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Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Ainda acerca do ritual pedagógico focado no texto, assinale a opção correta.
Na escola de organização burocratizada, o ritual pedagógico prescinde de exames, provas e argüições.
Em um contexto de burocratização da organização escolar, os métodos, locais e arrumações dos espaços visam à atividade dos alunos, com decorrente prazer no aprender.
O ritual pedagógico no qual o saber é imposto aos alunos configura-se, na visão de Paulo Freire, em caminho de domesticação.
Os caminhos de domesticação são expressões da própria cultura dos alunos, que se quer respeitada e retroalimentada.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A respeito do conceito apresentado no texto, assinale a opção correta.
O ritual pedagógico é tanto menos coercitivo quanto mais burocratizada for a instituição escolar.
A desburocratização da escola resulta na divisão social e técnica do trabalho.
A organização burocrática da escola submete a atividade docente a normas de conformidade, calendários, horários e carga horária.
Na organização escolar burocrática, os programas constituem planificações a posteriori, por considerar as necessidades discentes.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A escola pública necessita de uma gestão que, partindo da construção do projeto pedagógico, possibilite a escola alcançar sua finalidade, concretizando sua função social. Para concretizar o que pretende, necessitará de um planejamento que organize o trabalho escolar e a prática pedagógica. Portanto, quanto ao planejamento, podemos afirmar que:
é uma ação de inteira responsabilidade do gestor da escola, sendo um risco compartilhar com os demais segmentos da escola.
dificulta a identificação de prioridades, apesar de permitir a delegação de autonomia e buscar a unidade às ações.
é um processo que deve permear todas as atividades da escola, servindo de instrumento permanente na construção e desenvolvimento do projeto pedagógico.
é uma ação que define objetivos e metas, porém não facilita a organização sistemática dos recursos necessários para alcançar os resultados.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O Projeto Pedagógico tem de partir, necessariamente, de uma concepção de educação que se constitua como o referencial teórico que norteará os procedimentos, processos, atividades, organização administrativa e pedagógica, estruturação curricular, organização de tempos e espaços da escola. Assim, uma vez definida a concepção de educação que subsidiará a elaboração do Projeto, passa-se a explicitar os princípios que devem orientar a sua construção. Sobre os princípios, é correto afirmar que:
I- a democracia deve ser um princípio substantivo da gestão da educação, enfatizado na Lei 9394/96.
II- é preciso que haja a ação coletiva, que envolva a participação de todos na análise dos problemas escolares, para que a discussão/reflexão não se dilua, perdendo a visão do todo.
III- na gestão, a autonomia da escola é relativa, impede que a escola construa seus próprios caminhos, sua trajetória, sua cultura, que a distinguem das outras escolas.
IV- a qualidade, na sua dimensão positiva, deve ser priorizada, pois é ela que garante a formação do indivíduo, enquanto cidadão.
O correto está somente em:
I, II e IV.
II e III.
I, II e III.
III e IV.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A respeito da EAD no Brasil, julgue os itens a seguir.
I Atualmente, encontram-se disponíveis várias plataformas virtuais de domínio público que podem ser utilizadas na EAD.
II A popularização do computador e da Internet tem contribuído bastante para a expansão de uma EAD de qualidade.
III Uma das maiores dificuldades para a expansão da EAD é a forma de avaliação, que deve ser, necessariamente, de forma presencial.
IV A EAD é um direito garantido na LDB e, por isso, só pode ser ministrada por instituições de ensino superior credenciadas pelo MEC.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e IV.
II e III.
III e IV.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Ainda com referência à EAD, assinale a opção incorreta.
A EAD é uma forma de democratização da educação e, por isso, deve ser valorizada em sua singularidade, incentivando-se a pesquisa e os estudos específicos acerca dessa metodologia de ensino.
As modernas tecnologias de informática constituem atualmente os únicos meios que possibilitam uma EAD de qualidade. Por isso, essas tecnologias devem ser popularizadas.
Um dos papéis importantes do governo é proporcionar políticas públicas que possibilitem o acesso de um número cada vez maior de pessoas a essa metodologia de ensino.
