Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Sobre a construção da Língua Escrita, FERREIRO (2001), esclarece que: "Do ponto de vista construtivo, a escrita infantil segue uma linha de evolução surpreendentemente regular." Deste modo, assinale a alternativa falsa:
Distinção entre o modo de representação icônico e o não-icônico.
A construção de formas de diferenciação nos eixos quantitativo e qualitativo.
A fonetização da escrita.
Os níveis de notação da escrita.
A aparência gráfica.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
"A construção do ressignificado da avaliação pressupõe dos educadores um enfoque crítico da educação e do seu papel social." (HOFFMANN, op cit, p. 113). Assinale a alternativa incorreta:
Ressignificar a avaliação é assumir uma postura crítica frente á educação, compreendendo o seu papel social.
A avaliação tem fim em si mesma.
O "erro" passa a ser refletido enquanto construção.
A avaliação é "via de mão-dupla", ou seja, alunos e professores se avaliam no processo ensino-aprendizagem.
A avaliação tem caráter processual e é parte integrante do processo ensino-aprendizagem.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Em relação ao significado da avaliação numa perspectiva mediadora, assinale a resposta incorreta:
Deve ser compreendida enquanto processo do ato educativo.
Acompanhamento permanente do desenvolvimento do educando.
Ação coercitiva de julgamento de valor.
Inerente e indissociável da educação.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Segundo HOFFMANN (1995), os termos TESTE e MEDIDA são definidos de forma vaga e as respostas não revelam consenso entre os professores. Assinale a alternativa que não se equivoca por conta de imprecisões das terminologias: MEDIDA, CONCEITO, TESTE, AVALIAÇÃO:
O teste é compreendido como instrumento de investigação sobre a aprendizagem.
O termo conceito assume, na escola, significado de medida.
A medida assume, muitas vezes, papel absoluto nas decisões de eliminação.
A expressão medida, em educação, adquiriu uma conotação ampla e difusa.
A expressão avaliação, na escola, é sinônimo de provas e notas.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A administração estratégica constituiu um tipo de gestão que pode ser aplicada da empresa comercial às instituições de ensino. O fazer escolar implica não apenas gerenciar conteúdos, métodos, técnicas e meios, mas, sobretudo, pessoas, habilidades, competências e conhecimentos. A respeito das etapas da administração estratégica, é correto afirmar que
a primeira fase do planejamento estratégico, nos sistemas de ensino e nas instituições educacionais, é a identificação de quais competências, habilidades e conhecimentos, expressos em recursos humanos, a instituição dispõe.
o segundo procedimento do planejamento estratégico é delinear a missão e os objetivos da instituição.
a quantificação dos recursos de que se dispõe é indispensável para se atingir a eficiência e a eficácia das atividades.
o planejamento estratégico requer uma cúpula política que defina previamente a missão da instituição.
o acompanhamento e a avaliação dos processos, no planejamento estratégico, devem ser feitos por uma equipe de consultores externos.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Texto para as questões 23 e 24
Uma escola possui em sua estrutura: um conselho executivo composto por uma diretora e uma vice-diretora; coordenadores distribuídos no ensino fundamental e no ensino secundário; um quadro de professores; consultores técnicos escolares; e o pessoal de apoio constituído por funcionários das áreas administrativa, refeitório, biblioteca, portaria e vigilância, além dos auxiliares de ação educativa.
Com relação às estruturas da escola apresentada no texto, assinale a opção correta, acerca das configurações organizacionais.
A estrutura simples é uma configuração característica de grandes organizações, que contam com uma forte liderança exercendo autoridade de maneira informal, através de uma supervisão direta, em que a tecnoestrutura é convocada para avaliar e coordenar o centro operacional.
A burocracia mecanicista é caracterizada pela dependência da estrutura hierárquica definida pelo organograma, na qual os fluxos são altamente regulados e a informação percorre a organização sempre de uma maneira formal, impedindo a padronização dos processos de trabalhos e resultados.
