Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ao longo de sua obra, Paulo Freire faz uma crítica contundente à pedagogia do dominante, centrada predominantemente na narração, que conduz os educandos à memorização e à repetição mecânica do conteúdo. Paulo Freire denomina essa concepção pedagógica de
bancária.
construtiva
quantitativa
individualista
legalista.
A maior parte do que atualmente se conhece sobre como uma criança pensa, aprende e usa o conhecimento deve-se à investigação desenvolvida por __________, autor de teorias relativamente complexas sobre ________________.
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas acima:
Froebel a psicologia da instrução.
Paulo Freire os temas geradores.
Vigotsky a psicogênese da alfabetização.
Piaget os estágios de desenvolvimento cognitivo.
Rogers a formação de professores para as séries iniciais.
A escolha dos conteúdos é uma das tarefas mais importantes para o professor, pois eles são a base informativa e formativa do processo de transmissão-assimilação.
São critérios elencados por Libâneo (1994) para a escolha dos conteúdos, EXCETO:
Caráter científico.
Domínio público.
Relevância social.
Acessibilidade e solidez.
Caráter sistemático.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2012
A partir das décadas de 1960 e 1970 começou a se esboçar na educação a tendência tecnicista, de influência norte-americana, cuja proposta tinha o intuito de tornar a aprendizagem mais objetiva, organizada e racional. Os pressupostos teóricos do tecnicismo podem ser encontrados na:
I. Psicologia behaviorista.
II. Filosofia positivista.
III. Pedagogia de Dewey.
IV. Teoria não diretiva.
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2012
Conforme Aranha (2006), a partir da década de 1990, os educadores passaram a discutir o chamado pós-construtivismo, que tem como questão central
a avaliação.
o currículo.
a escola.
a didática.
Arredondo e Diago (2009) afirmam que a avaliação pressupõe três momentos: antes, durante e depois do processo. No momento inicial, ou seja, antes do processo, a avaliação possui um caráter:
I. Promocional.
II. Regulador.
III. Diagnóstico.
IV. Prognóstico.
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
De acordo com Libâneo (1994), são características da Pedagogia Tradicional, em suas várias correntes:
I. Preponderância da ação de agentes externos na formação do aluno.
II. Transmissão do saber constituído na tradição e nas grandes verdades acumuladas pela humanidade.
III. Concepção de ensino como impressão de imagens propiciadas ora pela palavra do professor, ora pela observação sensorial.
IV. Tratamento científico do processo educacional, considerando as etapas sucessivas do desenvolvimento biológico e psicológico da criança.
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
Tendo como base as Tendências Pedagógicas, marque a alternativa correta:
Na Pedagogia Liberal Tradicional o papel da escola é o de formar indivíduos autônomos e o professor deve apenas auxiliar o seu desenvolvimento.
Na Tendência Liberal Renovadora Progressista, o papel da escola é o de preparar o individuo para assumir seu papel na sociedade e o professor é o detentor de todo o conhecimento.
A Tendência Progressista Libertadora é crítica e questiona as relações do homem no o seu meio, visando levar o professor e o aluno a atingir um nível de consciência em que vivem, buscando a transformação social.
A Tendência Liberal Tecnicista visa à transformação da personalidade num sentido libertário e autogestionário.
Relacione as sentenças abaixo:
1. Didática
2. Pedagogia
3. Planejamento de Ensino
4. Avaliação
( ) Objetivos, conteúdos e métodos.
( ) Tem como objeto de estudo os processos de ensino e aprendizagem na relação educacional.
( ) Meio de obter informações sobre o desenvolvimento da prática pedagógica e identificar determinadas características dos alunos.
( ) Ciência da Educação e do Ensino.
Assinale a seqüência correta.
3, 2, 1 e 4.
3, 1, 4 e 2.
4, 3, 2 e 1.
1, 2, 3 e 4.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Conforme o documento Política da Educação Especial do Estado de Santa Catarina:
1. São educandos aqueles diagnosticados com deficiência, com condutas típicas e com altas habilidades.
2. A deficiência não pode ser compreendida como a expressão da totalidade do indivíduo, mas sim da interação entre a pessoa com deficiência e o contexto histórico-cultural.
3. Os alunos com diagnóstico de autismo estão incluídos no grupo de Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD).
4. Os atendimentos, em educação especial, direcionados aos educandos da rede regular de ensino, não terão o caráter de apoio, complemento ou suplemento.
5. A presença de um Instrutor de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) em todos os níveis de ensino, etapas e modalidades da Educação Básica precisa deixar de ser considerada como atendimento em educação especial direcionada à rede regular de ensino.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...