Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens subsequentes, relativos aos paradigmas da educação.
O paradigma da comunicação, caracterizado pelo diálogo, pelo consenso e pelo enfoque intersubjetivo, concebe a educação como um processo interativo em que o conhecimento é resultante das relações entre pessoas, objetos e instrumentos.
Julgue os itens subsequentes, relativos aos paradigmas da educação.
O paradigma ontológico é caracterizado por um enfoque subjetivo, visando à descoberta das essências e à conscientização do conhecimento pelo educando.
Considerando o paradigma emancipatório da avaliação, julgue os próximos itens.
Na construção de currículos de qualidade para toda a população, os resultados da avaliação devem ser analisados como indicadores para análise do papel e da função desempenhados pelas instâncias governamentais.
Considerando o paradigma emancipatório da avaliação, julgue os próximos itens.
A avaliação escolar diagnóstica visa avaliar se o aluno domina gradativamente e hierarquicamente cada etapa da aprendizagem e é realizada durante todo o decorrer do período letivo para orientar o professor.
Considerando o paradigma emancipatório da avaliação, julgue os próximos itens.
Os principais objetivos de uma avaliação institucional são o autoconhecimento e a tomada de decisões em detrimento da classificação das instituições.
Considerando o paradigma emancipatório da avaliação, julgue os próximos itens.
A avaliação externa deve ter prevalência sobre as estratégias internas de autoavaliação, visto o seu caráter de neutralidade em relação aos conflitos do cotidiano institucional.
Assinale a opção que melhor define avaliação institucional.
Foca o ensino e a aprendizagem em suas variadas manifestações, servindo como referencial para replanejar as ações pedagógicas.
Possibilita informações sobre a realização de programas e projetos no campo da educação, contribuindo com a elaboração de políticas públicas.
Analisa todas as formas de organização da escola, incluindo a gestão administrativa, os projetos, os corpos docente e discente e o rendimento escolar.
Ajuda a tornar claros os objetivos que se quer atingir, possibilitando a tomada de decisões no desenvolvimento de uma unidade didática.
Possibilita o conhecimento das diferenças individuais, estabelecendo uma base para reorganização didática.
O professor precisa combinar severidade e respeito.
O professor precisa combinar severidade e respeito.
As relações maternal e paternal devem ser evitadas
A interação deve estar voltada para as atividades de todos os alunos.
O professor deve ser autoritário para impor respeito.
A liberdade individual está condicionada à situação pedagógica.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Em relação aos níveis de notação da Língua Escrita, assinale a única questão falsa:
Nível Pré-Silábico.
Nível Pré-alfabético.
Nível Silábico-alfabético.
Nível Alfabético.
Nível Silábico.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Em relação à Alfabetização e Letramento, de acordo com MORAIS e ALBUQUERQUE (2006), marque a alternativa falsa:
Alfabetização é definida enquanto processo pelo qual se adquire a tecnologia da escrita alfabética.
Alfabetização e letramento são ações distintas, mas inseparáveis.
Alfabetizar e letrar são sinônimos, ou seja, as duas ações têm o mesmo significado.
Deve-se ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita.
O letramento relaciona-se ao exercício efetivo e competente da tecnologia da escrita.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...