Questões de Pedagogia do ano 2009

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Com relação ao tema abordado no texto acima, julgue os itens seguintes.

A prática educativa em saúde não se restringe às ações de âmbito de atenção primária, mas se faz necessária nos três níveis de prevenção: na promoção e na prevenção primária, no diagnóstico precoce, no tratamento e na redução do dano e na reabilitação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao tema abordado no texto acima, julgue os itens seguintes.

Educação sanitária, educação em saúde, saúde na escola, educação na saúde, educação para a saúde constituem diferentes denominações para a mesma prática.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do texto acima, julgue os seguintes itens, a respeito da promoção em saúde.

A escola promotora de saúde deve ter a educação em saúde com enfoque integral, a proposta de criação de entornos saudáveis e a provisão de serviços de saúde.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do texto acima, julgue os seguintes itens, acerca da educação em saúde.

Entre os serviços de saúde, os de atenção básica apresentam contexto privilegiado para desenvolvimento de práticas educativas em saúde, por serem caracterizados pela maior proximidade com a população e pela ênfase nas ações preventivas e promocionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do texto acima, julgue os seguintes itens, acerca da educação em saúde.

A educação em saúde, como prática, tem longa história, desde o século XVII com o controle sobre as populações urbanas, confundindo-se com as ligas de higiene.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens à luz do compromisso social e ético do professor em uma perspectiva de emancipação.

A busca da superação do racionalismo técnico e a consolidação de uma epistemologia da prática é uma prioridade para o profissional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto à relação entre professor e aluno, julgue os itens que se seguem.

Segundo a abordagem socioconstrutivista, a função do professor é orientar o aluno de forma ativa e servir de guia para ele, de modo a oferecer apoio cognitivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, relativos aos processos de ensino e de aprendizagem.

Na aprendizagem social, o aluno desempenha a função de observador e aprende mediante a apresentação de um modelo que pode ser real ou simbólico.

  • C. Certo
  • E. Errado

José Carlos Libâneo (2005) apresenta uma classificação, provisória, das correntes pedagógicas contemporâneas: racional-tecnológica, neocognivistas, sociocríticas; holísticas e pós-modernas. Segundo o autor, a corrente racionaltecnológica corresponde

  • A. aos estudos relacionados ao desenvolvimento da ciência cognitiva, associada à utilização de computadores. Seu objetivo é buscar novos modelos e referências para avançar na investigação sobre os processos psicológicos e a cognição.
  • B. à concepção também denominada neotecnicismo, associada a uma pedagogia a serviço da formação para o sistema produtivo. Pressupõe a formulação de objetivos e conteúdos, padrões de desempenho, competências e habilidades com base em critérios científicos e técnicos.
  • C. à explicação da atividade humana como processo e resultado das vivências socioculturais compartilhadas, que compreendem as práticas de aprendizagem desenvolvidas em um contexto de cultura, de relações e de conhecimento.
  • D. à teoria que introduz novos aportes ao estudo da aprendizagem, do desenvolvimento, da cognição e da inteligência, segundo a qual a aprendizagem humana é resultado de construção mental realizada pelos sujeitos, com base na sua ação sobre o mundo e na interação com outros.

Uma mudança paradigmática da organização e da gestão centrada nos modelos racional-funcionalistas para um paradigma de organização e gestão escolar interacionista “não requer somente uma mudança individual [...] a mudança tem que ser institucional” Kenneth Zeichner (2000,p.15). Isso implica:

  • A. sair da zona de conforto instituída e consolidada, romper com a rotina e correr o risco de enfrentar um período de instabilidade, em busca de uma nova estabilidade mais qualificada.
  • B. enfatizar os aspectos conceituais e experimentais da qualificação dos educadores, em detrimento do caráter social, com vistas a conferir maior cientificidade ao fenômeno educativo.
  • C. reafirmar, com base na seletividade, na produtividade e no interesse individual, os eixos básicos da política educacional para descentralizar e desburocratizar os sistemas de ensino.
  • D. desenvolver indicadores de qualidade a serem utilizados na aferição de resultados do trabalho discente, docente e da gestão institucional nos diferentes níveis dos sistemas de ensino.
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