Questões de Pedagogia do ano 2010

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Um fator que influencia a formação de um grupo é o próprio grupo.

PORQUE

O tamanho, a idade, a ideologia peculiar, o tipo de missão e o efeito sinérgico que o conjunto de indivíduos produz afetam cada grupo.

Analisando as afirmações, conclui-se que

  • A.

    duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

  • B.

    as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

  • C.

    a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.

  • D.

    a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.

  • E.

    as duas afirmações são falsas.

Considere o esquema abaixo para responder às questões de nos 60 e 61.

O esquema desdobra as competências organizacionais em competências funcionais, que envolvem o conhecimento cumulado na organização e pelos indivíduos que a compõem. Para que o conhecimento seja criado e desenvolvido, no âmbito da empresa, ocorre uma interação entre conhecimento tácito e explícito, o que supõe reconhecer a(o)

  • A.

    necessidade de criar táticas que promovam o desenvolvimento de competências, dentre as quais está o treinamento por repetição, e de compartilhar as conquistas da empresa na gestão de seus recursos humanos.

  • B.

    capacidade humana para agir, que dispensa uma abordagem pedagógica no desenvolvimento de competências, e de criar vínculos positivos e negativos com a própria aprendizagem, estabelecida em espiral.

  • C.

    existência de um conhecimento pessoal, associado a um contexto específico e difícil de ser formalizado ou comunicado, e de um conhecimento passível de transmissão sistemática por meio de linguagem formal.

  • D.

    conjunto de competências e habilidades que permitem aos colaboradores desenvolver suas funções, e a constatação de que houve um esgotamento do crescimento do conjunto de conhecimentos organizacionais em seu ciclo final.

  • E.

    esforço conjunto da organização para a construção do conhecimento, agregando valor a seu patrimônio humano, e o sucesso obtido ao se conferir um papel secundário aos processos intraorganizacionais.

Considere o esquema abaixo para responder às questões de nos 60 e 61.

A proposição que representa uma análise correta do esquema é

  • A.

    o mapeamento de uma matriz de competências objetiva estruturar um organograma da empresa, no sentido de identificar aspectos que necessitam de desenvolvimento no campo da gestão de pessoas.

  • B.

    o panorama de mudanças obriga as organizações a reverem continuamente suas estratégias de desenvolvimento e crescimento, o que implica reavaliar e desenvolver competências na mesma intensidade das mudanças de mercado.

  • C.

    as competências organizacionais são compostas das competências básicas e das essenciais, que servem para dar aos clientes uma percepção de que a empresa difere das concorrentes e pode aumentar a capacidade de expansão.

  • D.

    as competências estão associadas aos conhecimentos que cada indivíduo possui e que pode dedicar à empresa, tornando-se um fator de qualificação que agrega valor à organização e a seus clientes.

  • E.

    as competências podem ser desenvolvidas por meio de uma descrição das atividades diárias que cada profissional executa no interior da organização, a fim de se explanar aquilo que se faz de maneira automatizada.

Considere a descrição a seguir para responder às questões de nos 41 a 46.

A descrição mencionou o uso de recursos audiovisuais em programas educacionais, recomendado em larga escala, principalmente em um contexto social que tem a onipresença da imagem. Além desse contexto, uma justificativa didática para o uso de recursos audiovisuais é

  • A.

    favorecer o reconhecimento e a descrição de objetos.

  • B. organizar o trabalho pedagógico tendo no meio audiovisual o eixo de referência.
  • C.

    proporcionar momentos lúcidos aos educandos para reter sua atenção.

  • D.

    empregar rmeios que garantam, por si só, o desenvolvimento de múltiplas inteligências

  • E.

    utilizar materiais que prescidam do docente no planejamento e no acompanhamento de uma aula.

Considere a descrição a seguir para responder às questões de nos 41 a 46.

Uma das reuniões da equipe interdisciplinar foi dedicada à definição das formas de avaliação que seriam usadas. Nessa reunião, foram feitas as propostas a seguir.

Roberto: Precisamos investir na avaliação de reação, aquela que documenta como os participantes reagiram ou se sentiram a respeito do programa de treinamento.

Ronaldo: Vamos fazer um programa piloto, como um ensaio para que possamos refinar o treinamento, a fim de termos uma avaliação preliminar do próprio programa.

Ricardo: Uma estratégia interessante é usar um pré-teste, antes do treinamento, para verificarmos os níveis iniciais de conhecimento, e um pós-teste ao final, para medirmos o domínio dos conhecimentos.

Rosângela: Podemos usar escalas de classificação com âncora comportamental para atribuir uma classificação invertida dos resultados, chegando àquilo que não deseja- mos como resposta.

Renata: Outra avaliação a ser recomendada é de comportamentos no trabalho, que verifica se programas de treinamento resultaram em mudanças de desempenho nas tarefas profissionais.

