Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação ao tema abordado no texto acima, julgue os itens seguintes.
A prática educativa em saúde não se restringe às ações de âmbito de atenção primária, mas se faz necessária nos três níveis de prevenção: na promoção e na prevenção primária, no diagnóstico precoce, no tratamento e na redução do dano e na reabilitação.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação ao tema abordado no texto acima, julgue os itens seguintes.
Educação sanitária, educação em saúde, saúde na escola, educação na saúde, educação para a saúde constituem diferentes denominações para a mesma prática.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A partir do texto acima, julgue os seguintes itens, a respeito da promoção em saúde.
A escola promotora de saúde deve ter a educação em saúde com enfoque integral, a proposta de criação de entornos saudáveis e a provisão de serviços de saúde.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A partir do texto acima, julgue os seguintes itens, acerca da educação em saúde.
Entre os serviços de saúde, os de atenção básica apresentam contexto privilegiado para desenvolvimento de práticas educativas em saúde, por serem caracterizados pela maior proximidade com a população e pela ênfase nas ações preventivas e promocionais.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A partir do texto acima, julgue os seguintes itens, acerca da educação em saúde.
A educação em saúde, como prática, tem longa história, desde o século XVII com o controle sobre as populações urbanas, confundindo-se com as ligas de higiene.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os seguintes itens à luz do compromisso social e ético do professor em uma perspectiva de emancipação.
A busca da superação do racionalismo técnico e a consolidação de uma epistemologia da prática é uma prioridade para o profissional.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Quanto à relação entre professor e aluno, julgue os itens que se seguem.
Segundo a abordagem socioconstrutivista, a função do professor é orientar o aluno de forma ativa e servir de guia para ele, de modo a oferecer apoio cognitivo.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens subsequentes, relativos aos processos de ensino e de aprendizagem.
Na aprendizagem social, o aluno desempenha a função de observador e aprende mediante a apresentação de um modelo que pode ser real ou simbólico.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Universidade Federal do Goiás (UFGO) - 2009
José Carlos Libâneo (2005) apresenta uma classificação, provisória, das correntes pedagógicas contemporâneas: racional-tecnológica, neocognivistas, sociocríticas; holísticas e pós-modernas. Segundo o autor, a corrente racionaltecnológica corresponde
Uma mudança paradigmática da organização e da gestão centrada nos modelos racional-funcionalistas para um paradigma de organização e gestão escolar interacionista não requer somente uma mudança individual [...] a mudança tem que ser institucional Kenneth Zeichner (2000,p.15). Isso implica:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...