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Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, relativos a projeto político-pedagógico, que, nas empresas, pode ser considerado processo de permanente reflexão e discussão a respeito dos problemas da organização, com o propósito de propor soluções que viabilizem a efetivação dos objetivos almejados.
Os pressupostos que norteiam o projeto político-pedagógico estão desvinculados da proposta de gestão democrática.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, relativos a projeto político-pedagógico, que, nas empresas, pode ser considerado processo de permanente reflexão e discussão a respeito dos problemas da organização, com o propósito de propor soluções que viabilizem a efetivação dos objetivos almejados.
O projeto político-pedagógico contribui para a sistematização e a organicidade da prática dos sujeitos, tornando-os sujeitos reflexivos coletivos, concretos, sociais, éticos e políticos.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, relativos a projeto político-pedagógico, que, nas empresas, pode ser considerado processo de permanente reflexão e discussão a respeito dos problemas da organização, com o propósito de propor soluções que viabilizem a efetivação dos objetivos almejados.
A lógica estratégica e a visão emancipatória, perspectivas que podem orientar a construção de projetos político-pedagógicos em ambientes escolares ou corporativos, não afetam a essência desses projetos.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, relativos a projeto político-pedagógico, que, nas empresas, pode ser considerado processo de permanente reflexão e discussão a respeito dos problemas da organização, com o propósito de propor soluções que viabilizem a efetivação dos objetivos almejados.
É desnecessário que o projeto pedagógico empresarial e o plano diretor, instrumentos da ação empresarial, com construção e finalidades semelhantes, estejam alinhados ao plano estratégico empresarial.
A respeito do projeto político-pedagógico escolar, é correto afirmar que
é a expressão da cultura da escola.
é um documento que cumpre as exigências legais, mas não interfere na ação pedagógica.
deve ser elaborado exclusivamente pelo corpo docente.
é caracterizado por uma imposição do sistema de ensino público, mas é optativo para as escolas particulares.
sua consolidação independe de avaliações internas e externas.
As práticas de gestão dizem respeito às ações de natureza técnico-administrativa e de natureza pedagógico-curricular e, por isso, devem ser explicitadas no projeto pedagógico da instituição. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
As crianças aprendem conhecimentos, habilidades, atitudes e valores apenas no ambiente da sala de aula.
Todas as pessoas que atuam na escola desempenham papéis educativos.
As leis e os regulamentos oficiais da escola podem ser ignorados por determinadas pessoas da equipe técnico-adminstrativa.
O êxito do trabalho escolar independe das instalações físicas da instituição.
O projeto político pedagógico deve se restringir em atender apenas às necessidades e às expectativas da comunidade.
Todo projeto pedagógico é fundamentalmente político. O projeto pedagógico indica a direção, a orientação, o caminho da escola e possui uma intencionalidade significadora. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Com alcance político-pedagógico, no sentido de construção participativa, o projeto da escola direciona-se exclusivamente a atender aos diferentes setores escolares.
A instituição educativa é reprodutora das analogias e dos valores sociais, por isso seu projeto político-pedagógico deve estar voltado a atender às funções de reprodução.
A pesquisa, como forma de aprendizagem escolar, não é compreendida como parte formal do projeto político-pedagógico.
O projeto político-pedagógico da escola tem como finalidade elaborar princípios, diretrizes e escolha das ações para melhor organizar, orientar e operacionalizar as atividades desenvolvidas pela escola como um todo.
As ações de mudança e de transformação são independentes do projeto político-pedagógico, pois são parte de um processo posterior a ele.
Os objetivos educacionais são de extrema importância no trabalho docente. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
Os objetivos elaborados pelo professor independem de avaliação crítica das referências que utiliza, assim como dos determinantes sociopolíticos da prática educativa.
A prática educacional orienta-se, necessariamente, por meio de uma atuação intencional e sistemática para alcançar determinados objetivos.
Ao elaborar o plano de ensino de seu componente curricular, o professor fica privado de autonomia na escolha dos objetivos, pois todos já estão determinados no projeto pedagógico da escola.
Os objetivos específicos e os objetivos gerais podem estar desvinculados uns dos outros e da realidade concreta da escola e da sala de aula.
Mesmo sendo uma exigência indispensável nos planos de ensino, os objetivos educacionais requerem um posicionamento passivo do professor em sua explicitação.
Para que o professor possa atingir os objetivos educacionais do planejamento, é necessário(a)
I compreensão segura das relações entre a educação escolar e os objetivos sociopolíticos e pedagógicos, ligando-os aos objetivos específicos do componente curricular.
II capacidade de desmembrar o componente curricular em tópicos ou unidades didáticas, a partir de sua estrutura conceitual básica.
III conhecimento dos programas oficiais, para adequá-los às necessidades oficiais da escola ou da turma.
IV domínio de apenas um método de ensino ou procedimento didático que abranja todas as unidades de seu componente curricular.
V formação sólida em boas universidades que torne o exercício da função de docente praticamente independente de consulta a materiais diversos.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
5
O planejamento é um processo vivo e não se resume ao preenchimento de quadros com planos que, sob o pretexto de serem flexíveis, nunca são praticados como foram concebidos. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
Os momentos dedicados ao planejamento não precisam ser previamente programados. Quando for necessário, as escolas liberam os alunos e utilizam o tempo das aulas para fazer o planejamento coletivo.
No âmbito das redes de ensino, não é preciso ter planejamento; essa necessidade é da escola, e nela o planejamento precisa ser elaborado, executado e constantemente avaliado.
No processo de planejamento, é importante garantir que sejam seguidas no mínimo três etapas: a elaboração, a execução e a avaliação.
Planejamento diz respeito apenas ao que foi imaginado; quando começa a ser colocado em prática, perde suas características.
Nenhuma etapa do planejamento é mais importante que a execução, pois só ela apontará novos caminhos a serem seguidos.
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