Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
No que diz respeito aos Saberes Docentes e Formação Profissional, TARDIF (2002) afirma que: "O saber dos professores é profundamente social e é, ao mesmo tempo, o saber dos autores individuais que o possuem e o incorporam à sua prática profissional, para a ela, adaptá-lo e para transformá-lo." (p.15). Marque a alternativa que não corresponde ao Saber Docente:
O saber dos professores é plural, compósito, heterogêneo, porque envolve, no próprio exercício do trabalho, conhecimentos e um saber-fazer bastante diversos.
O saber dos professores deve ser compreendido em íntima relação com o trabalho deles na escola e fora dela.
O saber dos professores é atemporal, significa que ensinar não supõe aprender a ensinar, uma vez que os professores dominam os saberes necessários à realização do trabalho docente, através das experiências familiares e escolares anteriores.
A experiência de trabalho cotidiana tem papel primordial na constituição do sentimento de competência entre os professores.
O saber experiencial é modelado no decorrer da história pessoal, escolar e profissional dos professores.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Em relação á reconstrução da avaliação numa perspectiva de configurar-se numa prática mais democrática de ensino e aprendizagem, assinale a questão verdadeira:
No processo avaliativo, o foco é direcionado para a possibilidade de se alcançar a resposta correta.
Erro e acerto são vistos como opostos.
Podemos perceber a avaliação como uma leitura que o professor faz do conhecimento do aluno através de respostas elucidadas.
O erro passa a ser compreendido como a resposta que revela como o aluno está articulando os conhecimentos a que tem acesso, dentro e fora da escola, as relações estabelecidas e os significados atribuídos.
A avaliação se anuncia como uma prática que tem um fim em si mesma.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Em relação à prática pedagógica, segundo FREIRE não se poderá afirmar que ensinar exige:
Risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação.
Reflexão crítica sobre a prática.
O reconhecimento e a assunção da identidade cultural.
Domínio de conteúdo e transferência de saber.
Aprendizagem constante.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
"Ensinar exige a corporeificação das palavras pelo exemplo." Nas palavras de FREIRE (op cit), o sentido de corporeificação refere- se a:
"Faça o que mando e não o que eu faço".
"Pensar certo é fazer certo".
"As palavras, mesmo sem o exemplo, muito valem".
"Sabe com quem está falando".
"Palavras são apenas palavras".
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Em relação aos saberes indispensáveis à prática docente, FREIRE (1996) afirma que "não há docência sem discência." Neste sentido, assinale a única alternativa que não condiz com os preceitos do autor:
Ensinar exige criticidade.
Ensinar exige respeito aos saberes do educando.
Ensinar exige pesquisa.
Ensinar é transferir conhecimento.
Ensinar exige estética e ética.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Assinale a alternativa INCORRETA em relação aos preceitos de FREIRE sobre a educação:
O homem deve ser o sujeito de sua própria educação.
Ninguém educa ninguém.
A educação implica uma busca realizada por um sujeito, que é o homem.
A educação é possível para o homem porque este é inacabado e sabe-se inacabado.
A educação é um processo de adaptação do indivíduo à sociedade.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Não se pode afirmar sobre o texto que:
A raiz da educação está no homem.
O ser humano é sujeito de sua própria história.
O processo de educação tem um fim determinado, num determinado tempo histórico.
O ser humano se completa na interação com seus pares.
Percebem-se as várias vertentes no que tange à humanização e ao ato político da educação, evidenciados pelo autor.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Em relação à Aprendizagem Significativa, não se pode afirmar que:
Depende de uma motivação intrínseca.
Empenho em profundidade na aprendizagem.
A disposição para a aprendizagem depende unicamente do aluno.
O professor deverá intervir sempre que necessário.
Depende de uma interação cooperativa entre professor e alunos.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Em relação às orientações didáticas, levar-seão em consideração, todos os aspectos abaixo, excetuando-se:
Autonomia.
Disponibilidade para a aprendizagem, interação e cooperação.
Homogeneidade da Turma.
Diversidade.
Organização do espaço e tempo.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Quando se afirma que a Didática está em questão, subentende-se que:
O objeto de estudo da didática mudou.
A didática deveria priorizar as novas tecnologias.
É preciso valorizar unicamente a prática pedagógica do professor.
A didática precisa ser estudada a partir do contexto social e histórico em que está inserida.
A ênfase da didática deve ser sobre os conteúdos curriculares.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...