Questões de Pedagogia do ano 2012

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Nessa perspectiva, uma vice-diretora afirmou na reunião inicial de planejamento escolar que, para ser bem-sucedido no processo de planejamento, um requisito básico é tomar como ponto de partida

  • A.

    as condições encontradas. O planejamento resulta de um processo de reflexão sobre a ação a ser desenvolvida, de modo a alcançar o objetivo pretendido, utilizando, da forma mais adequada, os recursos existentes, o que possibilitará, também, definir com maior clareza os meios e recursos que ainda precisam ser viabilizados para essa ação.

  • B.

    a escola isoladamente como a instância responsável pela qualidade do ensino público, muito aquém do sistema, somente com a fragmentação do sistema constrói-se a autonomia das unidades.

  • C.

    a autoavaliação dos órgãos centrais e regionais, principalmente quando, nos sistemas escolares, a avaliação está vinculada à ideia de seleção, de classificação, de premiação ou de punição, representando uma ameaça aos indivíduos ou grupos.

  • D.

    a legislação e o como fazer. A partir das leis e de dados apresentados pelo sistema, compete à escola começar com a formulação de alternativas de intervenção.

Como toda forma de diversidade é hoje recebida na escola, há a demanda óbvia por um currículo que atenda a essa universalidade. Diante dos princípios descritos norteadores da organização curricular, a gestão da unidade deve

  • A.

    reconhecer que há diversos conhecimentos produzidos pela humanidade que estão ausentes e, assim, devem permanecer, nos currículos e na formação dos professores, como, por exemplo, o conhecimento produzido pela comunidade negra ao longo da luta pela superação do racismo; o conhecimento produzido pelas mulheres no processo de luta pela igualdade de gênero; o conhecimento produzido pela juventude na vivência da sua condição juvenil, entre outros. Incorporar esses conhecimentos que versam sobre a produção histórica das diferenças e das desigualdades é uma forma de discriminação e viabilizar tratos escolares românticos sobre a diversidade e expor a desigualdade, que deve permanecer velada.

  • B.

    discursar sobre a diversidade, mas agir, planejando, organizando o currículo, vendo os alunos como um bloco homogêneo e um corpo abstrato, pois a escola é uma instituição de ensino coletivo para as amplas massas da população. O currículo escolar deve garantir a padronização no sentido de combater a diversidade existente, rumo ao igualitarismo, como se convivesse com um protótipo único de aluno.

  • C.

    garantir alguns eventos, como no Dia da Consciência Negra, de reconhecimento da identidade cultural (negros, indígenas, homossexuais, entre outros). No currículo escolar, a diversidade deve aparecer não como um dos eixos centrais da orientação curricular, mas, sim, como um tema. As diversidades são partes que diversificam o currículo e não núcleos. Os conhecimentos historicamente produzidos e elaborados devem ocupar lugar hegemônico da organização curricular.

  • D.

    agir, sair do imobilismo e da inércia e cumprir a sua função pedagógica diante da diversidade: construir, conjuntamente com os docentes, práticas pedagógicas que realmente expressem a riqueza das identidades e da diversidade cultural presente na escola e na sociedade. Falar sobre diversidade e diferença implica posicionar-se contra processos de colonização e dominação. É perceber como, nesses contextos, algumas diferenças foram naturalizadas e inferiorizadas sendo, portanto, tratadas de forma desigual e discriminatória. É entender o impacto subjetivo destes processos na vida dos sujeitos sociais e no cotidiano da escola.

A vice-diretora, substituindo a diretora da unidade que se encontrava em licença médica, iniciou a primeira reunião de organização da unidade revisitando a proposta pedagógica. Com base na Resolução nº 5, de 2009, solicitou que cinco professores apresentassem a definição de Educação Infantil. Sendo assim, assinale a alternativa cuja definição de Educação Infantil coincide com a referida legislação.

  • A.

