Questões de Pedagogia do ano 2006

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"A orientação educacional trabalha pelo viés da dimensão social da escola, desvelando o contexto social de nossa realidade e, evidentemente, o dos próprios alunos envolvidos no processo do ensino/aprendizagem." (Grinspun, 2006)

A partir do texto e dos seus conhecimentos sobre o assunto é correto afirmar que uma das funções da orientação educacional é a social, ao desempenhá-la o orientador educacional deverá:

I- buscar o aluno real, concreto, historicamente situado, sendo trabalhado junto com ele as questão de seus do direitos e deveres.

II- trazer o universo sócio-cultural do aluno para dentro da escola, que deve estar presente no próprio planejamento curricular, contribuindo para a discussão de objetivo, conteúdos, metodologia e avaliação.

III- considerar que a evasão, a repetência e o fracasso escolar, entre outros, são aspectos que a orientação busca conhecer o contexto, interpretá-lo e trabalhar junto com os alunos, a fim de superar as dificuldades existentes.

Diz respeito à função social do orientador, somente:

  • A. I.
  • B. II.
  • C. III.
  • D. I e III.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A orientação educacional acompanha a evolução teórico-prática da educação, explicitada nas tendências educacionais destacadas por Libânio e abaixo indicadas. Com base nessas tendências, numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, conforme se relacione com o papel da orientação.

1. Educação Tradicional

2. Educação Renovada progressiva

3. Educação não Diretiva

4. Educação Tecnicista

5. Educação Libertária

6. Educação Libertadora

7. Educação Crítico-social dos conteúdos

8. Educação Hoje

(  ) A atuação da orientação consiste na preparação da aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe instrumental por meio da aquisição de conteúdo.

(  ) O papel da orientação é subsidiar, assessorar o professor, na medida em que ele é um orientador e um catalisador de grupos junto aos alunos.

(  ) A orientação procura captar o mundo real dos alunos, enfocados como indivíduos históricos, concretos e reais.

( ) A orientação tem característica terapêutica e psicológica destinada aos alunos problemas;

(  ) A orientação procura identificar as aptidões dos alunos para um determinado mercado de trabalho.

( ) A orientação tem a função facilitadora de mudanças. De acordo com os princípios rogerianos.

( ) A orientação posiciona-se como uma prática política pedagógica, tendo na teoria a função de mediação.

( ) A orientação busca auxiliar o desenvolvimento cognitivo dos alunos, trabalhando em termos individuais.

A seqüência correta, de cima para baixo, é:

  • A. 1 – 5 – 6 – 7 – 3 – 4 – 2 – 8
  • B. 7 – 6 – 8 – 1 – 3 – 4 – 5 – 2
  • C. 1 – 7 – 4 – 2 – 3 – 8 – 5 – 6
  • D. 7 – 5 – 6 – 1 – 4 – 3 – 8 – 2

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O papel do orientador é significativo, ao possibilitar ao sujeito compreender e analisar o mundo, compreendendo-se nesta relação com o outro, de modo que possibilite o viver e conviver de forma mais crítica e consciente. Ao desenvolver essa ação, o orientador educacional estará trabalhando com pontos fundamentais, que são:

  • A. conhecimento – convivência – inclusão – investimento social – homogeneização de valores.
  • B. autonomia – participação – responsabilidade – reflexão – solidariedade.
  • C. conhecimento – participação – investimento social – jogos psicopedagógicos – virtude.
  • D. autonomia – virtude – responsabilidade – reflexão – homogeneização de valores.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Do ponto de vista da atuação da orientação educacional, no contexto escolar, é correto afirmar que ela auxilia a educação em um país na medida em que a educação é fator de desenvolvimento.

Assim, a orientação educacional deve:

I- organizar meios e condições de promoção da cidadania.

II- investir no desenvolvimento das características individuais dos alunos.

III- elaborar propostas e estratégias de ação que visem a tornar legal a atuação do orientador na escola.

IV- trabalhar no sentido de incluir na vida da sociedade todos os alunos, diminuindo ou eliminando o fator de exclusão.

O correto está somente em:

  • A. I e II.
  • B. I e IV.
  • C. II e III.
  • D. III e IV.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"A construção da escola encontra possibilidades através da tomada de consciência da necessidade de, coletivamente, discutir as situações desafiadoras do universo escolar (...)" (MACCARIELLO, M.C. A construção coletiva da escola: consciência, representação e prática social. In. GRINSPUM. M.P (org.) Supervisão e Orientação Educacional Perspectiva de Integração na Escola. São Paulo: Cortez, 2003 p.66)

A percepção da escola como espaço em construção requer do orientador:

I- um trabalho mediador, dinamizador, com ações voltadas para o projeto pedagógico da escola e com ações, em especial, para os alunos como principais protagonistas do processo de ensino aprendizagem.

