Questões de Pedagogia do ano 2006

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No início dos 70, Paulo Freire compreendeu que uma das noções fundamentais de uma "pedagogia libertadora", como ele entendia, era a de "problematização". Isso queria dizer:

  • A.

    Transformar as coisas simples em "problemas", visando o desenvolvimento de uma pedagogia oprimida.

  • B.

    o questionamento sistemático da realidade com vistas a "desvelá-la" visando desenvolver a "consciência crítica".

  • C.

    fazer da escola um instrumento de resolução dos problemas sociais, visando a transformação da pedagogia.

  • D.

    fazer da pedagogia o meio de solução dos problemas pessoais dos oprimidos, visando libertá-los.

  • E.

    fazer a transição da consciência crítica –ou "consciência leve"- para a consciência ingênua, também chamada de "consciência pesada".

Entre as "novas competências requeridas para o ensino", o Professor Philippe Perrenoud enumera a de "trabalhar a partir das representações dos alunos". Isso por que:

  • A.

    dá-se a impressão de que o professor respeita o aluno, embora , de fato, o processo parta do zero.

  • B.

    é preciso dar a palavra ao aluno, por uma questão exclusivamente de promover a auto-estima.

  • C.

    como as representações dos alunos são influenciadas pelos meios de comunicação, o professor pode se situar na "realidade" dos alunos.

  • D.

    é uma forma de "recuperar a memória do tempo", colocar se no lugar dos aprendizes e poder imaginar o conhecimento já construído na mente do aluno.

  • E.

    é uma forma de democratizar a relação professor-aluno, já que, no fundo, eles são absolutamente iguais em direitos e deveres.

Nos anos 80 e parte dos 90, um intelectual que teve grande influência no debate pedagógico brasileiro foi o italiano Antônio Gramsci (1894-1938). Esta importância se deu por causa:

  • A.

    de sua idéia da escola como Aparelho Ideológico de Estado, denunciando o caráter opressivo da educação escolar.

  • B.

    da noção de "intelectual harmônico", preconizando uma educação ao mesmo tempo espiritual, corporal e intelectual

  • C.

    de seu projeto de "desescolarização radical da sociedade", pregando o fim do modelo escolar atual.

  • D.

    da idéia de "violência simbólica", mostrando que a escola veicula valores de uma classe e os impõe a outra

  • E.

    das idéias de "intelectual orgânico" e de "hegemonia" como formas estratégicas de criação de uma nova cultura política e ética, para o que a escola tinha um papel a exercer.

No Relatório da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI foram destacados quatro pilares: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver juntos e aprender a ser, seu relator foi:

  • A.

    César Coll.

  • B.

    Edgar Morin.

  • C.

    Jacques Delors.

  • D.

    Antoni Zabala.

Na perspectiva da escola cidadã preconizada por Paulo Freire, a busca da autonomia escolar e da garantia dos direitos a todos os cidadãos passa pela construção de um:

  • A.

    Planejamento participativo.

  • B.

    Planejamento tecnocrático.

  • C.

    Planejamento estratégico.

  • D.

    Planejamento dialógico.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Segundo Vigotsky, para o ensino ser significativo, é indispensável:

  • A.

    partir de conteúdo organizado de forma a ser facilmente compreendido pelos alunos e, posteriormente, propor exercícios complexos, que deverão ser realizados de maneira independente.

  • B.

    solicitar aos alunos que pesquisem sobre o conteúdo a ser enfocado nos livros didáticos e escrevam trabalhos que serão apresentados e avaliados a partir de sua riqueza teórica.

  • C.

    usar filmes que ilustrem os temas a serem abordados, de modo que os alunos possam construir conhecimentos úteis, por meio de experiências concretas e relacionadas a esses temas.

  • D.

    investigar os conceitos cotidianos dos alunos acerca do conteúdo que se quer ensinar, introduzir os conceitos científicos a ele relacionados e promover a interação entre esses dois tipos de conceitos.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A criança no seu desenvolvimento psicomotor desenvolve etapas que são importantes para a aquisição de suas habilidades sensoriais, motoras e emocionais. É correto afirmar que as habilidades sensoriais desenvolvidas são:

  • A. visuais, emocionais, tácteis e auditivas.
  • B.

    visuais, auditivas, tácteis, olfativas e gustativas.

  • C. auditivas, sociais, emocionais e visuais.
  • D. auditivas, tácteis e visuais.

Quando um professor ensina um tema, uma matéria, ele deveria perguntar a si próprio e aos alunos: como os homens e mulheres, na sua atividade prática coletiva nas várias esferas da vida social, intervêm, modificam, constróem esse tema de estudo? Qual é a sua importância para atender às necessidades práticas da vida social ...?

Essa concepção curricular pressupõe

  • A. avanço cognitivo do aluno pela complexidade desses novos saberes.
  • B. resistência do aluno ao estudar conteúdos relacionados às necessidades práticas da vida.
  • C. apreensão da realidade articulada aos conteúdos escolares de forma crítico-reflexiva.
  • D. desinteresse do aluno, por ser um saber que faz parte de sua realidade.
  • E. desenvolvimento da inteligência emocional, pela relação teoria-prática dos conhecimentos.

Ao afirmar que "ensinar exige querer bem aos educandos", Paulo Freire descarta como falsa a separação radical entre

  • A. liberdade e licenciosidade.
  • B. seriedade docente e afetividade.
  • C. boa convivência e libertinagem.
  • D. relação de reciprocidade e relação afetiva.
  • E. autoridade e autoritarismo.

Entre as mais recentes descobertas dos processos mentais envolvidos na aprendizagem e a prática de sala de aula, há um espaço a ser ocupado pela pedagogia propriamente dita. De modo objetivo, o que é preciso dizer é que não existem fórmulas prontas, o tal guia prático tão sonhado.

Nas teorias construtivistas e sócio-interacionistas, a questão do método passa a ser secundária, pois a preocupação maior desses teóricos está em

  • A. escolher a teoria certa que possibilite reconhecer os conhecimentos significativos para seus alunos.
  • B. organizar competentemente o seu plano de ensino.
  • C. dominar técnicas adequadas ao processo de ensino.
  • D. aplicar o conhecimento socialmente aprendido na Universidade.
  • E. conhecer como pensam os alunos, verificando que hipóteses eles constróem.
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