Atualmente existem vários níveis de EAD no Brasil, inclusive na EJA e na educação profissional.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A educação a distância (EAD) é uma metodologia de ensino cada vez mais popularizada no Brasil. A grande extensão territorial do país tem sido um dos motivos mais fortes no convencimento dos educadores sobre a necessidade do fortalecimento da oferta de educação de qualidade nos vários níveis de ensino proporcionados pela EAD.
A partir das idéias do texto acima, assinale a opção correta acerca da EAD.
De acordo com os estudiosos no assunto, a EAD é uma metodologia de ensino que deve apresentar vida curta no Brasil. Uma de suas principais desvantagens é que oferece o risco de acabar com o modelo de escola tradicional e com a profissão de professores.
A transformação de professores em tutores é uma forma de degradação daquela categoria profissional, uma vez que, para o exercício da atividade de tutor, a exigência de formação é menor que para a de professor.
O tutor de EAD deve atuar como um autor de obras de fundamentação teórica ao escrever os conteúdos oferecidos na modalidade a distância. Com o passar do tempo, os conteúdos de EAD devem substituir os livros tradicionais.
A EAD exige dos profissionais da educação uma nova postura diante das metodologias de ensino e do desenho pedagógico dos cursos. Atenção especial deve ser focada nos padrões de qualidade e por isso deve haver grande investimento na capacitação de professores nessa metodologia de ensino.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O controle da aprendizagem passa pelo controle das ações dos alunos. O trabalho docente deve considerar a ajuda aos alunos na realização das tarefas. Nesse contexto, assinale a opção correta.
Na maioria das vezes, o mais importante é controlar as ações dos alunos. Alunos bem doutrinados têm maior facilidade para absorção de conhecimento.
O mais importante é a inexistência de regras, uma vez que as crianças são capazes de se organizar de acordo com seus hábitos individuais. Por isso, o papel primordial do professor deve ser o de fornecer conhecimentos científicos.
O controle das ações dos alunos não compete à escola e sim, aos pais. O papel da escola é repassar aos alunos os conhecimentos acumulados pela humanidade.
Dosar as ações de ajuda e controle constitui uma boa medida para que a aprendizagem aconteça com sucesso. Normas claras e explícitas contribuem para a manutenção de um bom clima de trabalho.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A administração de disciplina é um aspecto de grande importância em sala de aula. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.
I A autoridade máxima em sala de aula deve ser o professor, que, por meio de imposição, deve controlar todas as possíveis manifestações que possam colocar em risco a ordem do ambiente.
II A autoridade do professor deve-se manifestar no domínio do conteúdo, nos métodos de ensino, no trato com a classe e nas diferenças individuais entre alunos.
III A autoridade moral se manifesta no conjunto de qualidades do professor: dedicação profissional, sensibilidade, senso de justiça e traços de caráter.
IV A autoridade técnica constitui o conjunto de qualidades, capacidades, habilidades e hábitos pedagógicos necessários para a administração da disciplina em sala de aula.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O trabalho docente se caracteriza por um constante vaivém entre as tarefas cognitivas colocadas pelo professor e o nível de preparo dos alunos para resolverem as tarefas. À luz dessa assertiva, assinale a opção correta.
O professor precisa estabelecer objetivos e aprender a combinar severidade, respeito e aspectos socioemocionais, sem perder de vista as necessidades afetivas de seus alunos e o contexto em que estes estão inseridos.
Na maioria das escolas, existem alunos com muita deficiência de conteúdo, além de defasagem entre a idade cronológica e a série em que estão matriculados, o que dificulta a realização de um trabalho homogêneo.
Para que haja uma boa interação entre professor e aluno, o professor deve apresentar os objetivos, os temas e as tarefas de forma clara e compreensível, esforçando-se em formular questões compreensíveis para os alunos.
O professor precisa aprender a ouvir seus alunos, adequando os conteúdos ao que interessa a eles. Nesse sentido, a fala do aluno é mais importante que os conteúdos a serem trabalhados.
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