Questões de Pedagogia do ano 2006

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Com referência ao conhecimento das condições de aprendizagem dos alunos, assinale a opção correta.

  • A.

    A motivação é uma das condições essenciais da aprendizagem, que depende exclusivamente da capacidade individual do aluno; assim, ela é uma ação que não pode ser proporcionada pelo professor em sala de aula, razão pela qual o professor deve conhecer as experiências de seus alunos.

  • B.

    Os fatores sociais não podem interferir na aprendizagem. As condições de vida e o ambiente sociocultural não oferecem requisitos para a vida escolar. Prova disso é o grande número de crianças que vivem em condições desumanas e conseguem alcançar sucesso na vida escolar.

  • C.

    Muitos professores contribuem para aumentar as desvantagens trazidas pelos alunos em decorrência de suas condições sociais de origem, tachando as crianças de burras ou convencendo seus pais de que elas não têm perfil para os estudos.

  • D.

    O ensino não pode se apoiar nas experiências do senso comum das crianças, pois, assim, corre o risco de tornar-se equivocado e fugir dos conhecimentos científicos. A principal função da escola é propiciar o acesso a conhecimentos elaborados e conservados pela humanidade, proporcionando a todos uma educação de qualidade.

O estudo é uma atividade cognitiva que se realiza por meio de tarefas e ações cuja finalidade é a assimilação consciente de conhecimentos. A partir dessa informação, assinale a opção correta.

  • A.

    Ensinar a pensar é uma das tarefas primordiais do professor, independentemente da área de atuação em que se concentre sua disciplina.

  • B.

    O trabalho docente se efetiva no ensino de conhecimentos e métodos que desenvolvam a capacidade de aprendizagem por meio do cumprimento de determinadas tarefas.

  • C.

    A repetição é um dos pontos primordiais para aquisição de conhecimentos e, por isso, deve ser constantemente incentivada pelos professores.

  • D.

    O fornecimento de respostas corretas é uma das principais funções dos que se propõem a educar crianças, posto que isso favorece a criação de hábitos saudáveis de conhecimento.

As instituições de educação infantil são "lócus" que visam

  • A.

    a substituição das famílias, verdadeiros "lares substitutos" que eduquem as crianças para que em um futuro próximo possam ser encaminhados para um lar adequado.

  • B.

    o desenvolvimento de hábitos e padrões de comportamento nas dimensões "civis" e "singulus".

  • C.

    aprendizagens, trocas de significações a partir de diversas interações, sendo o professor, o mediador.

  • D.

    a internalização de regras morais e de valores religiosos e da aprendizagem das noções iniciais.

  • E.

    as aprendizagens que compensem eventuais problemas de crianças que vivem situações sociais críticas (abaixo do padrão possível de pobreza).

O registro do desenvolvimento da criança é uma atividade muito importante a ser desenvolvida pelo profissional da Educação Infantil. Um registro deve dar conta do objetivo educacional. O registro deve conter elementos que

  • A.

    possibilitem a família identificar os comportamentos equivocados das crianças em suas interações adulto-criança. .

  • B.

    possibilitem um diagnóstico psicológico de desenvolvimento da criança.

  • C.

    explicitem as situações de aprendizagem e emitam julgamentos, juízos de valores e impressões da professora.

  • D.

    mostrem sempre os acertos e sucessos infantis, sendo desnecessário uma análise da professora. Basta conter a data e a descrição da situação e dos fatos ocorridos; não se assemelha a uma narrativa ou a uma menção de juízo de valores e resultados obtidos.

  • E.

    explicitem de forma fidedigna a situação de aprendizagem, não apresentando julgamentos, juízos de valores ou impressões e, para isto, os professores precisam desenvolver a metodologia da observação.

São temas fundamentais da Didática:

  • A. Escola e dinâmica das relações sociais.
  • B. Desenvolvimento histórico dos métodos de ensino e aprendizagem.
  • C. Valorização dos profissionais da educação.
  • D. Interpretação dos conteúdos.
  • E. Objetivos sócio-políticos e pedagógicos da educação escolar

A Didática é uma das disciplinas da Pedagogia que estuda:

  • A. Os PCN's.
  • B. O livro didático e as revistas didáticas.
  • C. As experiências humanas.
  • D. O aluno e suas relações com o meio.
  • E. O processo de ensino através de seus componentes - conteúdos e ensino e aprendizagem.

