Questões de Pedagogia do ano 2006

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Só aprende aquele que se apropria do aprendido transformando- o em apreendido, com o que pode por isso mesmo, reinventá-lo; aquele que é capaz de aplicar o aprendido- apreendido a situações existentes concretas.

 Para Paulo Freire, ensinar

  • A. é levar o aluno a compreender que todos os conhecimentos são resultados das nossas experiências de vida.
  • B. é transferir o conhecimento de forma ativa e dinâmica para o aluno que, assim, pode memorizá-lo.
  • C. exige uma metodologia adequada que leve o aluno a usar a razão para elaborar o seu conhecimento.
  • D. é estimular um pensar certo, um raciocinar a partir dos conhecimentos historicamente acumulados pela sociedade.
  • E. não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou sua construção.

Para Paulo Freire, o diálogo é uma exigência existencial, pois

  • A. o ato de depositar idéias de um sujeito no outro, gera o silêncio, passando-se a acreditar que "em boca fechada não entra mosca".
  • B. não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.
  • C. é um encontro entre homens que têm o mesmo objetivo de vida, que se traduz no desejo de transformar a sociedade capitalista.
  • D. somente com a supressão da situação opressora é possível restaurar a solidariedade que nela estava proibida.
  • E. dizer a palavra certa no momento adequado é tarefa do educador que conhece o método correto de transformação da sociedade.

Quanto a liderança, julgue os itens a seguir.

A liderança carismática funda-se no carisma, característica que é herdada ou aprendida pelo líder.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto a liderança, julgue os itens a seguir.

Segundo Max Weber, existem três tipos de liderança ou de dominação: a patrimonial, a carismática e a racional-legal.

  • C. Certo
  • E. Errado

O construtivismo pós-piagetiano começou a existir antes mesmo de Piaget morrer. As descobertas que ampliam os conceitos apresentados por esse autor e se configuram como póspiagetianas incluem o(a)

  • A.

    introdução do desejo como um dos elementos essenciais do ser humano.

  • B. investigação sobre o sujeito da inteligência.
  • C.

    estudo do sujeito epistêmico e do sujeito da construção de conhecimentos.

  • D. entendimento da macrogênese dos conceitos.

A criança nasce sem nenhum moralismo, não é boa nem má. O contexto em que ela estabelece suas relações vai definindo sua competência de julgar. A construção da consciência moral é uma das principais preocupações de

  • A. Vygotsky.
  • B. Skinner.
  • C. Freud.
  • D. Piaget.

O homem é um ser racional. Partindo desse pressuposto, é correto afirmar que todo homem já nasce com a capacidade racional e que, independentemente de suas relações, ele torna-se, em algum momento, racional. A esse respeito, assinale a opção correta.

  • A.

    De acordo com as teorias psicológicas sobre a mente humana, a capacidade do homem de produzir pensamentos é o que o diferencia dos outros animais e, dessa forma, o meio não interfere no desenvolvimento dessa capacidade.

  • B.

    Essa afirmação acerca da racionalidade do homem tem suas raízes no pensamento iluminista, o qual é negado pelos pensadores adeptos do construtivismo, que acreditam que o homem é um ser com prédisponibilidades racionais, pois fazer uso da razão não é uma capacidade transmitida pelo DNA.

  • C.

    A idéia de desenvolvimento cronológico é uma forma de afirmar esse pensamento, que, por sua vez, coloca a realidade como uma forte interferência no desenvolvimento das potencialidades da mente humana.

  • D.

    De acordo com os empiristas, sendo inata, a racionalidade não necessita que estímulos externos a provoquem. Nesse sentido, as experiências individuais pouco contribuem para o desenvolvimento das habilidades racionais.

Caracterizar aspectos tipicamente humanos do comportamento e elaborar hipóteses de como essas características se formaram ao longo da história humana e de como se desenvolveram durante a vida de um indivíduo, relacionando-as com as capacidades individuais de aprender, é uma idéia marcante do pensamento teórico de

  • A. Piaget.
  • B. Freud.
  • C. Skinner.
  • D. Vygotsky.

Com referência a habilidades e competências, assinale a opção correta.

  • A.

    A partir do desenvolvimento do conceito de inteligência emocional, foram abandonadas as discussões, em psicologia, acerca do quociente de inteligência (QI), passando o foco das discussões para competências e habilidades em cada área de conhecimento. Vygotsky foi um dos pioneiros nesse assunto, ao apresentar a teoria da zona de desenvolvimento proximal.

  • B.

    Conforme a teoria desenvolvida por Phelipe Perreoud, habilidades são conjuntos de comportamentos referidos ao saber fazer. Competências são agrupamentos de conhecimentos, habilidades e atitudes correlacionados, ou seja, a aplicação das habilidades adquiridas em situações diversas.

  • C.

    De acordo com Paulo Freire, é necessário o domínio de competências para ensinar; assim, o educador tem como missão o saber fazer da melhor maneira possível, pois a ele compete ensinar de forma clara e objetiva para que a aprendizagem do aluno seja bem fundamentada.

  • D.

    De acordo com Piaget, as competências são conjuntos de comportamentos relacionados ao saber fazer, enquanto habilidades são agrupamentos desses conhecimentos, competências e atitudes correlacionados, ou seja, a aplicação das competências adquiridas em situações diversas.

Acerca das teorias de aprendizagem, assinale a opção correta.

  • A.

    O cognitivismo como teoria da aprendizagem de David Ausubel ancora-se, fundamentalmente, no princípio da aprendizagem significativa.

  • B.

    Karl Rogers é o principal teórico da vertente behaviorista da aprendizagem, que se baseia na teoria do reforço.

  • C.

    Skinner agregou às proposições de Piaget sobre o construtivismo a idéia, denominada sociointeracionismo, de que é o próprio processo de aprendizagem que promove o desenvolvimento de estruturas mentais superiores.

  • D.

    A teoria humanística da aprendizagem, cujo principal representante é Vigostky, tem como, foco o aluno, que possui liberdade para aprender.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...