Questões de Pedagogia do ano 2006

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Em relação ao processo ensino-aprendizagem na visão rogeriana, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O professor se limita a facilitar a comunicação do estudante consigo mesmo, a fim de que ele mesmo estruture seu comportamento experiencial.

  • B.

    O ensino consiste em um produto de personalidades únicas, respondendo a situações únicas, no contexto de um tipo especial de relação professor-aluno.

  • C.

    É necessário ensinar ao professor um repertório de estratégias de ensino.

  • D.

    As qualidades do professor podem ser sintetizadas em autenticidade, compreensão empática e aceitação e confiança em relação ao aluno.

Na perspectiva da teoria behaviorista,

  • A.

    Skinner ignora as variáveis intervenientes e concentra-se no controle e na predição das relações entre estímulos e respostas.

  • B.

    a educação é fator fundamental para a passagem da consciência ingênua para a consciência crítica.

  • C. o aluno é o sujeito da educação.
  • D.

    a estrutura do pensar do aluno é condicionada pela contradição vivida na situação concreta em que se forma.

Uma teoria de aprendizagem é uma construção humana para interpretar sistematicamente a área de conhecimento que chamamos aprendizagem. Representa o ponto de vista de um autor/pesquisador sobre como interpretar o tema aprendizagem, quais as variáveis independentes, dependentes e intervenientes.

Acerca do tema abordado no texto, assinale a opção correta.

  • A.

    A teoria de Piaget é uma teoria do desenvolvimento cognitivo, na qual a aprendizagem não é um conceito central.

  • B.

    Construtivismo é sinônimo de aprendizagem por descoberta.

  • C.

    Apenas por estar manipulando coisas, o aluno já está construindo.

  • D. O construtivismo é um método.

 

Dos passos que sintetizam o processo pedagógico da Pedagogia Libertadora mencionada no texto, o primeiro corresponde

  • A. à pesquisa.
  • B. aos temas geradores.
  • C. à problematização.
  • D. à conscientização.

 

Acerca da Pedagogia Libertadora, assinale a opção correta.

  • A.

    A origem está diretamente associada ao trabalho de Demerval Saviani.

  • B.

    Busca uma educação para os que têm voz na sociedade.

  • C.

    Entende que a educação não pode ser voltada para problemas circunstanciais.

  • D.

    Guarda em suas formulações teóricas o pensamento social cristão, fundamentado na atualização de doutrinas da Igreja Católica.

 

Educação bancária foi a designação dada pela Pedagogia Libertadora, mencionada no texto, à educação convencional. Entre os princípios a seguir, assinale a opção que contraria os princípios norteadores da educação bancária.

  • A. O professor sabe tudo, o aluno nada sabe.
  • B.

    O professor deixa clara a diferença entre a autoridade do conhecimento e a sua própria autoridade.

  • C.

    O professor escolhe o conteúdo e os alunos se adaptam, sem serem consultados a respeito.

  • D.

    O professor trabalha e os alunos têm a ilusão de trabalhar, graças à própria ação do professor.

Julgue os seguintes itens relativos à educação no contexto social.

I Toda e qualquer prática educativa expressa uma doutrina pedagógica, uma filosofia de vida, uma concepção de homem e de sociedade.

II Segundo as teorias que explicam a função social da educação com base nos fundamentos do materialismo dialético, a sociedade tende a se manter porque a educação promove o consenso espontâneo sobre os valores sociais.

III Os princípios e os fundamentos da filosofia liberal dão sustentação às formulações teóricas de John Dewey sobre a Escola Nova e o seu papel aperfeiçoador da democracia.

IV Paulo Freire, ao enfatizar o caráter libertador da educação, atribui ao repasse de informações a característica fundamental do ensino.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    III e IV.

Assinale a opção incorreta acerca da relação entre educação e sociedade.

  • A.

    O principal referencial epistemológico da pedagogia crítica é o pensamento marxista, razão pela qual o trabalho, em sua dimensão histórica e filosófica, é considerado, para essa tendência pedagógica, a categoria central.

  • B.

    A idéia do trabalho como princípio educativo foi a principal contribuição do sociólogo Karl Mannheim para a compreensão do papel social da educação.

  • C.

    Segundo Althusser, as classes sociais lutam para conquistar o poder do Estado e usá-lo como aparelho repressivo. Paralelamente a essa realidade, há, segundo o autor, uma outra, denominada aparelhos ideológicos do Estado, entre eles a escola.

  • D.

    Bourdieu, ao tratar da função social da educação a partir de uma visão crítica da sociedade capitalista, considera que os sistemas educacionais cumprem a função estratégica de reprodução da cultura e da estrutura de classes.

Atender a criança com profissionais especializados capazes de fazer a mediação entre o que a criança já conhece e o que pode conhecer, significa investir no desenvolvimento humano. Hoje se sabe que há períodos cruciais no desenvolvimento e a infância é um deles, durante os quais o ambiente, as interações e as intervenções didáticas dos profissionais de educação podem influenciar a maneira como o cérebro é ativado para exercer funções em áreas como a matemática, a linguagem, a música. A aprendizagem contribui para o desenvolvimento na medida em que aprender não é copiar ou reproduzir a realidade. Aprendemos quando somos capazes de elaborar uma representação pessoal sobre um objeto da realidade. A aprendizagem tem um caráter ativo, é fruto de uma construção pessoal, mas na qual não intervém apenas o sujeito que aprende; os outros significativos, os agentes culturais, são peças imprescindíveis para essa construção pessoal, para esse desenvolvimento. Aprendizagem, hoje, segundo esta concepção é entendida como

  • A.

    construção social que envolve a pessoa como um todo e se fundamenta nas múltiplas interações entre os parceiros infantis e adultos, nos contextos educativos.

  • B.

    capacidade de assimilar os conhecimentos já elaborados historicamente.

  • C.

    capacidade de tomar conhecimentos dos saberes que são transmitidos pela escola e pela sociedade.

  • D.

    capacidade de reter na memória mediante o estudo, a observação ou a experiência.

  • E.

    construção individual de saberes que se fundamenta nos fatores genéticos e ambientais.

A creche é um lugar de vida cotidiana, feita de espaços, materiais e objetos tangíveis, de propostas educativas concretas, onde a gestão dos tempos e dos espaços constitui um momento crucial, diretamente ligado ao modo de educar, que envolvem o âmbito da relação e do ensinar a aprender, um processo transicional que inclui adultos e crianças. Uma creche deve se caracterizar como conjunto de ambientes que possibilitem à criança

  • A.

    aprender os usos e costumes da sociedade e da cultura, na qual está inserida, sobretudo os modos oficiais de relacionamento.

  • B.

    aprender a viver em sociedade, a desenvolver habilidades relacionadas à leitura e escrita, a desenvolver atitudes egocêntricas, típicas do seu desenvolvimento emocional.

  • C.

    ampliar suas experiências e se desenvolver em todas as dimensões humanas: afetiva, motora, cognitiva, social, imaginativa, lúdica, estética, criativa, expressiva e lingüística.

  • D.

    disciplinar-se, entender a organização do tempo, entender em que horas pode brincar, que horas pode comer, em que locais e o que pode comer.

  • E.

    aprender a ser alguém no futuro, disciplinando-se e adquirindo conhecimentos

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