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Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Perenoud (2000) aponta competências "...prioritárias por serem coerentes com o novo papel dos professores, com a evolução da formação contínua, com as reformas da formação inicial, com a ambição das políticas educativas." Em relação aos domínios de competências prioritárias propostas por Perrenoud, analise as afirmativas abaixo:
1. Organizar e dirigir situações de aprendizagem
2. Administrar a progressão das aprendizagens.
3. Administrar a heterogeneidade, ampliar a gestão da classe, trabalhar com alunos portadores de grandes dificuldades, desenvolver a cooperação entre alunos.
4. Utilizar novas tecnologias
5. Envolver os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho.
6. Desenvolver mecanismos para classificar e selecionar os alunos.
7. Trabalhar em equipe.
8. Participar da administração da escola
9. Enfrentar os deveres e dilemas éticos da profissão.
10. Administrar sua própria formação continuada.
Está(ão) correta(s):
apenas 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 9, 10.
apenas 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9.
apenas 1, 2, 3, 4, 5, 7, 9, 10.
apenas 1, 2, 3, 4, 5, 7, 8, 9, 10.
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O professor que não leva a sério sua formação (...) não tem força moral para coordenar as atividades de uma classe. Há professores e professoras cientificamente preparados mas autoritários à toda prova. O que quero dizer é que a incompetência profissional desqualifica a autoridade do professor" (Paulo Freire). Após ter lido a frase acima, assinale a alternativa que apresenta mais correta.
A frase acima procura mostrar que quanto mais um professor é preparado, mais ele tende a ser autoritário e, ao contrário, quanto menos preparado, mais ele tende a ser "democrático" e pouco interveniente
Freire quer dizer, simplesmente, que a moral de um professor depende de sua preparação e que, portanto, um professor despreparado é um professor imoral.
A frase sugere que há uma relação entre formação do professor, competência profissional e autoridade moral para exercer o magistério.
O autor quer dizer que todo professor incompetente, em geral, é também autoritário.
A frase, no fundo, é bastante discutível, pois não há nada que demonstre a validade de suas afirmações sobre competência, autoritarismo e moral. O próprio Paulo Freire tinha competência e força moral, mas não era autoritário.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Segundo Perrenoud (2000) competência é a capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar situações. De acordo com esse contexto teórico, assinale a alternativa incorreta:
As competências são elas mesmas saberes.
As competências mobilizam, integram e orquestram saberes.
A mobilização de saberes só é pertinente em situação, sendo cada situação singular, mesmo que se possa tratá-la em analogia com outras, já encontradas
O exercício da competência passa por operações mentais complexas, subtendidas por esquemas de pensamento.
Os esquemas de pensamento permitem determinar (mais ou menos consciente e rapidamente) e realizar (de modo mais ou menos eficaz) uma ação relativamente adaptada à situação que se apresenta.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
"À educação cabe fornecer, de algum modo, os mapas de um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permita navegar através dele...Não basta, de fato, que cada um acumule no começo da vida uma determinada quantidade de conhecimentos de que possa abastecer-se indefinidamente." (Delors, 2000)
Assim, segundo Delors, o currículo e a prática pedagógica devem ser organizados em torno de aprendizagens fundamentais ou pilares do conhecimento. Analise as afirmativas abaixo e indique V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) Aprender a viver juntos envolve a descoberta progressiva do outro e a superação de preconceitos para que se construa a cooperação.
( ) Aprender a conhecer relaciona-se ao domínio dos próprios instrumentos do conhecimento com um meio e finalidade da vida humana.
( ) Na condução do processo ensino-aprendizagem, a participação de professores e alunos em projetos comuns pode se constituir em referência para vida futura dos alunos e, ao mesmo tempo, aprimorar a relação professor/aluno.
( ) Aprender a fazer exige apenas o compromisso de preparar alguém para uma tarefa material bem determinada e valorizada no mundo do trabalho.
( ) No âmbito do aprender a fazer está incluído o desenvolvimento da capacidade de estabelecer relações estáveis e eficazes entre as pessoas.
