Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Em relação à didática, assinale a alternativa verdadeira:
O ensino da didática deve partir de uma visão de totalidade do processo ensinoaprendizagem.
A dimensão técnica da prática pedagógica não deve ser pensada em relação ao projeto político social.
É possível dissociar a competência técnica da competência política do educador.
As dimensões humana, técnica e político-social da prática pedagógica devem ser trabalhadas isoladamente.
Uma perspectiva multidimensional da didática reflete apenas a dimensão humana da formação do indivíduo
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Quanto ao papel da didática na formação de educadores, assinale as alternativas verdadeiras:
I – A problemática relativa ao ensino da Didática não pode ser dissociada da questão da formação de educadores.
II – Toda a prática social é histórica, mas a didática em nada contribui com a construção de uma nova sociedade.
III – Podemos repensar a didática, fundamentalmente, a partir de uma visão contextualizada e histórica.
IV – A formação de educadores se articula com a análise do papel da educação na sociedade.
V – A educação é uma prática social, portanto, está vinculada a um projeto histórico.
Estão corretas apenas as alternativas:
I, II e III.
I e II.
II e III.
I, III e IV.
I, III IV e V.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Em relação aos pressupostos teóricos do ensino da didática, está INCORRETO afirmar que:
A didática enquanto ação intervém na realidade e dela recebe influência.
A didática reflete uma dimensão política.
Em relação à instrumentalização técnica, a didática deve ser tratada como um componente isolado.
Podemos afirmar que a didática é uma tecnologia aplicada em decorrência dos estudos sobre os problemas de Ensino e Aprendizagem.
A didática ajuda a compreender a prática educativa.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
De acordo com o texto, assinale a alternativa verdadeira:
A prática pedagógica, de per si, não possui uma dimensão político-social.
O objeto de estudo da didática é a prática docente.
O papel da didática tornou-se obsoleto nos dias atuais.
O processo de ensino-aprendizagem é o objeto de estudo da Didática.
A Didática dedica-se a estudar os processos de ensino.
Quanto ao planejamento de ensino em seus elementos constitutivos, quais sejam, objetivos e conteúdos de ensino, métodos e técnicas e avaliação educacional, assinale a opção correta.
O planejamento contemporâneo no cotidiano escolar demanda um posicionamento coordenado da equipe multidisciplinar no sentido de tentar manter o enfoque quando se trate de relações sociais complexas.
Em situações de conflitos, cabe ao professor individualizar o problema, com questões do tipo "o que estou fazendo aqui?", e procurar resolver a situação buscando significado para sua atuação no contexto escolar.
O planejamento de ensino requer, no âmbito da avaliação educacional, que o educador identifique os problemas pessoais trazidos para a escola e tente resolvê-los, levando em conta o ambiente de origem dos alunos, porque só assim estes se interessarão pelas aulas.
Em um contexto social globalizado, com a crescente utilização dos meios tecnológicos interativos na família, no trabalho, nos espaços de lazer e na escola, a questão do planejamento da atividade educativa assume nova dimensão, não cabendo mais a indagação "como ensinar?", mas substituí-la por "qual o papel do professor na vida dos alunos de hoje em dia?".
Para identificar o nível de desenvolvimento cognitivo dos alunos, uma das etapas do planejamento de ensino, o professor deve conhecer os discursos narrativo e científico, os quais permitem detectar o tipo de discurso geralmente utilizado pelos educandos, e, dessa forma, poderá auxiliar os alunos que nada aprendem porque não querem nada.
Ainda acerca dos temas transversais, assinale a incorreta.
A proposta do tema transversal orientação sexual é que a escola trate da sexualidade como algo fundamental na vida das pessoas, questão ampla e polêmica marcada pela história, pela cultura e pela evolução social.
O grande desafio do tema transversal meio ambiente é trabalhar com atitudes, formação de valores, ensino e aprendizagem de habilidades e procedimentos.
Trabalhar com os temas transversais demanda a elaboração de um projeto educativo por sistema de ensino.
O tema transversal trabalho e consumo considera questões que envolvem direitos já formulados em lei e que são objetos de mobilização social para que se concretizem, tais como a erradicação do trabalho infantil, a mobilização contra discriminações nas relações de trabalho, entre outras.
O tema transversal pluralidade cultural deve propiciar a formação e a consolidação de uma cultura da paz, baseada na tolerância e no respeito aos direitos humanos universais, e da cidadania compartilhada, sem discriminações de quaisquer tipos.
Acerca dos temas transversais do planejamento, assinale a incorreta.
A fase final do planejamento, denominada avaliação, subdivide-se em acompanhamento dos grupos, autoavaliação dos envolvidos, avaliação final de conteúdo e avaliação dos produtos.
O acompanhamento dos grupos de projetos deve ser realizado pela direção da escola.
Os temas transversais, que devem ser trabalhados em qualquer disciplina, são ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual, pluralidade cultural, trabalho e consumo.
A questão central do tema transversal ética é a análise dos diversos valores presentes na sociedade, a problematização dos conflitos existentes nas relações humanas e a afirmação de princípios que organizam as condutas dos sujeitos sociais.
Ao tema transversal saúde existe o objetivo da formação do aluno para o exercício da cidadania, que contém a motivação e a capacitação para o autocuidado, assim como a compreensão da saúde como direito e responsabilidade pessoal e social.
Os PCN instituíram os projetos como a melhor metodologia para trabalhar os temas transversais dos currículos de ensino fundamental e de ensino médio. A respeito da metodologia de projetos, assinale a opção incorreta.
Os projetos devem ser subdivididos em etapas, e cada uma delas deve ser previamente planejada de forma a comportar as atividades que se pretende realizar dentro do tempo e do espaço disponíveis.
A metodologia de projetos alicerça-se na díade teoria-prática. Nesse sentido, saídas da escola para trabalho prático de contato com instituições e organizações devem ser incluídas no planejamento.
O planejamento dos projetos deve prever uma fase de exposição pública do produto criado na forma de alguma atividade de atuação no meio, isto é, de uso no âmbito coletivo (seja no interior da classe, seja no âmbito da escola ou da comunidade).
As fases do projeto são apresentação do tema, delimitação do problema, investigação, sistematização, conhecimento e avaliação.
A divulgação dos produtos criados nos projetos está inclusa na avaliação.
Em relação a objetivos e conteúdos do ensino e da aprendizagem, julgue o item que se segue.
Os objetivos de ensino devem ser elaborados em função das habilidades cognitivas a serem desenvolvidas pelos alunos e devem expressar exclusivamente os conteúdos que devem ser ministrados para que os alunos aprendam o necessário para sua inserção na sociedade.
Acerca das estratégias de aprendizagem, julgue o item abaixo.
Procedimentos ou atividades que facilitem a aquisição, o armazenamento ou a utilização da informação são considerados estratégias de aprendizagem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...