-escola.
Saber somar para juntar as famílias silábicas.
A idéia de representação e a função dos símbolos.
São considerados aspectos importantes na análise lingüística:
Unidade temática, seqüência lógica, paragrafação, elementos coesivos, aspectos formais, outros códigos, análise no interior da palavra.
Unidade temática, seqüência lógica, paragrafação, elementos coesivos, aspectos formais, análise no interior da palavra, número.
Unidade temática, seqüência lógica, paragrafação, elementos coesivos, aspectos formais, outros códigos, rima.
Unidade temática, seqüência lógica, paragrafação, elementos coesivos, aspectos formais, outros códigos, páginas.
Os principais tipos de narrativa de ficção são:
Romance, texto informativo, novela.
Conto, romance e novela.
Novela, crônica, texto informativo.
Conto, texto científico, novela.
No processo de alfabetização, o convívio com a linguagem escrita deve ser real. Isto, metodologicamente, significa:
Só utilizar textos clássicos na sala de aula.
Intensificar, na sala de aula, os símbolos desconectados de sua função social.
Intensificar, na sala de aula, a interação com as produções gráficas utilizadas no meio cultural.
Trabalhar com cartilhas de famílias silábicas.
Atualmente, compreende-se o processo de alfabetização como:
Apropriação de conhecimento do alfabeto.
Apropriação de diferentes linguagens.
Apropriação da leitura.
Apropriação da escrita.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...