Questões de Pedagogia do ano 2004

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Como a espontaneidade se liga com o processo de construção de conhecimento em teatro?

  • A.

    Não dá para ensinar espontaneidade, ela depende da pessoa, não contribuindo portanto para o ensino de teatro.

  • B.

    Espontaneidade é simplesmente ação livre, ensinar teatro é deixar os alunos agirem livremente.

  • C.

    Podemos desenvolver a espontaneidade no teatro exercitando-a em situações de jogo.

  • D.

    A espontaneidade precisa ser controlada através do teatro.

Nos jogos teatrais, assim como nos jogos de regras:

  • A.

    o professor deve ensinar a forma de se seguir as regras.

  • B.

    as regras são para ser seguidas, não havendo espaço para combinação e portanto para acordo do grupo.

  • C.

    as regras devem ser sagradas independentemente da reciprocidade dos meios empregados para ganhar.

  • D.

    pode haver um acordo do grupo sobre as regras do jogo, porque as regras inicialmente estabelecem um parâmetro, mas podem perder gradualmente a rigidez.

O foco do jogo "Cabo de Guerra" é dar realidade ao objeto (uma corda imaginária):

  • A.

    Quando a concentração é plena, a dupla faz corretamente a mímica do jogo, mas sai sem estar cansada.

  • B.

    Quando a concentração é plena, a dupla sai do jogo com toda a evidência de ter realmente jogado.

  • C.

    Quando a concentração é plena, a corda parece elástica.

  • D.

    Quando a concentração é plena os jogadores terminam caindo no chão.

Na avaliação segundo o sistema de Viola Spolin:

  • A.

    é essencial que seja feita por todos, alunos e professores, a partir de um padrão de "certo e errado", indicado pelo professor.

  • B.

    é essencial que o professor não assuma sozinho a avaliação, mas que faça perguntas que todos respondam, inclusive ele próprio.

  • C.

    é essencial que o professor assuma que esta tarefa lhe compete. É ele que deve indicar o que está certo e o que está errado.

  • D.

    é essencial que todos digam de quem gostaram mais. Não há necessidade de se dizer de quem eles não gostaram.

Para Boal, ao se trabalhar com situações de opressão do cotidiano dos alunos:

  • A.

    é absolutamente proibido trabalhar fora de uma perspectiva realista.

  • B.

    é absolutamente necessário saber se a situação é verdadeira ou falsa.

  • C.

    é absolutamente necessário começar de um relato individual, que possa ser pluralizado por identificação ou por analogia.

  • D.

    é absolutamente necessário começar de um relato individual, mas não precisa que haja identificação dos outros alunos com o problema.

A exploração do espaço:

  • A.

    é parte do domínio da linguagem teatral e pode ser feita na sala de aula, que se transformada, em função da representação, em espaço estético.

  • B.

    não funciona quando é feita em câmara lenta.

  • C.

    não precisa ocorrer, já que os alunos já conhecem a sala de aula.

  • D.

    não tem sentido, já que o teatro deve ser feito no palco.

A interação com o texto no processo teatral:

  • A.

    deve ser sempre a primeira atividade de teatro a ser feita na sala de aula.

  • B.

    nunca deve ser feita na escola, onde os jogos devem dominar o foco dos trabalhos.

  • C.

    pode ser feita com textos dramáticos e não dramáticos a partir de jogos.

  • D.

    somente interessa quando o texto for criado pelo aluno.

Admite-se que, no processo de domínio da linguagem teatral, a comunicação ficava mais objetiva e o trabalho evoluía quando:

  • A.

    o professor fazia a leitura do que ele havia entendido da cena apresentada.

  • B.

    o foco do jogo era claro para quem atuava e para quem assistia.

  • C.

    o grupo que assistia a cena ria bastante da cena apresentada.

  • D.

    não havia separação entre quem atuava e quem assistia.

No sistema de Viola Spolin, o foco tem a função de:

  • A.

    indicar a forma certa de se fazer teatro.

  • B.

    permitir que o aluno congele a cena no momento correto.

  • C.

    delimitar que conflitos deverão ser representados.

  • D.

    ajudar a isolar segmentos de técnicas teatrais complexas para que sejam completamente exploradas.

Os jogos teatrais, são importantes para as crianças porque:

  • A.

    desenvolvem o pensamento operativo na solução dos problemas propostos.

  • B.

    alguns jogos fazem uso da escrita e favorecem a aprendizagem de ortografia.

  • C.

    permitem que as crianças aprendam a história do teatro.

  • D.

    desenvolvem o pensamento abstrato.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...