Considerando as técnicas usadas para avaliação de treinamento, são corretas APENAS as propostas de

  • A.

    Roberto e Ronaldo.

  • B.

    Ricardo e Rosângela.

  • C.

    Ronaldo e Renata.

  • D.

    Ricardo, Rosângela e Renata.

  • E.

    Roberto, Ronaldo, Ricardo e Renata.

Considere a descrição a seguir para responder às questões de nos 41 a 46.

A equipe planejou a utilização de algumas dinâmicas de grupo durante o planejamento, tais como as apresentadas a seguir.

I–Exercício que tem normas preestabelecidas com as quais os integrantes devem participar, visando à situação de ganha-ganha.

II–Proposta com base no cotidiano dos indivíduos ou dos grupos de trabalho, em que um ou mais participantes assumem diferentes situações e conteúdos que estão contidos na situação que vão vivenciar.

III–Circunstância em que os participantes analisam situações reais ou hipotéticas, cotidianas ou eventuais, sob o prisma técnico.

A(s) descrição(ões) refere(m)-se a

  • A.

    I - jogo, pois enfatiza uma participação voltada ao indivíduo.

  • B.

    II - dinâmica de apresentação, que visa a deixar os participantes integrados.

  • C.

    II - simulação, técnica que permite se colocar no lugar do outro.

  • D.

    III - dinâmica denominada foco na técnica, em que os participantes desenvolvem estudos complexos.

  • E.

    I e II - jogos dramáticos, em que os participantes teatralizam situações.

Considere a descrição a seguir para responder às questões de nos 41 a 46.

Ao se estruturar um treinamento, faz-se necessário elaborar um planejamento. De acordo com as abordagens contemporâneas de treinamento e desenvolvimento, tendo clareza dos objetivos, o pedagogo e os demais membros da equipe deverão identificar, como primeira etapa do processo de planejamento, os(as)

  • A.

    materiais necessários ao treinamento.

  • B.

    procedimentos a serem adotados pelos coordenadores.

  • C.

    recursos para atender aos objetivos.

  • D.

    competências a serem desenvolvidas nos treinandos.

  • E.

    estratégias para dinamizar os diferentes momentos.

Considere a descrição a seguir para responder às questões de nos 41 a 46.

A descrição deixa claro que um dos papéis do pedagogo na empresa é saber desenvolver um trabalho em equipe e sugere que a equipe formada é caracteristicamente interfuncional, ou seja, aquela em que o(s)

  • A.

    chefe e seus subordinados diretos interagem visando ao alto desempenho, distribuindo funções iguais complementares, com a inclusão de assessores que prestam serviços à equipe, sem linha de subordinação.

  • B.

    relacionamento interpessoal e as relações de autoridade, liderança e tomada de decisão tendem a ser diretos e normatizados, formal ou informalmente, dentro de um círculo com baixa hierarquização.

  • C.

    resultados superam os objetivos traçados inicialmente, mesmo tendo partido de expectativas elevadas, que funcionam como estímulos para a motivação e como balizadores da performance apresentada.

  • D.

    membros possuem especialidades profissionais diversas e provêm de áreas ou departamentos diferentes, constituindo um conjunto de habilidades que nenhum indivíduo isoladamente possui, tendo caráter multidisciplinar.

  • E.

    participantes se encontram em lugares distintos e fazem contato virtual, o que possibilita maior mobilidade e integração entre os membros para a articulação entre diferentes habilidades, em configuração interdisciplinar.

Quando se fala de inteligência organizacional, é preciso ter o domínio de alguns conceitos, a fim de se desenvolver uma visão sistêmica a respeito da aprendizagem no âmbito das organizações. Nessa perspectiva, associe os itens à esquerda aos conceitos correspondentes, à direita.

A associação correta é

  • A.

    I – P , II – S , III – R.

  • B.

    I – Q , II – R , III – S.

  • C.

    I – S , II – P , III – R.

  • D.

    I – R , II – Q , III – P.

  • E.

    I – R , II – Q , III – S.

Os itens que se seguem dizem respeito a indicadores de qualidade em educação.

I–Gestão eficaz de meios com mecanismos de controle.

II–Descentralização administrativa e de recursos vinculada ao desempenho.

III–Fortalecimento da sociedade civil e controle da gestão pública.

IV–Integração da cultura provida por meio da ciência, da técnica, da linguagem, da estética e da ética.

V–Condições igualitárias de ofertas dos meios de escolarização.

VI–Atendimento a imperativos econômicos e técnicos.

Estão relacionados a uma concepção de qualidade social APENAS os itens

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II, III e VI.

  • C.

    III, IV e V.

  • D.

    IV, V e VI.

  • E.

    I, IV, V e VI.

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