Questões de Pedagogia do ano 2010

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito das estatísticas educacionais, importantes insumos para a gestão e o planejamento da educação, julgue os itens que se seguem.

Há tendência de aumento da adoção da EAD nos programas de treinamento empresarial por meio da utilização de recursos digitais; no entanto, em cerca de 90% das universidades corporativas, o material impresso ainda é uma das mídias mais usadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das estatísticas educacionais, importantes insumos para a gestão e o planejamento da educação, julgue os itens que se seguem.

O prossiga, o inep e o abraEAD, referenciais de diretórios de dados, possibilitam uma visão abrangente do cenário da EAD no Brasil.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos anos 80 do século XX, o Brasil passou por diversas transformações sociais, políticas e econômicas que refletiram diretamente na forma de ensinar e na concepção de currículo das escolas de educação básica. Acerca desse tema, é correto afirmar que

  • A.

    vários estudos e documentos oficiais do MEC/INEP discutiram o ensino do primeiro grau.

  • B.

    a preocupação nesse momento da história brasileira direcionava-se ao currículo do ensino médio.

  • C.

    a grande maioria dos autores da educação voltava-se para a discussão da importância do tecnicismo na educação.

  • D.

    as universidades transformaram o currículo da educação superior, imediatamente após a saída do governo militar.

  • E.

    a Escola para Todos foi instalada após os anos 70 do século XX, e a grande preocupação do governo era a de proporcionar um currículo de qualidade aos estudantes.

Todos os membros da equipe escolar devem estar envolvidos nas ações de natureza pedagógico-curricular, em que cada um exerce papéis especificamente determinados. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Aos professores cabe gerir o processo de tomada de decisões por meio de práticas participativas.

  • B.

    Ao diretor cabe o acompanhamento das atividades de sala de aula.

  • C.

    Ao orientador educacional compete o acompanhamento das atividades de formação continuada dos professores.

  • D.

    À comunidade escolar compete intermediar as relações entre a escola e os sistemas de ensino.

  • E.

    A coordenação pedagógica tem como principal atribuição a assistência didático-pedagógica aos professores.

O debate educacional tem expressado a mudança do cenário socioeconômico dos últimos anos. A qualidade do ensino passou a integrar a agenda dos políticos como meio para alcançar a competitividade da produção nacional no mercado mundial e o desenvolvimento de uma cidadania apta a operar no mundo globalizado. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    No caso da educação pública, a mudança no cenário socioeconômico dos últimos anos implica um novo modelo de gestão por intermédio da descentralização financeira e administrativa: dar autonomia às instituições escolares sem responsabilizá-las pelos resultados educativos.

  • B.

    A globalização dos mercados e o desenvolvimento de tecnologias de ponta criaram a necessidade de se dar um novo significado à organização escolar, para que a escola seja eficiente e democrática no processo de formação do cidadão da era moderna.

  • C.

    A inovação não vem acompanhada de políticas voltadas para a compensação das desigualdades extremas.

  • D.

    No contexto das inovações socioeconômicas, não há a necessidade de se firmar um acordo amplo entre os vários setores sociais para que sejam efetuadas reformas estruturais nas instituições sociais e políticas.

  • E.

    O papel do Estado na educação deve ser o de manter suas funções dirigistas e centralizadoras, impedindo a criação de condições para que as práticas inovadoras sejam realizadas ou sejam condenadas ao fracasso, por meio da burocratização.

A aplicação da ideia de intersetorialidade nas políticas públicas busca tratar das necessidades dos cidadãos, levando-se em conta como elas se apresentam na realidade. Essa lógica permite uma visão diferenciada dos processos e de suas relações com outros contextos. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A estrutura governamental, intersetorial, possui um caráter competitivo, no lugar de cooperativo, em ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Essa lógica de competição reflete, até mesmo, a disputa entre os grupos de interesses, como ocorre na hora de dividir o orçamento.

  • B.

    A lógica setorial é uma forma de dinamizar a relação do governo com o cidadão, considerando as demandas em sua totalidade e buscando resultados que promovam o desenvolvimento social e a inclusão de grupos discriminados na sociedade.

