Questões de Pedagogia do ano 2009

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens subsequentes, relativos aos paradigmas da educação.

O paradigma da comunicação, caracterizado pelo diálogo, pelo consenso e pelo enfoque intersubjetivo, concebe a educação como um processo interativo em que o conhecimento é resultante das relações entre pessoas, objetos e instrumentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, relativos aos paradigmas da educação.

O paradigma ontológico é caracterizado por um enfoque subjetivo, visando à descoberta das essências e à conscientização do conhecimento pelo educando.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o paradigma emancipatório da avaliação, julgue os próximos itens.

Na construção de currículos de qualidade para toda a população, os resultados da avaliação devem ser analisados como indicadores para análise do papel e da função desempenhados pelas instâncias governamentais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o paradigma emancipatório da avaliação, julgue os próximos itens.

A avaliação escolar diagnóstica visa avaliar se o aluno domina gradativamente e hierarquicamente cada etapa da aprendizagem e é realizada durante todo o decorrer do período letivo para orientar o professor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o paradigma emancipatório da avaliação, julgue os próximos itens.

Os principais objetivos de uma avaliação institucional são o autoconhecimento e a tomada de decisões em detrimento da classificação das instituições.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o paradigma emancipatório da avaliação, julgue os próximos itens.

A avaliação externa deve ter prevalência sobre as estratégias internas de autoavaliação, visto o seu caráter de neutralidade em relação aos conflitos do cotidiano institucional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção que melhor define avaliação institucional.

  • A.

    Foca o ensino e a aprendizagem em suas variadas manifestações, servindo como referencial para replanejar as ações pedagógicas.

  • B.

    Possibilita informações sobre a realização de programas e projetos no campo da educação, contribuindo com a elaboração de políticas públicas.

  • C.

    Analisa todas as formas de organização da escola, incluindo a gestão administrativa, os projetos, os corpos docente e discente e o rendimento escolar.

  • D.

    Ajuda a tornar claros os objetivos que se quer atingir, possibilitando a tomada de decisões no desenvolvimento de uma unidade didática.

  • E.

    Possibilita o conhecimento das diferenças individuais, estabelecendo uma base para reorganização didática.

O professor precisa combinar severidade e respeito.

  • A.

    O professor precisa combinar severidade e respeito.

  • B.

    As relações maternal e paternal devem ser evitadas

  • C.

    A interação deve estar voltada para as atividades de todos os alunos.

  • D.

    O professor deve ser autoritário para impor respeito.

  • E.

    A liberdade individual está condicionada à situação pedagógica.

Em relação aos níveis de notação da Língua Escrita, assinale a única questão falsa:

  • A.

    Nível Pré-Silábico.

  • B.

    Nível Pré-alfabético.

  • C.

    Nível Silábico-alfabético.

  • D.

    Nível Alfabético.

  • E.

    Nível Silábico.

Em relação à Alfabetização e Letramento, de acordo com MORAIS e ALBUQUERQUE (2006), marque a alternativa falsa:

  • A.

    Alfabetização é definida enquanto processo pelo qual se adquire a tecnologia da escrita alfabética.

  • B.

    Alfabetização e letramento são ações distintas, mas inseparáveis.

  • C.

    Alfabetizar e letrar são sinônimos, ou seja, as duas ações têm o mesmo significado.

  • D.

    Deve-se ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita.

  • E.

    O letramento relaciona-se ao exercício efetivo e competente da tecnologia da escrita.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...