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Sobre a construção do Projeto Político-Pedagógico, analise as afirmativas abaixo.
I. Para construir projetos sócio-educativos, é necessário definir claramente os princípios e as diretrizes contextualizadas que projetem o vir-a-ser das instituições formadoras.
II. Atualmente as equipes técnicas multidisciplinares poderão contribuir, de forma mais efetiva, para o trabalho sócioeducativo, desde a diagnose até a responsabilidade de elaborar o documento, com base nas sugestões e participação das comunidades interna e externa.
III. A prática do planejamento participativo aprofunda compromissos, estabelece metas claras e realizáveis, criando uma consciência coletiva com base nos diagnósticos.
Indique a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).
Apenas I está correta.
Apenas I e II estão corretas.
Apenas I e III estão corretas.
Apenas II e III estão corretas.
I, II e III estão corretas.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
É recente, na discussão educacional brasileira, a questão do Projeto Político Pedagógico das escolas. Sobre ele podemos afirmar:
Trata-se de uma imposição dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
É um mecanismo importante de democratização das decisões escolares e pedagógicas que orientam a vida institucional das escolas.
É, na verdade, uma farsa, pois nem é cumprido nem fiscalizado.
Na verdade, ele é mais político que pedagógico, pois se constrói sob a influência direta e legítima de grupos eventualmente no poder.
Restringe radicalmente a autonomia do professor, que se vê na impossibilidade de inovar práticas.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Nas estruturas organizacionais autônomas a tomada de decisão é feita de forma compartilhada, pode-se destacar como principais características do projeto político-pedagógico:
A melhoria administrativa e financeira da escola.
O processo concluso.
A participação coletiva e efetiva de vários segmentos da comunidade escolar.
A avaliação ao final do processo.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Os modelos organizacionais autônomas compreendem princípios democráticos que privilegiam a tomada de decisão compartilhada. Autonomia de todos os indivíduos, gestão democrática, negociação durante o processo de gestão e formação continuada dos educadores são elementos integrantes do:
Planejamento curricular.
Plano de ensino.
Projeto político-pedagógico.
Regimento escolar.
Para que a escola seja realmente um espaço democrático, na construção de seu Projeto Político Pedagógico, e não se limite a reproduzir a realidade socioeconômica em que está inserida, cumprindo apenas ordens e normas a ela impostas, deve-se criar um espaço para a participação e reflexão coletiva sobre o seu papel junto à comunidade.
Assim, torna-se importante a compreensão de um projeto educativo como
Democratizar a gestão da educação requer, fundamentalmente, que a comunidade
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Assinale a opção correta em relação ao projeto político-pedagógico (PPP) em uma perspectiva emancipadora.
Em uma organização, o PPP delineia de forma coletiva a competência principal esperada pelo grupo de atores envolvidos naquele processo e, por ser elaborado e assumido coletivamente, oferece garantia de aperfeiçoamento permanente da qualidade esperada em um processo educativo.
Como o PPP é um processo em construção e seus resultados são gradativos e mediatos, fazem-se necessárias diretrizes de apoio, que devem ser elaboradas por terceiros, ou seja, por especialistas externos à organização.
Em uma organização democrática, na qual a participação é elemento fundante para a consecução dos fins assumidos pelo coletivo, torna-se irrelevante a postura de firmeza da equipe diretiva no sentido de encaminhar e viabilizar decisões, para que sejam efetivamente cumpridas por todos.
Na elaboração e na implementação do PPP, devem-se eliminar totalmente os conflitos organizacionais para não inviabilizar a organização em função de conflitos nas relações interpessoais.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
É muito comum a situação na qual o aluno, ao chegar atrasado, é penalizado. O professor pode fechar a porta da sala de aula e não permitir a entrada do aluno, sendo que a este mesmo professor é permitido chegar atrasado, o que ocasiona uma série de conflitos devido à desigual aplicação das normas. Ocorrências dessa natureza poderiam ser superadas partindo da relação existente entre o projeto pedagógico e o regimento escolar. Isto significa dizer que:
o regimento escolar é um instrumento que permite à equipe gestora de tomar decisão de que o professor pode se atrasar, mas não faltar, pois é mais relevante o cumprimento dos dias letivos do que da carga horária.
a medida que o projeto pedagógico se define por uma concepção disciplinar mais preventiva, teremos um regimento escolar menos preso às penalidades e mais direcionados para os direitos e deveres.
a elaboração do regimento escolar deve ser caracterizada por uma ação independente da construção do projeto pedagógico.
o regimento escolar deve apresentar um conjunto de orientações que garanta o cumprimento de preceitos legais, tendo o cuidado para que o conteúdo do regimento e sua aplicação sejam contraditórios ao projeto pedagógico.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Sobre o papel do currículo na construção do Projeto Pedagógico, podemos afirmar que:
I- é preciso que se discuta e se proponha novos formatos de gestão, de espaços de ação educativa e novos significados para o ensino e a aprendizagem.
II- prever o atendimento às diferenças e às diversidades locais, pela inclusão de perspectivas como a do multiculturalismo, no tratamento de questões educacionais.
III- um currículo democrático necessita e exige uma escola democrática e uma das alternativas é um Projeto Pedagógico, em que a gestão ultrapasse a simples reformulação de conteúdos.
IV-o processo de democratização da escola e de definição de seu currículo, necessariamente, é independente da conscientização do gestor e dos professores, como executores das políticas de educação.
O correto está somente em:
I, II e IV.
I e IV.
I, II e III.
II, III e IV.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Um plano de ensino deve incluir
referências, justificativas, conteúdos, objetivos específicos e gerais e metodologia.
justificativa, tema, objetivos específicos e gerais, problema, hipóteses, metodologias e referências.
caracterização, objetivos educacionais, diretrizes gerais, bases teórico-metodológicas.
objetivos específicos, conteúdo, metodologia, número de aulas.
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