( ) Realizar projetos comuns (professores e alunos) é suficiente para que o aluno aprenda a conviver e, por isso, não é obrigatória a articulação com valores relacionados ao pluralismo, à compreensão mútua e à paz
( ) Aprender a ser requer o desenvolvimento pleno da pessoa: inteligência, sensibilidade, memória, raciocínio, capacidades físicas, sentido estético, responsabilidade pessoal, aptidão para a comunicação e espiritualidade.
( ) Aprender a aprender é condição para que o aluno possa beneficiar-se das oportunidades educacionais que se apresentarem ao longo de toda a vid
V, V, V, V, V, V, F, V.
V, V, F, V, V, F, V, F.
V, V, V, V, V, V, V, V
V, V, V, F, V, F, V, V.
V, F, V, V, V, V, F, V
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Assinale a afirmação que caracteriza o processo ensino-aprendizagem na dimensão cognitiva.
Valoriza o conhecimento enquanto descoberta, sendo a experimentação planejada à base do conhecimento.
Considera que o sujeito é responsável pela sua própria aprendizagem.
Define o ensinar, enquanto um ato de planejamento e de reforço através dos quais os alunos aprendem.
Considera as emoções articuladas ao conhecimento, as formas de como as pessoas lidam com o ambiente e resolvem problemas.
Entende que a aprendizagem é um processo de construção de liberdades e de desalienação pedagógica e política.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O texto, apresentado acima, refere-se:
à pedagogia de projetos.
ao conselho escolar.
à gestão escolar.
ao grêmio estudantil.
ao conselho de classe.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
No contexto do currículo por competências o ensino- aprendizagem também está voltado para a administração de situações-problema ajustadas ao nível e às possibilidades dos alunos. Dessa maneira, a noção de situação-problema compreende, dentre outras, as características apresentadas abaixo, exceto:
a organização em torno da resolução de um obstáculo pela classe.
a atividade trabalhada respeitando o alcance cognitivo dos alunos.
o estudo organizado em torno de uma situação de caráter concreto.
o trabalho didático que não estimula os conflitos sociocognitivos.
a concepção da situação proposta como um enigma a ser resolvido.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Por ocasião das reuniões para a organização da Semana de Alfabetização da Escola Itaituba, os alfabetizadores destacaram a escrita e o letramento como os temas mais importantes. Em relação aos temas, é correto afirmar que:
I - o letramento é um processo aprendido somente na escola.
II - o letramento focaliza os aspectos sócio-históricos da aquisição da escrita por uma sociedade.
III - a produção de textos na alfabetização deve ser realizada após a aprendizagem da leitura.
IV- ao analisar a evolução das hipóteses de escrita, o professor perceberá a relação que o aluno faz da escrita e da fala.
O correto está somente em:
III e IV
I, II e III
II e IV
II, III e IV
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A professora Clara tem uma turma de Educação Infantil e defende que suas crianças precisam estimular o trabalho de corpo e, neste momento, seus alunos estão aprendendo a pular corda. A professora conta alto até cinco antes de mover a corda. Essa atividade desenvolve nas crianças o (a):
coordenação motora fina e a concentração.
atenção e o raciocínio temporal.
noção de espaço e a coordenação motora fina.
conhecimento lógico e o conhecimento físico.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Existe nos adultos analfabetos uma convicção de que "papagaio velho não aprende a falar". Essa crença poderá dificultar a participação desses alfabetizandos, se não houver um cuidado por parte do professor. Um dos cuidados é:
promover discussões sobre os problemas pessoais dos alfabetizandos, favorece a autoconfiança.
o professor deverá assumir uma postura democrática na sala de aula, evitando ser visto como o único que sabe e vai ensinar os que não sabem.
valorizar a auto-estima dos que participam das discussões e corrigir o modo como falam, de modo que falem de acordo com a norma culta da língua.
o professor deverá realizar uma atividade lúdica para verificar quem sabe ler e corrigir o modo de falar dos alunos, obedecendo à norma culta da língua.
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