Questões de Pedagogia do ano 2009

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A função classificatória tem o propósito de identificar as causas de repetidas dificuldades na aprendizagem.

A função somativa da avaliação determina o grau de domínio de conteúdos ou objetivos previamente estabelecidos com a finalidade de certificação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A função classificatória tem o propósito de identificar as causas de repetidas dificuldades na aprendizagem.

A avaliação formativa tem a finalidade de proporcionar informações sobre o desenvolvimento de um processo educativo para os envolvidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A função classificatória tem o propósito de identificar as causas de repetidas dificuldades na aprendizagem.

A avaliação escolar ocorre sempre de forma explícita em função da necessidade de registro dos resultados.

  • C. Certo
  • E. Errado

A função classificatória tem o propósito de identificar as causas de repetidas dificuldades na aprendizagem.

Quanto à regularidade, a avaliação pode ser contínua (processual) ou pontual (de resultado).

  • C. Certo
  • E. Errado

A função classificatória tem o propósito de identificar as causas de repetidas dificuldades na aprendizagem.

A função classificatória tem o propósito de identificar as causas de repetidas dificuldades na aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Avaliação pressupõe uma coleta de dados e informações, por meio de diferentes instrumentos de verificação, para saber se os objetivos previstos estão sendo atingidos. A avaliação do processo ensino-aprendizagem

  • A.

    Avaliação pressupõe uma coleta de dados e informações, por meio de diferentes instrumentos de verificação, para saber se os objetivos previstos estão sendo atingidos. A avaliação do processo ensino-aprendizagem

  • B.

    é uma forma de recompensar os bons e punir os desinteressados ou indisciplinados.

  • C.

    pode ser substituída pelo julgamento subjetivo do professor.

  • D.

    deve ser qualitativa, devendo-se evitar a quantificação dos dados.

  • E.

    deve ter caráter diagnóstico com vistas à reorganização dos conteúdos.

Valores e ideais proclamados pela legislação educacional; conteúdos básicos das ciências produzidos pela humanidade no decurso de sua prática social; necessidades e expectativas da formação cultural exigidas pela população majoritária da sociedade são pressupostos ligados aos

  • A.

    objetivos de ensino

  • B.

    conteúdos de ensino.

  • C.

    métodos de ensino.

  • D.

    conteúdos dos livros didáticos.

  • E.

    meios de ensino.

O processo didático de assimilação de conhecimentos e habilidades tem como culminância o desenvolvimento dos alunos. Acerca desse tema, assinale a opção que apresenta corretamente o conceito de didática.

  • A.

    Concepção da direção do processo educativo subordinada a uma concepção político-social.

  • B.

    Disciplina que investiga o processo de ensino e aprendizagem por meio de seus componentes, formulando diretrizes para a atuação profissional.

  • C.

    Estudo de métodos e procedimentos de investigação, quanto a seus fundamentos e validade, distinguindo-se das técnicas.

  • D.

    Expressão dos conteúdos da instrução, nas matérias de cada nível de ensino, por meio de desenvolvimento e assimilação de conhecimentos e habilidades.

  • E.

    Reflexão rigorosa, radical e de conjunto sobre a educação, a sociedade, os alunos e os educadores.

Estudar o desenvolvimento humano significa reconhecer as características comuns de uma faixa etária, permitindo-nos conhecer as individualidades, o que nos torna mais aptos para a observação e interpretação dos comportamentos apresentados, assinale, dentre os fatores que influenciam o desenvolvimento humano, a alternativa incorreta:

  • A.

    Condições econômicas.

  • B.

    Crescimento orgânico.

  • C.

    Hereditariedade.

  • D.

    Meio Social.

  • E.

    Maturação neurofisiológica.

Assinale, dentre os vários aspectos polêmicos que envolvem esse debate, aqueles que entravam a efetivação do processo de inclusão nas escolas:

I – A complexa relação igualdade-diferenças.

II – A inclusão educacional ampla, geral e irrestrita das pessoas com deficiência no ensino regular.

III – A primazia da homogeneização em detrimento da heterogeneidade.

IV – A igualdade de oportunidades enquanto direitos.

V - A indiferença às diferenças.

 

Estão corretas apenas as alternativas:

  • A.

    I e II.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    II e V.

  • E.

    Todas as alternativas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...