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Acerca do relacionamento interpessoal, assinale a alternativa correta.
A eficiência dos educadores nada tem que ver com a eficiência dos gestores, que são responsáveis por criar uma boa equipe de trabalho, o que não interfere no trabalho de sala de aula.
Todo gestor deve se interessar pelo professor, criando condições favoráveis para o trabalho. O bom gestor é aquele que influencia as atitudes dos outros por suas ideias e ações, por meio da verificação e do controle da produtividade dos membros do grupo.
O psicólogo e o orientador educacional são os únicos responsáveis pela criação de equipes cooperativas de trabalho na escola, e isso independe das ações de gestão.
Na maioria das escolas, os gestores administram em um ambiente autocrático, onde os líderes e os coordenadores utilizam o poder coercitivo, decidindo o que o grupo deve fazer e como fazer. Nesse ambiente, surgem mais hostilidades, rivalidades e agressividades do que cooperação.
O orientador educacional não deve se preocupar com a gestão da escola, pois sua função está direcionada ao atendimento ao aluno, à família e ao professor.
Quando se fala em orientação educacional, inúmeros conceitos vêm à tona. Acredita-se que houve duas fases: inicialmente, uma fase romântica, em que se achava que a orientação resolvia todos os problemas dos alunos. Outra fase foi chamada objetiva; nesta, a orientação seria uma prestadora de serviços, de várias ordens e que não permitiria que os alunos tivessem problemas. Acerca do papel do orientado na atualidade, assinale a alternativa correta.
O passado nos mostra a orientação educacional com um conceito terapêutico psicologizante, que não se aplica na perspectiva sócio-histórica.
Não é papel do orientador educacional voltar-se para o indivíduo e chegar a uma orientação coletiva, participativa e contextualizada.
O foco da orientação educacional é o ajuste do aluno à escola, a família ou a sociedade e não a formação do cidadão.
O orientador educacional, para compreender e ajudar o aluno, não precisa levar em consideração seu próprio contexto, sua cultura e seus valores.
A orientação está sempre a favor da escola, aconselhando o aluno no cumprimento das regras de procedimento.
Tradicionalmente, o orientador educacional é visto como um profissional cujo papel principal é atuar com os educandos. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
O papel do orientador educacional não inclui ajuda ao aluno para a tomada de consciência de seus valores e dificuldades no estudo.
Entre as atuações do orientador, o aconselhamento é considerado como a mais importante atividade.
A sondagem de aptidões profissionais dos alunos deve ser realizada por pessoas especializadas, e não pelo orientador.
O aconselhamento familiar é de responsabilidade do psicólogo, e não do orientador.
O aconselhamento pedagógico aos professores deve ser uma das mais importantes ações do orientador educacional.
Por ser um trabalho complexo, a gestão da proposta pedagógica requer a adoção de alguns princípios básicos, cuja aplicação deve estar subordinada a condições concretas da escola. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
A gestão democrática se restringe ao discurso da participação, em eleições, assembleias e reuniões.
A autonomia da escola é total e irrestrita, pois os sistemas de ensino não podem determinar as ações realizadas no ambiente escolar.
A gestão da proposta pedagógica independe da coleta de dados para a análise global dos problemas.
A formação continuada dos professores não deve ser princípio norteador da proposta pedagógica.
A participação implica os processos de gestão, os modos de fazer, a coordenação e a cobrança dos trabalhos no cumprimento das responsabilidades compartilhadas.
A esse processo a referida autora denomina:
liderança cooperativa;
liderança inovadora;
liderança voltada para a formação;
liderança voltada para a cultura;
N.d.a.
O papel do coordenador no processo de implementação e execução de um projeto é muito importante. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
Um aluno jamais poderá coordenar um projeto pedagógico.
Os projetos desenvolvidos em sala de aula geralmente contam com a coordenação do professor.
O projeto pedagógico exige que o coordenador seja sempre o diretor da escola.
Um membro da comunidade não deve ser coordenador de um projeto pedagógico, pois sua participação no conselho é apenas como observador.
A pedagogia de projetos propõe que os projetos pedagógicos de sala de aula não tenham coordenador.
Essa afirmação revela uma preocupação em relação à formação de professores, quanto à dinâmica do processo educativo. Qual das concepões abaixo é coerente com a ideia do autor em relação a esse processo?
O educador deve estar sempre investindo na atualização de seus conhecimentos, de forma continuada, para que possa acompanhar a dinâmica das transformações sociais.
A educação formal para professores deve ter o tempo de formação ampliado, a fim de que seja obtido um melhor preparo para a prática pedagógica.
A educação formal exige uma disciplina capaz de conduzir o educador a construir o conhecimento, sem que seja influenciado por questões ideológicas.
O curso de formação de professores deve alertar sobre os riscos das inovações no campo dos saberes, como condição indispensável para a homogeneidade do conhecimento.
Em relação à educação continuada, a expressão petrificar o conhecimento remete a uma concepção de conhecimento sólida e bem sustentada.
De acordo com vários autores, a educação continuada pressupõe a possibilidade de considerarem-se as múltiplas inter-relações do que se aprende na vida e com o que se aprende na profissão de professor. Acerca desse assunto, assinale a alternativa incorreta.
O tema da educação continuada é uma área complexa dentro do campo educacional.
A educação continuada é um processo variável conforme a situação. Sua relevância está ligada às possibilidades de auxílio que, necessariamente, deve prestar.
A educação continuada, em um sentido mais estreito, pode ser pensada em ações organizadas para promover auxílio de formação nos aspectos desejados ou detectados como necessários.
A formação continuada independe da formação inicial dos professores; por isso, deve ser realizada exclusivamente na escola.
O uso do termo educação continuada permite que se pense na necessidade de ajuda constante. Como está sempre aprendendo, é preciso que o homem tenha consciência desses processos.
Acerca da cultura organizacional da escola, é correto afirmar que
o termo, bastante utilizado na administração, não se aplica à escola.
o termo recorre aos aspectos formais da organização escolar.
o termo corresponde ao clima organizacional, ambiente da escola.
a cultura organizacional independe dos valores individuais.
o termo diz respeito às características culturais apenas dos professores.
Acerca da supervisão educacional, é correto afirmar que
a função do supervisor educacional deve ser exclusivamente técnica.
o supervisor educacional é um profissional especialista em educação e com função reflexiva, crítica e consciente em todas as direções.
só poderá assumir o papel de supervisor aquele que tiver habilitação em Pedagogia.
a supervisão não pode ser compreendida como uma função educativa.
o papel da supervisão independe das ações traçadas no projeto político-pedagógico da escola.
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