Questões de Pedagogia do ano 2009

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre a construção da Língua Escrita, FERREIRO (2001), esclarece que: "Do ponto de vista construtivo, a escrita infantil segue uma linha de evolução surpreendentemente regular." Deste modo, assinale a alternativa falsa:

  • A.

    Distinção entre o modo de representação icônico e o não-icônico.

  • B.

    A construção de formas de diferenciação nos eixos quantitativo e qualitativo.

  • C.

    A fonetização da escrita.

  • D.

    Os níveis de notação da escrita.

  • E.

    A aparência gráfica.

"A construção do ressignificado da avaliação pressupõe dos educadores um enfoque crítico da educação e do seu papel social." (HOFFMANN, op cit, p. 113). Assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    Ressignificar a avaliação é assumir uma postura crítica frente á educação, compreendendo o seu papel social.

  • B.

    A avaliação tem fim em si mesma.

  • C.

    O "erro" passa a ser refletido enquanto construção.

  • D.

    A avaliação é "via de mão-dupla", ou seja, alunos e professores se avaliam no processo ensino-aprendizagem.

  • E.

    A avaliação tem caráter processual e é parte integrante do processo ensino-aprendizagem.

Em relação ao significado da avaliação numa perspectiva mediadora, assinale a resposta incorreta:

  • A.

    Deve ser compreendida enquanto processo do ato educativo.

  • B.

    Acompanhamento permanente do desenvolvimento do educando.

  • C.

    Ação coercitiva de julgamento de valor.

  • D.

    Inerente e indissociável da educação.

  • E. Observadora e investigativa no sentido de favorecer e ampliar as possibilidades próprias do educando.

Segundo HOFFMANN (1995), os termos TESTE e MEDIDA são definidos de forma vaga e as respostas não revelam consenso entre os professores. Assinale a alternativa que não se equivoca por conta de imprecisões das terminologias: MEDIDA, CONCEITO, TESTE, AVALIAÇÃO:

  • A.

    O teste é compreendido como instrumento de investigação sobre a aprendizagem.

  • B.

    O termo conceito assume, na escola, significado de medida.

  • C.

    A medida assume, muitas vezes, papel absoluto nas decisões de eliminação.

  • D.

    A expressão medida, em educação, adquiriu uma conotação ampla e difusa.

  • E.

    A expressão avaliação, na escola, é sinônimo de provas e notas.

A administração estratégica constituiu um tipo de gestão que pode ser aplicada da empresa comercial às instituições de ensino. O fazer escolar implica não apenas gerenciar conteúdos, métodos, técnicas e meios, mas, sobretudo, pessoas, habilidades, competências e conhecimentos. A respeito das etapas da administração estratégica, é correto afirmar que

  • A.

    a primeira fase do planejamento estratégico, nos sistemas de ensino e nas instituições educacionais, é a identificação de quais competências, habilidades e conhecimentos, expressos em recursos humanos, a instituição dispõe.

  • B.

    o segundo procedimento do planejamento estratégico é delinear a missão e os objetivos da instituição.

  • C.

    a quantificação dos recursos de que se dispõe é indispensável para se atingir a eficiência e a eficácia das atividades.

  • D.

    o planejamento estratégico requer uma cúpula política que defina previamente a missão da instituição.

  • E.

    o acompanhamento e a avaliação dos processos, no planejamento estratégico, devem ser feitos por uma equipe de consultores externos.

Texto para as questões 23 e 24

Uma escola possui em sua estrutura: um conselho executivo composto por uma diretora e uma vice-diretora; coordenadores distribuídos no ensino fundamental e no ensino secundário; um quadro de professores; consultores técnicos escolares; e o pessoal de apoio constituído por funcionários das áreas administrativa, refeitório, biblioteca, portaria e vigilância, além dos auxiliares de ação educativa.

Com relação às estruturas da escola apresentada no texto, assinale a opção correta, acerca das configurações organizacionais.

  • A.

    A estrutura simples é uma configuração característica de grandes organizações, que contam com uma forte liderança exercendo autoridade de maneira informal, através de uma supervisão direta, em que a tecnoestrutura é convocada para avaliar e coordenar o centro operacional.

  • B.

    A burocracia mecanicista é caracterizada pela dependência da estrutura hierárquica definida pelo organograma, na qual os fluxos são altamente regulados e a informação percorre a organização sempre de uma maneira formal, impedindo a padronização dos processos de trabalhos e resultados.

