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Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Visão reduzida, sob o enfoque educacional, trata-se de:
Resíduo visual que permite ao educando ler impressos à tinta, desde que se empreguem recursos didáticos e equipamentos especiais.
Resíduo visual que permite ao educando ler impressos de qualquer espécie, sem necessidade de equipamentos especiais desde que se empreguem recursos didáticos especiais.
Resíduo visual que permite ao educando ler impressos à tinta, sem que se empreguem recursos didáticos ou equipamentos especiais.
Resíduo visual que permite ao educando ler impressos de qualquer espécie sem necessidade de recursos didáticos ou equipamentos especiais.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
São elementos de apoio, entre outros:
Os recursos técnicos e tecnológicos.
Os recursos materiais.
Os amigos.
Todas as alternativas anteriores estão corretas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
A classificação de "limitado", para apoio, corresponde a:
Episódio.
De pouca duração.
Por tempo determinado e com fim definido.
Regular.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
O apoio tende a favorecer a autonomia, a produtividade, a integração e a funcionalidade no ambiente escolar e comunitário. No que tange a intensidade do apoio a ser oferecido, não corresponde à sua classificação:
Extensivo.
Evasivo.
Pervasivo.
Intermitente.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
O deslocamento do aluno na sala de aula para obter materiais ou informações:
Deve ser facilitado pela disposição do mobiliário.
Deve ser evitado, por razões óbvias.
Deve ser incentivado com qualquer disposição de mobiliário, pois o aluno deve aprender a superar obstáculos.
Não tem nenhuma necessidade dentro do processo ensino-aprendizagem.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
O posicionamento do aluno deficiente visual na sala de aula:
Deve favorecer sua possibilidade de ouvir o professor.
É irrelevante.
Deve ser sempre de costas para o professor para facilitar a audição.
Deve ser em distância mediana porque isso favorece a acústica para os alunos portadores de deficiência visual.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Quando direcionado ao contexto familiar, o processo avaliativo deve focalizar, exceto:
As condições socioeconômicas.
As atitudes com relação ao aluno.
As expectativas com relação ao aluno.
O contexto escolar.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Mudar a temporalidade das disciplinas do curso, série ou ciclo, ou seja, cursar menos disciplinas durante o ano letivo e, desse modo estender o período de duração do curso, série ou ciclo que freqüenta é:
Irrelevante.
Improdutivo.
Fator de desestímulo ao portador de deficiência.
Exemplo de adaptação metodológica e didática.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Considerando a relação entre afetividade e cognição, é incorreto afirmar:
Desenvolver uma relação afetiva com seus alunos deve ser um dos seus objetivos básicos do professor
A descrença do professor no progresso de seus alunos pode ampliar as dificuldades apresentadas por eles.
No trabalho educativo, aspectos cognitivos e afetivos do aluno são indissociáveis.
O rendimento dos alunos na escola é mais fortemente influenciado por fatores cognitivos do que afetivos.
O respeito mútuo, a confiança e a relação de afeto estabelecida entre professores e alunos são elementos fundamentais para a aprendizagem dos alunos.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Definição dos conteúdos programáticos de determinada disciplina, com a finalidade de comunicar à supervisão escolar e à família, o rumo do trabalho docente. Analisando o texto, é correto concluir que ele:
1- revela a preocupação da autora em não se deixar enquadrar em teorias conservadoras de avaliação, propondo um redirecionamento do julgamento e da classificação, presentes nas concepções tradicionais.
2- se volta para uma visão diagnóstica na qual a avaliação passa a ser um processo de verificação e pesquisa das mudanças de estratégias e instrumentos que interferem na condução do processo educativo.
3- defende que a avaliação deve ser um instrumento do processo de decisão dos agentes escolares e deve procurar estabelecer uma comparação entre o que foi retido/memorizado diante do que foi transmitido, para então classificar.
4- evidencia uma postura classificatória da autora e considera a avaliação como julgamento de valor com base em padrões pré-definidos no projeto educativo.
Estão corretas somente as afirmativas:
1 e 2.
2 e 3.
3 e 4.
1 e 4.
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