Questões de Pedagogia do ano 2006

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Sobre a construção do Projeto Político-Pedagógico, analise as afirmativas abaixo.

I. Para construir projetos sócio-educativos, é necessário definir claramente os princípios e as diretrizes contextualizadas que projetem o vir-a-ser das instituições formadoras.

II. Atualmente as equipes técnicas multidisciplinares poderão contribuir, de forma mais efetiva, para o trabalho sócioeducativo, desde a diagnose até a responsabilidade de elaborar o documento, com base nas sugestões e participação das comunidades interna e externa.

III. A prática do planejamento participativo aprofunda compromissos, estabelece metas claras e realizáveis, criando uma consciência coletiva com base nos diagnósticos.

Indique a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).

  • A.

    Apenas I está correta.

  • B.

    Apenas I e II estão corretas.

  • C.

    Apenas I e III estão corretas.

  • D.

    Apenas II e III estão corretas.

  • E.

    I, II e III estão corretas.

É recente, na discussão educacional brasileira, a questão do Projeto Político Pedagógico das escolas. Sobre ele podemos afirmar:

  • A.

    Trata-se de uma imposição dos Parâmetros Curriculares Nacionais.

  • B.

    É um mecanismo importante de democratização das decisões escolares e pedagógicas que orientam a vida institucional das escolas.

  • C.

    É, na verdade, uma farsa, pois nem é cumprido nem fiscalizado.

  • D.

    Na verdade, ele é mais político que pedagógico, pois se constrói sob a influência direta e legítima de grupos eventualmente no poder.

  • E.

    Restringe radicalmente a autonomia do professor, que se vê na impossibilidade de inovar práticas.

Nas estruturas organizacionais autônomas a tomada de decisão é feita de forma compartilhada, pode-se destacar como principais características do projeto político-pedagógico:

  • A.

    A melhoria administrativa e financeira da escola.

  • B.

    O processo concluso.

  • C.

    A participação coletiva e efetiva de vários segmentos da comunidade escolar.

  • D.

    A avaliação ao final do processo.

Os modelos organizacionais autônomas compreendem princípios democráticos que privilegiam a tomada de decisão compartilhada. Autonomia de todos os indivíduos, gestão democrática, negociação durante o processo de gestão e formação continuada dos educadores são elementos integrantes do:

  • A.

    Planejamento curricular.

  • B.

    Plano de ensino.

  • C.

    Projeto político-pedagógico.

  • D.

    Regimento escolar.

Para que a escola seja realmente um espaço democrático, na construção de seu Projeto Político Pedagógico, e não se limite a reproduzir a realidade socioeconômica em que está inserida, cumprindo apenas ordens e normas a ela impostas, deve-se criar um espaço para a participação e reflexão coletiva sobre o seu papel junto à comunidade.

Assim, torna-se importante a compreensão de um projeto educativo como

  • A. possibilidade de organização do ensino onde todos os conteúdos são discutidos com os alunos, pois os conhecimentos só são aprendidos se traduzirem necessidades do grupo.
  • B. documento que contenha as normas e diretrizes político-pedagógicas da Secretaria de Educação e a grade curricular a ser executada.
  • C. levantamento das deficiências de aprendizagem dos alunos da escola para a devida formação dos docentes no enfrentamento desses problemas.
  • D. instrumento de autonomia com o objetivo de estabelecer a identidade própria da escola, na superação dos problemas existentes.
  • E. processo autogestionário da comunidade, em que o professor é observador e mediador à disposição do processo ensino-aprendizagem de cada aluno e do grupo.

