Questões de Pedagogia do ano 2006

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Visão reduzida, sob o enfoque educacional, trata-se de:

  • A.

    Resíduo visual que permite ao educando ler impressos à tinta, desde que se empreguem recursos didáticos e equipamentos especiais.

  • B.

    Resíduo visual que permite ao educando ler impressos de qualquer espécie, sem necessidade de equipamentos especiais desde que se empreguem recursos didáticos especiais.

  • C.

    Resíduo visual que permite ao educando ler impressos à tinta, sem que se empreguem recursos didáticos ou equipamentos especiais.

  • D.

    Resíduo visual que permite ao educando ler impressos de qualquer espécie sem necessidade de recursos didáticos ou equipamentos especiais.

São elementos de apoio, entre outros:

  • A.

    Os recursos técnicos e tecnológicos.

  • B.

    Os recursos materiais.

  • C.

    Os amigos.

  • D.

    Todas as alternativas anteriores estão corretas.

A classificação de "limitado", para apoio, corresponde a:

  • A.

    Episódio.

  • B.

    De pouca duração.

  • C.

    Por tempo determinado e com fim definido.

  • D.

    Regular.

O apoio tende a favorecer a autonomia, a produtividade, a integração e a funcionalidade no ambiente escolar e comunitário. No que tange a intensidade do apoio a ser oferecido, não corresponde à sua classificação:

  • A.

    Extensivo.

  • B.

    Evasivo.

  • C.

    Pervasivo.

  • D.

    Intermitente.

O deslocamento do aluno na sala de aula para obter materiais ou informações:

  • A.

    Deve ser facilitado pela disposição do mobiliário.

  • B.

    Deve ser evitado, por razões óbvias.

  • C.

    Deve ser incentivado com qualquer disposição de mobiliário, pois o aluno deve aprender a superar obstáculos.

  • D.

    Não tem nenhuma necessidade dentro do processo ensino-aprendizagem.

O posicionamento do aluno deficiente visual na sala de aula:

  • A.

    Deve favorecer sua possibilidade de ouvir o professor.

  • B.

    É irrelevante.

  • C.

    Deve ser sempre de costas para o professor para facilitar a audição.

  • D.

    Deve ser em distância mediana porque isso favorece a acústica para os alunos portadores de deficiência visual.

Quando direcionado ao contexto familiar, o processo avaliativo deve focalizar, exceto:

  • A.

    As condições socioeconômicas.

  • B.

    As atitudes com relação ao aluno.

  • C.

    As expectativas com relação ao aluno.

  • D.

    O contexto escolar.

Mudar a temporalidade das disciplinas do curso, série ou ciclo, ou seja, cursar menos disciplinas durante o ano letivo e, desse modo estender o período de duração do curso, série ou ciclo que freqüenta é:

  • A.

    Irrelevante.

  • B.

    Improdutivo.

  • C.

    Fator de desestímulo ao portador de deficiência.

  • D.

    Exemplo de adaptação metodológica e didática.

Considerando a relação entre afetividade e cognição, é incorreto afirmar:

  • A.

    Desenvolver uma relação afetiva com seus alunos deve ser um dos seus objetivos básicos do professor

  • B.

    A descrença do professor no progresso de seus alunos pode ampliar as dificuldades apresentadas por eles.

  • C.

    No trabalho educativo, aspectos cognitivos e afetivos do aluno são indissociáveis.

  • D.

    O rendimento dos alunos na escola é mais fortemente influenciado por fatores cognitivos do que afetivos.

  • E.

    O respeito mútuo, a confiança e a relação de afeto estabelecida entre professores e alunos são elementos fundamentais para a aprendizagem dos alunos.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

 

Definição dos conteúdos programáticos de determinada disciplina, com a finalidade de comunicar à supervisão escolar e à família, o rumo do trabalho docente. Analisando o texto, é correto concluir que ele:

1- revela a preocupação da autora em não se deixar enquadrar em teorias conservadoras de avaliação, propondo um redirecionamento do julgamento e da classificação, presentes nas concepções tradicionais.

2- se volta para uma visão diagnóstica na qual a avaliação passa a ser um processo de verificação e pesquisa das mudanças de estratégias e instrumentos que interferem na condução do processo educativo.

3- defende que a avaliação deve ser um instrumento do processo de decisão dos agentes escolares e deve procurar estabelecer uma comparação entre o que foi retido/memorizado diante do que foi transmitido, para então classificar.

4- evidencia uma postura classificatória da autora e considera a avaliação como julgamento de valor com base em padrões pré-definidos no projeto educativo.

Estão corretas somente as afirmativas:

  • A.

    1 e 2.

  • B.

    2 e 3.

  • C.

    3 e 4.

  • D.

    1 e 4.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...