Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na organização do currículo escolar brasileiro observa-se que:
I. Cada sistema de ensino e suas respectivas escolas têm ampla liberdade para definir seus componentes integradores. Orientação essa que firma o princípio da flexibilidade curricular propugnada pela LDB e confirma a tendência contemporânea de diversificação das fontes do currículo.
II. Língua Estrangeira Moderna é componente obrigatório em toda a extensão da educação básica, o que se justifica pelo crescente processo de planetarização das relações internacionais, seja no âmbito econômico, seja no âmbito cultural.
III. Mediante ajuste da proposta pedagógica da disciplina Educação Física à faixa etária da população escolar, a mesma passa a ser de caráter obrigatório aos cursos noturnos.
Somente a assertiva I está correta
Somente a assertiva II está correta
Somente a assertiva III está correta
Todas as assertivas estão corretas
Todas as assertivas estão incorretas
O percentual máximo de faltas que o aluno do ensino fundamental e médio pode acumular, sem que alcance o status de "reprovação por faltas", é:
25% do total de horas previstas para o período letivo
75% do total dos dias previstos para o período letivo
25% do total dos dias previstos para o período letivo
75% do total da carga horária de cada disciplina prevista para o período letivo
25% do total de carga horária de cada disciplina prevista para o período letivo
A oferta de educação pelo poder público municipal deve cobrir, com prioridade,
a educação infantil e o ensino fundamental
a educação infantil
o ensino fundamental.
o ensino médio.
toda a educação básica.
Papel do professor: transmitir conteúdos interligados à experiência concreta do aluno. Papel do aluno: aprender os conteúdos para ultrapassar o pré-saber e adquirir o conhecimento sistematizado. Estamos nos referindo à pedagogia:
Tradicional.
Nova
Crítico- social dos conteúdos
Libertadora
Tecnicista.
Considere os itens abaixo:
I - Visão do Homem: centrada na existência, na vida, na atividade. Descoberta das diferenças individuais. Eixo Principal: o sentimento. Importante: o aspecto psicológico (processos mentais e habilidades cognitivas), os métodos, o aluno, os interesses, a espontaneidade, o não diretivismo (a não intervenção do professor), qualidade de ensino, a relação do professor e aluno (democrática). Experiências vividas.
II - Não pressupõe explicitamente uma visão de homem. Eixo Principal: eficiência técnica, produtividade. Importante: a objetivação e a operacionalização do trabalho pedagógico (procura-se eliminar subjetividade; o professor e o aluno são executores do processo educativo); técnicas e métodos; diretivismo; quantidade e qualidade técnica; conhecimento positivo e técnico (especialização e profissionalização).Preocupação Política: inclusão do indivíduo na máquina produtiva do sistema social global.
III - Visão de Homem: totalidade (síntese de múltiplas determinações), processo (faz-se a si próprio ao fazer a sua história). Eixo Principal: a lógica dialética.Importante: o conteúdo (concreto englobando o sócio-político-históricocultural); o professor; a escola; o saber (vinculado ao social); diretivismo (intervenção do professor); o engajamento político; a competência técnica, interesse pelas classes populares.Preocupação Política: democratização ou socialização do ensino e a transformação da sociedade.
Os itens I, II e III identificam, respectivamente, procedimentos que estão de acordo com as tendências pedagógicas da
Pedagogia Tecnicista, Libertadora e Nova
Pedagogia Libertadora, Nova e Tradicional
Pedagogia Crítico-social dos conteúdos, Libertadora e Nova
Pedagogia Nova, tecnicista e Crítico-social dos conteúdos.
Pedagogia Crítico-social dos conteúdos, Nova e tecnicista
A avaliação está presente em toda a vida escolar, além de marcar as práticas pedagógicas e as relações sociais. Como parte do processo de ensinoaprendizagem, ela se torna relevante quando apreendida no contexto escolar em que ocorre. Segundo Juan Manuel Alvarez Mendes (2002) a avaliação que faz alusão à necessária participação de todos os sujeitos que se vêem afetados, principalmente professor e aluno, não como meros expectadores ou sujeitos passivos "que respondem", mas que reagem e participam das decisões que são adotadas e que lhes afetam. Neste sentido, o autor está referindo-se à avaliação:
Somática.
Diagnóstica.
Democrática.
Classificatória.
Formativa e somativa.
Analisar a gestão da educação, seja ela desenvolvida nas escolas ou nos sistemas estaduais e municipais de ensino, implica em refletir sobre as políticas de educação no país. Isto porque há uma ligação muito forte entre elas pois a gestão transforma metas e objetivos educacionais em ações, dando concretude às direções traçadas pelas políticas. Neste sentido, a gestão democrática na educação requer mais do que simples mudanças nas estruturas organizacionais. Diante disso é correto afirmar que gestão democrática é:
a preocupação do gestor com problemas administrativos, envolvendo apenas estratégias de ações visando a viabilizar a execução orçamentária dos recursos oriundos dos programas coordenados pelo Governo Federal.
o processo de coordenação das estratégias de ação para alcançar os objetivos definidos e requer liderança centrada na competência humana, política, social e profissional, legitimidade e credibilidade.
o processo de coordenação pedagógica visando a alcançar os objetivos definidos a partir do plano de curso.
o processo de coordenação administrativa e pedagógica visando alcançar os objetivos traçados do plano de unidade didática.
As alternativas C e D estão corretas.
Considere os quatro objetivos abaixo:
eliminar a centralização autoritária;
diminuir a divisão do trabalho que distancia segmentos sociais;
eliminar o binômio dirigentes e dirigidos;
garantir a participação consciente de todos na tomada das decisões que afetam a eles e ao projeto comum.
Esse conjunto articulado de objetivos caracteriza:
um programa partidário de esquerda
uma gestão democrática e participativa
uma gestão por objetivos
uma proposta utópica de gestão
uma agenda neoliberal
De acordo com Ivani Fazenda "O pensar e o agir interdisciplinar se apóiam no princípio de que nenhuma fonte do conhecimento é, em si mesma, completa e de que, pelo diálogo com outras formas de conhecimento, de maneira a se interpenetrarem, surgem novos desdobramentos na compreensão da realidade e sua representação". Portanto, podemos, basicamente, entender o sentido de interdisciplinaridade como:
Trabalho cooperativo e em equipe com justaposição de conteúdos
Visão comum do trabalho pelos participantes de uma equipe com integração de funções
Adoção de um único método de trabalho por várias disciplinas
Princípio que estabelece o sentido de unidade na diversidade, mediante uma visão de conjunto, que permita ao homem fazer sentido dos conhecimentos e informações dissociados e até mesmo antagônicos que vêm recebendo, de tal modo que possa reencontrar a identidade do saber na multiplicidade de conhecimentos.
As alternativas A e B estão corretas
Considere os seguintes itens:
I. "... é mais estável e menos sujeito a mudanças ..."
II. "... é mais dinâmico e mais flexível ..."
Os itens I e II identificam, respectivamente, o
plano de curso e o plano diretor
plano diretor e o plano de aula
plano escolar e o projeto pedagógico.
projeto pedagógico e o regimento
regimento e o plano escolar
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...