Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No processo de aquisição de sua primeira língua, a criança adquire conhecimento implícito não só sobre o que é gramatical mas também sobre o que é apropriado; ela adquire competência a respeito de quando falar ou quando não, sobre o que falar com quem, quando, onde e que forma lingüística utilizar. Em suma, a criança adquire conhecimento sobre gramática, significado, função social e discurso em sua língua. Essas considerações explicam o conceito, desenvolvido pelo lingüista Dell Hymes, de
desempenho lingüístico.
desempenho social.
competência gramatical.
competência comunicativa.
conhecimento discursivo.
Assinale a única alternativa INCORRETA porque NÃO descreve uma das razões apresentadas no artigo completo.
Há evidência de que existe um déficit linguístico e cultural entre os aprendizes das classes sociais dominadas, que é responsável pela sua falta de aptidão para o aprendizado de línguas.
É impossível determinar se são fatores de aptidão lingüística ou de motivação os responsáveis pelo sucesso na aprendizagem de línguas estrangeiras.
É difícil separar os fatores que têm sido apontados como característicos do aprendiz, tais como aptidão, motivação, atitude etc.
Há evidência de que os testes de aptidão trabalham com diferentes conceitos de aptidão lingüística.
Há discordância na correlação entre aptidão para aprender línguas estrangeiras e inteligência ou inteligência verbal.
Escolha a alternativa que completa com coerência o seguinte pensamento de Daniel Martins da Costa, em seu livro Por que ensinar língua estrangeira na escola de 1o grau (p. 45).
O que se conclui, neste momento, é que a interação comunicativa e a negociação do significado são "a própria" aprendizagem. Em outras palavras, é essencialmente a capacidade de resolver problemas, e não a facilidade em produzir enunciados ensaiados, que se constitui no que deveria ser desenvolvido nos alunos [nas aulas de língua estrangeira]. Isto quer dizer igualmente...
o ensino das regras gramaticais da língua como objetivo final.
a ênfase sobre formas de conhecimento abstrato em detrimento de comportamentos efetivos.
a reiteração da figura do professor como centro do processo de ensino.
a ênfase na padronização e repetição das funções da língua como condição para o aprendizado.
o ensino da língua enquanto "processo" e a habilidade para pôr o discurso em ação.
Hoje em dia, vários pesquisadores enfatizam a necessidade de se tratar a leitura em aula de língua estrangeira não apenas da perspectiva interacional, mas sobretudo como resultante de procedimentos sociointeracionais. Na perspectiva sociointeracional, um dos aspectos enfatizados em relação à aula de leitura é
a necessidade de relacionar sempre a leitura com as demais habilidades lingüísticas: a fala, a compreensão oral e a escrita.
o estudo prévio e detalhado da gramática e do vocabulário do texto a ser lido.
a diminuição da intervenção do professor, para que o aluno tenha um papel mais ativo de construção e negociação de sentidos.
a atividade de leitura em grupo para que, por consenso, os alunos cheguem ao sentido único do texto.
a leitura em voz alta, em que os alunos se revezam sob o comando do professor.
Para responder às questões de números 55 e 56 considere o texto abaixo.
O modelo psicolingüístico postula que
o sentido parte do texto para o leitor num fluxo ascendente.
o leitor é que atribui sentido e coerência ao texto ao acionar seus esquemas mentais.
o momento socio-histórico e ideológico é determinante para a construção de sentidos de um texto.
a leitura é uma atividade passiva de associação das palavras aos seus significados.
o significado das palavras é monossêmico e o leitor deve adivinhá-lo.
Para responder às questões de números 55 e 56 considere o texto abaixo.
No modelo de decodificação, o ato de leitura
depende da contribuição do leitor para a construção do sentido.
é visto como dependente das circunstâncias em que se encontra o leitor.
pressupõe a pluralidade de sentidos possíveis para cada texto.
tem a função de depreender o sentido inerente ao texto.
só tem sentido se for realizado em voz alta.
Para responder às questões de números 51 a 54 considere o texto abaixo.
O método audiolingual de ensino de língua estrangeira
sustenta-se sobre a primeira das visões teóricas de língua descritas no texto.
baseia-se predominantemente na terceira visão teórica de língua.
incorpora a dimensão semântica da visão funcional de língua.
apóia-se sobre uma concepção híbrida de língua que inclui elementos tanto da primeira quanto da terceira.
ancora-se sobre uma concepção de língua diferente das três concepções descritas no texto.
Podemos afirmar que uma pedagogia liberal sustenta a idéia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais de acordo com as aptidões individuais. Nesta perspectiva qual tendência pedagógica, abaixo, que NÃO se concatena com os pressupostos da pedagogia liberal?
Tendência pedagógica histórico-crítica.
Tendência pedagógica tradicional.
Tendência pedagógica não diretiva.
Tendência pedagógica tecnicista.
A atual LDB (9394/96) resultou de um processo de discussões que iniciaram na abertura democrática a partir da década de 1980. É correto afirmar que em relação à escola sua maior contribuição foi apontar legalmente a necessidade de construção coletiva da:
realização semanal do planejamento escolar.
identificação da problemática educacional.
proposta pedagógica escolar.
semana da alfabetização no Brasil.
Jean Piaget é um dos grandes pensadores que vinculou suas pesquisas as questões de desenvolvimento e aprendizagem. Sobre suas idéias é correto afirmar que:
Piaget definiu o desenvolvimento como sendo um produto de equilíbrios sucessivos.
Para Piaget o desenvolvimento cognitivo do individuo não ocorre através de constantes equilíbrios e desequilíbrios.
Para Piaget somente no ser humano é possível a noção de equilíbrio.
A noção de equilíbrio é o alicerce da teoria de Piaget.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...