Questões de Pedagogia do ano 2006

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Perenoud (2000) aponta competências "...prioritárias por serem coerentes com o novo papel dos professores, com a evolução da formação contínua, com as reformas da formação inicial, com a ambição das políticas educativas." Em relação aos domínios de competências prioritárias propostas por Perrenoud, analise as afirmativas abaixo:

1. Organizar e dirigir situações de aprendizagem

2. Administrar a progressão das aprendizagens.

3. Administrar a heterogeneidade, ampliar a gestão da classe, trabalhar com alunos portadores de grandes dificuldades, desenvolver a cooperação entre alunos.

4. Utilizar novas tecnologias

5. Envolver os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho.

6. Desenvolver mecanismos para classificar e selecionar os alunos.

7. Trabalhar em equipe.

8. Participar da administração da escola

9. Enfrentar os deveres e dilemas éticos da profissão.

10. Administrar sua própria formação continuada.

Está(ão) correta(s):

  • A.

    apenas 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 9, 10.

  • B.

    apenas 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9.

  • C.

    apenas 1, 2, 3, 4, 5, 7, 9, 10.

  • D.

    apenas 1, 2, 3, 4, 5, 7, 8, 9, 10.

  • E.

    1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10.

O professor que não leva a sério sua formação (...) não tem força moral para coordenar as atividades de uma classe. Há professores e professoras cientificamente preparados mas autoritários à toda prova. O que quero dizer é que a incompetência profissional desqualifica a autoridade do professor" (Paulo Freire). Após ter lido a frase acima, assinale a alternativa que apresenta mais correta.

  • A.

    A frase acima procura mostrar que quanto mais um professor é preparado, mais ele tende a ser autoritário e, ao contrário, quanto menos preparado, mais ele tende a ser "democrático" e pouco interveniente

  • B.

    Freire quer dizer, simplesmente, que a moral de um professor depende de sua preparação e que, portanto, um professor despreparado é um professor imoral.

  • C.

    A frase sugere que há uma relação entre formação do professor, competência profissional e autoridade moral para exercer o magistério.

  • D.

    O autor quer dizer que todo professor incompetente, em geral, é também autoritário.

  • E.

    A frase, no fundo, é bastante discutível, pois não há nada que demonstre a validade de suas afirmações sobre competência, autoritarismo e moral. O próprio Paulo Freire tinha competência e força moral, mas não era autoritário.

Segundo Perrenoud (2000) competência é a capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar situações. De acordo com esse contexto teórico, assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    As competências são elas mesmas saberes.

  • B.

    As competências mobilizam, integram e orquestram saberes.

  • C.

    A mobilização de saberes só é pertinente em situação, sendo cada situação singular, mesmo que se possa tratá-la em analogia com outras, já encontradas

  • D.

    O exercício da competência passa por operações mentais complexas, subtendidas por esquemas de pensamento.

  • E.

    Os esquemas de pensamento permitem determinar (mais ou menos consciente e rapidamente) e realizar (de modo mais ou menos eficaz) uma ação relativamente adaptada à situação que se apresenta.

"À educação cabe fornecer, de algum modo, os mapas de um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permita navegar através dele...Não basta, de fato, que cada um acumule no começo da vida uma determinada quantidade de conhecimentos de que possa abastecer-se indefinidamente." (Delors, 2000)

Assim, segundo Delors, o currículo e a prática pedagógica devem ser organizados em torno de aprendizagens fundamentais ou pilares do conhecimento. Analise as afirmativas abaixo e indique V (verdadeiro) ou F (falso):

( ) Aprender a viver juntos envolve a descoberta progressiva do outro e a superação de preconceitos para que se construa a cooperação.

( ) Aprender a conhecer relaciona-se ao domínio dos próprios instrumentos do conhecimento com um meio e finalidade da vida humana.

( ) Na condução do processo ensino-aprendizagem, a participação de professores e alunos em projetos comuns pode se constituir em referência para vida futura dos alunos e, ao mesmo tempo, aprimorar a relação professor/aluno.

( ) Aprender a fazer exige apenas o compromisso de preparar alguém para uma tarefa material bem determinada e valorizada no mundo do trabalho.

( ) No âmbito do aprender a fazer está incluído o desenvolvimento da capacidade de estabelecer relações estáveis e eficazes entre as pessoas.

