Questões de Pedagogia do ano 2010

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Vivemos em plena sociedade do conhecimento que superou a sociedade industrial. Essa passagem vem correspondendo a mudanças nas relações entre a educação e o mundo do trabalho. Para que o educador possa desenvolver intervenções consequentes, faz-se necessário conhecer aspectos que caracterizam a sociedade do conhecimento, dentre os quais se destacam a

  • A.

    ampliação do trabalho assalariado em um sistema de produção em massa e a racionalização das atividades produtivas.

  • B.

    organização flexível do trabalho e o aperfeiçoamento acelerado dos meios de transporte e comunicação.

  • C.

    intensificação da divisão técnica do trabalho e a necessidade de instalação de escolas politécnicas.

  • D.

    evolução da tecnologia aplicada à produção de mercadorias e a concentração dos trabalhadores no processo de produção.

  • E.

    demanda por uma qualificação simples aliada ao aumento da concentração do capital e seu domínio sobre o trabalho.

Hoje em dia, há a necessidade de a escola estar em perfeita sintonia com a família. A escola é uma instituição que complementa a família, e elas, juntas, criam espaços agradáveis para a convivência. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A parceria família-escola pode ser estabelecida por meio de uma conversa franca dos professores com os pais, em reuniões simples, organizadas, nas quais é permitido aos pais falarem e opinarem sobre todos os assuntos.

  • B.

    Muitas funções que eram das famílias, como educação sexual, definição política, formação religiosa, entre outras, têm sido transferidas para a escola, mas isso não interfere nas relações humanas desses dois grupos sociais.

  • C.

    A escola deve ser um lugar de aprendizagem, e não um campo de ação no qual haverá continuidade da vida afetiva. A escola que funciona como quintal da casa perde sua função primordial na educação das crianças e dos adolescentes.

  • D.

    As crianças e os jovens precisam sentir que pertencem a uma família. Sabe-se que a família de sangue é a base para qualquer ser. Por sua vez, as famílias construídas com base em laços de afeto não atendem às necessidades fundamentais que tornam as pessoas mais humanas e afetuosas.

  • E.

    A construção da parceria família-escola é responsabilidade exclusiva dos professores, pois, com a proximidade dos pais à escola, tal parceria cria meios de que a família esteja cada vez mais preparada para ajudar seus filhos. É necessária uma conscientização muito grande para que todos se sintam envolvidos nesse processo de educação contínua dos filhos.

Os tipos de violência mais comuns que ocorrem nas escolas são: física; verbal; ofensa, desobediência e desacato ao professor; atitudes de discriminação; ameaças; violência simbólica; baixos salários e más condições de trabalho; exigências da legislação, em especial do Estatuto da Criança e do Adolescente. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    As vítimas e os causadores das violências escolares podem ser os professores, alunos e(ou) os funcionários.

  • B.

    Apenas os alunos são vítimas da violência escolar.

  • C.

    Apenas os professores e funcionários são vítimas da violência escolar.

  • D.

    Apenas os alunos são os causadores da violência escolar.

  • E.

    As causas da violência escolar são sociais e não se reportam ao ambiente educacional.

Julgue os itens a seguir acerca dos mecanismos de fortalecimento da relação escola-família na educação das crianças e dos jovens.

I Os conselhos escolares são os meios mais efetivos da participação da família na elaboração do projeto pedagógico da escola.

II Participar da vida escolar das crianças resume-se a participar do conselho escolar.

III A integração da família com a escola deve ser realizada por meio de diversas ações de aproximação que não dependem exclusivamente da escola.

IV Cada escola precisa encontrar os caminhos de aproximação com a comunidade, escutando o que os pais de alunos têm a dizer.

V As crianças que não encontram apoio dos pais nas atividades escolares estão fadadas ao fracasso na vida profissional.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

  • E.

    5

Quando se pensa o sucesso ou o fracasso escolar, geralmente se fala no papel das famílias como possibilitadoras de aprendizagem. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

  • A.

    As famílias de classes baixas não podem fornecer qualidade de vida satisfatória, alimentação adequada e acesso a diversas formas de cultura; por isso, seus filhos estão fadados ao fracasso escolar.

  • B.

    A falta de estrutura familiar é um sintoma que deve ser considerado de forma única, isolado, na análise sobre o sucesso ou fracasso escolar.

  • C.

    São consideradas famílias produtoras de problemas de aprendizagem somente aquelas que estão em situação de risco e de pobreza.

  • D.

    A família também é responsável pela aprendizagem da criança, já que os pais são os primeiros ensinantes e suas atitudes irão determinar a modalidade de aprendizagem dos filhos.

  • E.

    Para identificar os problemas de aprendizagem, não é preciso distinguir aquilo que é próprio da criança, em termos de dificuldades, daquilo que ela reflete em termos do sistema em que se insere.

Acerca do projeto político-pedagógico da escola, assinale a opção correta.

  • A.

    Trata-se de um plano em que se detalham objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola, e com base no qual são tomadas decisões, encaminhadas questões e analisados os resultados alcançados tanto no plano administrativo quanto no pedagógico.

  • B.

    O projeto político-pedagógico resulta do agrupamento de diversos planos de ensino e atividades orientadores das ações sistemáticas de professores, gestores e alunos.

  • C.

    Na elaboração do projeto político-pedagógico, a cargo de gestores e professores, devem ser consideradas tanto as necessidades dos alunos quanto as da comunidade a que a escola pertence, como forma de promoção do envolvimento de todos na melhoria da qualidade da educação.

  • D.

    Trata-se de documento oficial que orienta a gestão administrativa e financeira dos espaços escolares, devendo ser do conhecimento de todos os atores do processo educativo.

Julgue os itens a seguir, relativos a projeto político-pedagógico, que, nas empresas, pode ser considerado processo de permanente reflexão e discussão a respeito dos problemas da organização, com o propósito de propor soluções que viabilizem a efetivação dos objetivos almejados.

A implantação de um projeto político-pedagógico empresarial pode ajudar a minimizar alguns dos problemas cruciais da educação corporativa, entre os quais se incluem a falta de planejamento e a adoção de modelos de universidades corporativas inadequados ao padrão de negócios e à realidade da corporação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos a projeto político-pedagógico, que, nas empresas, pode ser considerado processo de permanente reflexão e discussão a respeito dos problemas da organização, com o propósito de propor soluções que viabilizem a efetivação dos objetivos almejados.

A perspectiva inovadora de um projeto político-pedagógico sustenta-se, entre outros aspectos, na ideia de formação de uma rede integrada por comunidades de aprendizagem e autoria, que utiliza ferramentas interativas da EAD para apoiar as ações educacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos a projeto político-pedagógico, que, nas empresas, pode ser considerado processo de permanente reflexão e discussão a respeito dos problemas da organização, com o propósito de propor soluções que viabilizem a efetivação dos objetivos almejados.

Um projeto político-pedagógico coerente com a visão transformadora da educação empresarial deve representar um pacto de ações coletivas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos a projeto político-pedagógico, que, nas empresas, pode ser considerado processo de permanente reflexão e discussão a respeito dos problemas da organização, com o propósito de propor soluções que viabilizem a efetivação dos objetivos almejados.

A proposição de um projeto político-pedagógico para uma universidade corporativa implica o compartilhamento e comprometimento dos envolvidos em sua construção e implementação.

  • C. Certo
  • E. Errado
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