Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A avaliação é uma das etapas do processo de ensino-aprendizagem, que procura informar ao professor o que foi aprendido pelo estudante e informar ao estudante quais seus avanços, dificuldades e possibilidades. Dentre outros propósitos que essa etapa do processo ensinoaprendizagem ainda pode estabelecer, destaca-se: Coloque ao lado de cada afirmativa "V" para as verdadeiras ou "F" para as falsas
( ) possibilitar a equipe escolar definir prioridades em suas ações educativas.
( ) encaminhar o professor para reflexão sobre a eficácia de sua prática educativa.
( ) orientar o ajuste de sua intervenção pedagógica para que o estudante aprenda.
( ) constituir o momento final do processo de ensino já que a avaliação é efetuada ao final de um período de trabalho.
Assinale a alternativa correta:
V, V, F, F
F, V, V, V
V, V, V, F
F, F, V, V
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Para Skliar, há três tipos de justificativas impróprias sobre o fracasso na educação dos surdos. Não é um deles:
A culpabilização dos surdos.
A culpabilização dos professores ouvintes pelo fracasso.
O fracasso da instituição-escola.
As limitações dos métodos de ensino como motivo do fracasso.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
O "ouvintismo" para Skliar são:
As representações dos ouvintes sobre a surdez e sobre os surdos.
As representações dos surdos sobre a surdez.
As representações dos ouvintes sobre os surdos, descaracterizados de sua surdez.
As representações dos surdos sobre os surdos.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Wrigley, segundo Skliar e Madalena Klein propõe pensar a surdez não como uma questão de audiologia, mas a um nível:
Empírico.
Teórico.
Epistemológico.
Longitudinal.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Quando relacionado ao aluno, em face de suas necessidades especiais, o processo avaliativo deve focalizar, exceto:
Os aspectos do desenvolvimento.
O nível de competência curricular.
O estilo de aprendizagem.
O contexto da aula.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
A não obrigatoriedade de que todos os alunos atinjam o mesmo grau de abstração ou de conhecimento, num tempo determinado chama-se:
Flexibilidade.
Emancipação.
Acomodação.
Trabalho simultâneo.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
De acordo com Hoffmann (1993), analise as afirmativas abaixo.
I. O corpo docente do ensino médio e o do ensino superior revelam um sério descrédito em relação à possibilidade de avaliar numa concepção mediadora como também na mudança da concepção tradicional de educação.
II. A concepção behaviorista de educação considera a existência de alguém que ensina e alguém que aprende. Assim, se o professor oferecer explicações claras, textos explicativos e organizar o ambiente pedagógico, terá as condições ideais para a aprendizagem. Neste caso, o estímulo é determinante no processo de aprendizagem.
III. Na avaliação mediadora, a produção do conhecimento de um aluno é realizada a partir de dados precisos e objetivos, através de instrumentos fidedignos, evitando-se a subjetividade no processo de avaliação.
Assinale a alternativa que contempla a(s) afirmativa(s) correta(s).
Apenas I e II
Apenas II e III
Apenas a I.
Apenas a II.
Todas
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Com base nos estudos de Cool (2004), sobre a concepção construtivista de aprendizagem escolar e do ensino, analise as afirmativas abaixo.
I. Esta concepção oferece ao professor um referencial para analisar e fundamentar muitas das decisões que adota no planejamento e no decorrer do ensino como, por exemplo, critérios para comparar materiais didáticos e para elaborar instrumentos de avaliação.
II. Aprendemos, quando somos capazes de elaborar uma representação pessoal sobre um objeto da realidade ou conteúdo que pretendemos aprender a partir das experiências, interesses e conhecimentos prévios, ou seja, através de uma aprendizagem significativa.
III. O construtivismo considera o ensino como um processo conjunto, compartilhado, no qual o aluno, com a ajuda do professor, pode mostrar-se progressivamente competente e autônomo na solução de tarefas, na utilização de conceitos, na prática de determinadas atitudes e em numerosas questões.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).
Apenas I e II.
Apenas II e III.
Apenas I.
Apenas II.
Todas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Para que as aprendizagens infantis ocorram com sucesso, é preciso que o professor considere, na organização do trabalho educativo, exceto:
A individualidade.
A diversidade.
A homogeneidade.
A resolução de problemas como forma de aprendizagem.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Para a fase de quatro a seis anos, os objetivos estabelecidos para a faixa etária de zero a três anos, no que se refere à pergunta anterior (questão 32) deverão ser aprofundados e ampliados, garantindo-se, ainda, oportunidades para que as crianças sejam capazes de:
Experimentar e utilizar os recursos de quem dispõe para a satisfação de suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados, e agindo com progressiva autonomia.
Identificar e compreender a sua pertinência aos diversos grupos dos quais participam, respeitando suas regras básicas de convívio social e a diversidade que os compõe.
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo progressivamente seus limites, sua unidade e as sensações que ele produz.
Relacionar-se progressivamente com mais crianças, com seus professores e com demais profissionais da instituição, demonstrando suas necessidades e interesses.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...