  • C.

    Uma estrutura divisionalisada pressupõe um vértice estratégico como o órgão de poder central, tal qual o Ministério da Educação, o qual subdivide-se em diferentes departamentos (delegacias regionais de ensino), que ao dispersarem as funções operacionais, minimizam a interdependência entre as divisões.

  • D.

    A inexistência de uma tecnoestrutura realça as características da escola como uma burocracia mecanicista, sendo que o papel de analisar e avaliar o processo de aprendizagem dos alunos está entregue aos professores, dentro da sala de aula, ou em alguns casos ao corpo docente nas reuniões de conselho pedagógico.

Texto para as questões 23 e 24

Uma escola possui em sua estrutura: um conselho executivo composto por uma diretora e uma vice-diretora; coordenadores distribuídos no ensino fundamental e no ensino secundário; um quadro de professores; consultores técnicos escolares; e o pessoal de apoio constituído por funcionários das áreas administrativa, refeitório, biblioteca, portaria e vigilância, além dos auxiliares de ação educativa.

A partir da situação apresentada no texto e identificando cada uma das funções nomeadas com os diferentes níveis da estrutura organizacional da escola, assinale a opção correta.

  • A.

    Na linha hierárquica, o topo da hierarquia é o conselho executivo, no qual se processa a maior parte das decisões, e onde é feito o planejamento de como decorre todo o processo de aprendizagem, bem como a supervisão e a gestão de recursos e conflitos

  • B.

    O nível estratégico composto pelos coordenadores tem como principal função estabelecer a ligação entre as diferentes partes da organização, destacando o estabelecimento de uma ponte entre a direção e os professores.

  • C.

    O processo de produção se dá no centro operacional, que, no caso da escola, não é um bem, mas um serviço, assim os professores e o pessoal de apoio são os operacionais e são eles que produzem, ou promovem a aprendizagem dos alunos.

  • D.

    Na tecnoestrutura, os consultores técnicos ou analistas que não estão diretamente envolvidos na produção, têm a capacidade de observar e avaliar o funcionamento de todo o sistema e de comunicar com os gestores, possibilitando uma constante adaptação do sistema às necessidades pontuais.

Considerando os pressupostos da metodologia de projetos em educação, assinale a opção correta.

  • A.

    A ação do professor torna-se dispensável no planejamento de trabalho, visto que a centralidade do processo é a aprendizagem e, não, o ensino, e o protagonismo dos estudantes é essencial.

  • B.

    É dada validade ao conhecimento do senso comum por meio da ampliação do diálogo com o conhecimento científico, tornando a aprendizagem significativa para todos os atores do processo.

  • C.

    A interdisciplinaridade busca transformar o saber fragmentado em saber da totalidade, por isso as especificidades das diferentes áreas de conhecimento precisam ser superadas.

  • D.

    Os sistemas municipais são os responsáveis por indicar os objetos de estudos a serem trabalhados pelos alunos e professores para preservar a coesão dos conhecimentos em toda a rede de ensino.

Assinale a opção correta em relação ao modelo crítico de comunicação nas organizações e à sua influência na interação grupal.

  • A.

    A comunicação é o processo de construção das realidades organizacionais, e a transferência de informação não admite ruídos.

  • B.

    A padronização de comportamentos individuais e coletivos é um dos objetivos da comunicação para a garantia da eficiência nas relações pessoais

  • C.

    A comunicação deve considerar os conflitos e os interesses pessoais no momento de construção de consensos pelos grupos.

  • D.

    A interferência de comunicação realizada por meio de atitudes ou gestos deve ser evitada, pois isso compromete as interações grupais.

Considerando a afetividade e a tomada de decisão em relação aos tipos de lideranças, assinale a opção correta.

  • A.

    Na liderança autocrática, a afetividade deve ser muito desenvolvida, e a tomada de decisão é centrada no chefe.

  • B.

    Na liderança democrática, a afetividade deve ser pouco desenvolvida, e a tomada de decisão é centrada no grupo.

  • C.

    Na liderança liberal, a afetividade deve ser pouco desenvolvida, e a tomada de decisão é centrada no grupo.

  • D.

    Na liderança situacional, a afetividade não deve ser considerada, e a tomada de decisão é centrada no indivíduo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...