Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Para gerir e transformar a escola, necessita-se de um planejamento que seja capaz de explorar condições favoráveis e de apontar caminhos para alcançar os objetivos da escola. Se você, enquanto gestor da escola, tivesse como objetivo estratégico para o ano de 2008, diminuir o índice de abandono da escola por parte dos alunos, o que proporia como metas?
I- Promover reuniões sistemáticas com os pais dos alunos com menos freqüência na escola.
II- Criar alternativas de estudos de recuperação para alunos com baixo rendimento escolar.
III- Constituir um processo assistemático de levantamento e análise de informações relativas ao desempenho dos alunos.
IV-Criar e implementar um sistema contínuo de acompanhamento e avaliação dos alunos com dificuldades de aprendizagem, em 2007.
O correto está somente em:
II e III.
III e IV.
I, II e IV.
I, III e IV.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A cultura escolar possibilita a existência de determinadas características organizacionais que se manifestam na qualidade da proposta curricular da escola e no seu regimento. Quanto às características organizacionais que favorecem o sucesso escolar, podemos afirmar que:
I- a participação dos pais dos alunos nas ações da escola favorece o comprometimento destes em decisões que lhes dizem respeito.
II- a gestão democrática promove estratégias de ação compartilhada que desfavorecem o compromisso individual e coletivo na realização de projeto, que cabe ser elaborado pelo gestor escolar.
III- o reconhecimento público da escola fortalece sua identidade diante da comunidade interna e da externa.
IV- a capacitação dos profissionais da escola promove novas competências por meio da formação continuada, articulada ao Projeto Pedagógico.
O correto está somente em:
II, III e IV.
I, III e IV.
I, II e IV.
I, II e III.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
O efeito emocional do aluno e de sua família:
Não deve ser levado em conta para orientar quanto à promoção ou retenção.
Deve ser levado em conta para orientar quanto à promoção apenas.
Deve ser levado em conta para orientar quanto à retenção apenas.
Deve ser levado em conta para orientar quanto à promoção e à retenção.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A respeito da relação professor-aluno (ou educador-educando), Paulo Freire afirmava:
que nossa educação ainda era "bancária", por causa das filas imensas que os pais enfrentam para matricular seus filhos na escola pública.
que a verdadeira educação libertadora é aquela que, à semelhança da "bancária", proporciona "saldo cultural" e "juros intelectuais" aos educandos.
que a educação libertadora é "dialogal", visando a transição da "consciência ingênua" para a "consciência crítica"
que o universo vocabular do oprimido é pobre do ponto de vista semântico, sintático e gramatical, daí sua incapacidade de "dizer a sua palavra".
que uma educação verdadeiramente revolucionária tem que ser autoritária no início, e só depois de instaurada a revolução ela pode ser dialogal e democrática.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Dentro de um enfoque crítico, a escola é entendida como uma instituição social permeada pela manifestação das contradições existentes dentro da sociedade brasileira, que é uma sociedade desigual em distribuição de rendas e de acessibilidade às oportunidades. Essas características determinam uma situação na qual podem ser identificadas duas tendências: formar grupos de resistência e pressão para mudar os rumos das coisas através de um processo de conhecimento dos determinantes sociais; e/ou a acomodação de todos os envolvidos no processo àquelas determinações. Nesse sentido, um projeto político-pedagógico deve se propor a
reproduzir a lógica social vigente no meio da instituição escolar e extrapola-la para a comunidade externa para consolidar mais.
fortalecer cada um dos efeitos da divisão social do trabalho, do controle hierarquizado e da fragmentação existentes pelas limitações de mudança.
reduzir as repercussões da divisão social do trabalho, do controle hierarquizado e da fragmentação existente através do acesso ao saber.
administrar a organização do trabalho técnicopedagógico de maneira a ser indiferente às contradições existentes porque não dizem respeito à educação.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
A literatura da área da educação coloca, como condição para desenvolver um projeto pedagógico de forma democrática dentro da escola, alguns pressupostos que podem ser expressos através dos seguintes princípios:
contextualização, gestão participativa, flexibilidade, identidade e autonomia.
interdisciplinaridade, gestão participativa, hierarquia bem definida e produtividade.
gestão promissora de indivíduos, publicização de resultados e humildade pessoal.
laborabilidade, democracia, flexibilidade e interdisciplinaridade nas ações a serem realizadas.
Sobre a construção do Projeto Político Pedagógico da escola, analise as afirmativas a seguir, indicando V (verdadeiro) ou F (falso).
( ) A construção do PPP implica envolvimento direto e vontade política dos poderes públicos Estaduais, Municipais e Federal, com a participação indireta da comunidade escolar.
( ) Para construir o PPP, é necessário realizar uma análise e avaliação diagnóstica, para criar soluções às situações-problema da escola, dos grupos e dos indivíduos.
( ) Para construir o PPP, é necessário definir claramente os princípios e as diretrizes contextualizadas, que projetem o vir a ser da escola.
( ) Na construção do PPP, a equipe técnica da escola tem a responsabilidade de elaborar o documento com base nas sugestões da comunidade escolar.
( ) Para a construção do PPP, é necessária a prática do planejamento participativo que aprofunde compromissos, estabeleça metas claras e realizáveis, criando uma consciência coletiva com base nos diagnósticos: geral, das áreas, por componente curricular, por setor escolar, por grupos de professores e por pessoas nos grupos.
Indique a alternativa correta.
VVFFV.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Sobre o Projeto Político Pedagógico da escola, não é correto afirmar que:
a comunidade interna e externa à escola é convidada a participar.
o projeto apóia-se na autonomia, responsabilidade e criatividade.
o projeto é construído de forma interdisciplinar.
a gestão democrática da escola é uma exigência do projeto.
o projeto deve ser responsabilidade exclusiva da direção da escola.
Sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, analise as afirmativas a seguir, indicando V (verdadeiro) e F(falso).
Indique a alternativa correta.
V V V F F.
V V F F V.
V F F V V.
V F V F V.
V V V V V.
De acordo com a Visão de Veiga (1996) sobre o Projeto Político Pedagógico da Escola, analise as proposições abaixo.
I. O PPP deve estar norteado pelos princípios da igualdade de condições de acesso à escola e de permanência nela, na qualidade da educação, na gestão democrática, na liberdade e valorização do magistério.
II. O PPP é um documento que revela as ações pedagógicas e políticas da escola, devendo ser elaborado pelos gestores e pela equipe técnica da escola.
III. O PPP se constitui num instrumento de gestão democrática que expressa o desejo coletivo de mudança, caracterizando-se como um documento que organiza o planejamento pedagógico da escola em sua globalidade, visando superar a fragmentação do trabalho, o autoritarismo e a centralização do poder.
Indique a alternativa correta.
Apenas I e II estão corretas
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...