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As diversidades ou multiplicidades geralmente expressam relações e construções culturais. A escola democrática, inclusiva e a sala de aula devem ser entendidas como espaços de expressão e local para se cultivar maneiras respeitosas de se relacionar com o outro. Os textos legais e dos educadores que tratam das diversidades e que se referem a questões de gênero, sexualidade, etnia, cultura não tratam de diferenças
coletivas, mas sim diferenças individuais; tratam especificamente das necessidades especiais de cada sujeito e/ou indivíduo.
individuais, mas sim das grandes divisões que constituem os grupos sociais – homens e mulheres, homossexuais, negros, indígenas, brancos; ou seja, de características coletivas e comuns a um certo número de pessoas.
coletivas, mas sim das características orgânicas e inorgânicas particulares de um indivíduo.
que abrangem e compreendem muitas pessoas, mas sim das características particulares da pessoa humana, quer físicas ou psíquicas.
de indivíduos, mas sim e apenas de sujeitos portadores de necessidades educacionais especiais.
A Educação Infantil viveu uma trajetória no Brasil, pois antes era vista como favor ou uma dádiva social e hoje, é vista como um direito e um dever do Estado. O ordenamento legal da Educação Infantil explicita a idéia de derrubar o caráter assistencialista de atendimento à faixa etária de zero a seis anos. O ato de educar a criança está inegavelmente integrado ao ato de cuidá-la e o atendimento passou a ter o caráter
de proteção o que significa "assistencialismo" uma vez que denota um sentido de atendimento relacionado à "prestação de favor" e portanto sua organização deve se assemelhar a de uma escola formal, com horários e períodos letivos.
educacional, de cunho sócio-educativo, instaurando-se um espaço de formação e proteção às crianças pequenas.
de assistencialismo, entendido como o ato de prestar cuidado e atenção à criança nos aspectos de alimentação, higiene, guarda e proteção - prática acentuada na creches.
assistencialista, referindo-se às ações que atendem as necessidades básicas de higiene, alimentação, proteção e guarda das crianças, enquanto a mãe exerce atividade remunerada fora do lar, sendo portanto, sobretudo, um direito da mulher trabalhadora.
de cuidar e educar, sendo cuidar o objetivo das creches que atendem as crianças até 06 anos nas quais estudam os filhos das mães que têm atividades profissionais menos qualificadas e o educar que é o objetivo dos "jardins", onde estudam os filhos de famílias um pouco mais abastadas.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Antônio Gramsci foi um grande nome do socialismo do século XX, preocupado com questões educacionais e escolares. Para este autor:
a escola faz parte da chamada "sociedade política" responsável pela manutenção da ordem e da repressão.
os professores são também "intelectuais" que podem trabalhar na construção de uma contra-hegemonia ética e cultural.
numa sociedade socialista verdadeira, a escola desapareceria para dar lugar a uma instituição que promovesse a liberdade e não o autoritarismo.
o modelo pedagógico socialista é completamente dialogal e conduzido inteiramente pelos educandos, onde o Estado não intervem e o professor é um simples "funcionário da revolução", cujo melhor exemplo é o educador soviético Anton Makarenko
socialismo e educação são coisas completamente separadas: a primeira é uma prática política e a segunda uma prática social
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Com relação ao acesso das crianças à cultura, podemos afirmar que:
Os textos para crianças devem ser resumidos e sempre com supressões.
As crianças podem e devem ter acesso à cultura erudita desde cedo.
Só a partir dos 14 anos pode haver uma assimilação satisfatória de manifestações artísticas e culturais.
