Questões de Pedagogia do ano 2006

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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Tomando por base fundamentos teóricos da alfabetização de jovens e adultos, o alfabetizador ao assumir uma turma de alfabetização deverá conhecer procedimentos metodológicos necessários à sua prática docente. Nessa perspectiva, é correto afirmar que:

I- alfabetizador e alfabetizando são sujeitos do processo de apropriação e construção do conhecimento.

II- a leitura de mundo precede a leitura da palavra.

III- o processo de alfabetização de jovens e adultos inicia na escola.

IV- o alfabetizador deverá conhecer o processo psicogenético de construção da escrita.

O correto está somente em:

  • A.

    II, III e IV.

  • B.

    I e II.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    I, II e IV.

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Considerando as contribuições de alguns educadores sobre escrita, alfabetização e letramento, entre eles Emília Ferreiro e Magda Soares, é correto afirmar que:

I- alfabetização e letramento são processos que se complementam por toda a vida.

II- o professor que valoriza o contexto sócio-cultural onde o aluno está inserido por ocasião de sua prática pedagógica, enriquece o nível de letramento de seus alunos.

III- alfabetização e letramento são processos independentes na vida escolar do aluno.

IV- na hipótese alfabética, a criança já compreende o mecanismo da escrita e expressa, graficamente, o que pensa e fala.

O correto está somente em:

  • A.

    II, III e IV

  • B.

    I e II

  • C.

    I, II e III

  • D.

    III e IV

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A crescente complexidade de nossas sociedades faz surgir maiores e mais variadas práticas de uso da língua escrita. Tão fortes são os apelos do mundo letrado sobre as pessoas, que já não lhes basta ser alfabetizado no sentido restrito, é preciso letrar-se. Nessa perspectiva, é correto afirmar que:

I- o letramento é função e obrigação de todos os professores porque em cada área de conhecimento a escrita tem peculiaridades.

II- para alfabetizar letrando, o professor precisa conhecer os seus alunos, trabalhar todo o conteúdo da cartilha e finalmente produzir textos individuais e coletivos.

III- o processo de construção da leitura e escrita independem da interação social.

IV- letramento é o estado em que vive o individuo que não só sabe ler e escrever, mas, exerce as práticas sociais de leitura e escrita que circulam na sociedade em que vive.

O correto está somente em:

  • A.

    II, III e IV.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    II e III.

  • D.

    I, II e II.

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Lidar com a prática de avaliação "certificativa" transformando-a em uma avaliação "formativa" significa adotar...

  • A.

    uma avaliação que ajuda o aluno a aprender.

  • B.

    um modelo avaliativo que considera que o processo de aprendizagem é linear.

  • C.

    a prática avaliativa concebida como problematização, questionamento, reflexão sobre a ação.

  • D.

    os processos avaliativos com função classificatória e de produto.

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Partindo-se do ponto de vista de que as estratégias de ensino são meios que operacionalizam o fazer pedagógico, no que concerne ao estudo de texto, é correto afirmar que:

  • A.

    estudar um texto é trabalhar nele de modo sintético, desvendando-lhe sua estrutura gramatical.

  • B.

    o estudo de texto esta relacionado à concepção tradicional de ensino, não se constituindo nos dias atuais em uma estratégia construtiva de ensino.

  • C.

    o estudo de texto apóia-se em atividade de leitura superficial, levando o aluno a uma atividade passiva e, conseqüentemente, a um desinteresse total pela mesma.

  • D.

    o estudo de textos deve-se basear na concepção de leitura como sendo um ato dinâmico, ativo e produtivo, em que o ato de ler e visto com uma atividade interativa entre leitor-autor-textocontexto.

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No desenvolvimento da práxis pedagógica, o professor está sempre se deparando com a necessidade de definir as estratégias de ensino que irá utilizar para desenvolver os conteúdos de seu programa de ensino. As tendências pedagógicas presentes na educação brasileira, influenciam a seleção e escolha destas estratégias. Assim, a partir de uma concepção dialética de educação, a aula expositiva como estratégia de ensino:

  • A.

    deve ser vista como uma comunicação verbal estruturada e utilizada pelos professores com o objetivo de transmitir determinados conteúdos aos alunos.

  • B.

    é recomendada apenas para transmissão de assuntos predominantemente teóricos.

  • C.

    objetiva economizar tempo quando há urgência em se apresentar um assunto, bem como possibilitar a transmissão de informações e experiências que ainda não tenham sido publicadas.

  • D.

    deve ser utilizada para introduzir um novo assunto do programa de ensino; permitir uma visão global e sintética de um assunto; apresentar e esclarecer conceitos básicos de determinada unidade de estudo; concluir estudos, podendo ser utilizada numa perspectiva dialógica.

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Nas últimas décadas, os debates em nível nacional e internacional apontam para a necessidade de que as instituições de Educação Infantil incorporem de maneira integrada as funções de educar e cuidar. Assim, pode-se afirmar que:

  • A.

    as novas funções para a Educação Infantil devem estar associadas a padrões de qualidade. Essa qualidade advém de concepções assistencialistas que consideram as crianças como adultos em miniatura que precisam ser cuidadas.

  • B.

    educar significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação.

  • C.

    o cuidado na esfera da instituição da Educação Infantil não exige conhecimento especializado por aquele que cuida da criança.

  • D.

    o desenvolvimento integral da criança depende dos cuidados relacionais e dos cuidados com os aspectos biológicos do corpo, como a qualidade da alimentação e dos cuidados com a saúde.

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As professoras Cilene e Lúcia trabalhavam com turmas de 4ª série, em uma escola que atendia crianças de baixa renda. Seus alunos apresentam baixo rendimento nos anos anteriores e, ainda possuem distorção de idade/ série. Após um trabalho direcionado, era evidente o progresso dos alunos de Cilene, pois estes eram constantemente estimulados a se desenvolverem por meio de uma aprendizagem significativa e o planejamento didático era organizado em torno das atividades que os alunos preferiam. A professora Lúcia foi indagada pela coordenadora pedagógica por que tal progresso não ocorrera com sua turma, Lúcia respondeu: "Meus alunos são muito pobres, têm muita dificuldade, não possuem estímulos em casa e não vão conseguir mesmo".

O que distingue fundamentalmente essas duas professoras é a:

  • A.

    crença no potencial dos alunos.

  • B.

    auto-estima pessoal e profissional.

  • C.

    visão contextualizada de mundo.

  • D.

    experiência profissional anterior.

Assinale a alternativa correta quanto à educação de crianças com deficiências:

  • A.

    Todas as crianças com deficiência visual são capazes de aprender, não importando o grau de severidade da deficiência; crianças com múltiplas deficiências, em grau alto de severidade, não são capazes de aprender.

  • B.

    Todas as crianças com deficiência visual e múltipla deficiência são capazes de aprender, não importando o grau de severidade da deficiência.

  • C.

    Todas as crianças com deficiência visual e múltipla deficiência são incapazes de aprender a partir do grau médio de severidade.

  • D.

    A capacidade de aprender de crianças deficientes visuais ou com múltiplas deficiências dependerá de análise clínica.

A proposta de Ana Maria Salomon quanto ao atendimento do portador de visão subnormal compromete-se mais com uma concepção:

  • A.

    Voltada para a tecnologia a serviço da educação do cego.

  • B.

    Holística, simultaneamente funcional e dinâmica.

  • C.

    Que leva em conta a análise tecnológica redutiva.

  • D.

    Todas as respostas anteriores estão corretas.

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