  • C.

    O modelo tradicional pelo qual as políticas públicas são gerenciadas reflete o modelo burocrático de gestão. O que se tem são políticas públicas básicas (educação, saúde, assistência social, cultura, habitação etc.), que são implementadas de forma setorial. Para isso, cada área conta com instituições e serviços próprios e isolados.

  • D.

    O trabalho intersetorial supõe apenas o diálogo ou o trabalho simultâneo entre os atores envolvidos, não a busca por resultados integrados. Nesse novo âmbito, políticas assistencialistas passam a ter lugar privilegiado.

  • E.

    Na implementação e na utilização da lógica intersetorial, a articulação dos diversos atores pode gerar maior simplicidade do processo de trabalho, desafiando as organizações a encontrarem uma maneira de envolver diferentes setores na resolução de um mesmo problema.

Acredita-se, segundo a concepção libertadora, que o supervisor escolar tem a possibilidade de transformar a escola no exercício de uma função realmente comprometida com uma proposta política, e não com o cumprimento de um papel alienado. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    O supervisor deve, antes de tudo, estar envolvido em movimentos e lutas justas e necessárias aos educadores; semear boas sementes onde a educação se faz presente; e acreditar firmemente que essas surtirão bons frutos.

  • B.

    O supervisor educacional deverá ser capaz de criar e desenvolver métodos de análise para detectar a realidade e gerar estratégias para a ação.

  • C.

    O supervisor educacional deverá ser capaz de desenvolver e adotar esquemas conceituais autônomos.

  • D.

    Cabe ao supervisor, no uso de suas atribuições, impor critérios ou soluções para os problemas de aprendizagem encontrados na escola.

  • E.

    Uma das funções específicas do supervisor escolar é a socialização do saber docente, já que a ela cabe estimular a troca de experiências entre os professores.

A dinâmica de grupo pode receber uma abordagem andragógica, tornando-se processo que favorece a aprendizagem de adultos. Nessa perspectiva, analise as afirmações a seguir.

I–A dinâmica de grupo é um campo de estudo que objetiva a leitura, a compreensão e a intervenção dos movimentos do grupo para que seus membros possam entender seu próprio processo, podendo decidir sobre a necessidade de mudança.

II–O grupo é como um dispositivo de aprendizagem coletiva e individual, pelo fato de os processos relacionais funcionarem como um espelho, em que cada membro vê parte de si mesmo projetada nas atitudes do outro.

III–A relação desenvolvida entre os membros oportuniza ao grupo construir objetivamente uma mentalidade grupal que funciona como mecanismo de estímulo ou de resistência às mudanças.

É(São) correta(s) a(s) afirmação(ões)

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Dentre as descrições abaixo, aquela que corresponde a uma transposição didática que conduza à aprendizagens efetivas e ao desenvolvimento de competências de alto nível, no âmbito das empresas, é a

  • A.

    divisão do currículo em unidades independentes, conferindo a cada uma um tempo demarcado para sensibilização, exercício e controle.

  • B.

    apresentação do conteúdo em treinamento e aplicação de exercícios de fixação a serem realizados pelo profissional, na empresa e fora dela.

  • C.

    aplicação equitativa de instrumentos de avaliação após a exposição e o emprego de conteúdos em situações cotidianas.

  • D.

    proposição de atividades grupais em que os participantes observam fenômenos e pesquisam outros fenômenos correlatos.

  • E.

    adoção de um manual de referência para fundamentar os conhecimentos que fazem parte de um bloco de ensino.

Equipes de alto desempenho são raramente encontradas, pois elas ultrapassam todas as expectativas que garantam resultados elevados, por ser difícil realizar e manter o compromisso interpessoal.

PORQUE

Nas equipes de alto desempenho, o líder assume uma função protocolar, em função de a liderança ser compartilhada.

Analisando as afirmações, conclui-se que

  • A.

    as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

  • B.

    as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

  • C.

    a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.

  • D.

    a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.

  • E.

    as duas afirmações são falsas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...