II- dedicação em tempo integral de forma que o possibilite analisar, discutir, refletir com e para todos na escola.

III- participar da ação educacional coletiva, através da identificação e valorização dos meios, propostas e estratégias para superar as dificuldades e criar novas perspectivas de ação.

IV- incentivo/estímulo à justaposição de campos/áreas/aspectos, presentes na escola e que juntos superam as dificuldades das sociedades modernas.

O correto está somente em:

  • A. I e IV.
  • B. III e IV.
  • C. I e III.
  • D. II e III.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Nas afirmações a seguir, coloque V para as verdadeiras e F para as falsas, considerando a atuação do orientador educacional na organização do trabalho pedagógico.

(   ) o orientador educacional deve envolver-se com a comunidade, resgatando sua realidade sócioeconômica-cultural, como meio de contribuir para a adequação curricular.

(    ) o orientador deve trabalhar com um planejamento participativo sempre voltado para uma concepção critica da realidade.

(   ) o orientador discute as questões da cultura escolar promovendo meios/estratégias para que essa realidade não se cristalize em verdades instransponíveis, mas se articule como verdades vividas no dia a dia.

(  ) o orientador participando ativamente junto a todos os atores da escola e à comunidade, procurará refletir sobre as ações desenvolvidas no presente, visando ao caminho futuro da escola e da sociedade.

O preenchimento correto é:

  • A. F V V F
  • B. V F V F
  • C. V V V V
  • D. F F F V

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O planejamento e a execução de uma ação orientadora de qualidade devem ter como base os pressupostos teóricos que a alicerçam. Podemos considerar que a concepção de orientação educacional deve, hoje, estar comprometida com:

  • A. a homogeneização da educação, como garantia do direito de todos ao saber escolarizado.
  • B. prioritariamente com o planejamento e a efetivação do atendimento individual das necessidades pedagógicas dos alunos.
  • C. a realidade concreta da vida dos alunos, vendo-os como atores de sua própria história.
  • D. o cotidiano escolar promovendo a participação dos alunos em eventos culturais.

Com referência ao conhecimento das condições de aprendizagem dos alunos, assinale a opção correta.

  • A.

    A motivação é uma das condições essenciais da aprendizagem, que depende exclusivamente da capacidade individual do aluno; assim, ela é uma ação que não pode ser proporcionada pelo professor em sala de aula, razão pela qual o professor deve conhecer as experiências de seus alunos.

  • B.

    Os fatores sociais não podem interferir na aprendizagem. As condições de vida e o ambiente sociocultural não oferecem requisitos para a vida escolar. Prova disso é o grande número de crianças que vivem em condições desumanas e conseguem alcançar sucesso na vida escolar.

  • C.

    Muitos professores contribuem para aumentar as desvantagens trazidas pelos alunos em decorrência de suas condições sociais de origem, tachando as crianças de burras ou convencendo seus pais de que elas não têm perfil para os estudos.

  • D.

    O ensino não pode se apoiar nas experiências do senso comum das crianças, pois, assim, corre o risco de tornar-se equivocado e fugir dos conhecimentos científicos. A principal função da escola é propiciar o acesso a conhecimentos elaborados e conservados pela humanidade, proporcionando a todos uma educação de qualidade.

Julgue os seguintes itens relativos à educação no contexto social.

I Toda e qualquer prática educativa expressa uma doutrina pedagógica, uma filosofia de vida, uma concepção de homem e de sociedade.

II Segundo as teorias que explicam a função social da educação com base nos fundamentos do materialismo dialético, a sociedade tende a se manter porque a educação promove o consenso espontâneo sobre os valores sociais.

III Os princípios e os fundamentos da filosofia liberal dão sustentação às formulações teóricas de John Dewey sobre a Escola Nova e o seu papel aperfeiçoador da democracia.

IV Paulo Freire, ao enfatizar o caráter libertador da educação, atribui ao repasse de informações a característica fundamental do ensino.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e III.
  • D. III e IV.

Assinale a opção incorreta acerca da relação entre educação e sociedade.

  • A.

    O principal referencial epistemológico da pedagogia crítica é o pensamento marxista, razão pela qual o trabalho, em sua dimensão histórica e filosófica, é considerado, para essa tendência pedagógica, a categoria central.

  • B.

    A idéia do trabalho como princípio educativo foi a principal contribuição do sociólogo Karl Mannheim para a compreensão do papel social da educação.

  • C.

    Segundo Althusser, as classes sociais lutam para conquistar o poder do Estado e usá-lo como aparelho repressivo. Paralelamente a essa realidade, há, segundo o autor, uma outra, denominada aparelhos ideológicos do Estado, entre eles a escola.

  • D.

    Bourdieu, ao tratar da função social da educação a partir de uma visão crítica da sociedade capitalista, considera que os sistemas educacionais cumprem a função estratégica de reprodução da cultura e da estrutura de classes.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...