De acordo com Celso Vasconcelos (1998) há uma dificuldade no avanço das práticas de avaliação na escola, uma vez que para favorecer a mudança é importante a tomada de consciência das contradições entre nossas representações e prática individual, coletiva e institucionalmente consideradas.

Algumas dessas contradições chegam a assustar pelo grau de naturalidade em que se dão:

"Aceitamos o discurso da avaliação como diagnóstico e: ... não nos incomodamos com o índices de reprovação de 20%, 30%, 40% logo na 1° série do Ensino Fundamental. ... consideramos que a reprovação é válida, pois, entre outras coisas, é a forma de manter a qualidade de ensino... ... afirmamos que a função da avaliação é verificar se o aluno aprendeu ou se os objetivos foram atingidos". "Aceitamos o discurso da Avaliação Processual e... ... trabalhamos com semana de provas sem a menor crise... ... trabalhamos como uma metodologia meramente expositiva". O que explicaria tais contradições? Analise as afirmativas abaixo, assinalando (V) para verdadeira e (F) para falsa:

( ) O professor pode ainda não estar consciente da importância de assumir novas concepções.

( ) O professor reconhece a importância da avaliação processual, mas não consegue fazer a transposição didática

( ) O professor entende que essas concepções não são aplicáveis na prática.

( ) A escola nem sempre oferece ao professor acompanhamento pedagógico efetivo o que favoreceria uma reflexão crítica sobre sua prática e as orientações para a incorporação de novos paradigmas

( ) O professor considera que não tem condições de realizar a avaliação processual devido à dificuldade de introduzir mudanças diante dos princípios que orientam a proposta pedagógica da escola.

A seqüência correta é:

  • A.

    VVFVV

  • B.

    FVFVF

  • C.

    VVVVV

  • D.

    FFVVF

  • E.

    VFFVV

Numa dimensão construtiva, a interpretação do erro configura- se como uma oportunidade didática para o professor porque:

1. revela os mecanismos de pensamento do aluno.

2. oferece indícios importantes para a identificação dos processos subjacentes à construção conceitual.

3. oferece novos elementos para o professor refletir sobre suas ações didáticas.

4. favorece novos direcionamentos para a prática pedagógica e o desenvolvimento profissional

Está(ão) correta(s):

  • A.

    apenas 1.

  • B.

    apenas 2 e 3.

  • C.

    apenas 2, 3 e 4.

  • D.

    apenas 1, 2 e 3

  • E.

    1, 2, 3 e 4.

Segundo De La Torre et al (1994) numa visão construtivista, não basta constatar o erro: é preciso interpretá-lo. Assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    Diagnosticar e corrigir os erros é suficiente para a melhoria do ensino.

  • B.

    O erro contém um potencial educativo que precisa ser explorado não só pelos professores como pelos próprios alunos.

  • C.

    Se o professor compreender por que o aluno erra, poderá planejar um ensino eficaz.

  • D.

    Se adotar outros tipos de intervenção, a partir da compreensão dos erros poderá melhorar todo o grupo- classe.

  • E.

    O ato de compreender e dar sentido a seus próprios erros é uma atividade altamente estimuladora e provocativa para os alunos.

... "A discussão sobre o 'erro' provocou muita polêmica em torno do papel do professor no processo de avaliação do aluno e do papel atual da escola. Pinto (2000). A visão construtivista sobre o erro se distancia da forma como o erro é visto no ensino tradicional. Analise as afirmativas abaixo, indicando (T) para o que se refere ao erro no contexto do ensino Tradicional e (C) numa visão construtivista do ensino.

( ) A escola aponta as formas erradas e conduz à memorização das respostas certas.

( ) A responsabilidade do professor é tão somente de verificar as respostas certas e erradas, atribuir a nota e, em seguida, entregar os resultados à secretaria da escola.

( ) O professor analisa os erros dos alunos, identificando a lógica que conduziu às respostas apresentadas.

( ) O professor interessa-se pelos erros, esforça-se para compreendê-los, e oferece ao aluno os meios para tomar consciências deles, identificar sua origem e transpô-los

( ) A análise do erro é uma fonte de informações/subsídios para as decisões do professor em relação a sua prática pedagógica.

A seqüência correta é:

  • A.

    TTCCC

  • B.

    TTCTC

  • C.

    TTTCC

  • D.

    TCTTT

  • E.

    TCCCT

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