    Primeira etapa do Ensino Fundamental, oferecida em creches, pré-escolas e escolas de Ensino Fundamental, as quais se caracterizam como espaços institucionais escolares que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 6 anos de idade, no período diurno, em jornada integral ou parcial. São regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e não são submetidos a controle social.

  • B.

    Ensino que tem por objetivo geral proporcionar ao educando a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades como elemento de autorrealização, qualificação para o trabalho e preparo para o exercício consciente da cidadania. É oferecido em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos, que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 6 anos de idade, no período diurno, em jornada integral. São regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino.

  • C.

    Primeira etapa da educação básica, oferecida em creches, pré-escolas e atendimento domiciliar, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos e domésticos. Constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados, seja em creches formalmente organizadas e instituídas, seja de outras formas de organização, que educam e cuidam de crianças de 0 a 6 anos de idade, no período diurno, em jornada integral ou parcial. São regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.

  • D.

    Primeira etapa da educação básica, oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos, que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade, no período diurno, em jornada integral ou parcial. São regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.

A diretora de uma instituição educacional que atende crianças de 0 a 3 anos e 11 meses solicitou que o vice-diretor propusesse, com base nas propostas das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, uma organização de materiais, espaços e tempos com a finalidade de efetivar os objetivos, as propostas pedagógicas da instituição e o trabalho coletivo. Diante do exposto, assinale a alternativa que não apresenta um aspecto que precisa ser assegurado.

  • A.

    A educação em sua integridade, entendendo o cuidado como algo indissociável ao processo educativo.

  • B.

    A indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural da criança.

  • C.

    A ausência de deslocamentos e de movimentos amplos das crianças nos espaços internos e externos às salas de referencia dos agrupamentos, excetuando a área de parque para as crianças maiores de dois anos.

  • D.

    O estabelecimento de uma relação efetiva com a comunidade local e de mecanismos que garantam a gestão democrática e a consideração dos saberes da comunidade.

Discutia-se, na sala de reuniões de uma escola, a importância do aluno e da Educação para o futuro. Este assunto começou a ganhar força por volta da década de 1920, quando o aluno era o centro das atenções. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Surge a Escola Nova, movimento que reinventa a escola a partir de conhecimentos produzidos por meios alternativos, com embasamento empírico, não científico.

  • B.

    O aluno deve ser o sujeito mais importante da escola. Para isso, defende a adoção de novos métodos e a reforma dos currículos escolares.

  • C.

    O conhecimento deve ser ensinado exclusivamente na escola. Havia resistência quanto ao conhecimento adquirido fora da escola, ainda não se utilizava o contexto sociocultural no ensinoaprendizagem.

  • D.

    O Manifesto da Escola Nova, assinado por personalidades como Anísio Teixeira, defendia a universalização da escola pública, laica e gratuita e mudanças nas práticas e saberes pedagógicos, não levando em conta, contudo, a experiência da criança.

Uma vice-diretora, pensando em suas atribuições e funções, decidiu pesquisar sobre a história da Educação para entender melhor o processo de ensino-aprendizagem, de onde vieram as influências e qual foi o caminho percorrido para que a escola chegasse onde está. Descobriu que as mulheres nem sempre foram bem quistas como educadoras dentro da escola e que isto começou a mudar no século XIX. Descobriu, ainda, que, após a Proclamação da República,

I. surgiram as escolas especiais, com ensino voltado a crianças, a partir de 10 anos de idade, com necessidades especiais.

II. o governo reformou o ensino primário e normal, organizando uma rede de escolas normais e complementares.

III. a presença feminina nos cursos de formação de professores das Escolas Normais aumentou e esse aumento se deu devido ao magistério surgir como alternativa ao casamento forçado e ofícios de menor prestígio, como o de lavadeira e parteira.

É correto o que está contido em

  • A.

    I e III, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    II, apenas.

  • D.

    I, II e III.

