Questões de Pedagogia do ano 2009

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O multiculturalismo constitui hoje preocupação significativa dos pesquisadores brasileiros. Há uma pluralidade de interpretações do fenômeno multicultural e inúmeras e diversificadas são as concepções desse fenômeno. Segundo Atonio Flávio Moreira (2003), no âmbito da educação, multiculturalismo corresponde

  • A. à discriminação das diferenças e ao estímulo ao tratamento próprio a cada grupo social, em ambientes educativos especializados.
  • B. à natureza da resposta que é dada à inevitável presença das diferenças culturais em ambientes educativos.
  • C. à identificação das diferenças e ao estímulo ao respeito, à tolerância e à convivência com estas diferenças.
  • D. à pressuposição de conhecimentos universais a serem reproduzidos e assimilados pelos estudantes organizados em grupos homogêneos, por gênero, idade, etnia, classe social.

O currículo foi o artefato que articulou disciplinarmente as práticas e os saberes escolares, portanto, não pode ser pensado apenas como um rol de conteúdos a serem transmitidos. Nesse sentido, currículo diz respeito a

  • A. um compêndio de assuntos ordenados a serem aprendidos sequencialmente pelos estudantes por meio de certos procedimentos concretos.
  • B. uma organização escolar dos conhecimentos ordenados com base na experiência imediata dos alunos sem necessidade de alcançar o saber sistematizado.
  • C. um programa oficial determinado pelas instâncias superiores a ser seguido fielmente pelas instituições educacionais às quais é vedada a participação na sua elaboração.
  • D. uma síntese de elementos culturais (conhecimentos, valores, costumes, crenças, hábitos), que formam uma proposta político-educativa pensada e impulsionada por grupos sociais, cujos interesses são diversos.

A interdisciplinaridade tornou-se moda nas últimas décadas. O termo, porém, é concebido e assumido de forma polissêmica. De acordo com Norberto J. Etges (2005), interdisciplinaridade significa:

  • A. mecanismo de redução do conhecimento de várias áreas a um denominador comum, tornando-se um conceito hegemônico.
  • B. princípio da máxima exploração das potencialidades de cada uma das ciências, da diversidade, da criatividade e da compreensão de seus limites.
  • C. organização curricular flexível, que possibilite a formação de profissionais especializados em um campo de atuação específico.
  • D. complexo de habilidades e competências a ser adquirido pelos estudantes, a fim de preparem-se para os desafios do mundo do trabalho.

Como se sabe a passagem da modernidade para a pós-modernidade configura uma profunda crise da razão, também entendida como crise ou ruptura de paradigmas. De acordo com Boaventura Sousa Santos (1997), no que se refere ao conhecimento, o paradigma emergente caracteriza-se por

  • A. um conhecimento complexo, discursivo e permeável a outros conhecimentos, local e articulável em rede com outros saberes locais e globais.
  • B. um conhecimento de demarcações rígidas entre as disciplinas ou entre gêneros, entre ciências sociais e humanidades.
  • C. um conhecimento útil, capaz de equacionar interesse e capacidade, aprofundando os laços entre modernidade e capitalismo.
  • D. um conhecimento no qual se percebe a nítida distinção entre sujeito e objeto, o que favorece a abstração de ambos.

A avaliação escolar é componente do processo de ensino e aprendizagem que visa à verificação dos resultados obtidos em correspondência com os objetivos propostos. Com base nessa afirmação, julgue os itens a seguir.

De acordo com a concepção pedagógica históricosocial, ao elaborar um plano de ensino, o educador na área de saúde deverá levar em consideração a assimilação de novos conhecimentos e o desenvolvimento das capacidades dos educandos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A avaliação escolar é componente do processo de ensino e aprendizagem que visa à verificação dos resultados obtidos em correspondência com os objetivos propostos. Com base nessa afirmação, julgue os itens a seguir.

Tanto nos planos de ensino quanto nos planos de aula, a última etapa é a avaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A avaliação escolar é componente do processo de ensino e aprendizagem que visa à verificação dos resultados obtidos em correspondência com os objetivos propostos. Com base nessa afirmação, julgue os itens a seguir.

O planejamento da escola e do ensino independem das condições prévias dos alunos. Nesse sentido, a avaliação exerce importante papel ao planejar as atividades futuras.

  • C. Certo
  • E. Errado

A avaliação escolar é componente do processo de ensino e aprendizagem que visa à verificação dos resultados obtidos em correspondência com os objetivos propostos. Com base nessa afirmação, julgue os itens a seguir.

Na concepção crítica, a avaliação deve ser o ato de aplicar provas, atribuir notas e classificar os alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A avaliação escolar é componente do processo de ensino e aprendizagem que visa à verificação dos resultados obtidos em correspondência com os objetivos propostos. Com base nessa afirmação, julgue os itens a seguir.

A função de controle da avaliação refere-se aos meios e à frequência das verificações e de qualificação dos resultados escolares.

  • C. Certo
  • E. Errado

A avaliação escolar é componente do processo de ensino e aprendizagem que visa à verificação dos resultados obtidos em correspondência com os objetivos propostos. Com base nessa afirmação, julgue os itens a seguir.

A avaliação diagnóstica é aplicada apenas no início do processo de ensino, com o intuito de verificar as condições prévias dos alunos, de modo a prepará-los para os novos estudos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...