Democratizar a gestão da educação requer, fundamentalmente, que a comunidade

  • A. possa participar no processo de formulação e avaliação da política de educação e no acompanhamento de sua execução, através de mecanismos institucionais.
  • B. assuma como sua responsabilidade a realização dos projetos destinados à coletividade.
  • C. fiscalize a atuação dos especialistas como sujeitos da elaboração dos projetos voltados à população mais carente socioeconomicamente.
  • D. eleja o Dirigente Escolar legitimando para que o mesmo possa decidir e realizar o projeto político pedagógico da escola.
  • E. defina os projetos de interesse popular para que os dirigentes possam planejá-los e executá-los de acordo com os objetivos dos especialistas.

Assinale a opção correta em relação ao projeto político-pedagógico (PPP) em uma perspectiva emancipadora.

  • A.

    Em uma organização, o PPP delineia de forma coletiva a competência principal esperada pelo grupo de atores envolvidos naquele processo e, por ser elaborado e assumido coletivamente, oferece garantia de aperfeiçoamento permanente da qualidade esperada em um processo educativo.

  • B.

    Como o PPP é um processo em construção e seus resultados são gradativos e mediatos, fazem-se necessárias diretrizes de apoio, que devem ser elaboradas por terceiros, ou seja, por especialistas externos à organização.

  • C.

    Em uma organização democrática, na qual a participação é elemento fundante para a consecução dos fins assumidos pelo coletivo, torna-se irrelevante a postura de firmeza da equipe diretiva no sentido de encaminhar e viabilizar decisões, para que sejam efetivamente cumpridas por todos.

  • D.

    Na elaboração e na implementação do PPP, devem-se eliminar totalmente os conflitos organizacionais para não inviabilizar a organização em função de conflitos nas relações interpessoais.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

É muito comum a situação na qual o aluno, ao chegar atrasado, é penalizado. O professor pode fechar a porta da sala de aula e não permitir a entrada do aluno, sendo que a este mesmo professor é permitido chegar atrasado, o que ocasiona uma série de conflitos devido à desigual aplicação das normas. Ocorrências dessa natureza poderiam ser superadas partindo da relação existente entre o projeto pedagógico e o regimento escolar. Isto significa dizer que:

  • A.

    o regimento escolar é um instrumento que permite à equipe gestora de tomar decisão de que o professor pode se atrasar, mas não faltar, pois é mais relevante o cumprimento dos dias letivos do que da carga horária.

  • B.

    a medida que o projeto pedagógico se define por uma concepção disciplinar mais preventiva, teremos um regimento escolar menos preso às penalidades e mais direcionados para os direitos e deveres.

  • C.

    a elaboração do regimento escolar deve ser caracterizada por uma ação independente da construção do projeto pedagógico.

  • D.

    o regimento escolar deve apresentar um conjunto de orientações que garanta o cumprimento de preceitos legais, tendo o cuidado para que o conteúdo do regimento e sua aplicação sejam contraditórios ao projeto pedagógico.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sobre o papel do currículo na construção do Projeto Pedagógico, podemos afirmar que:

I- é preciso que se discuta e se proponha novos formatos de gestão, de espaços de ação educativa e novos significados para o ensino e a aprendizagem.

II- prever o atendimento às diferenças e às diversidades locais, pela inclusão de perspectivas como a do multiculturalismo, no tratamento de questões educacionais.

III- um currículo democrático necessita e exige uma escola democrática e uma das alternativas é um Projeto Pedagógico, em que a gestão ultrapasse a simples reformulação de conteúdos.

IV-o processo de democratização da escola e de definição de seu currículo, necessariamente, é independente da conscientização do gestor e dos professores, como executores das políticas de educação.

O correto está somente em:

  • A.

    I, II e IV.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    II, III e IV.

Um plano de ensino deve incluir

  • A.

    referências, justificativas, conteúdos, objetivos específicos e gerais e metodologia.

  • B.

    justificativa, tema, objetivos específicos e gerais, problema, hipóteses, metodologias e referências.

  • C.

    caracterização, objetivos educacionais, diretrizes gerais, bases teórico-metodológicas.

  • D.

    objetivos específicos, conteúdo, metodologia, número de aulas.

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