Uma estrutura divisionalisada pressupõe um vértice estratégico como o órgão de poder central, tal qual o Ministério da Educação, o qual subdivide-se em diferentes departamentos (delegacias regionais de ensino), que ao dispersarem as funções operacionais, minimizam a interdependência entre as divisões.
A inexistência de uma tecnoestrutura realça as características da escola como uma burocracia mecanicista, sendo que o papel de analisar e avaliar o processo de aprendizagem dos alunos está entregue aos professores, dentro da sala de aula, ou em alguns casos ao corpo docente nas reuniões de conselho pedagógico.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Texto para as questões 23 e 24
Uma escola possui em sua estrutura: um conselho executivo composto por uma diretora e uma vice-diretora; coordenadores distribuídos no ensino fundamental e no ensino secundário; um quadro de professores; consultores técnicos escolares; e o pessoal de apoio constituído por funcionários das áreas administrativa, refeitório, biblioteca, portaria e vigilância, além dos auxiliares de ação educativa.
A partir da situação apresentada no texto e identificando cada uma das funções nomeadas com os diferentes níveis da estrutura organizacional da escola, assinale a opção correta.
Na linha hierárquica, o topo da hierarquia é o conselho executivo, no qual se processa a maior parte das decisões, e onde é feito o planejamento de como decorre todo o processo de aprendizagem, bem como a supervisão e a gestão de recursos e conflitos
O nível estratégico composto pelos coordenadores tem como principal função estabelecer a ligação entre as diferentes partes da organização, destacando o estabelecimento de uma ponte entre a direção e os professores.
O processo de produção se dá no centro operacional, que, no caso da escola, não é um bem, mas um serviço, assim os professores e o pessoal de apoio são os operacionais e são eles que produzem, ou promovem a aprendizagem dos alunos.
Na tecnoestrutura, os consultores técnicos ou analistas que não estão diretamente envolvidos na produção, têm a capacidade de observar e avaliar o funcionamento de todo o sistema e de comunicar com os gestores, possibilitando uma constante adaptação do sistema às necessidades pontuais.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando os pressupostos da metodologia de projetos em educação, assinale a opção correta.
A ação do professor torna-se dispensável no planejamento de trabalho, visto que a centralidade do processo é a aprendizagem e, não, o ensino, e o protagonismo dos estudantes é essencial.
É dada validade ao conhecimento do senso comum por meio da ampliação do diálogo com o conhecimento científico, tornando a aprendizagem significativa para todos os atores do processo.
A interdisciplinaridade busca transformar o saber fragmentado em saber da totalidade, por isso as especificidades das diferentes áreas de conhecimento precisam ser superadas.
Os sistemas municipais são os responsáveis por indicar os objetos de estudos a serem trabalhados pelos alunos e professores para preservar a coesão dos conhecimentos em toda a rede de ensino.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Assinale a opção correta em relação ao modelo crítico de comunicação nas organizações e à sua influência na interação grupal.
A comunicação é o processo de construção das realidades organizacionais, e a transferência de informação não admite ruídos.
A padronização de comportamentos individuais e coletivos é um dos objetivos da comunicação para a garantia da eficiência nas relações pessoais
A comunicação deve considerar os conflitos e os interesses pessoais no momento de construção de consensos pelos grupos.
A interferência de comunicação realizada por meio de atitudes ou gestos deve ser evitada, pois isso compromete as interações grupais.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando a afetividade e a tomada de decisão em relação aos tipos de lideranças, assinale a opção correta.
Na liderança autocrática, a afetividade deve ser muito desenvolvida, e a tomada de decisão é centrada no chefe.
Na liderança democrática, a afetividade deve ser pouco desenvolvida, e a tomada de decisão é centrada no grupo.
Na liderança liberal, a afetividade deve ser pouco desenvolvida, e a tomada de decisão é centrada no grupo.
Na liderança situacional, a afetividade não deve ser considerada, e a tomada de decisão é centrada no indivíduo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...