Levar crianças a exibições de arte costuma ter efeito contrário: as crianças por não compreenderem se desestimulam.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A antiga idéia de "triângulo pedagógico" (saber, professor e aluno) começa a ser substituída pela idéia de "quadrilátero pedagógico" (Jean Houssaye), onde se acrescenta a "escola", isto por que:
a figura do professor tem cada vez menos importância no processo pedagógico, que, na verdade, está centrado no aluno.
o saber não é mais algo "inegociável" e precisa ser relativizado em função de condições históricas e sociais.
o aluno é o centro do processo e o verdadeiro dirigente de seu ritmo de aprendizagem.
o enunciado é enganoso, pois o quarto elemento é a "família".
observou-se que o processo educativo formal se dá num lugar socialmente especial, a escola, com particularidades e complexidades que precisam ser levadas em conta.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A questão da violência escolar tem preocupado as autoridades escolares e civis da sociedade ocidental. Essa violência pode ser explicada pelo seguinte motivo:
A personalidade agressiva de certos professores sem nenhuma formação pedagógica ou penal.
A única razão da violência é a situação social dos alunos, saídos de classes desfavorecidas.
O problema é psicológico e diz respeito apenas à personalidade dos alunos agressivos.
Trata-se de um problema cultural de uma sociedade que conheceu a escravidão e a violência estrutural
São muitas razões que explicam a violência escolar, que precisa ser analisada em sua dimensão estrutural, conjuntural e individual, uma vez que a violência escolar é um tipo particular de violência que não pode ser confundida, nem em suas manifestações nem em seus objetivos com a violência social geral.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A relação entre escola e democracia é complexa e pode ser tratada em nível intraclasse e em nível extraclasse. A esse respeito assinale a alternativa correta:
A democracia escolar implica uma relação pedagógica não- horizontal que preserve a autoridade do professor, a tradição e a transmissão dos conteúdos.
A escola é tão mais democrática quanto mais ela recruta seus professores através de concurso público, mesmo que sejam professores autoritários.
Os Conselhos Escolares são uma forma de gestão democrática que procura, teoricamente, associar a escola à formação cidadã e, ao mesmo, tempo, co-responsabilizar os atores pelo processo pedagógico.
A escola é intrinsecamente antidemocrática, pois ela lida com desiguais que precisam ser tratados desigualmente, o que fere o princípio mesmo da democracia
A escola é democrática na medida em que ela não difunde os mesmos conteúdos para todos e leva em consideração a origem de classes dos alunos, oferecendo conteúdos mais simples para os alunos das classes populares.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
A ética vem do grego ethos, que significa analogamente "modo de ser" ou "caráter" enquanto forma de vida adquirida ou conquistada pelo homem. No âmbito educativo é fundamental:
Impor valores e atitudes.
Estabelecer regras morais.
Fundamentar as doutrinas religiosas.
Garantir a qualidade nas relações sociais.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Leia o texto:
"Em um mundo que se globaliza e planetariza (...) o papel da orientação educacional na escola será de argumentar, discutir, refletir sobre as problemáticas existentes, de forma a tornar o aluno mais crítico e consciente da sociedade, evidenciando os conceitos de parceria, cordialidade, solidariedade, entre outros, para um país que se quer mais justo, mais humano, e mais solidário". (Grinspun,2006)
De acordo com o texto acima e o seu conhecimento sobre o papel do orientador no processo de transformação social, é correto afirmar que:
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
"Mesmo depois de abolida a escravidão Negra é a mão de quem faz a limpeza Lavando a roupa encardida, esfregando o chão Negra é a mão, é a mão da pureza" (Gilberto Gil)
No trecho da canção "A mão da limpeza", pode-se constatar que, legalmente, não existe mais escravidão no Brasil, entretanto ainda está presente a questão do racismo e da segregação social. Neste contexto, o papel da orientação educacional, na perspectiva da transformação social, pode ser cumprido ou desenvolvido através:
I- de ações de envolvam o multiculturalismo, política de identidade cultural e os movimentos sociais.
II- de um debate rico sobre questões ligadas ao etnocentrismo, ao racismo, que podem se manifestar diretamente no cotidiano escolar.
III- da análise e discussão da cultura, a partir da perspectiva da globalização, isto é, sobre o efeito da globalização na nossa cultura.
IV- da capacitação dos professores diante das dificuldades de aprendizagem escolar que se manifestam predominantemente, entre crianças provenientes dos segmentos mais empobrecidos da população.
Assinale a alternativa correta:
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