Questões de Pedagogia do ano 2010

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Julgue os itens a seguir, relativos a projeto político-pedagógico, que, nas empresas, pode ser considerado processo de permanente reflexão e discussão a respeito dos problemas da organização, com o propósito de propor soluções que viabilizem a efetivação dos objetivos almejados.

Os pressupostos que norteiam o projeto político-pedagógico estão desvinculados da proposta de gestão democrática.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos a projeto político-pedagógico, que, nas empresas, pode ser considerado processo de permanente reflexão e discussão a respeito dos problemas da organização, com o propósito de propor soluções que viabilizem a efetivação dos objetivos almejados.

O projeto político-pedagógico contribui para a sistematização e a organicidade da prática dos sujeitos, tornando-os sujeitos reflexivos coletivos, concretos, sociais, éticos e políticos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos a projeto político-pedagógico, que, nas empresas, pode ser considerado processo de permanente reflexão e discussão a respeito dos problemas da organização, com o propósito de propor soluções que viabilizem a efetivação dos objetivos almejados.

A lógica estratégica e a visão emancipatória, perspectivas que podem orientar a construção de projetos político-pedagógicos em ambientes escolares ou corporativos, não afetam a essência desses projetos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos a projeto político-pedagógico, que, nas empresas, pode ser considerado processo de permanente reflexão e discussão a respeito dos problemas da organização, com o propósito de propor soluções que viabilizem a efetivação dos objetivos almejados.

É desnecessário que o projeto pedagógico empresarial e o plano diretor, instrumentos da ação empresarial, com construção e finalidades semelhantes, estejam alinhados ao plano estratégico empresarial.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do projeto político-pedagógico escolar, é correto afirmar que

  • A.

    é a expressão da cultura da escola.

  • B.

    é um documento que cumpre as exigências legais, mas não interfere na ação pedagógica.

  • C.

    deve ser elaborado exclusivamente pelo corpo docente.

  • D.

    é caracterizado por uma imposição do sistema de ensino público, mas é optativo para as escolas particulares.

  • E.

    sua consolidação independe de avaliações internas e externas.

As práticas de gestão dizem respeito às ações de natureza técnico-administrativa e de natureza pedagógico-curricular e, por isso, devem ser explicitadas no projeto pedagógico da instituição. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    As crianças aprendem conhecimentos, habilidades, atitudes e valores apenas no ambiente da sala de aula.

  • B.

    Todas as pessoas que atuam na escola desempenham papéis educativos.

  • C.

    As leis e os regulamentos oficiais da escola podem ser ignorados por determinadas pessoas da equipe técnico-adminstrativa.

  • D.

    O êxito do trabalho escolar independe das instalações físicas da instituição.

  • E.

    O projeto político pedagógico deve se restringir em atender apenas às necessidades e às expectativas da comunidade.

Todo projeto pedagógico é fundamentalmente político. O projeto pedagógico indica a direção, a orientação, o caminho da escola e possui uma intencionalidade significadora. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Com alcance político-pedagógico, no sentido de construção participativa, o projeto da escola direciona-se exclusivamente a atender aos diferentes setores escolares.

  • B.

    A instituição educativa é reprodutora das analogias e dos valores sociais, por isso seu projeto político-pedagógico deve estar voltado a atender às funções de reprodução.

  • C.

    A pesquisa, como forma de aprendizagem escolar, não é compreendida como parte formal do projeto político-pedagógico.

  • D.

    O projeto político-pedagógico da escola tem como finalidade elaborar princípios, diretrizes e escolha das ações para melhor organizar, orientar e operacionalizar as atividades desenvolvidas pela escola como um todo.

  • E.

    As ações de mudança e de transformação são independentes do projeto político-pedagógico, pois são parte de um processo posterior a ele.

Os objetivos educacionais são de extrema importância no trabalho docente. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os objetivos elaborados pelo professor independem de avaliação crítica das referências que utiliza, assim como dos determinantes sociopolíticos da prática educativa.

  • B.

    A prática educacional orienta-se, necessariamente, por meio de uma atuação intencional e sistemática para alcançar determinados objetivos.

  • C.

    Ao elaborar o plano de ensino de seu componente curricular, o professor fica privado de autonomia na escolha dos objetivos, pois todos já estão determinados no projeto pedagógico da escola.

  • D.

    Os objetivos específicos e os objetivos gerais podem estar desvinculados uns dos outros e da realidade concreta da escola e da sala de aula.

  • E.

    Mesmo sendo uma exigência indispensável nos planos de ensino, os objetivos educacionais requerem um posicionamento passivo do professor em sua explicitação.

Para que o professor possa atingir os objetivos educacionais do planejamento, é necessário(a)

I compreensão segura das relações entre a educação escolar e os objetivos sociopolíticos e pedagógicos, ligando-os aos objetivos específicos do componente curricular.

II capacidade de desmembrar o componente curricular em tópicos ou unidades didáticas, a partir de sua estrutura conceitual básica.

III conhecimento dos programas oficiais, para adequá-los às necessidades oficiais da escola ou da turma.

IV domínio de apenas um método de ensino ou procedimento didático que abranja todas as unidades de seu componente curricular.

V formação sólida em boas universidades que torne o exercício da função de docente praticamente independente de consulta a materiais diversos.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

  • E.

    5

O planejamento é um processo vivo e não se resume ao preenchimento de quadros com planos que, sob o pretexto de serem flexíveis, nunca são praticados como foram concebidos. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os momentos dedicados ao planejamento não precisam ser previamente programados. Quando for necessário, as escolas liberam os alunos e utilizam o tempo das aulas para fazer o planejamento coletivo.

  • B.

    No âmbito das redes de ensino, não é preciso ter planejamento; essa necessidade é da escola, e nela o planejamento precisa ser elaborado, executado e constantemente avaliado.

  • C.

    No processo de planejamento, é importante garantir que sejam seguidas no mínimo três etapas: a elaboração, a execução e a avaliação.

  • D.

    Planejamento diz respeito apenas ao que foi imaginado; quando começa a ser colocado em prática, perde suas características.

  • E.

    Nenhuma etapa do planejamento é mais importante que a execução, pois só ela apontará novos caminhos a serem seguidos.

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