Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Existe muita polêmica dos educadores quanto ao ato de avaliar, sob uma ótica contemporânea, a avaliação deve considerar:
A eficiência do professor no encaminhamento da práxis de ensino.
Os conteúdos conceituais (capacidades cognitivas), os elementos procedimentais (aplicação dos saberes e transposição para a prática) e os quesitos atitudinais (aspectos comportamentais).
O mérito pessoal do aluno no desempenho escolar.
Os elementos sancionadores e qualificadores da prática educativa em que principal foco é o aluno.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Para adequar-se às necessidades contemporâneas relacionadas com as formas de aprendizagem, a didática precisa fortalecer a investigação sobre o papel mediador do professor na preparação dos alunos para o pensar. Então, pode-se afirmar que:
O conhecimento supõe o desenvolvimento do pensamento e que desenvolver o pensamento supõe metodologia e procedimentos sistemáticos do pensar.
O ensino pode impulsionar o desenvolvimento das competências intuitivas mediante a formação de conceitos empiristas.
A ação educativa independe da concepção pedagógica adotada pelo educador o que confere um caráter transmissivo ao seu trabalho.
O estímulo das capacidades aprioristas dos alunos ajudando-os a desenvolver competências e habilidades motoras.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Os diferentes tipos de relação entre as disciplinas permitem adotar determinadas terminologias. A interdisciplinaridade corresponde ao seguinte conceito:
A aproximação máxima entre as disciplinas sob um sistema totalizador, criando uma unidade complexa.
A organização de conteúdos escolares em matérias independentes umas das outras sem vinculação de conhecimento.
Interação de duas ou mais disciplinas com transferências de leis de uma disciplina para outra, podendo originar um novo campo de conhecimento.
A justaposição das disciplinas de forma somativa de modo a acumular os conteúdos curriculares.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
A aprendizagem que consiste em uma relação estímulo-resposta e passível de controle, com conteúdos ministrados em pequenos blocos e controle da situação planejada representa uma:
Concepção construtivista.
Concepção comportamentalista.
Concepção interacionista.
Concepção humanista.
Colocar os conhecimentos psicológicos a serviço da educação requer:
O processo de ensino através de seus componentes – conteúdos e ensino e aprendizagem
Desenvolvimento histórico dos métodos de ensino e aprendizagem.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Há vários caminhos para a construção de um projeto pedagógico. Alguns autores os caracterizam como movimentos de construção, outros como atos distintos, mas interdependentes. Ilma Passos Veiga, aponta três atos:
(1) ato situacional _ que descreve a realidade na qual desenvolvemos nossa ação e é o desvelamento da realidade sóciopolítica, econômica, educacional e ocupacional.
(2) ato conceitual _ que diz respeito à concepção ou visão de sociedade, homem, educação, escola, currículo, ensino e aprendizagem.
(3) ato operacional _ que orienta-nos a como realizar nossa ação [...] atividades a serem assumidas para transformar a realidade da escola [...] a tomada de decisão de como vamos atingir nossas finalidades.
Numere nos parênteses abaixo, (1) (2) ou (3) conforme as indagações estejam relacionadas com (1) ato situacional, (2) ato conceitual ou (3) ato operacional. Em seguida, assinale a alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo.
( ) Que tipo de aluno queremos formar? Para qual sociedade? O que significa ser uma escola voltada para a educação básica? Que concepção de escola, de educação e de ensino queremos?
( ) Como compreendemos a sociedade atual? Qual é a população-alvo da escola? Quais suas características em termos socioeconômicos, culturais e educacionais? Qual o papel da educação/escola nessa realidade?
( ) Quais as decisões básicas referentes a: o que, para que e como ensinar, articuladas ao para quem ensinar?
( ) Como redimensionar a organização do trabalho pedagógico? Qual tipo de gestão? O que é prioritário realizar? As ações propostas são exeqüíveis?
( ) Qual o papel específico de cada membro da comunidade escolar? De que recursos a escola dispõe para realizar seu projeto? Quais as decisões necessárias para sua concretização?</
2, 3, 2, 1, 1
2, 1, 2, 1, 3
1, 3, 2, 1, 3
2, 1, 2, 3, 3
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Ao planejar as atividades escolares, é necessário que o professor tenha sempre em mente que a aprendizagem só acontecerá quando a:
motivação estiver presente.
afetividade for amadurecida.
memória trabalhar com os dados.
socialização se completar.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
É correto afirmar que o brincar para a criança tem importância para o desenvolvimento:
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A infância é uma etapa do desenvolvimento infantil de importância fundamental para a formação da personalidade do individuo. O período etário que a compreende é de zero a:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...