Questões de Pedagogia do ano 2009

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens subsequentes relativos aos processos de ensino e de aprendizagem.

No estágio do pensamento pré-operacional, segundo Piaget, o sujeito faz novas modificações e desenvolve a habilidade de aplicar o pensamento lógico a problemas concretos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes relativos aos processos de ensino e de aprendizagem.

A gestalt considera que o processo de diferenciação consiste em destacar, no todo, uma parte do objeto que se está percebendo, apresentando esse elemento em diferentes situações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes relativos aos processos de ensino e de aprendizagem.

Para o behaviorismo de Skinner, os comportamentos dos alunos não devem ser mantidos, no processo de ensinoaprendizagem, por elogios, graus, notas, prêmios ou reconhecimento do professor e colegas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos componentes do processo de ensino em saúde — objetivos, conteúdos, métodos, técnicas e meios —, julgue os itens a seguir.

Nas diferentes ações de educação em saúde experimentadas no país, mais importantes que os métodos e técnicas utilizados para motivar a participação popular ativa e interessada são os conteúdos que podem ensinar meios de prevenção de diferentes doenças e de promoção de melhor qualidade de vida.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos componentes do processo de ensino em saúde — objetivos, conteúdos, métodos, técnicas e meios —, julgue os itens a seguir.

Em qualquer sistema de saúde, a concepção do planejamento de ação tem de considerar as premissas do planejamento educativo; caso contrário, a prática subsequente será equivocada e, portanto, ilógica no que diz respeito às necessidades da população-alvo que se pretende alcançar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos componentes do processo de ensino em saúde — objetivos, conteúdos, métodos, técnicas e meios —, julgue os itens a seguir.

Uma das ferramentas da educação em saúde para o enfrentamento da transição epidemiológica e do aumento das doenças crônico-degenerativas causadas pelo envelhecimento populacional é o cuidado desenvolvido em grupo com várias metodologias, desde que a perspectiva no atendimento às pessoas viabilize a troca de experiências no intuito de promover aprendizagem, respeitando a cultura e a história dos participantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos componentes do processo de ensino em saúde — objetivos, conteúdos, métodos, técnicas e meios —, julgue os itens a seguir.

Para trabalhar com a abordagem por competências, o profissional deve evitar as armadilhas da pedagogia tradicional, resistindo à tentação de ministrar aulas e aportando o mínimo requerido, aceitando a desordem e a incompletude, desistindo da organização dos conhecimentos tanto na transmissão quanto na mente dos alunos, além de ter prática pessoal no uso dos conhecimentos e uma relação pragmática com o saber.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos componentes do processo de ensino em saúde — objetivos, conteúdos, métodos, técnicas e meios —, julgue os itens a seguir.

Apenas a tomada de consciência dos problemas é suficiente para motivar os sujeitos, pois, na convivência, basta apontar o que fazer.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na prática, a educação em saúde constitui apenas uma fração das atividades técnicas voltadas para a saúde, prendendo-se especificamente à habilidade de organizar logicamente o componente educativo de programas que se desenvolvem em quatro diferentes ambientes: a escola, o local de trabalho, o ambiente clínico em seus diferentes níveis de atuação e a comunidade, compreendida como a população-alvo que não se encontra normalmente nas três outras dimensões. Com relação aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa em saúde e segundo as tendências pedagógicas, julgue os itens seguintes.

As propostas de educação continuada da pedagogia tradicional originam-se na ideia de que, mesmo com a excelência da formação existente, os trabalhadores da saúde devem sempre se aperfeiçoar pela continuidade da transferência de conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na prática, a educação em saúde constitui apenas uma fração das atividades técnicas voltadas para a saúde, prendendo-se especificamente à habilidade de organizar logicamente o componente educativo de programas que se desenvolvem em quatro diferentes ambientes: a escola, o local de trabalho, o ambiente clínico em seus diferentes níveis de atuação e a comunidade, compreendida como a população-alvo que não se encontra normalmente nas três outras dimensões. Com relação aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa em saúde e segundo as tendências pedagógicas, julgue os itens seguintes.

O Ministério da Saúde (MS) tem criado inúmeros programas e elaborado grande quantidade de material didático, estimulando a participação social no SUS. O método pedagógico proposto pelo MS é o tradicional, que inclui a transmissão de conhecimento universitário, a distribuição de cartilhas e de material didático específico e o conhecimento da realidade local.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...