Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Muito se fala em formação de sujeito, a escola como meio e processo de contribuição para formação de cidadania, porém vivemos numa sociedade em que muitas pessoas não são capazes de pensar na estruturação e seleção de conteúdos escolares que consigam atingir estes objetivos. Quando planejarmos um projeto curricular, devemos considerar:
Conhecimento inter-relacional de sujeitos, conhecimento erudito folclórico, conhecimento plural e conhecimento médico/psicológico.
Conhecimento popular/vulgar, conhecimento comunitário, conhecimento técnico-científico e conhecimento escolar.
Conhecimento multi-relacional, conhecimento meritocrático, conhecimento biodinâmico e conhecimento acadêmico transformador.
Conhecimento pessoal/cultural, conhecimento popular, conhecimento acadêmico dominante e transformador e conhecimento escolar.
Nas concepções contemporâneas de educação, muito se tem falado em novos comportamentos do professor perante a aprendizagem. Behrens (2000) define essa nova atitude docente como processo de mediação pedagógica, os seja, mediação pedagógica é a atitude do professor que se coloca como facilitador ou motivador da aprendizagem. Segundo este autor, são características da mediação pedagógica:
Somente I, II e V estão corretas.
Somente I, III e IV estão corretas.
Somente a assertiva I está correta.
Somente I, IV e V estão corretas.
Pensar na construção, elaboração de um Projeto Político Pedagógico para uma respectiva unidade escolar, é pensar que o mesmo será constituído através de relações democráticas, respeitando as diversidades de toda a comunidade escolar envolvida. Tendo a proposta educativa características diversas, quanto a concepção de homem, modelo de sociedade, tendência e concepção pedagógica, entre outras, é correto afirmar:
I. O projeto político está em permanente (re)construção.
II. O projeto político pedagógico é o eixo estruturante e integrador de toda a atividade pedagógica escolar.
III. O projeto político pedagógico não precisa ter pertinência histórica, nem contextualização social, pois é uma reivindicação educacional muito recente.
Estão corretas as assertivas:
Somente a assertiva I está correta.
Nenhuma das assertivas está correta.
Somente I e II estão corretas.
Somente I e III estão corretas.
Quando à manutenção e o financiamento da educação podemos afirmar como (F) falso ou (V) verdadeiro:
No momento em que o professor entende que o aprendiz sempre sabe alguma coisa e pode usar esse conhecimento para seguir aprendendo, ele se dá conta de que a pura intuição (do professor) não é mais suficiente para guiar o trabalho.
Segundo Telma Weisz, é preciso
ensinar o professor a preparar suas aulas a partir de uma refência metodológica.
procurar uma metodologia de ensino adequada às características de cada aluno.
planejar um curso a partir das exigências apontadas em cada área do conhecimento.
organizar a prática educativa de modo que o educando possa administrar a sia própria aprendizagem.
considerar o conhecimento prévio do aprendiz e as contradições que ele enfrenta no processo de aprendizagem.
biológicas e de manifestações de afetividade.
genéticas e do desenvolvimento cognitivo.
individuais e das condições de existência.
maturacionais e de fatores emocionais.
intelectuais e manifestações culturais.
I, II, III e IV.
II, III e IV, apenas.
I, II e IV,apenas.
I, II e III, apenas.
I e II, apenas.
III e IV.
II e IV.
II e III.
I e III.
I e II.
Considere as afirmações abaixo.
I e II.
I e III.
II e IV.
I,II e III.
II, III e IV.
libertadora.
tecnicista
progressiva
renovada não-diretiva.
crítico-social dos conteúdos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...