( ) Realizar projetos comuns (professores e alunos) é suficiente para que o aluno aprenda a conviver e, por isso, não é obrigatória a articulação com valores relacionados ao pluralismo, à compreensão mútua e à paz

( ) Aprender a ser requer o desenvolvimento pleno da pessoa: inteligência, sensibilidade, memória, raciocínio, capacidades físicas, sentido estético, responsabilidade pessoal, aptidão para a comunicação e espiritualidade.

( ) Aprender a aprender é condição para que o aluno possa beneficiar-se das oportunidades educacionais que se apresentarem ao longo de toda a vid

  • A.

    V, V, V, V, V, V, F, V.

  • B.

    V, V, F, V, V, F, V, F.

  • C.

    V, V, V, V, V, V, V, V

  • D.

    V, V, V, F, V, F, V, V.

  • E.

    V, F, V, V, V, V, F, V

Assinale a afirmação que caracteriza o processo ensino-aprendizagem na dimensão cognitiva.

  • A.

    Valoriza o conhecimento enquanto descoberta, sendo a experimentação planejada à base do conhecimento.

  • B.

    Considera que o sujeito é responsável pela sua própria aprendizagem.

  • C.

    Define o ensinar, enquanto um ato de planejamento e de reforço através dos quais os alunos aprendem.

  • D.

    Considera as emoções articuladas ao conhecimento, as formas de como as pessoas lidam com o ambiente e resolvem problemas.

  • E.

    Entende que a aprendizagem é um processo de construção de liberdades e de desalienação pedagógica e política.

O texto, apresentado acima, refere-se:

  • A.

    à pedagogia de projetos.

  • B.

    ao conselho escolar.

  • C.

    à gestão escolar.

  • D.

    ao grêmio estudantil.

  • E.

    ao conselho de classe.

No contexto do currículo por competências o ensino- aprendizagem também está voltado para a administração de situações-problema ajustadas ao nível e às possibilidades dos alunos. Dessa maneira, a noção de situação-problema compreende, dentre outras, as características apresentadas abaixo, exceto:

  • A.

    a organização em torno da resolução de um obstáculo pela classe.

  • B.

    a atividade trabalhada respeitando o alcance cognitivo dos alunos.

  • C.

    o estudo organizado em torno de uma situação de caráter concreto.

  • D.

    o trabalho didático que não estimula os conflitos sociocognitivos.

  • E.

    a concepção da situação proposta como um enigma a ser resolvido.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Por ocasião das reuniões para a organização da Semana de Alfabetização da Escola Itaituba, os alfabetizadores destacaram a escrita e o letramento como os temas mais importantes. Em relação aos temas, é correto afirmar que:

I - o letramento é um processo aprendido somente na escola.

II - o letramento focaliza os aspectos sócio-históricos da aquisição da escrita por uma sociedade.

III - a produção de textos na alfabetização deve ser realizada após a aprendizagem da leitura.

IV- ao analisar a evolução das hipóteses de escrita, o professor perceberá a relação que o aluno faz da escrita e da fala.

O correto está somente em:

  • A.

    III e IV

  • B.

    I, II e III

  • C.

    II e IV

  • D.

    II, III e IV

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A professora Clara tem uma turma de Educação Infantil e defende que suas crianças precisam estimular o trabalho de corpo e, neste momento, seus alunos estão aprendendo a pular corda. A professora conta alto até cinco antes de mover a corda. Essa atividade desenvolve nas crianças o (a):

  • A.

    coordenação motora fina e a concentração.

  • B.

    atenção e o raciocínio temporal.

  • C.

    noção de espaço e a coordenação motora fina.

  • D.

    conhecimento lógico e o conhecimento físico.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Existe nos adultos analfabetos uma convicção de que "papagaio velho não aprende a falar". Essa crença poderá dificultar a participação desses alfabetizandos, se não houver um cuidado por parte do professor. Um dos cuidados é:

  • A.

    promover discussões sobre os problemas pessoais dos alfabetizandos, favorece a autoconfiança.

  • B.

    o professor deverá assumir uma postura democrática na sala de aula, evitando ser visto como o único que sabe e vai ensinar os que não sabem.

  • C.

    valorizar a auto-estima dos que participam das discussões e corrigir o modo como falam, de modo que falem de acordo com a norma culta da língua.

  • D.

    o professor deverá realizar uma atividade lúdica para verificar quem sabe ler e corrigir o modo de falar dos alunos, obedecendo à norma culta da língua.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...