Questões de Pedagogia do ano 2006

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A avaliação é uma das etapas do processo de ensino-aprendizagem, que procura informar ao professor o que foi aprendido pelo estudante e informar ao estudante quais seus avanços, dificuldades e possibilidades. Dentre outros propósitos que essa etapa do processo ensinoaprendizagem ainda pode estabelecer, destaca-se: Coloque ao lado de cada afirmativa "V" para as verdadeiras ou "F" para as falsas

( ) possibilitar a equipe escolar definir prioridades em suas ações educativas.

( ) encaminhar o professor para reflexão sobre a eficácia de sua prática educativa.

( ) orientar o ajuste de sua intervenção pedagógica para que o estudante aprenda.

( ) constituir o momento final do processo de ensino já que a avaliação é efetuada ao final de um período de trabalho.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    V, V, F, F

  • B.

    F, V, V, V

  • C.

    V, V, V, F

  • D.

    F, F, V, V

Para Skliar, há três tipos de justificativas impróprias sobre o fracasso na educação dos surdos. Não é um deles:

  • A.

    A culpabilização dos surdos.

  • B.

    A culpabilização dos professores ouvintes pelo fracasso.

  • C.

    O fracasso da instituição-escola.

  • D.

    As limitações dos métodos de ensino como motivo do fracasso.

O "ouvintismo" para Skliar são:

  • A.

    As representações dos ouvintes sobre a surdez e sobre os surdos.

  • B.

    As representações dos surdos sobre a surdez.

  • C.

    As representações dos ouvintes sobre os surdos, descaracterizados de sua surdez.

  • D.

    As representações dos surdos sobre os surdos.

Wrigley, segundo Skliar e Madalena Klein propõe pensar a surdez não como uma questão de audiologia, mas a um nível:

  • A.

    Empírico.

  • B.

    Teórico.

  • C.

    Epistemológico.

  • D.

    Longitudinal.

Quando relacionado ao aluno, em face de suas necessidades especiais, o processo avaliativo deve focalizar, exceto:

  • A.

    Os aspectos do desenvolvimento.

  • B.

    O nível de competência curricular.

  • C.

    O estilo de aprendizagem.

  • D.

    O contexto da aula.

A não obrigatoriedade de que todos os alunos atinjam o mesmo grau de abstração ou de conhecimento, num tempo determinado chama-se:

  • A.

    Flexibilidade.

  • B.

    Emancipação.

  • C.

    Acomodação.

  • D.

    Trabalho simultâneo.

De acordo com Hoffmann (1993), analise as afirmativas abaixo.

I. O corpo docente do ensino médio e o do ensino superior revelam um sério descrédito em relação à possibilidade de avaliar numa concepção mediadora como também na mudança da concepção tradicional de educação.

II. A concepção behaviorista de educação considera a existência de alguém que ensina e alguém que aprende. Assim, se o professor oferecer explicações claras, textos explicativos e organizar o ambiente pedagógico, terá as condições ideais para a aprendizagem. Neste caso, o estímulo é determinante no processo de aprendizagem.

III. Na avaliação mediadora, a produção do conhecimento de um aluno é realizada a partir de dados precisos e objetivos, através de instrumentos fidedignos, evitando-se a subjetividade no processo de avaliação.

Assinale a alternativa que contempla a(s) afirmativa(s) correta(s).

  • A.

    Apenas I e II

  • B.

    Apenas II e III

  • C.

    Apenas a I.

  • D.

    Apenas a II.

  • E.

    Todas

Com base nos estudos de Cool (2004), sobre a concepção construtivista de aprendizagem escolar e do ensino, analise as afirmativas abaixo.

I. Esta concepção oferece ao professor um referencial para analisar e fundamentar muitas das decisões que adota no planejamento e no decorrer do ensino como, por exemplo, critérios para comparar materiais didáticos e para elaborar instrumentos de avaliação.

II. Aprendemos, quando somos capazes de elaborar uma representação pessoal sobre um objeto da realidade ou conteúdo que pretendemos aprender a partir das experiências, interesses e conhecimentos prévios, ou seja, através de uma aprendizagem significativa.

III. O construtivismo considera o ensino como um processo conjunto, compartilhado, no qual o aluno, com a ajuda do professor, pode mostrar-se progressivamente competente e autônomo na solução de tarefas, na utilização de conceitos, na prática de determinadas atitudes e em numerosas questões.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).

  • A.

    Apenas I e II.

  • B.

    Apenas II e III.

  • C.

    Apenas I.

  • D.

    Apenas II.

  • E.

    Todas.

Para que as aprendizagens infantis ocorram com sucesso, é preciso que o professor considere, na organização do trabalho educativo, exceto:

  • A.

    A individualidade.

  • B.

    A diversidade.

  • C.

    A homogeneidade.

  • D.

    A resolução de problemas como forma de aprendizagem.

Para a fase de quatro a seis anos, os objetivos estabelecidos para a faixa etária de zero a três anos, no que se refere à pergunta anterior (questão 32) deverão ser aprofundados e ampliados, garantindo-se, ainda, oportunidades para que as crianças sejam capazes de:

  • A.

    Experimentar e utilizar os recursos de quem dispõe para a satisfação de suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados, e agindo com progressiva autonomia.

  • B.

    Identificar e compreender a sua pertinência aos diversos grupos dos quais participam, respeitando suas regras básicas de convívio social e a diversidade que os compõe.

  • C.

    Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo progressivamente seus limites, sua unidade e as sensações que ele produz.

  • D.

    Relacionar-se progressivamente com mais crianças, com seus professores e com demais profissionais da instituição, demonstrando suas necessidades e interesses.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...