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Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em relação ao processo ensino-aprendizagem na visão rogeriana, assinale a opção incorreta.
O professor se limita a facilitar a comunicação do estudante consigo mesmo, a fim de que ele mesmo estruture seu comportamento experiencial.
O ensino consiste em um produto de personalidades únicas, respondendo a situações únicas, no contexto de um tipo especial de relação professor-aluno.
É necessário ensinar ao professor um repertório de estratégias de ensino.
As qualidades do professor podem ser sintetizadas em autenticidade, compreensão empática e aceitação e confiança em relação ao aluno.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Na perspectiva da teoria behaviorista,
Skinner ignora as variáveis intervenientes e concentra-se no controle e na predição das relações entre estímulos e respostas.
a educação é fator fundamental para a passagem da consciência ingênua para a consciência crítica.
a estrutura do pensar do aluno é condicionada pela contradição vivida na situação concreta em que se forma.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Uma teoria de aprendizagem é uma construção humana para interpretar sistematicamente a área de conhecimento que chamamos aprendizagem. Representa o ponto de vista de um autor/pesquisador sobre como interpretar o tema aprendizagem, quais as variáveis independentes, dependentes e intervenientes.
Acerca do tema abordado no texto, assinale a opção correta.
A teoria de Piaget é uma teoria do desenvolvimento cognitivo, na qual a aprendizagem não é um conceito central.
Construtivismo é sinônimo de aprendizagem por descoberta.
Apenas por estar manipulando coisas, o aluno já está construindo.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Dos passos que sintetizam o processo pedagógico da Pedagogia Libertadora mencionada no texto, o primeiro corresponde
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da Pedagogia Libertadora, assinale a opção correta.
A origem está diretamente associada ao trabalho de Demerval Saviani.
Busca uma educação para os que têm voz na sociedade.
Entende que a educação não pode ser voltada para problemas circunstanciais.
Guarda em suas formulações teóricas o pensamento social cristão, fundamentado na atualização de doutrinas da Igreja Católica.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Educação bancária foi a designação dada pela Pedagogia Libertadora, mencionada no texto, à educação convencional. Entre os princípios a seguir, assinale a opção que contraria os princípios norteadores da educação bancária.
O professor deixa clara a diferença entre a autoridade do conhecimento e a sua própria autoridade.
O professor escolhe o conteúdo e os alunos se adaptam, sem serem consultados a respeito.
O professor trabalha e os alunos têm a ilusão de trabalhar, graças à própria ação do professor.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os seguintes itens relativos à educação no contexto social.
I Toda e qualquer prática educativa expressa uma doutrina pedagógica, uma filosofia de vida, uma concepção de homem e de sociedade.
II Segundo as teorias que explicam a função social da educação com base nos fundamentos do materialismo dialético, a sociedade tende a se manter porque a educação promove o consenso espontâneo sobre os valores sociais.
III Os princípios e os fundamentos da filosofia liberal dão sustentação às formulações teóricas de John Dewey sobre a Escola Nova e o seu papel aperfeiçoador da democracia.
IV Paulo Freire, ao enfatizar o caráter libertador da educação, atribui ao repasse de informações a característica fundamental do ensino.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e III.
III e IV.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Assinale a opção incorreta acerca da relação entre educação e sociedade.
O principal referencial epistemológico da pedagogia crítica é o pensamento marxista, razão pela qual o trabalho, em sua dimensão histórica e filosófica, é considerado, para essa tendência pedagógica, a categoria central.
A idéia do trabalho como princípio educativo foi a principal contribuição do sociólogo Karl Mannheim para a compreensão do papel social da educação.
Segundo Althusser, as classes sociais lutam para conquistar o poder do Estado e usá-lo como aparelho repressivo. Paralelamente a essa realidade, há, segundo o autor, uma outra, denominada aparelhos ideológicos do Estado, entre eles a escola.
Bourdieu, ao tratar da função social da educação a partir de uma visão crítica da sociedade capitalista, considera que os sistemas educacionais cumprem a função estratégica de reprodução da cultura e da estrutura de classes.
Atender a criança com profissionais especializados capazes de fazer a mediação entre o que a criança já conhece e o que pode conhecer, significa investir no desenvolvimento humano. Hoje se sabe que há períodos cruciais no desenvolvimento e a infância é um deles, durante os quais o ambiente, as interações e as intervenções didáticas dos profissionais de educação podem influenciar a maneira como o cérebro é ativado para exercer funções em áreas como a matemática, a linguagem, a música. A aprendizagem contribui para o desenvolvimento na medida em que aprender não é copiar ou reproduzir a realidade. Aprendemos quando somos capazes de elaborar uma representação pessoal sobre um objeto da realidade. A aprendizagem tem um caráter ativo, é fruto de uma construção pessoal, mas na qual não intervém apenas o sujeito que aprende; os outros significativos, os agentes culturais, são peças imprescindíveis para essa construção pessoal, para esse desenvolvimento. Aprendizagem, hoje, segundo esta concepção é entendida como
construção social que envolve a pessoa como um todo e se fundamenta nas múltiplas interações entre os parceiros infantis e adultos, nos contextos educativos.
capacidade de assimilar os conhecimentos já elaborados historicamente.
capacidade de tomar conhecimentos dos saberes que são transmitidos pela escola e pela sociedade.
capacidade de reter na memória mediante o estudo, a observação ou a experiência.
construção individual de saberes que se fundamenta nos fatores genéticos e ambientais.
A creche é um lugar de vida cotidiana, feita de espaços, materiais e objetos tangíveis, de propostas educativas concretas, onde a gestão dos tempos e dos espaços constitui um momento crucial, diretamente ligado ao modo de educar, que envolvem o âmbito da relação e do ensinar a aprender, um processo transicional que inclui adultos e crianças. Uma creche deve se caracterizar como conjunto de ambientes que possibilitem à criança
aprender os usos e costumes da sociedade e da cultura, na qual está inserida, sobretudo os modos oficiais de relacionamento.
aprender a viver em sociedade, a desenvolver habilidades relacionadas à leitura e escrita, a desenvolver atitudes egocêntricas, típicas do seu desenvolvimento emocional.
ampliar suas experiências e se desenvolver em todas as dimensões humanas: afetiva, motora, cognitiva, social, imaginativa, lúdica, estética, criativa, expressiva e lingüística.
disciplinar-se, entender a organização do tempo, entender em que horas pode brincar, que horas pode comer, em que locais e o que pode comer.
aprender a ser alguém no futuro, disciplinando-se e adquirindo conhecimentos
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