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

Um vice-diretor, pela primeira vez, ficou encarregado da direção de uma escola na ausência do diretor. Este, por sua vez, resolveu se aprofundar na área de Educação Infantil, pois havia, até então, apenas trabalhado com Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Como um vice-diretor deve sempre se preocupar com sua formação, pois uma de suas atribuições é lidar com coordenadores e professores, resolveu pesquisar um pouco mais sobre isso a fim de orientar os coordenadores e educandos, e descobriu que, em 1895, surgiu o primeiro _________________________ no Brasil. Antes disso, as crianças ficavam em casa até os _____________.

  • A.

    jardim de infância público/ 10 anos

  • B.

    escola de ensino básico pública/ 8 anos

  • C.

    jardim de infância público/ 7 anos

  • D.

    escola de ensino básico privada/ 9 anos

Em uma das reuniões do Conselho Municipal de Educação de Campinas, decidiu-se alterar alguns itens na merenda de modo que a alimentação escolar pudesse ser mais saudável e que fosse proveniente da agricultura familiar. Propor critérios e modificações para o melhor andamento dos serviços educacionais faz parte das atribuições do Conselho Municipal de Educação. Além dessa, assinale a alternativa que apresenta quais são algumas das outras funções atribuídas a esse órgão.

  • A.

    Redistribuir a verba recebida nos diversos setores da Educação, elaborar o Plano de Aplicação dos Recursos e auxiliar na escolha dos livros que serão adotados nas instituições.

  • B.

    Assessorar as famílias que tenham dúvidas quanto à distribuição da verba destinada à Educação e solicitar bolsa-família para os alunos que se encontram em situação de risco.

  • C.

    Providenciar a vinda de profissionais capacitados para atuarem diretamente nas escolas, gerenciar o trabalho pedagógico desenvolvido e reunir pais e alunos representantes do Conselho de Escola para firmarem parcerias e pensarem em medidas que elevem a qualidade das escolas.

  • D.

    Subsidiar o Plano de Aplicação dos Recursos Públicos, opinar sobre assuntos educacionais e estudar, sugerir e deliberar juntamente com a Secretaria Municipal de Educação medidas que visam a expansão qualitativa do Ensino Municipal.

Em uma escola municipal de Campinas, ocorrerá uma reunião extraordinária do Conselho de Escola para tratar de assuntos constantes em uma pauta previamente elaborada. Porém, a reunião acontecerá, excepcionalmente, sem os representantes dos alunos, uma vez que foi marcada às 9h, período em que os alunos estão em aula, devido à dificuldade de encontrar no calendário data mais conveniente, por tratar-se de novembro. Diante do exposto, é correto afirmar que

  • A.

    a situação descrita não é possível de ocorrer, pois as reuniões extraordinárias do Conselho não devem ocorrer jamais no período da manhã, devido à legislação vigente.

  • B.

    a situação descrita é possível de ocorrer, pois as reuniões extraordinárias, quando marcadas com urgência, podem coincidir com o horário das aulas e, para estes casos excepcionais, os alunos não precisam participar.

  • C.

    a situação descrita não é possível de ocorrer, pois os alunos como representantes do Conselho devem participar de todas as reuniões, inclusive as extraordinárias.

  • D.

    a situação descrita é possível de ocorrer, pois, dependendo da reunião, se na pauta não há um assunto que compete aos alunos, eles são dispensados de participar.

É dia de reunião para composição de Conselho de Escola de uma escola pública municipal de Campinas. Devem participar da constituição do Conselho alunos, pais, professores e funcionários da escola e, neste caso, também um representante da Associação de Moradores do Bairro. Sabendo-se que se trata de uma escola de Ensino Fundamental com 20 classes, assinale a alternativa que apresenta qual será a proporcionalidade de Conselheiros e professores que comporão o Conselho de Escola.

  • A.

    19 Conselheiros e 40% de professores.

  • B.

    5 professores e 5 Conselheiros.

  • C.

    O número é variável, depende da necessidade constatada pela equipe gestora da escola.

  • D.

    40% de professores e 1 Conselheiro.

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