Questões de Pedagogia do ano 2004

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No processo de aquisição de sua primeira língua, a criança adquire conhecimento implícito não só sobre o que é gramatical mas também sobre o que é apropriado; ela adquire competência a respeito de quando falar ou quando não, sobre o que falar com quem, quando, onde e que forma lingüística utilizar. Em suma, a criança adquire conhecimento sobre gramática, significado, função social e discurso em sua língua. Essas considerações explicam o conceito, desenvolvido pelo lingüista Dell Hymes, de

  • A.

    desempenho lingüístico.

  • B.

    desempenho social.

  • C.

    competência gramatical.

  • D.

    competência comunicativa.

  • E.

    conhecimento discursivo.

Assinale a única alternativa INCORRETA porque NÃO descreve uma das razões apresentadas no artigo completo.

  • A.

    Há evidência de que existe um déficit linguístico e cultural entre os aprendizes das classes sociais dominadas, que é responsável pela sua falta de aptidão para o aprendizado de línguas.

  • B.

    É impossível determinar se são fatores de aptidão lingüística ou de motivação os responsáveis pelo sucesso na aprendizagem de línguas estrangeiras.

  • C.

    É difícil separar os fatores que têm sido apontados como característicos do aprendiz, tais como aptidão, motivação, atitude etc.

  • D.

    Há evidência de que os testes de aptidão trabalham com diferentes conceitos de aptidão lingüística.

  • E.

    Há discordância na correlação entre aptidão para aprender línguas estrangeiras e inteligência ou inteligência verbal.

Escolha a alternativa que completa com coerência o seguinte pensamento de Daniel Martins da Costa, em seu livro Por que ensinar língua estrangeira na escola de 1o grau (p. 45).

O que se conclui, neste momento, é que a interação comunicativa e a negociação do significado são "a própria" aprendizagem. Em outras palavras, é essencialmente a capacidade de resolver problemas, e não a facilidade em produzir enunciados ensaiados, que se constitui no que deveria ser desenvolvido nos alunos [nas aulas de língua estrangeira]. Isto quer dizer igualmente...

  • A.

    o ensino das regras gramaticais da língua como objetivo final.

  • B.

    a ênfase sobre formas de conhecimento abstrato em detrimento de comportamentos efetivos.

  • C.

    a reiteração da figura do professor como centro do processo de ensino.

  • D.

    a ênfase na padronização e repetição das funções da língua como condição para o aprendizado.

  • E.

    o ensino da língua enquanto "processo" e a habilidade para pôr o discurso em ação.

Hoje em dia, vários pesquisadores enfatizam a necessidade de se tratar a leitura em aula de língua estrangeira não apenas da perspectiva interacional, mas sobretudo como resultante de procedimentos sociointeracionais. Na perspectiva sociointeracional, um dos aspectos enfatizados em relação à aula de leitura é

  • A.

    a necessidade de relacionar sempre a leitura com as demais habilidades lingüísticas: a fala, a compreensão oral e a escrita.

  • B.

    o estudo prévio e detalhado da gramática e do vocabulário do texto a ser lido.

  • C.

    a diminuição da intervenção do professor, para que o aluno tenha um papel mais ativo de construção e negociação de sentidos.

  • D.

    a atividade de leitura em grupo para que, por consenso, os alunos cheguem ao sentido único do texto.

  • E.

    a leitura em voz alta, em que os alunos se revezam sob o comando do professor.

Para responder às questões de números 55 e 56 considere o texto abaixo.

O modelo psicolingüístico postula que

  • A.

    o sentido parte do texto para o leitor num fluxo ascendente.

  • B.

    o leitor é que atribui sentido e coerência ao texto ao acionar seus esquemas mentais.

  • C.

    o momento socio-histórico e ideológico é determinante para a construção de sentidos de um texto.

  • D.

    a leitura é uma atividade passiva de associação das palavras aos seus significados.

  • E.

    o significado das palavras é monossêmico e o leitor deve adivinhá-lo.

Para responder às questões de números 55 e 56 considere o texto abaixo.

No modelo de decodificação, o ato de leitura

  • A.

    depende da contribuição do leitor para a construção do sentido.

  • B.

    é visto como dependente das circunstâncias em que se encontra o leitor.

  • C.

    pressupõe a pluralidade de sentidos possíveis para cada texto.

  • D.

    tem a função de depreender o sentido inerente ao texto.

  • E.

    só tem sentido se for realizado em voz alta.

Para responder às questões de números 51 a 54 considere o texto abaixo.

O método audiolingual de ensino de língua estrangeira

  • A.

    sustenta-se sobre a primeira das visões teóricas de língua descritas no texto.

  • B.

    baseia-se predominantemente na terceira visão teórica de língua.

  • C.

    incorpora a dimensão semântica da visão funcional de língua.

  • D.

    apóia-se sobre uma concepção híbrida de língua que inclui elementos tanto da primeira quanto da terceira.

  • E.

    ancora-se sobre uma concepção de língua diferente das três concepções descritas no texto.

Podemos afirmar que uma pedagogia liberal sustenta a idéia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais de acordo com as aptidões individuais. Nesta perspectiva qual tendência pedagógica, abaixo, que NÃO se concatena com os pressupostos da pedagogia liberal?

  • A.

    Tendência pedagógica histórico-crítica.

  • B.

    Tendência pedagógica tradicional.

  • C.

    Tendência pedagógica não diretiva.

  • D.

    Tendência pedagógica tecnicista.

A atual LDB (9394/96) resultou de um processo de discussões que iniciaram na abertura democrática a partir da década de 1980. É correto afirmar que em relação à escola sua maior contribuição foi apontar legalmente a necessidade de construção coletiva da:

  • A.

    realização semanal do planejamento escolar.

  • B.

    identificação da problemática educacional.

  • C.

    proposta pedagógica escolar.

  • D.

    semana da alfabetização no Brasil.

Jean Piaget é um dos grandes pensadores que vinculou suas pesquisas as questões de desenvolvimento e aprendizagem. Sobre suas idéias é correto afirmar que:

  • A.

    Piaget definiu o desenvolvimento como sendo um produto de equilíbrios sucessivos.

  • B.

    Para Piaget o desenvolvimento cognitivo do individuo não ocorre através de constantes equilíbrios e desequilíbrios.

  • C.

    Para Piaget somente no ser humano é possível a noção de equilíbrio.

  • D.

    A noção de equilíbrio é o alicerce da teoria de Piaget.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...